Geddy Lee sonoridade Rush In Rio

Autor Mensagem
dbizzo
Veterano
# jul/04


Isso ja foi discutido num outro topico, mas nao chegou-se a uma conclusão... até pq o topico nao era exatamente sobre isso.

Afinal, como conseguir a mesma sonoridade do baixo do Geddy Lee no show Rush in Rio?? Lembra o atack de "slap", mas ele está fazendo apenas pizzicato.

Me pareceu maravilhoso, gostaria de tocar com aquela sonoridade em varias situações...

O baixo não tá careta, qual o efeito que ele tá usando? Médios e agudos no máximo?


Abraços,
Dario

GuitarHouse
Veterano
# jul/04
· votar


dbizzo
E ai!
Tu é o cara do troca-banner? o que houve com o site?
Foi mal mudar de assunto no seu topico.

dbizzo
Veterano
# jul/04
· votar


Sim. Estou procurando viabilizá-lo financeiramente para poder seguir em frente. É o lado chato da vida, o vil metal! ehehehe

TrasTTe
Veterano
# jul/04
· votar


Uau! eu sempre pensei a mesma coisa, o cara é um genio! consegue aquela pegada fazendo pizzicato com apenas um dedo!

se alguém souber como isso é possível, por favor, não, melhor... PELO AMOR DO DIVINO! post ae...

marcioazzarini
Veterano
# jul/04
· votar


dbizzo

Aquela é a sonoridade do Jazz Bass mesmo, com agudos bem saturados,e um distorçãozinha de leve nos médios e agudos, mixadas com outro canal limpo do baixo.

Consegui tirar aquele timbre com meu Jazz Bass e meus 2 amps, e até cheguei a utilizar este set-up em um show, porém dá muito trabalho pra montar e equalizar tudo...

dbizzo
Veterano
# jul/04
· votar


pera ai, vc disse uma "distorçãozinha"... que distorção você diz, é a normal causada pela saturação do medio/agudo ou é uma distorção artificial (tipo Fuzz, Overdrive e etc)??

Tocando proximo da ponte e abusando dos medios e agudos, dá até uma lembrança mas ainda nao fica o som do cara. Será essa distorçãozinha q vc falou??? hehehhe

edusachini
Veterano
# jul/04
· votar


Distorcaozinha entao hein?! ahiuhaiuhaiuh puta timbre tava!
segunda passada passaram as 21:45 a primeira parte do rush in rio na multishow e hoje no mesmo horario vao passar a outra se eu nao me engano, alguem confirma?

TrasTTe
Veterano
# jul/04
· votar


edusachini

Exatamente, imperdível!!!

edusachini
Veterano
# jul/04
· votar


Beleza entao!
Valeu TrasTTe!

jrcintra
Veterano
# jul/04
· votar


dbizzo
essa distorcaozinha he saturacao dos medios sim

Gui
Veterano
# jul/04
· votar


bom...eu consegui quase do msm jeito...mas eu com cordas baixas parecia um troglodita tocando...batendo msm no traste como se fosse um slap mas como pizzicato...

dbizzo
Veterano
# jul/04
· votar


A quem possa interessar, usando um Strinberg + Thor 30cb... coloquei agudo/medio/graves do amp em 7/10, coloquei o agudo/medio do baixo no maximo. O toque final foi tocar proximo a ponte. Posso dizer que 70% do lance foi no amp e 30% no baixo.

Até toquei com 1 dedo só pra entrar no clima de Close to the heart. heheheheheh em alguns momentos, vale a pena atacar a corda com uma batidinha mais forte, ele tb faz isso.

Inicialmente abusei apenas do medio e agudo, mas qnd coloquei o grave ao mesmo nivel ficou Show e deu o peso semelhante ao do cara (guardando as devidas proporções heheheheh).

Guilherme Tosin
Veterano
# jul/04
· votar


O Lifesound ta fazendo um ampli que é cópia ao usado pelo Geddy Lee na decada de 70, pra quem gosta dakele som, fique ligado no Mercadolivre, vai ser show...

(Ampeg SVT)

BloodyBass
Veterano
# jul/04
· votar


Seguinte...além do Equipamento tem que ver o modo de tocar dele.

O Geddy Lee toca "batendo" nas cordas mais ou menos na região entre os dois captadores. O som "slapado" dele vem das cordas batendo no braço quando vibram. Assim como o Geezer Butler do sabbath. So que ele toca realmente SOCANDO as cordas com 2 ou 3 dedos ao mesmo tempo bem no fim do braço. Pra quem ouve sabbath da ppra perceber uma certa abafação do som do baixo em algumas musicas. Pois quando se toca no braço e nao em cima dos captadores a corda vibra diferentemente, e o som que os captadores pegam é bem diferente mesmo.

Porém....é inegável que o timbre do jazz bass é único...

Guilherme Tosin
Veterano
# jul/04
· votar


BloodyBass
Sei não se esse negocio do jazz bass eh real, não posso negar que o som do jazz bass usado no Rush in Rio é demais, mas o fato é que nunca vi um jazz bass com aquele som, apenas o do Geddy, então acho que isso deve-se mais a equalização do que ao bass propriamente disso, alias, ele tirava aquele som, com o Rickenbacker tambem, só que tinha mais peso...

