Sonoridade, qual é a sua?

Autor Mensagem
FBassist
Veterano
# set/06


Abre aqui mais uma discussão!

qual seu timbre favorito, ou melhor, qual timbre no baixo você se identifica?

ham, antigamente eu era adepto ao famoso efeito ''U'', graves acentuados, sem medio algum e agudos fortes... mas ao longo do tempo eu mudei completamente minha forma de timbrar meu instrumento, passei a timbrar um som mais definido, graves flat, medios acentuados e brilho flat e aidna usando mais o captador da ponte do que do braço. basicamente isso!

comentem! ;)

THE BASSMAN
Veterano
# set/06
· votar


FBassist

Eu faço bem parecido com vc, uso um jazz bass, e uso mais o cap da ponte, prefiro um timbre mais agresivo e agudo, regulo com bastante agudo, uns 70-80% medio flat e graves eu vario mas em geral deixo 60%.
isso no ampli, no baixo meu cap da ponte tá sempre aberto maximo, e vou dosando um pouco mais de corpo com o cap do braço!
Mas gosto muito de variar, estou sempre procurando sonoridades diferentes, já achei q estava horrivel um timbre, mas em conjunto com a banda ficou bom, tem dessas tb, tocar sozinho e com banda.........

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


Gosto do som gravão, tipo John Paul Jones e Terence Butler.
Abç

conehc
Veterano
# set/06
· votar


THE BASSMAN
aki, so curiosidade, os pots do seu baixo tbm sao todos logaritmicos? os do meu so dao diferença mesmo entre o 8 e o 10... mesmo assim muito sutil, antes disso eh quase ligado ou desligado... o pot de tone tbm eh assim... todo fechado ou aberto... quase nao tem o parcial...

quanto a regulagem do instrumento, eu faço o seguinte no meu jazz bass: cap do braço todo aberto, tone no 5 e cap da ponte variando de musica em música... na verdade meu timbre varia da musica que to tocando... desde so o cap do braço sem o da ponte e tone todo fechado pra um regae, passando pela regulagem acima pra maioria das musicas ate so o cap da ponte com tone no maximo pra tocar descendo a mao nor power chords (adoro fazer isso pra tocar umas musicas mais classicas tipo umas do jimi hendrix, dire straits, etc)

ah, e em procura da sonoridade variada, adquiri um bdi-21... passei ele pra frente por motivos financieros (ainda lucrei uns 40 reais), mas agora quero montar outro set... sei la, tem umas musicas que eu gostaria de uma distorção, alem de tar afim de uma variedade de timbres... se o dinheiro permitir, vou comprar um bass overdrive (ou entao montar um minifuzz do bertola ou roubar o guv'nor de um amigo), depois dele um eq pra funcionar como boost (tem musicas que preciso de mais graves, mais volume, mais agudos)... e por fim um outro bdi-21 pra simular um svt (ou bassman talvez) e dar uma equalizada geral.... ou quem sabe eu nao pegue uma pedaleira, tipo uma zoom gfx alguma coisa ou alguma coisa que eu tenha tudo o que eu quero

jkdias
Veterano
# set/06
· votar


FBassist

Cara eu tb era adepto do "U" e depois mudei....

Agora (por enquanto) estou timbrando +/- assim: ---¨¨--´ hehe (no eq)
No bx o cap da ponte 100% aberto, o do braço 70%, agudos e graves flats, e médios 60 a 70%.

duduchaves
Veterano
# set/06
· votar


Cara! E prefiro mais grave! Num sei porque! Mas as vezes eu do um golinho de agudo pra deixar bem timbrado o som! Eu regulo bem tb no médio pra não ficar aquele som pesado, mas sem corpo., parecendo que tá faltando algo.

na caixa, geralmente eu coloco todo Flat, e regulo no baixo! Se eu sentir que tá meio estranho, eu adiciono na caixa algo... Mas eu gosto de mexer na configuração do baixo.

