Perdido nos modos gregos (ja lí alguns tópicos da busca)

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Line-Frango
Veterano
# nov/06
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LeandroPanucci
tah entendi...mas c colocasse 4# num seria nota de tensao, ou seja, desafinaria)?

valew

LeandroP
Moderador
# nov/06
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Line-Frango

Depende da melodia. Se for improviso, a #4 aumentada pode cair bem.

Experimente adaptar algumas frases que você toca da escala maior, substituindo a 4a justa pela 4a aumentada, daí tu vai sacar melhor a "sonoridade lídio".

Line-Frango
Veterano
# nov/06
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LeandroPanucci
Certo, mas tipo só funciona com a Lidio ou Outros modos q tenham outros "acidentes", tb cabem?

C nao for pedir muito, diga os acidentes de cada modo em relaçao ao modo jonio(maior)

valew

Line-Frango
Veterano
# nov/06 · Editado por: Line-Frango
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LeandroPanucci
A leandro outra coisa....Vamos supor uma musica esta no campo harmonico de G......Usando a Lidio(por exemplo),qdo estiver em ourto acorde (do mesmo campo), mas outro acorde q nao seja o G, continuaria usando lidio de G, ou iria pra Lidio do outro acorde?

valew

LeandroP
Moderador
# nov/06
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Line-Frango

Compare os modos:

Jônio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8 (escala maior padrão)
Lídio --> T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8
Mixolídio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Eólio --> T, 2, b3, 4, 5, b6, 7, 8 (escala menor padrão)
Dórico --> T, 2, b3, 4, 5, 6, 7, 8
Frígio --> T, b2, b3, 4, 5, b6, 7, 8
Lócrio --> T, b2, b3, 4, b5, b6, 7, 8

Menor harmônica --> T, 2, b3, 4, 5, b6, 7M, 8
Menor melódica --> T, 2, b3, 4, 5, 6, 7M, 8

Certo, mas tipo só funciona com a Lidio ou Outros modos q tenham outros "acidentes", tb cabem?
... mas outro acorde q nao seja o G, continuaria usando lidio de G, ou iria pra Lidio do outro acorde?

Pense na tríade de cada acorde. Pense que intervalos determinada escala gera sobre determinado acorde.

Se eu te der uma tríade de C maior (C, E, G) o que você pode tocar sobre ela?

Line-Frango
Veterano
# nov/06
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LeandroPanucci
vamos ver: C,E,G

Jonio!É só oq me vem na cabeça, pensando somente na tríade!!

Valew

Oq + vc usaria?

LeandroP
Moderador
# nov/06 · Editado por: LeandroP
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Line-Frango

Veja que a tríade de C maior (C, E, G) tem os intervalos T, 3 e 5.

Quais escalas têm estes intervalos? (Veja na comparação dos modos).

LeandroP
Moderador
# nov/06 · Editado por: LeandroP
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C C C
G-||----------4-5--||----------4-5--||----------3-5--||-
D-||----2-3-5------||----2-4-5------||----2-3-5------||-
A-||--3------------||--3------------||--3------------||-
E-||---------------||---------------||---------------||-
ex. jônio ex. lídio ex. mixolídio



Line-Frango
Veterano
# nov/06
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LeandroPanucci
Entao poderia usar Jonio, Lidio e Mixolidio...

tah

Mas entao analizo o acorde e nao o campo harmonico, certo?

valew

LeandroP
Moderador
# nov/06
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Line-Frango

Mas entao analizo o acorde e nao o campo harmonico, certo?

Analise o acorde, o campo harmônico, o estilo, analise o que puder.

Conheça as regras pra estar por cima delas, e não por baixo.

Line-Frango
Veterano
# nov/06 · Editado por: Line-Frango
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LeandroPanucci
Ta nalizando os acordes sairia jonio, lidio e mixo.....

daí c depois do C vinhece um Dm7....?

deixa eu ver...

