Poise, vou partir pro BAIXO agora

    Autor Mensagem
    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    Veterano
    # set/06


    Poise, ja faz um tempinho q encostei a guitarra, por uma serie de fatores... um deles foi simples desempolgacao mesmo. Soh sei q sempre curti muito aquelas linhas criativas de baixo, no reggae, no ska, aqueles slaps de jazz e funk. Um baixista que eu curto é o Matt Freeman, do Rancid (principalmente aquele solo de baixo de Mawell Murder!).

    Ja fiz 2 anos de guitarra num conservatorio, mas eu sempre fui meio vagabundo e nao treinava como deveria. Mas agora vou fazer diferente...

    Entao, vcs poderiam me indicar um equipamento regular? Tipo, um baixo, um pedal e um amp (com reverb, sei q meu ouvido sente muita falta disso) q me dessem uns timbres bacanas... talvez um ou dois pedais (seria bacana um compressor, um BDI Behringer?). Acho q a faixa de preco seria uns 1300, ou pouco mais, mas nao muito acima disso. Galera, ajuda aê! Agradeco desde ja a todos.



    OBS.: Tenho um equipamento de guitarra aqui q considero bonzinho: Atomic 50, Ibanez GRX70, e de pedais um GT-2 original (acho q é o melhor de tudo) e um Boss CH-1. Acho q se tivesse q vender algo aogra seria o amp e o chorus, pq nao quero me desfazer da guitarra e muito menos do GT-2.

    FBassist
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Bozo_O_Palhaco_Traquino

    Fala Rapaiz!! bem vindo ao mundo dos graves!!!
    na verdade é uma mudança meio que ''brusca'' deixar um instrumento harmonico como a guitarra/violão/piano e partir para um melodico como o baixo, pois o baixo te limita em certas coisas. Numa linguagem curta e grossa, o baixo é um instrumento de acompanhamento!

    quanto ao equipamento eu surgiro um Shelter JB75, é um baixo que ta na ''moda'' hoje em dia, um baixo bom e barato, novo ta custando em media de 700 mangos, e usado vc deve achar na media de uns 500...

    o amplificador ja nao pode ser o mesmo, pois um amp de guitarra ja nao suporta todo o sinal do baixo, por ser mais forte, pode ocorrer de estourar o falante do seu amp, alem de não oferecer toda a qualidade para um baixo, que por sua vez é um instrumento de frequencias baixas (grave) por isso é necessario o uso d eum amp especifico para ele...

    os pedais ja podem ser usados, eu ja usei pedais de guitarra e nao notei tantas diferenças comparado a um pedal de baixo (exceto distorções, nesse caso ja é recomendado a usar um pedal de driver especifico para baixo, ja que ligado em um de guitarra o som ficará agudo demais)

    ;)

    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    Veterano
    # set/06
    · votar


    FBassist

    Aê cara! Valeu pela força! Sei q a mudanca é brusca, mas eu to afim de encarar.

    Eu sei q o amp nao pode ser o mesmo. Mas me fala um pouco sobre a configuracao de um baixo, por exemplo, esse q vc indicou: como é o timbre dele? É mais puxado pra certos estilos ou é mais versatil? E a captacao (é q tem diferentes tipos de captadores de baixo e eu nao entendo ainda)? E a construcao dele (madeira, ferragens)? Existe aquele velho problema das guitarras de segurar a afinacao, de nao desafinar quando se usa determinada tecnica?

    E com relacao ao amp com um bom custo beneficio? Desculpa o excesso de perguntas.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Baixista = Guitarrista Frustrado.

    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Atum Bluesman

    No meu caso isso é verdade! Huahuauhhua

    FBassist
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Bozo_O_Palhaco_Traquino

    poisé... apesar de muita gente achar ¬¬ o baixo é completamente diferente da guitarra... não possui alavancas, floyds, microafinações (nesse caso até existe, na maioria é baixos artesanais) e mtas outras coisas...

    captadores:
    tem os populares sigles coils: Jazz Bass (J) e Precision (P).

    Jazz Bass (J): são aqueles captadores retangulares, finos, geralmente usados nos baixos modelo Jazz Bass: Pickups ''J'' possuem um timbre mais agudo, medio agudo, puxado para o som do trompete (ouça jaco pastorius)...porem bem mais versatil, por ter um cap na ponte e outro no braço.

    Precison (P): são usado aos pares no centro: Pickups ''P'' devia sua localização e contrução, tem um timbre mais incorpado e grave... (geralmente usado pra rock), esse baixo com um captador jazz bass na ponte fica perfeito!