Comentário:

Tem um Ibanês, nao lembro a série dele, o baixo tinha um circuito paramétrico que modulava as frequencias. O pessoal fez um teste com ele num regulador de equalização grafico, (aparesce o grafico de frequencias nele) e o circuito sozinho mudava a equalização toda. Dava pra ver quando se tirava medios e graves, fazendo o grafico de U tb! Era fantástico! Mas num lembro qual o modelo.

FBassist
Veterano
# set/06
· votar


jkdias
legal! ah cara, eu sou fça de medios, tanto que no meu amp, deixo os medios graves no maximo! hehehe! pra pizzicato é otimo! mas para slap não tanto, por isso que é sempre bom ter um pedalzinho de equalizador pra quando ultilizar slaps não saturar com o excesso de medios...


duduchaves
cacet* isso que é baixo!!! huhuuhuh
daki uns tempos vão começar a fabricar baixos com equalizador digital que nem aqueles aparelhos de som: Rock, Pop, Jazz, Classic! é só apertar um botãozinho e ja ta equalidado! huhuuhhu

duduchaves
Veterano
# set/06
· votar


Sério Doido!

Eu sei que era um Ibanês! Troço de louco! heheh!

Valeu!

LuCaSbass
Veterano
# set/06
· votar


Eu não gosto mto de medios... sempre deixo eles mais ou menos flat, com algum ganho a mais de graves e um pouco mais ainda de agudos... =)

THE BASSMAN
Veterano
# set/06
· votar


conehc
Fala irmão, os pots funcionam bem sim, qdo troquei os caps, o luthier colocou outros pots, me disse q eram bem melhores, eu não sei a marca nem nada, confiei nele é gente boa, bom profissional, ficou bom sim!
Esqueci do pot de tone, eu deixo quase todo aberto, as vezes todo, putz, vira uma porrada, parece q tem ate um drive!

marcioazzarini
Veterano
# set/06
· votar


duduchaves

O Meu Ibanez SR885 tem esse eq paramétrico... Realmente, uma máquina de timbres.


Bem, respondendo ao tópico:

Curto um som encorpado nos médio-graves, pra dar aquele punch legal na base, e um ataque legal nos improvisos... Nos ampls, procuro deixar a eq Flat, e timbrar direto no baixo tbm... Quem ja ouviu algumas gravações minhas sabe q timbre q to falando.. hehehe

Abaços

Gui
Veterano
# set/06
· votar


no baixo: cap do braço todo aberto, cap da ponte todo fechado e tone aberto ao maximo. (geralmente...as vezes fecho o do braço todo e abro o da ponte...)

no ampli: geralmente eu deixo os médios no talo..coloco 70% de graves e 40% de agudos...

eu gosto de um som médio grave..mas como meu baixo tem caps de guita..só consigo o som que eu quero, desse jeito!

NESCAU
Veterano
# set/06
· votar


Médio Grave Roncadao com agudos brilhantes. Meu timbre possui graves nao mto pesados porem é encorpado definido e brilhante. Influencia direta de jamiroquai e outros funks da vida... hehehe. Mas isto ´tb é uma questao que varia de música para musica. por ex, eu nunca tocaria um iron maiden com esse timbre... mas meu timbre particular é este ai.

mulambo-
Veterano
# set/06 · Editado por: mulambo-
· votar


Boost em grave e agudo nunca. sempre flat. se for pra mexer no agudo eh pra dar um corte, tipo posicao 10 hs num eq parametrico de agudos, ou 1/4 a 12 no tone dos baixos passivos (com corda nova).
Boost em medios rola, geralmente no amp, ou no eq do musicman.
Hoje em dia tbm curto sempre um drive e alguma compressao. as vezes dou um talo na compressao tbm, mas nao ao ponto de perder totalmente a dinamica.
No mais corda 045, de preferencia nao muito nova, e uma certa violencia para espancar as cordas. Sei que eh meio limitado e nao muito tecnico tocar assim, mas gosto do timbre que se obtem descendo a mao.
Tb sou fan do som do precision, ou baixos com captacao P/J, vindo logo atras os jazzbass, e captacao J/J.

jkdias
Veterano
# set/06
· votar


Gui
mas como meu baixo tem caps de guita..só consigo o som que eu quero, desse jeito!

