putz eu não sei improvisar!alguem me ajuda!

    Autor Mensagem
    eltonbass
    Veterano
    # set/06


    galera o que é melhor pra imrpovisar triade, penta, tetrade(eu nem sei como é tetrade se alguem me explicar blzz..), e no caso de usar uma pentatonica , uso toda a penta ou a terça e a quintta ou segunda?

    marcelgtvcbx
    Veterano
    # set/06
    · votar


    bem n sei c tenho as respostas para todas estas perguntas mas vou tentar deixar algumas dicas... vo tentar explicar o q eh triade e tetrade... triade e um acorde com 3 notas e tetrade um acorde com 4 notas... por exemplo o acorde de Cm (do menor), teria a triade do - mi bemol - sol , por possuir 3 notas este e chamado de triade, agora c acrescentarmos uma nota a este acorde, por exemplo a 7 , entao teriamos Cm7 (do menor com setima) as notas seriam do - mi bemol - sol - si bemol . e sao chamadas de tetrades por possuirem 4 notas, existem diversos tipos de tetrades procure sobre formaçao de acorde no forum de guitarra ou teclado que sabera como elas sao feitas... bem espero ter t ajudado...

    eltonbass
    Veterano
    # set/06
    · votar


    ta e q eu uso pra improvisa ? a terça a segunda ou quinta é melhor?

    marcioazzarini
    Veterano
    # set/06
    · votar


    eltonbass

    Cara... Simples: para improvisar vc precisa fazer um bom tempo de aula, aprender bastante coisa de teoria... Improvisar não é pegar um apentatonica e ficar ********** ela... Precisa conhecer o campo harmônico, as aplicações da escala, e ter o bom senso e a criatividade para usar isso tudo na prática. Tenho 10 anos de baixo, e ainda não sei improvisar direito... :)

    Faça aulas q vc não se arrependerá!

    Abraços!

    Blue Jazz
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Pra começar faça o seguinte: grave a harmonia num violão, guitarra ou teclado. Primeiramente, faça a condução em cima, normalmente. Depois toque a melodia da música com o baixo (Pastorius sempre dizia que se deve saber as melodias de todo o repertório que se toca) e finalmente, crie a partir da melodia e da condução outra melodia: seu improviso. No início você pode - e deve! - cantar junto com o que estiver tocando.

    Isso já vai resolver em (muito) mais de 50% seu problema.

    O resto é teoria, procure um professor, compre livros, pesquise!

    Boa sorte e estudos prazeirosos !!!

    eltonbass
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Blue Jazz
    noss veio boa ideia improvisa em cima da melodia... valews

    leond
    Veterano
    # set/06
    · votar


    outra dica eh assistir os "feras" tocarem, ver DVDs e sem cerimonia nenhuma "tentar" tirar as improvisações, quando tiver um tocando, fique bem próximo dele, veja a sua técnica, postura das mãos, etc,

    Vc já experimentou improvisar quando se está p**o da vida(zangado)?? parece que vc fica mais agressivo nos arranjos, eheh, bem,,, eh uma opinião,,,

    isaqueras
    Veterano
    # set/06
    · votar


    3 palavras... pensa no ritmo

    duduchaves
    Veterano
    # set/06
    · votar


    isaqueras

    Falou quase tudo!

    eltonbass

    Pensa no ritmo, na melodia, e na sua base (o que você tem de teoria na mente)

    Ai vc brinca!

    eltonbass
    Veterano
    # set/06 · Editado por: eltonbass
    · votar


    thankio pessoal!

    eeevee
    Veterano
    # set/06
    · votar


    eltonbass
    galera o que é melhor pra imrpovisar triade, penta, tetrade(eu nem sei como é tetrade se alguem me explicar blzz..), e no caso de usar uma pentatonica , uso toda a penta ou a terça e a quintta ou segunda?

    cara, saber essas parada é legal, mas acho q o mais importante na hora de improvisar é tentar criar uma melodia nova pro som. Uma coisa legal é tentar canatrolar um impro e depois passar pro teu instrumento ela.

