origem historica da musica...

    Autor Mensagem
    polakinho
    Veterano
    # jul/06


    derrepende me surgiu uma sede de conhecimento em relação a origem historica da musica...
    e como aqui tem muito fera, poderiam me ajudar? :D
    não só eu, acho que isso seria legal para qualquer um...
    algo sobre seus periodos: medieval, pré histórico, classico, romantico, conteporaneo, etc...
    origens mitológicas...
    surgimento da escrita musical...
    origem dos instrumentos (contra-baixo inclusive)...
    musicos que marcaram cada periodo...
    musica brasileira...
    e etc...

    vamo colocando o que encontramos e fazer algum tipo de apostila, o que acham?

    estou fazendo esse topico na espectativa de algo produtivo para esse forum, pois acho que está faltando isso...

    intão...vamo lá... comecei com esse site http://almanaque.folha.uol.com.br/musicaoquee.htm

    ^^
    valeu! abraço povo!

    leomezz
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    polakinho
    Gostei cara, assim que tiver alguma fonte confiável de informação postarei aqui.
    abç

    isaqueras
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: isaqueras
    · votar


    polakinho
    Ó o polakinho!!!!! Parabéns pela iniciativa...
    ...
    se acaba...

    http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=429

    http://www.oliver.psc.br/compositores/historiamusica.htm

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Algumas coisa interessantes que eu acabei lendo e sabendo por ai...

    1- Foi achado 2 flautas pré-históricas com 7 furos em cada. São de ossos de aves. Isso sugere que os pré-históricos já tinham nocão da escala cromática. Mas o mais incrível é que no lugar do ultimo furo, refente ä nota Si de uma das flautas tem 2 furos e vestígios de barro num dos furos. Ou seja o neguinho furou errado e afinou a flauta, tampando com barro o furo errado.

    2- Religião e música sempre foram interligadas na antiguidade. A notacão latina das notas do re mi fá...
    São as iniciais de cada uma das 7 frases da oracão de São João.

    Dominus....
    Reburum....
    Mi...
    ...
    Saint Joannes = SJ, mais tarde SI.

    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Po cara! Legal, na escola onde fa'co aulas tem um curso complementar de hist'oria da m'usica...pena q naum tenho tempo pra fazer nos hor'arios q tem :-(

    Eu curto muito história, sou um estudante frustado q foi pra área de informática pra ganhar grana mais rápido :P

    Mano, eu tava lendo esses dias sobre o Mozart...ele é considerado um dos QIs mais altos da humanidade...fora q a musica dele causa um efeito q aumenta a atividade cerebral criativa enquanto vc está ouvindo (no caso esse efeito foi detectado em crianças até 3 anos), loko o negócio, chama-se Efeito Mozart.

    Fora uma coisa q li sobre ele qdo tinha 12 anos...ele foi ver uma apresentação de um cara q tocava órgão...chegando em casa...ele começou a escrever a partitura da apresentação que ele ouviu...escreveu ela toda...no outro dia ele foi ouvir dnovo pra corrigir alguns errinhos...

    loko hehehe

    Ðimax
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Qd komecei tokar kontrabaixo, li sobre sua origem q vai bem além do q eu imaginasse

    O kontrabaixo jah era usado na Idade Média, mas os primeiros indícios saum da époka de 1200, era konhecido komo "violone" ou viola kontrabaixo. Foi inkluido por necessidade de ter um som mais grave na músika jah q estas eram bem simples. Somente no sékulo XVIII se separou do violone e assumiu-se o termo Kontrabaixo.

    O kontrabaixo elétriko, q eh oq a maioria de nós utilizamos, foi kriado soh na dékada de 50 por Clarance Leo Fender (ouvi dizer q ele naum tokava merda nenhuma). O fato estranho eh q ele jah desenvolveu um Precision Bass, seus padrões saum utilizados ateh hoje, ou seja, o baixo elétriko jah nasceu perfeito!!!

    naum sei se disse merda, mas eh isso q sei

    flw!!

    Ðimax
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Maurício_Expressão

    A notaçaum q vc se refere foi retirada das primeiros estrofes do hino em latim dedikado a São João Batista konsiderado padroeiro dos músikos e foi feito pelo monge Guido d’Arezzo (995/ 1050) :

    UT queant laxit
    REssonare fibris
    MIra gestorum
    FAmuli tuorum
    SOLvi polluti
    LAbii reatum
    Sancte Joannes

    o SJ de Sancte Joannes se pronuncia SI msm de akordo kom a idioma korrespondente

    O "Ut" foi substituido pelo DO kom o passar do tempo, mas naum me pergunte pq....

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Ðimax

    Nossa sair com a oracão completa foi muiiito legal.

    Tinha esquecido a alteracão do UT para Dó com o tempo.

    E olha que isso tem cerca de mil anos !!!!!

    Valeu.

    isaqueras
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Pow...tv aki pensando...ja que vcs tocaram no assunto religião, imagine os instrumentos usados nas baladas das passagens bíblicas, tais como as bodas de canaã, santa ceia e outras... o tipo de musica tocada...se é que tinha trilha sonora... putz tô aki só imaginando... maior viagem, pense e reflita!

    bya
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    polakinho
    derrepende me surgiu uma sede de conhecimento (...)
    Comece aprendendo a escrever "de repente"... Hehehhe!
    Bjo!

    FBassist
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    bya
    sua tentativa de piada foi totalmente sem graça! sua inutil..

    polakinho
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    poutz, nunca imaginei esse topico indo pra frente ;D

    sempre tem gente pra estraga ;/
    valeu fabio! tomara que ela não volte :P



    tava lendo sobre musica classica:
    "segundo grandes estudiosos da música e de teoria musical, o termo que melhor representa a música dos grandes compositores é música de concerto, o que demonstra a impossibilidade de classificá-la, pois como afirma Ênio Squeff, 'Beethoven não tem nada de erudito, nem Villa-Lobos. A música de concerto é aquela inqualificável. É a gênese da atividade musical'. "

    o povo classifica bethoven (por exemplo) como "classico", mas é errado:
    "O problema nesse caso é que os primeiros traços do romantismo, que seria a música contrária à música clássica, podem ser apreciados nas obras de Beethoven e Schubert, e, em um perídodo mais adiante, nas de Brahms, Wagner e Liszt, ou seja, hoje o termo música clássica, para a grande maioria das pessoas, abrangeria estes nomes como compositores de música clássica ou erudita. Ninguém em sã consciência afirmaria hoje que Beethoven seria a antítese da música clássica."

    eu ouvi falar sobre essa parada de bethoven não ser classico e tal, foi ai em que resolvi pesquisa essas parada :D


    (legal esse topico, cada um vai falando um pouco, e tá ficando interessante ^^)
    valeu povo!
    abraço!

    polakinho
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Ðimax
    complementando...

    "...como a sílaba UT era difícil de ser cantada, posteriormente foi substituída por DO, pelo florentino Jõao Batista Doni, o qual utilizou a primeira sílaba de seu sobrenome. No entanto, os franceses ainda hoje conservam o UT"

    polakinho
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    isaqueras
    já leu tudo isso?
    hIAUuAUHUAAhuUAHUHAuiA

    isaqueras
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Lí nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    bya
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    FBassist
    eu achei super engraçada... Hahahha! Ô mau humor! TPM?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a origem historica da musica...