Parabéns para voce - Origem desta musica

Autor Mensagem
duduchaves
Veterano
# out/06


Galera,

Sei que isso é meio Off Topic, Mas hj de manhã isso me veio a mente! Quem inventou o Parabéns pra você?

Essa música, desde que me entendo por gente, sempre foi cantada pra mim, e concerteza pra todo mundo do fórum! E isso me intrigou!

Esse tema, se posso dizer assim, sempre é cantado pra toda criança pequena, em todos os aniversários, é a primeira música de muitos aqui quando aprenderam a tirar as primeiras notas do instrumento (quem nunca aprendeu a tocar parabéns pra você no voilão, no piano, no baixo???)...

E Aí??? O que vcs me dizem??? Mas pra minha velicidade, encontrei a resposta! Leiam abaixo:

Quem são os autores de “Parabéns a você”?

(Patricia Carla Echevarrieta, Florianópolis, SC)

A melodia da música foi criada pelas irmãs americanas Mildred e Patricia Smith Hill. Em 1875, essas duas professoras primárias de Louisville, no estado do Kentucky, resolveram compor uma canção para as crianças cantarem na entrada da escola. Nascia então "Good Morning to All" ("Bom dia a Todos"), com uma letra bem diferente da atual. As irmãs registraram a música em 1893, mas em 1924 ela apareceu sem autorização num livro editado pelo americano Robert Coleman, que surrupiou a melodia e a primeira frase de "Good Morning to All" - o segundo verso ele já alterou para "Happy Birthday To You", o popular "parabéns a você". Na nova versão, a música ganhou popularidade. Mas, em 1933, Jessica Hill, irmã das criadoras da melodia, resolveu brigar na Justiça pelos direitos autorais da música. Ela venceu: desde então, acredite se quiser, é preciso pagar royalties para tocar o "Parabéns" no rádio, na TV ou no cinema. Segundo a revista americana Forbes, a gravadora Warner - a atual detentora dos direitos da música - fatura em média 2 milhões de dólares por ano só com os royalties do "Parabéns". E como a música chegou ao Brasil? Por aqui, a rádio Tupi do Rio de Janeiro organizou em 1942 um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia de "Happy Birthday To You". A vencedora foi a paulista Bertha Celeste Homem de Mello, que até sua morte, em 1999, fazia questão de que as pessoas cantassem a letra do jeito que ela escreveu: "Parabéns a você / Nesta data querida / Muita felicidade / Muitos anos de vida."

Fonte: http://mundoestranho.abril.uol.com.br/edicoes/35/artes_cultura/conteud o_mundo_56936.shtml

Valeu!!!

marcioazzarini
Veterano
# out/06
· votar


duduchaves

Interessante...

FBassist
Veterano
# out/06
· votar


duduchaves

Cultura...

thilawyer
Veterano
# out/06
· votar


nossa... nunca tinha me perguntado isso rsrs valeu aih pela curiosidade...

duduchaves
Veterano
# out/06
· votar


thilawyer

pow... tb nunca tinha me passado pela cabeça isso! Sabe aquelas coisas que vc pensa no lugar mais inesperado? Foi isso hj comigo! Estava hj de manhã limpando as "coisas" do cachorro, ai escutei uma vizinha ensinando a musica pra filhinha dela... Ai fiquei pensando... Quem inventou esse raio de música? Pow todo mundo canta! Do nada não saiu! Ai me encucou essa grande dúvida! Cassei isso hj no Google... Tá ai!

heheheh!

vlw

Rafael Souza Braga
Veterano
# out/06
· votar


uhauhauhauha, foda mlk! hahahaha, agora... de quem é a música....

Atirei no pau do cato to, mas o cato to to, nao morreu reu reu, dona chi ca ca, suspirou se se, do nao sei o que do gato que morreu... uaHAuhaUHAuha, acho que essa música tá só um pouquinho errada! hahahahah, flw ae cara!

Stratomania
Veterano
# out/06
· votar


a versão brasileira é melhor rs e não paga direitos autorais!!!

duduchaves
Veterano
# out/06
· votar


Rafael Souza Braga

Mas se tu perceber bem, cada musica tem uma origem! Folclórica, regional, religiosa, etc. E parece que não, mas é MUITO importante o músico ter noção de história da música, da origem dela, o porque que ela foi criada.

Alguns pensam que música é simplesmente fazer barulho! Tocam Trash Metal, Rock pauleira, mas nem sabe o porque que eles tocam isso! Simplesmente acham "Maneiro". Mas vai ver a história do trash, do rock, do blues, do jazz... De onde que eles vieram, quais influenicas sofreram... Isso demostra total inteligência do múscico, aquele que se interessa por isso, claro.

Pensem nisso!

Vlw

Gunther
Veterano
# out/06
· votar


As autoras certamente morreram há muito tempo.
Não tem uma norma que coloca em domínio público as obras cujos autores estejam mortos há mais de cinquenta anos?
Digamos que elas tenham nascido em 1855 e tenham vivido até os 90. Mesmo sendo compositoras precoces e que viveram bastante, estariam mortas em 1945..
Ná máximo,em 1995 essa música (besta por sinal) caiu em domínio público?
Procede?

