Dor na mão esquerda - metodo bass fitness

Autor Mensagem
Sawamano
Veterano
# jul/06


Galerinha, estou usando o metodo Bass Fitness para melhorar um pouco minha coordenação com a mão esquerda no braço do baixo (sou destro).
Estou praticando desde segunda feira, fico coisa de 30 minutos em cada exercicio, pois vou de 60bpm a 140bmp, da casa 1 até a 12 (são exercicios cromáticos básicos ainda, você toca em colcheia cada nota).
Faço dois exercicios por dia; no dia seguinte, repito o último exercicio que fiz no dia anterior, e faço mais um novo.
O problema é:

Cada vez que eu chego perto dos 140 bpm (e eu deveria ir até 180, pelo livro), começa a doer a mão esquerda, na região das costas da mão e do pulso.

De cara, eu pensei que fosse falta de alongamento, então comecei a fazer uns 5 minutos de alongamento nas mãos e braços antes de começar os exercicios, e uma pausa de 5 minutos pra descansar entre os dois exercicios que faço.
Não resolveu.

A dor aparece quando eu estou voltando da casa 12 pra casa 1, em qualquer exercicio, com +- 120 ou 140bmp

Acho que é a posição com que eu estou segurando o braço do baixo.

Vocês poderiam me dar dicas sobre o assunto, comentar a respeito se tiveram problemas parecidos, ou coisa assim?

Obrigado!

nukebass
Veterano
# jul/06
· votar


Regra principal: Doeu? PARE!

Outras sugestões:

1. Tente mudar a posição que você toca
2. Leve o bass num luthier para regular uma ação de cordas mais baixa.

XaMBs
Veterano
# jul/06
· votar


discordo qt a questao das acao das cordas...
axo ki treinar com tensao alto ajuda e mto!! deixa a mao mais forte apesar de ser mto cansativo no comeco.... cara n tok a 140 ainda
toq por um tempo somente a 100 ou menos, botando um pouco de forca na mao... qd vc se acostumar a isso vc passa pra algo + rapido!! ok?
flw

leoguima
Veterano
# jul/06
· votar


Eu concordo mais com o nuke...
Não sabemos a regulagem das cordas do cara. Só baixe muito, pois irá se arrepender depois. Baixo não é velocidade!
Eu sinto essa dor qdo toco violão. Talvez seja falta de prática c/ um pouco de falta de técnica. Tente outras posições. Um aulinha com um professor "ao vivo" pode fazer bem pra estes assuntos.
Por exemplo, eu toco há 10 anos, mas tenho inúmero vícios porque não tive aulas, então algumas técnicas básicas foram ignoradas. Pra corrigir agora estou me matando! :)
Abs!

nukebass
Veterano
# jul/06
· votar


É um engano achar que as mãos têm que ser fortes. Na verdade, ter força nos dedos não vai mudar em nada o som ou a tocabilidade. Uma nota qualquer vai soar a mesma coisa se pressionada com força ou se pressionada apenas o suficiente para que saia limpa. Uma ação mais baixa permite o Baixista tocar usando menos força para "tirar" a nota. tocar com mais força apenas atrapalha na hora de tocar coisas mais rápidas. Façam uma experiência... toque algo difiícil usando mais força e depois toquem a mesma coisa tentando "educar" os dedos a tocarem com uma pressão apenas suficiente ;-)

Força tem que ter mesmo é na mão do pizzicato ;-)

A mão que digita as notas não tira som nenhum, a não ser em Hammer-Ons. Quem define o timbre e a pegada é a mão que faz o pizzicato.