C (T,3,5)-(C,E,G)
Dm7 (T,b3,5,7)- (D,F,A,C)

usaria:

Eolio, dorico....

certo?

mas vamos supor q a Harmonia toda eu usaria C e Dm7...

entao poderia usar os 5 modos simultaneamente ou só os correspondentes ao acorde?

valew


A só uma coisa cheque os modos novamente, por favor (vou estudar agora com eles):

Jônio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8 (escala maior padrão)
Lídio --> T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8
Mixolídio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Eólio --> T, 2, b3, 4, 5, b6, 7, 8 (escala menor padrão)
Dórico --> T, 2, b3, 4, 5, 6, 7, 8
Frígio --> T, b2, b3, 4, 5, b6, 7, 8
Lócrio --> T, b2, b3, 4, b5, b6, 7, 8

Menor harmônica --> T, 2, b3, 4, 5, b6, 7M, 8
Menor melódica --> T, 2, b3, 4, 5, 6, 7M, 8

LeandroP
Moderador
# nov/06
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Line-Frango

C e Dm7

Depende do seu referencial (leia isto também)

Se considerar pelo C, você pode tocar:

C --> C7M - C7M(9) - C9 - C6 - C6(9) -- modo jônio
Dm --> Dm7 - Dm7(9) - Dm7(11) - Dm6 -- modo dórico


Se considerar pelo Dm, você pode tocar:

C --> C7 - C7(9) - C7(13) - Csus4 -- modo mixolídio
Dm --> Dm7 - Dm9 - Dm7(11) - Dm(11) -- modo eólio

Line-Frango
Veterano
# nov/06 · Editado por: Line-Frango
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LeandroPanucci

v c eu entendi...

Se considerar-mos C o campo harmonico teríamos estes possiveis acordes:

- C --> C7M - C7M(9) - C9 - C6 - C6(9) - q usariamos jonio
- Dm --> Dm7 - Dm7(9) - Dm7(11) - Dm6 - q usariamos o modo dorico

Se considerar-mos Dm7 o campo harmonico teríamos estes possíveis acordes:

- C --> C7 - C7(9) - C7(13) - Csus4 -q usariamos mixo
- Dm --> Dm7 - Dm9 - Dm7(11) - Dm(11) - q usariamos eolio


Me surgiu a pergunta:

Daond ele tirou estes possiveis acordes?

Seria pela formaçao dos outros acordes em relaçao á escala do acorde do campo?

valew (desculp ser chato)

LeandroP
Moderador
# nov/06
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Line-Frango

Um do campo harmônico de C maior, o outro do campo harmônico de D menor (relativo de Fá maior).

Line-Frango
Veterano
# nov/06 · Editado por: Line-Frango
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LeandroPanucci
entendi.....

A ULTIMA, POR FAVOR...A ULTIMAAAAAAAAAAAAAA....

Vamos supor C, eu use o Lidio: no desenvolver de uma frase, poderei começar d qualquer grau do Lidio?

se quiser começar do proprio C poderei ou do Fa#?

valew

LeandroPanucci

Outra coisa:

G9 depois A/G c eu for analisar o acorde acharei T,3,5 em G9 e T,2/9,3,5 em A/G....

Olhando pelo acorde nao comprovarei a aplicaçao do Lídio (em si), pois nao terei a 4#, mas c for analisar o campo de G9, acharei a 4# no acorde A/G que seria o C# (terça do acorde A/G)

entao: quaisquer das analises leva ao mesmo lugar né?

ABRAÇOS< VALEW E OBRIGADo

LeandroP
Moderador
# nov/06
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Line-Frango
entendi.....

Vamos supor C, eu use o Lidio: no desenvolver de uma frase, poderei começar d qualquer grau do Lidio?
se quiser começar do proprio C poderei ou do Fa#?


É por aí mesmo. Parece que você pegou o espírito da coisa.

Tocar um modo não é tocar começando por uma determinada nota. É a intenção do modo que vale.

G9 depois A/G c eu for analisar o acorde acharei T,3,5 em G9 e T,2/9,3,5 em A/G....

Aqui ficou um pouco confuso, não sei se te entendi direito.

O acorde G9 é a tríade de G (T, 3, 5 - G, B, D) mais a 9a (A).