    APSP
    Veterano
    # set/06
    · votar


    vc pode tentar improvisar em cima da melodia, mas tb pode criar arranjos q encaixem não só na escala mas tb no seu ouvido, pois muitas vezes dá pra dar uma escapadinha rápida das regras e viajar um pouco, tudo é ouvido.

    moog
    Veterano
    # set/06
    · votar


    bom... vou passar algo q se vc naum sabe mto bem, fica mais complicado...

    intervalos...

    Intervalos
    Definição de Intervalo: é a diferença de altura entre duas notas. Podem ser de 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, etc., dependendo do número de graus que abrangem.
    Os intervalos podem ser simples ou compostos.
    1) Intervalos Simples - são os situados dentro do limite da oitava.
    A) Intervalos de Segunda
    Intervalo de 2ª maior - 1 tom (presente nos graus I, II, IV, V e VI da escala de Dó maior)
    G||-----|-----|-----|-----|-----|-----|
    D||-----|-----|-----|-----|-----|-----|
    A||-----|-----|--0--|-----|--0--|-----|
    E||-----|-----|-----|-----|-----|-----|

    Intervalo de 2ª menor - 1 semitom (presente nos graus III e VII da escala de Dó maior)
    G||-----|-----|-----|-----|-----|-----|
    D||-----|--0--|--0--|-----|-----|-----|
    A||-----|-----|-----|-----|-----|-----|
    E||-----|-----|-----|-----|-----|-----|

    B) Intervalos de Terça
    Intervalo de 3ª maior - 2 tons (presente nos graus I, IV e V da escala de Dó maior)
    G||-----|-----|-----|-----|-----|-----|
    D||-----|--0--|-----|-----|-----|-----|
    A||-----|-----|--0--|-----|-----|-----|
    E||-----|-----|-----|-----|-----|-----|

    Intervalo de 3ª menor - 1 tom e 1 semitom (presente nos graus II, III, VI e VII da escala de Dó maior).
    G||-----|-----|-----|-----|-----|-----|
    D||-----|-----|--0--|-----|-----|-----|
    A||-----|-----|-----|-----|--0--|-----|
    E||-----|-----|-----|-----|-----|-----|



    C) Intervalos de Quarta
    Intervalo de 4ª justa - 2 tons e 1 semitom (presente nos graus I, II, III, V, VI e VII da escala de Dó maior).
    G||-----|-----|-----|-----|-----|-----|
    D||-----|-----|--0--|-----|-----|-----|
    A||-----|-----|--0--|-----|-----|-----|
    E||-----|-----|-----|-----|-----|-----|

    Intervalo de 4ª aumentada - 3 tons (presente no grau IV da escala de Dó maior).
    G||-----|-----|-----|--0--|-----|-----|
    D||-----|-----|--0--|-----|-----|-----|
    A||-----|-----|-----|-----|-----|-----|
    E||-----|-----|-----|-----|-----|-----|

    D) Intervalos de Quinta
    Intervalo de 5ª justa - 3 tons e 1 semitom (presente nos graus I, II, III, IV, V e VI da escala de Dó maior).
    G||-----|-----|-----|-----|-----|-----|
    D||-----|-----|-----|-----|--0--|-----|
    A||-----|-----|--0--|-----|-----|-----|
    E||-----|-----|-----|-----|-----|-----|

    Intervalo de 5ª diminuta - 2 tons e 2 semitons (presente no grau VII da escala de Dó maior).

