problema: com musicas extensas

Autor Mensagem
joe_harris
Veterano
# out/06


Aew galera blz??
então to tendo um problema meio sério... qndo uma musica é pequena e ñ tem mta mudança eu tiro de boa.. mas qndo ela é mto grande ou tem mtas partes diferentes eu ñ consigo decorar... e isso ta me dando mtos problemas... oq vc recomendariam eu fazer?? e que exercícios eu posso utilizar para me ajudar...
mto obrigado
valew.

zegotinha
Veterano
# out/06
· votar


escutar.. escutar.. escutar..

joe_harris
Veterano
# out/06 · Editado por: joe_harris
· votar


zegotinha
pior q isso é o q mais faço... mas ñ consigo de jeito nehum... o jeito é apelar pras tablaturas msm....

THE BASSMAN
Veterano
# out/06
· votar


joe_harris

Vc não consegue tirar ou decorar? são coisas diferentes!
pra tirar, vai tirando em partes cara....pega as notas principais, e as frases, escalas etc, vc vai encaixando , pode ate mudar elas um poukinho se não tirar igualzinho....
Agora decorar e questão de ouvir mesmo e ter a música na cabeça
abraxxxxxx

joe_harris
Veterano
# out/06
· votar


THE BASSMAN
valew... eu vo tenta fazer isso ai... se eu melhorar eu viro seu fã... heheheh

THE BASSMAN
Veterano
# out/06
· votar


joe_harris

Estamos na luta cara, um ajuda o outro...
valeu

Gui
Veterano
# out/06
· votar


escutar.. escutar.. escutar..
(2)
escuta e vai tocando junto..uma hora o negocio fica mecanico...

Saito
Veterano
# out/06
· votar


escutar.. escutar.. escutar.. (3)

fã de mp3
Veterano
# out/06
· votar


escutar.. escutar.. escutar..
E não fumar maconha ajuda também (brincadeira!).
Ah, e escutar de novo até gravar.



[Minha assinatura: se você clicar nos anúncios em baixo das mensagens, seu computador irá se autodestruir em aproximadamente 15 segundos. Diga não às propagandas invasivas desse fórum.]

THE BASSMAN
Veterano
# out/06
· votar


fã de mp3

é cara, isso ae parece q é definitivo viu, o Admin já falou em outro topico sobre isso, da uma procurada ai!!
abç

sickey
Veterano
# out/06
· votar


se você pega a musica por tablaturas e não sabe o que está tocando ai fica dificil mesmo, agora se vc entender o que ta tocando fica mais facil

FBassist
Veterano
# out/06 · Editado por: FBassist
· votar


edit

fã de mp3
Veterano
# out/06
· votar


THE BASSMAN
Se refere à minha "assinatura"? Eu sei. Até mandei uma mensagem pro Sam através da Central de Ajuda no mesmo dia em que ele criou o tópico, mas até agora não obtive resposta. Até lá, encherei o saco de todo mundo até ele mudar isso! Tenho certeza de que minha assinatura incomoda menos do que as propagandas (tirando os moderadores, é claro : ), mas continuarei com minha (espero que não) solitária campanha!

THE BASSMAN
Veterano
# out/06
· votar


fã de mp3

Opa, eu falei pq reclamou das propagandas saca....tá certo cara, vc tem uma opiniao, personalidade, é issoa e, tb nem curti muito as propagandas, ams nem vou ficar estressando saca....mas vai q vai
abraxxxxxxxxxx

Soulface
Veterano
# out/06
· votar


joe_harris
Estude mais a música cara. Tente dividir ela por partes, e encontrar a relação entre elas. Tudo tem uma lógica.
No começo, vá fazendo anotações mesmo... Não é feio não.

fã de mp3
Veterano
# out/06
· votar


THE BASSMAN
É. Só espero não ser banido pelo tio Sam! <8O



[E continuo com minha heróica e mesopotâmica assinatura: se você clicar nos anúncios em baixo das mensagens, seu computador irá se autodestruir em aproximadamente 15 segundos. Diga não às propagandas invasivas desse fórum.]

Viperbass
Veterano
# out/06
· votar


Cara, eu costumo "cantar" (solfejar) as frases de baixo enquanto toco, isso da uma ajuda legal, porém, se você faz backing vocal, é um problemão, porque enrola tudo... rs

Mas é uma dica, procure decorar a linha do baixo cantando ela, é como se fosse você decorar a letra da música...

falou!

marcioazzarini
Veterano
# out/06
· votar


joe_harris

Como ja foi dito, vai tirando por partes... Não passa para a próxima parte enquanto você não tiver decorado a que vc estiver tirando, depois é só organizar a música, prestando atenção no momento em que a música vai mudar (como nos refrões por exemplo)

Abraços

HadeziN
Veterano
# out/06
· votar


escutar.. escutar.. escutar..
é o q os kra disseram...apenas conhecendo beeeeeem a músik
dps q conhece-la tim-tim por tim-tim vc vai tirando por partes...a na hora de tokar tdo junto vc jah vai ter ela na cabeça...o q é essencial pra tokar musiks longas

Ozi A CANNA BASS
Veterano
# out/06 · Editado por: Ozi A CANNA BASS
· votar


Bom dia pessoas!