O acorde A/G é outro papo. No A/G você tem uma 7a menor no baixo, o que indica o modo mixolídio. O A/G é uma inversão do A7.

jkdias
Veterano
# nov/06
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Line-Frango
G9 depois A/G c eu for analisar o acorde acharei T,3,5 em G9 e T,2/9,3,5 em A/G....

Olhando pelo acorde nao comprovarei a aplicaçao do Lídio (em si), pois nao terei a 4#, mas c for analisar o campo de G9, acharei a 4# no acorde A/G que seria o C# (terça do acorde A/G)


Line, eu vou tentar responder (pode ser q eu tenha entendido errado tb)...

G9 vc não tem a manifestação da 4. Então vc pode usar tanto 4J ou 4# no solo (ambos os modos).

T,2/9,3,5 em A/G...

Essa é a formação de G/A e não A/G. Acho q isso q confundiu um pouco.
A formação de A/G seria: 7, T, 3, 5 (T=A).

Neste acorde vc tem que usar um modo com 4#, se for usar o G como fundamental (pq a 3M de A é a 4# de G).

Então vc pode usar um modo por acorde ou um modo o tempo todo (desde que seja comum aos dois acordes).

se não era essa a dúvida tenta dar um outro exemplo vlw...

abraços


LeandroPanucci

Tinha deixado um post no fórum de guitarra pq o site tava fora do ar esses dias (bens e ligados)... mas agora consegui acessar... vlw

LeandroP
Moderador
# nov/06
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jkdias

É o hpg... bagunçou tudo aquilo. Outro dia eu entrei e não tinha menu hehehehe como alguém pode navegar naquilo?

Line-Frango
Veterano
# nov/06 · Editado por: Line-Frango
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LeandroPanucci
jkdias
É no A/G eu confundi mesmo, Coloquei G como 2/9, ao inves de 7...tah certo

Entao vamos supor:

G9 - ( T 3 5 9 ) - ( G B D A ) poderei usar Jonio, Lidio ou Mixolidio( PODERIA USAR O MIXOLIDIO MESMO COMPONDO a 7, poderia executá-la)

A/G - ( T 3 5 7) - ( A C# E G ) Poderei usar Jonio Lidio ou Mixolidio tb...

Só q aí q está o negocio, c eu for analisar acorde por acorde, nao encontrarei uma razao Obvia para usar o Lidio, até pq acorde por acorde
(G9 e A/G ) não sao compostos de 4#...

Porem se eu Analisar o campo harmonico (G) acharei a 4# na terça do acorde A/G q é o C#, assim verdadeiramente achando razao para o uso do Lídio!!

Entao analisar pelo acorde ou pelo modo? Até pq c eu analisar pelo Campo harmonico de G9 e cair um acorde Em7 (por exemplo) terei q usar um Eolio ou Dorico, oq nao seria identificado analisando pelo Campo HArmonico.


1ª Pergunta e Afirmaçao:É mais viavel analisar pelo Acorde e nao pelo campo certo?!

2ª No caso de uma Tríade simples maior ( T 3 5) e que na sequencia venhar caber um Lidio, poderei misturar os dois modos simultaneamente?


valew...Abraços

Line-Frango
Veterano
# nov/06
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jkdias
LeandroPanucci

Mano mais eu vi aqui....num campo de G9(por exemplo), c caisse um acorde fora do campo harmonico de G, um Dm7 (por exemplo)....

Dm7 ( T b3 5 7 ) - (D F A C) - Teria q analisar pelo acorde ou pelo campo (mesmo estando fora do campo)

Analisando pelo campo : D = 5, F = 7, A = 2/9, C = 4 ( 5 7 2/9 4 ) ou seja:
MIXOLÍDIO DE G

Analisando pelo acorde: ( T b3 5 7 ) tocaria: Dorico ou Frígio......

Entao é certo analisar pelo campo ou acorde?

valew

jkdias
Veterano
# nov/06
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Line-Frango
G9 - ( T 3 5 9 ) - ( G B D A ) poderei usar Jonio, Lidio ou Mixolidio( PODERIA USAR O MIXOLIDIO MESMO COMPONDO a 7, poderia executá-la)

Ok, pode sim...