    Humbuckers: usados nos baixos music man, geralmente os humbuckers são ativos, ou com circuitos ativos, possuem bobina dupla e tem menos ruidos, pelo fato d euma bobina cancelar o ruido da outra, podem ser ligados em serie ou paralelo atravez de uma chave no proprio baixo: Pickups ''Humbuckers''


    esse baixo da Shelter que eu recomendei é um modelo jazz bass, se não me engano, o corpo é feito em ash (usado nos music man) uma madeira muito boa e de caracteristica ''aguda''...

    o acabamento e construção do baixo são de qualidade, acho que se tratando de um baixo de bom custo/beneficio, na minha opinião é um dos melhores...

    http://www.habro.com.br/fig_prods/sheSJB75.jpg

    FBassist
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Atum Bluesman
    Baixista = Guitarrista Frustrado.

    tão frustado que veio antes da guitarra...

    Guto EADG
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Atum Bluesman

    heaheuheuaheauh cara onde vc viu isso?
    nunca tinha visto ng falar isso. to me rachando de rir aqui...
    hehahea.. vc eh mto perspicaz, hein?

    hohohohohohoho...

    ¬¬

    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    Veterano
    # set/06
    · votar


    FBassist

    Po, valeu! Mas e com relacao a um amp com um bom custo beneficio tb?

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    Po, valeu! Mas e com relacao a um amp com um bom custo beneficio tb?
    Acho que os Staner tem o melhor custo beneficio, pela potencia e qualidade de construção.

    FBassist
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    Gabriel Anjos

    poisé!! Staner BS150! 140wrms...

    Guto EADG
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Bozo_O_Palhaco_Traquino

    eu procuraria um baixo com captacao PJ e ativo. tem uma maior versatilidade de timbres, dai depois de um tempo tocando vc descobre qual eh os seu tipo de som. marcas? ibanez, condor... se bem q com 1300 pra comprar tudo isso baixo+ampli+pedais.. fica limitado. pq soh num baixo assim como eu sugeri, jah vai ir uns 800...

    pedais importantes: compressor e equalizer.

    FBassist
    Veterano
    # set/06
    · votar


    mas nem esquenta com pedais no começo pq nao sao tao importantes para estudar... futuramente vc pode pegar um compressor que é bem recomendado...

    um baixo + cabo + amp ja ta de bom tamanho...

    THE BASSMAN
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Atum Bluesman
    Cara, eu curti o seu som, seus solinhos de blues e tal, sei q vc é bem novinho ainda, mas isso ai q vc falou é ruim cara!! agride aki o pessoal do forum de baixo! sou baixista pq sempre curti o som, guitarra eu me aventuro, ams to começando ainda! ainda prefiro o bass!
    Na boua, mancada falar uma dessas, mas..........blz, liberdade de expressao!
    abç

    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Bozo_O_Palhaco_Traquino
    · votar


    Soh mais uma pergunta, colegas. É seguro comprar pela Made in Brazil? Achei o SBJ75 por 645 lá. O frete pra ca sai usn 40 reais, o foda é q demora um mes pra chegar. E aí? O link é esse:

    http://www.madeinbrazil.com.br/product.aspx?idProduct=15655&idDept=11


    Outra coisa, não teria um amp pequeno e bonzinho no lugar desse staner? Valeu a todos!

    FBassist
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    mad ein brazil é uma loja de nome... assim como a hendrix, gang... o frete é por peso... tem que calcular no site dos correios... e na forma de envio, pede pra enviar como sedex a cobrar, vc paga apenas o valor do frete e paga o resto na agencia do correios qdo ele chegar...

    FBassist
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    fala que você se sente ''mais segur''o comprando via sedex a cobrar! ;)

    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Bozo_O_Palhaco_Traquino
    · votar


    FBassist

    Cara, mas la no site, depois q vc clica em "comprar", soh tem SEDEX PAGO (75 reais!) e ATLAS TRANSP como opcoes de envio... sera q eles fazem sedex a cobrar? E 32 dias uteis como prazo... sedex de 32 dias uteis?

    FBassist
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    E 32 dias uteis como prazo...

    nossa o.O
    sei nao cara!
    envia um email pra eles!
    acho q sedex é no maximo 10 dias e olhe la...

    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Bozo_O_Palhaco_Traquino
    · votar


    FBassist

    Bom cara, vou ter q ligar pra la pra saber o prazo certo, pq email pra contato nao encontrei na pagina da madeinbrazil. Mas ja fiz o pedido desse baixo. Tive uma surpresa boa q foi o desconto de 10% a vista ainda. Valeu a força!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Poise, vou partir pro BAIXO agora