Conhecer a música e ouví-la exaustivamente é o que há para tocar músicas extensas!!!

saca biblioteca? então, vc deve ter uma biblioteca de sons na tua cabeça, muitas músicas (geralmente no mesmo estilo) são parecidas e isso pode facilitar e dificultar, vai da intimidade que vc tem com a música que está tocando!

mas ouvir exaustivamente é o que há!

antes de eu me despedir, estamos falando de que música mesmo??? que estilo? em que som vc está com dificuldade de executar, Trash, Jazz, Blues, Heavy, Rock, Forró, Sertanejo, Country, o que??? e quais os nomes das músicas??? talvez possamos conhecer e ajudar melhor ainda.

abraços!

c|:^D

polakinho
Veterano
# out/06
· votar


parar com as drogas! HAiAhuAHUHAUhuAauAUh ^^
brincadera ^^...sei lá cara, escutar, escutar, escutar e toca-la, toca-la e toca-la! :D

joe_harris
Veterano
# out/06
· votar


valew vo fazer tdo isso ai... qualqer duvida eu posto aki de novo....

Gunther
Veterano
# nov/06
· votar


A sonata para piano em si bemol maior de Beethoven tem quarenta e dois minutos. É mole? Imagine o João Carlos Martins: memorizando obras e mais obras de Bach... memorizando mesmo. Tem concursos para descobrir quem memoriza mais peças, tem que tocar direitinho e sem partitura. Verdadeiros bardos.

Zpok_Bass_ACP
Veterano
# nov/06
· votar


joe_harris
Velho ah parada é ouvir bastante a música, e ir tirando devagar, e tenta tocar junto com a música ai vc vai tirando normal ... assim q eu faço..
E ta sempre tocando as músicas q vc tem q tirar e ouvindo também, daqui a algum tempo elas já estarão memorizadas as notas, ai vai ser o caso do ensaio vai fluir normalmente vc vai ta fazendo um C, sabendo q na próxima parte um F se encaixa perfeitamente.

Luizclaudiobarboza
Veterano
# nov/06
· votar


vamos supor que a musica tenha 4 partes diferentes, provavelmente uma ou mais partes vão se repetir.

separe elas assim Parte A, Parte B, etc...

pegue um papel e coloque as partes em ordem

A B C D A B A B C D

se for o caso coloque a partitura /tablatura em baixo de cada parte, não fique encanado de levar o papel debaixo do braço quando for tocar, e assim mesmo que se aprende.fica mais facil de decorar .

joe_harris
Veterano
# nov/06
· votar


Ozi A CANNA BASS
antes de eu me despedir, estamos falando de que música mesmo??? que estilo? em que som vc está com dificuldade de executar, Trash, Jazz, Blues, Heavy, Rock, Forró, Sertanejo, Country, o que??? e quais os nomes das músicas??? talvez possamos conhecer e ajudar melhor ainda.


então cara as musicas são todas rock e metal.... mais precisamente thrash e hard rock...

Ozi A CANNA BASS
Veterano
# nov/06 · Editado por: Ozi A CANNA BASS
· votar


então a coisa é mais simples... se fosse JAZZ, voCê teria um problema maior... as músicas são extensas e quebradas...

Heavy foda de tocar é o estilo à lá Dream Theater... que chamam de Prog...

as dicas são: ouça muito, dê preferencia por aparelhos que você possa equalizar bem para ouvir os graves e "tirar" as músicas de forma mais coerente com a criação da banda desejada.

compre o disco e fure-o de tanto ouvir, toque junto com a música... grave seus takes, em qualquer aparelho de som mesmo. Faça assim, ligue o baixo no aparelho de som pela entrada do microfone, coloque uma fitinha K-7 e manda ver, depois ouça, assim vc se familiariza com a gravação também...

no mais, conheça a si próprio para saber quais suas limitações, ache um professor e peça para ele te corrigir.

"no mais, já estou indo embora... No mais!!! já estou indo embora... no mais...!!!" (Zé Ramalho em Chão de Giz!)

c|:^>

joe_harris
Veterano
# nov/06
· votar


Ozi A CANNA BASS
valew amigo.... vo correndo compra uma fita...

John Arch
Veterano
# nov/06
· votar


Kra, isso é td uma questão de memória msm. Se vc quer exercícios pra isso, pergunte prum neurologista, sl, hahhahahaahaha.
O negócio é tocar a música tanta vezes qntas forem necessárias até vc ter decorado cada milímetro da música. Até chegar nakele ponto, q vc já começa a questionar o baixo q o kra criou, e começar a improvisar em cima.

O problema, é q as vezes vc naum tem esse tempo. Vc tem q aprender 10 musicas pra ontem, e aí, o q eu recomendo é o seguinte (q eu faço e funciona):
Coloque a música pra tocar e tenha em mãos a tablatura, partitura, cifra (enfim, o q vc utiliza). Então vc estuda a música, e divide ela em partes q pareçam coerentes pra vc (e não akelas q já venham na tablatura, se é q separaram por partes), e escreve num pedaço de papel, do jeito q vc achar mais trankilo. Normalmente, eu estudo as musicas com a tablatura ou partitura em ksa, e escrevo num pedaço de papel as cifras, bem simplificadas msm, suficientes preu ler, entender rápido durante o ensaio e lembrar da tablatura. Em poucos ensaios vc já vai ter decorado...

joe_harris
Veterano
# nov/06
· votar


John Arch
valew... com a dica da galera ai acho q vo fica bem melhor do q eu tava antes...vo faze d tudo e vo dividi um tempo pra mim ouvi a musica e outro pra tocar junto com ela...

valew pelas dicas...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a problema: com musicas extensas