(nada contra os jazz bass)

dbizzo
Veterano
# jul/04
· votar


BloodyBass
Sei não se esse negocio do jazz bass eh real, não posso negar que o som do jazz bass usado no Rush in Rio é demais, mas o fato é que nunca vi um jazz bass com aquele som, apenas o do Geddy, então acho que isso deve-se mais a equalização do que ao bass propriamente disso, alias, ele tirava aquele som, com o Rickenbacker tambem, só que tinha mais peso...

Nada contra nenhum baixo, mas realmente 80% é equalização e maneira de tocar. A não ser que se trate de um tonante (eeghhehehee)

marcioazzarini
Veterano
# jul/04
· votar


dbizzo

Tem um overdrive de leve sim. Eu até postei aqui, em outro tópico, o set-up q ele usou nesta turnê... Vou procurar nos extras do DVD.

Abração!

Luizclaudiobarboza
Veterano
# mai/05
· votar


Ressucitando

ele usa encordoamento 0,35 o que faz as cordas "slaparem" com mais facilidade.

rushrush
Veterano
# dez/05
· votar


Passei o dia ouvindo uma das cinco unicas bandas cantadas que admiro e percebi que cada vez que eu escuto os caras me impressiono mais em como eles são foda!!!

Então ressussito este tópico para dar um viva à maior banda de prog de todos os tempos

VIVA O RUSH!!!!

leomezz
Veterano
# dez/05
· votar


Ave Rush...

by-tor2112
Veterano
# fev/06
· votar


Luizclaudiobarboza
ele usa encordoamento 0,35

Certeza ?

Li uma matéria dizendo que ele usava 0,40...
Vamo pesquisar isso aí gente...
Digam quando encontrarem algo sobre isso!

by-tor2112
Veterano
# fev/06
· votar


Ah! VIVA O RUSH !!!

Gunther
Veterano
# fev/06
· votar


Esses instrumentos usados por celebridades... deve ser como comparar um Mitsubishi de fábrica com um daqueles "dez vezes ganhador do Paris Dakar", de igual só tem o nome, nem a tinta é a mesma.
Eu tenho um CD pirata do Rush tão desastroso que o baixo poderia até ser um Tonante que ninguém notaria. Northern Heroes - não comprem!

by-tor2112
Veterano
# fev/06 · Editado por: by-tor2112
· votar


Gunther
deve ser como comparar um Mitsubishi de fábrica com um daqueles "dez vezes ganhador do Paris Dakar",

Acho que não são tão diferentes assim... o que muda é o equipamento que eles usam além do baixo... aliás, o Geddy Lee do Rush, disse que usa aquele Fender porque é o único instrumento que reproduz o som que ele quer ouvir... mais aí vem uma série de outros equipamentos que complementam e alteram o som do instrumento deixando-o mais quente e bonito... mas acho que no caso desse Fender assinado por Geddy Lee ( eu tenho um ), a qualidade do instrumento deve ser a mesma... é só minha opinião !

1 abraço Gunther

Gunther
Veterano
# fev/06
· votar


A Fender não seria boba de retirar um instrumento da linha e entregar pro cara. Se a empresa fosse minha eu mandava dar uma bela geral antes de entregar. O Geddy Lee está sendo pago para fazer propaganda de uma coisa que eles gosta, uniu o melhor de dois mundos. Prefiro acreditar que ele não diria o mesmo se fosse um Tonante, mas tem um monte de baixistas bons que aceitariam grana da Tonante. Pelo menos está promovendo um baixo, coisa que ele conhece bem; tem tanto jogador de futebol fazendo propaganda de celular, cartão de crédito e hipermercados, e a grana que recebem prova que há retorno.

by-tor2112
Veterano
# fev/06 · Editado por: by-tor2112
· votar


Gunther

Tudo bem... mas o baixo Geddy Lee é excelente.[i][/i]

by-tor2112
Veterano
# fev/06
· votar


E... Tonante...putz !

zuconta
Veterano
# jul/06
· votar


Som do Geddy Lee para o Jazz Bass: Pre-Amp Avalon U5 DI, duas saidas: uma pra um Palmer speaker simulator, a outra pra outro pré SansAmp RBI. O grau de distorcao que ele deseja é obtido através da mixagem entre os dois sinais. Um compressor Urei 1176 esmaga tudo no sinal que vai pra mesa. Ele nao usa mais amplificadores no palco, escuta o retorno do baixo no monitor in ear e em algumas caixas com falantes de 15' no palco pra dar um pouco de peso. Muito importante e quase sempre esquecido, cordas Rotosound extra light gauge.

zuconta
Veterano
# jul/06
· votar


Tenho uma preferência pelos timbres antigos que ele usava, sinceramente... deixavam um pouco mais de espaço pra guitarra e acompanhavam melhor as levadas e viradas da bateria...

Pedro Miranda
Veterano
# jul/06
· votar


Sempre procurei esse som Também!
Saí atrás de um overdrive, e achei o BDI-21, que é o clone do Sansamp RBI. Comprei ele e não toco mais sem ele!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Geddy Lee sonoridade Rush In Rio