A/G - ( T 3 5 7) - ( A C# E G ) Poderei usar Jonio Lidio ou Mixolidio tb..

na verdade, nesse momento vc teria q usar um modo com 4# (tendo o G como fundamental)... q seria o G lidio... mas se vc testar outros e gostar, não tem problema algum...

Só q aí q está o negocio, c eu for analisar acorde por acorde, nao encontrarei uma razao Obvia para usar o Lidio, até pq acorde por acorde
(G9 e A/G ) não sao compostos de 4#...


Neste caso, acorde por acorde vc pode usar o lidio pq é um modo q encaixa nos dois acordes, então já q serve pros dois vc pode usar lidio o tempo todo.
Mas se quiser pode usar um modo por acorde também, ou até mais de um modo no mesmo acorde (tipo descer uma frase em um modo e subri em outro).

Entao analisar pelo acorde ou pelo modo?

Acho q a sua dúvida é se deve analisar pelos acordes ou pelo tom. Vc tem as duas opções, mas o q estamos tratando é da primeira opção (harmonia modal)... a outra é mais simples vc utiliza o modo do campo harmônico.

Vc deve ver quais modos se encaixam em cada acorde (esse é o princípio)... depois q isso estiver bem redondo vc vai acrescentar notas que não pertencem à escala nas suas frases, como notas de passagem, cromatismos, etc.

1ª Pergunta e Afirmaçao:É mais viavel analisar pelo Acorde e nao pelo campo certo?!

é mais funcional, pq vc terá mais possibilidades e terá frases mais ricas.

2ª No caso de uma Tríade simples maior ( T 3 5) e que na sequencia venhar caber um Lidio, poderei misturar os dois modos simultaneamente?

Pode sim, crie frases com notas dos dois modos.


Dm7 ( T b3 5 7 ) - (D F A C) - Teria q analisar pelo acorde ou pelo campo (mesmo estando fora do campo)

Analisando pelo campo : D = 5, F = 7, A = 2/9, C = 4 ( 5 7 2/9 4 ) ou seja:
MIXOLÍDIO DE G

Analisando pelo acorde: ( T b3 5 7 ) tocaria: Dorico ou Frígio......

Entao é certo analisar pelo campo ou acorde?


Ambos,
G mixolídio possui as mesmas notas de D dorico...

D frigio possui as mesmas notas de G eólio...

então vc pode analisar pelos dois jeitos, mas tente experimentar as notas e veja a intenção que cada uma dá... a simples forma de execução das notas mudam muito a intenção da frase....
Vc pode fazer um G mixolideo ou um D dorico (apesar de possuirem as mesmas notas) soarem bem diferentes...

é uma coisa meio maluca mesmo hehe

Line-Frango
Veterano
# nov/06 · Editado por: Line-Frango
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jkdias
Ambos,
G mixolídio possui as mesmas notas de D dorico...

D frigio possui as mesmas notas de G eólio...

então vc pode analisar pelos dois jeitos, mas tente experimentar as notas e veja a intenção que cada uma dá... a simples forma de execução das notas mudam muito a intenção da frase....
Vc pode fazer um G mixolideo ou um D dorico (apesar de possuirem as mesmas notas) soarem bem diferentes...


A tah entendi......valew


MAs mano.....

Vamos supor outra harmonia (to enxendo o saco-ahuhauhahahi)

O mesmo G, c vier um Em7.....eu usarei?:

Em7 - ( T b3 5 7 ) - ( E G B D ) <-- Usaria Dorico ou Frígio De E ou Jonio de G?

As Tres né? É a ultima duvida (por enquanto)

Qual das tres tu usaria?

valew

LeandroP
Moderador
# nov/06
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Line-Frango

Pense nas cadências.

Line-Frango
Veterano
# nov/06
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LeandroPanucci
ii elho..nemsei oqé!!

valew mesmo...vo ver c crio outro topico com est assunto

valew

LeandroP
Moderador
# nov/06
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Line-Frango

O pessoal tá discutindo este assunto num outro tópico, e começou bem aqui.

Line-Frango
Veterano
# nov/06
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LeandroPanucci
\Postei la velho, valew...Num sei nem do q c trata (q vergonha)huaihahahiahi
(pelo menos na teoria)

valew

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