Como assim Gui? Caps de guitarra??

marcioazzarini
Veterano
# set/06
· votar


NESCAU

Influencia direta de jamiroquai e outros funks da vida...

Aeh... Mesmo gosto... hehehe

conehc
Veterano
# set/06
· votar


Gui
vc tem um tonante? pq ate onde eu saiba, os tonantes usam caps de guitarra em seus baixos

leomezz
Veterano
# set/06
· votar


Timbre Marcus Miller

Gui
Veterano
# set/06
· votar


conehc
jkdias
é um golden bem antigo...
saca só a foto..os caps são adaptados pro baixo...
http://images3.orkut.com/images/album/9/85/28416085.jpg
http://images3.orkut.com/images/album/10/85/28416085.jpg

esse deve ser um dos primeiros baixos produzidos pela golden...

Zpok_Bass_ACP
Veterano
# set/06
· votar


Eu curto um som bem grave ... da aquele destaque na música

THE BASSMAN
Veterano
# set/06
· votar


Gui

O baixo tem ate um visual legal neh! mete uns caps nele meu! tem algumas opçoers nacionais q de repente valem a pena com gasto pequeno!
Sei lá ficar dando ideia ahahahaha mas já ouvi um golden q tinha um timbre bacana, era bem grave!
flw

FBassist
Veterano
# set/06
· votar


Gui
Dependendo da madeira do seu baixo da até pra investir nele! mete uns caps nele mew!!!

conehc
Veterano
# set/06
· votar


Gui
se o alex ainda tivesse produzindo caps, um nbs6000 ia ficar legal no seu baixo hehehe

Gabriel Simões
Veterano
# set/06
· votar


Vou com o Nescau ...

O Corvette F.N.A. é sensacional pra tirar esse timbre.

Gui
Veterano
# set/06
· votar


THE BASSMAN
O problema desse baixo é achar captadores...eu teria que adaptar demais...o escudo até é facil de trocar..mas o foda é o cap da ponte...
o som dele só tem os extremos..se é grave, é BEM grave...(consegui o maldito timbre tosco do hofner com ele)...ou ele pode ser agudo...BEM agudo...não tem umn médio...ai sou obrigado a torrar os medios na caixa!


FBassist
sim...o corpo...é de mogno...por incrivel que pareça...mesmo sendo golden..é mogno!

conehc
então..eu tava realmente querendo saber de alguém que fizesse captadores aqui em SP...mesmo não sendo muito barato..acho que valerá a pena...pois eu conseguirei a sonoridade que quero...e com certeza captará todas as cordas (acho que o maior erro no projeto desse baixo são os captadores que não captam o som de todas as cordas igualmente...os extremos são os mais afetados....)

koubarghhh
Veterano
# out/06
· votar


O que seria "FLAT"???

como já ouvi dizer "deixar a equalização toda flat"

valeu

polakinho
Veterano
# out/06
· votar


putz...gosto do meu assim:
Ampli: dexo 100% no bass, 70% medios, e 55% no agudo...mais meu ampli num influencia muito tudo isso ;/...ahhh, e ganho uns 70%...
e no baixo: dexo tudo aberto os dois caps, e controlo de poco no Tone de acordo com a musica ;D

num intendo disso, faço assim pq acho legal ^^

:P

zegotinha
Veterano
# out/06 · Editado por: zegotinha
· votar


koubarghhh
deixar o ampli flat é deixar todos os knobbs no 50%

koubarghhh
Veterano
# out/06
· votar


zegotinha


Blz???
mas seria deixar TODOS os knobs 50% ou pode ser só a equalização no flat, só volume flat,

obrigado pela atenção

FBassist
Veterano
# out/06
· votar


koubarghhh
é obvio que é só a equalização... volume não altera timbre...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sonoridade, qual é a sua?