***gostei mais da versão do AQUATEEN "JORNADA ESPIRITUAL DA COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO" de autoria de Mestre Shake e Geddy Lee.

billy ramone
Veterano
# out/06
· votar


duduchaves

legal cara

Stratomania

a versão brasileira é melhor rs e não paga direitos autorais!!!

com certeza

Phantom Of Death
Veterano
# out/06
· votar


huisdhduisdui, legal, nunca parei pra pensar nisso, mas eh interessante rs

has4
Veterano
# out/06
· votar


duduchaves
"Parabéns a você / Nesta data querida / Muita felicidade / Muitos anos de vida."

vLW!!!!!!!!!!

Midgard
Veterano
# out/06
· votar


muuuuito bom isso cara vlw

moog
Veterano
# out/06
· votar


uhhuhu legal hein... fórum tmb é curtura... uhhuhuhu

leoguima
Veterano
# out/06
· votar


Esta é a música mais difícil do mundo! :)))
Eu falo sério!!!
Sempre que tocamos em festas de aniversário, rola um "parabéns"...
Porém...que tom seguir?!?!?! hehehehe aí é que a banda se enrola!!!
Abs!

duduchaves
Veterano
# out/06
· votar


leoguima

geralmente o Tom QUe vier a cabeça! hehehe! Sábado aconteceu isso na igreja, a galera puxou o parabéns, e a gente foi junto! heheh! Foi em lá, na verdade! Mas da pra tocar em tudo que é tom! So seguir a galera!

hehehe!

vlw

fã de mp3
Veterano
# out/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


Interessante o tópico. Vivendo e aprendendo. Para contribuir, eis a partitura da canção:
http://en.wikipedia.org/wiki/Image:GoodMorningToYou_1893_song.jpg

Outra curiosidade: em Portugal, canta-se:

Parabéns a você
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida!

Tenha tudo do bom
Do que a vida contém
Tenha muita saúde
E amigos também

Hoje é dia de festa
Cantam as nossas almas
Para o menino(a) "aniversariante"
Uma salva de palmas!
(Trocar "aniversariante" pelo nome ou apelido do aniversariante em questão).

Fonte: Wikipédia


Mas o que diabos isso está fazendo no tópico de Contrabaixo? Deveria estar em "Música em Geral".



[Minha assinatura: se você clicar nos anúncios em baixo das mensagens, seu computador irá se autodestruir em aproximadamente 15 segundos. Diga não às propagandas invasivas desse fórum.]

leoguima
Veterano
# out/06
· votar


duduchaves,

Na verdade vcs "colocaram" o tom, né?! hehehe...tipo, qdo a galera começa a cantar, cada um vai num tom! :) Acho que o ideal é a banda sempre tocar em um e "impor", né!? hehehe
Abs!

duduchaves
Veterano
# out/06
· votar


fã de mp3

hehe! Por isso que botei lá, poderia ser um Off topic! Mas não conheço ninguém que usa esse fórum! Prefiro postar pros meu colegas do Bass! Que acho até mais civilizados que os outros! hhehehe!

Concerteza não teria tantas respostas assim... talvez até muitas besteiras, e até nego queimando o tópico!

Mas interessante a partitura! heheh! Aliás! Se alguém sabe algo interessante tb sobre música pode postar aqui tb né?

Seria interessante!

Vlw

fã de mp3
Veterano
# out/06
· votar


duduchaves
É, "é mas num é mas é" (hehehe). Vândalos existem em todos os tópicos, não tem jeito. Mas que soa deslocado, soa.

leoguima
De acordo com a música original, o tom oficial é Sol Maior.

teuabreu
Veterano
# out/06
· votar


eU Queria compor uma cantiga desse tipo e ganhar 2 milhões de dolares por ano tambem!!!!!

leoguima
Veterano
# nov/06
· votar


fã de mp3,

vai explicar isso ao povo antes de começarem a cantar! :)))

Abs!

duduchaves
Veterano
# nov/06
· votar


teuabreu

Já pensou? Ai tu ajudava os amigos do fórum! heheh! Dava um Fodera Emperor, com um HK 500w pra cada um! hehehehehehe!

Num to brincando não viu?? Se tu ficar rico lembra dos parceiros do fórum! hehehehe

Vlw

fã de mp3
Veterano
# nov/06
· votar


"Estamos reunidos
Para celebrar esta data
Todo ano, a mesma coisa
Gente feia, festa chata!"

Agora musiquem. Mas... ahm... Acho que deveria ser mais alto-astral pra fazer sucesso, não?

MLMATOS
Veterano
# nov/06
· votar


Cara muito interessante valeu pela duvida e o exclarecimento

theguitarbass
Veterano
# nov/06
· votar


Stratomania

theguitarbass
Veterano
# nov/06
· votar


Stratomania
bixo concordo contigo

theguitarbass
Veterano
# nov/06
· votar


a versão brasileira é melhor rs e não paga direitos autorais!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

thebassx
Veterano
# nov/06
· votar



(Trocar "aniversariante" pelo nome ou apelido do aniversariante em questão).


em portugal isso tem q ficar bem explicitado. hahahahahaa

fã de mp3
Veterano
# nov/06
· votar


thebassx
Ora pois! XD

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Parabéns para voce - Origem desta musica