    G||-----|-----|-----|-----|-----|-----|
    D||-----|-----|--0--|-----|-----|-----|
    A||-----|--0--|-----|-----|-----|-----|
    E||-----|-----|-----|-----|-----|-----|

    E) Intervalos de Sexta
    Intervalo de 6ª maior - 4 tons e 1 semitom (presente nos graus I, II, IV e VI da escala de Dó maior).
    G||-----|--0--|-----|-----|-----|-----|
    D||-----|-----|-----|-----|-----|-----|
    A||-----|-----|--0--|-----|-----|-----|
    E||-----|-----|-----|-----|-----|-----|

    Intervalo de 6ª menor - 3 tons e 2 semitons (presente nos graus III, VI e VII da escala de Dó maior).
    G||-----|-----|-----|-----|--0--|-----|
    D||-----|--0--|-----|-----|-----|-----|
    A||-----|-----|-----|-----|-----|-----|
    E||-----|-----|-----|-----|-----|-----|

    F) Intervalos de Sétima
    Intervalo de 7ª maior - 5 tons e 1 semitom (presente nos graus I e IV da escala de Dó maior).
    G||-----|-----|-----|--0--|-----|-----|
    D||-----|-----|-----|-----|-----|-----|
    A||-----|-----|--0--|-----|-----|-----|
    E||-----|-----|-----|-----|-----|-----|

    Intervalo de 7ªmenor - 4 tons e 2 semitons (presente nos graus II, III, V, VI e VII da escala de Dó maior).
    G||-----|-----|-----|-----|--0--|-----|
    D||-----|-----|-----|-----|-----|-----|
    A||-----|-----|-----|-----|--0--|-----|
    E||-----|-----|-----|-----|-----|-----|

    G) Intervalo de Oitava
    Intervalo de 8ª justa - 5 tons e 2 semitons (presente em todos os graus da escala de Dó maior).
    G||-----|-----|-----|-----|--0--|-----|
    D||-----|-----|-----|-----|-----|-----|
    A||-----|-----|--0--|-----|-----|-----|
    E||-----|-----|-----|-----|-----|-----|

    2) Intervalos Compostos

    Intervalos Compostos são os que ultrapassam o limite da oitava. São formados de um intervalo simples, acrescido de uma ou mais oitavas. A classificação do intervalo composto é a mesma do intervalo simples nele contido. Se o intervalo simples é maior, o intervalo composto será também maior, e assim por diante. Para encontrar esta classificação, aproximamos as duas notas de modo a encontrar o intervalo simples.
    Para nomear o intervalo, somamos 7 por cada oitava de diferença ao intervalo simples. Se, por exemplo, existir só uma oitava e, ao subtraí-la, obtemos um intervalo de terça maior, trata-se de um intervalo de (7+3=10) 10ª maior. Esta aproximação de notas pode ser feita a partir da nota superior ou da inferior.
    Os intervalos compostos mais comuns são:

    Intervalo de 9ª - intervalo de 2ª + oitava
    Intervalo de 10ª - intervalo de 3ª + oitava
    Intervalo de 11ª - intervalo de 4ª + oitava
    Intervalo de 12ª - intervalo de 5ª + oitava
    Intervalo de 13ª - intervalo de 6ª + oitava
    Intervalo de 14ª - intervalo de 7ª + oitava
    Intervalo de 15ª - intervalo de 8ª + oitava
    Os intervalos podem ainda ser superiores, quando a primeira nota é mais grave ou inferiores, quando a primeira nota é mais aguda. Os superiores também se chamam ascendentes e os inferiores, descendentes.

    Inversão de intervalos:
    Inverter um intervalo simples é passar a nota superior para uma 8ª abaixo ou a nota inferior para uma 8ª acima. Ao inverter os intervalos, eles se transformam da seguinte maneira:

    O intervalo de 2ª passa a ser de 7ª
    O intervalo de 3ª passa a ser de 6ª
    O intervalo de 4ª passa a ser de 5ª
    O intervalo de 5ª passa a ser de 4ª
    O intervalo de 6ª passa a ser de 3ª
    O intervalo de 7ª passa a ser de 2ª

    Quando se inverte um intervalo, resulta também o seguinte: os maiores passam a ser menores e vice-versa, os aumentados passam a ser diminutos e vice-versa e os justos permanecem justos.
    Os intervalos podem ser melódicos, quando suas notas são ouvidas sucessivamente, ou harmônicos, quando suas notas são ouvidas simultaneamente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a putz eu não sei improvisar!alguem me ajuda!