Fá Mendonça
Veterano
# jul/06
· votar


nukebass
Bom, acredito que força não é necessário em nenhuma das mãos, é questão de costume, ação das cordas, pegada. eu toco usando a técnica de mão direita do Gary Willis e uma das vantagens da técnica é a "pegada mais leve". Eu toco com uma pegada mais leve e consigo tirar um timbre do meu baixo q meus amigos dizem: esse som é característico seu! Meu tio, que é um excelente baixista, mas tem uma pegada, digamos extremamente forte, quando pega o meu baixo tem dificuldade de tirar um som tão limpo qto o meu, no meu instrumento. Acredito que rever a posição do instrumento é fundamental, para não desenvolver uma tendinite.Alongamento é importantíssimo também, para não correr o risco de ter uma LER. Eu já vi uma amiga do meu pai q teve e ela não conseguia nem pentear o próprio cabelo, de tão sinistro que é a parada.

Muita gente pensa que não influencia a posição doinstrumento, a forma como a sua mão esquerda age sobre o braço do instrumento, desculpe a franqueza, mas é mera ignorância.

nukebass
Veterano
# jul/06
· votar


Fá Mendonça
Yep! Na verdade me expressei mal.
O que deveria ter dito era que a mão do pizzicato é a que deve trabalhar a dinâmica e a pegada ;-)

Kamui_Sakeu
Veterano
# jul/06
· votar


Cara, n~ao tem muito q acrescentar...pode ser a maneira como vc pega o braço, a postura, alongamento, posição do instrumento...

q nem eu por exemplo, em casa eu toco sentado, com o baixo apoiado na perna, normal, blz, toco tranquilo.

Esses dias fui tocar lá no estudio da escola pra praticar com os outros caras...toquei em pé...nossa...fiquei perdido (sou iniciante), aí depois q consegui me ajeitar naum conseguia sem q logo meu pulso e os dedos zuassem...

descobri o problema só da outra vez q toquei...era a altura da correia, estava normal, e comigo nau mrola ela normal, só fico confortavel deixando ela mais alta...tipow +- q nem o paul mccartney no começo dos beatles, o baixo semrpe tá mais alto.

isaqueras
Veterano
# jul/06
· votar


Ai, ai, ai!!!!!CUIDADO!!!!
Nesse exato momento estou digitando com o braço apoiado em uma tipóia.
É lojko que naum é só culpa do contrabaixo. Agravou com trampo pesado no PC.
Mas tudo começou a 20 anos atrás, numa famigerada tentativa de aprender "tudo ao mesmo tempo agora", com esse que vos fala trancado em um quarto por 5 a 6 horas por dia.
Depois vieram os bailes onde eu tinha de encher a cara pra conseguir terminar a noite de tanta dor.

Velho, doer é normal, afinal tu tá tocando um instrumento um tanto quanto "pesado"para iniciantes.

Em primeiro lugar, leve teu cb pra um luthier dar akela regulada, depois procure desenvolver uma técnica na qual teu pulso não fique totalmente dobrado sobre o corpo do bass e nem apoiado no antebraço (meu problema).

Tente não ficar muito tempo tokando, pelomenos no início.

E como o mestre nukebass falow: Se doer, pare! E completo... aproveita que parou e faça alongamentos.

(Véio é phoda!)

XaMBs
Veterano
# jul/06
· votar


desculpe pelo mau uso do termo "mao forte"... deveria ter usado "pegada forte"! eu axo ki vc tocar com uma tensao alta ajuda, ate pq qd vc acostumar com essa tensao e dps diminui-la vc sera mto mais tecnico...
eu uso açao alta pq eu toco forte com a mao direita(desto) ai se acao for baixa embola o som...
flw

elvisinbrain
Veterano
# jul/06
· votar


lembre-se também de que, nos alongamentos, você nao deve esticar demais, pois alongar demais também machuca

antes de começar a tocar, o alongamento deve ser mais leve. so para aquecer mesmo

o alongamento sinistro, aquele que você realmente estica e consegue elasticidade, recomendo só no final das atividades

eltonbass
Veterano
# jul/06
· votar


leoguima
noss
ser autoditada é trash...

leoguima
Veterano
# jul/06
· votar


eltonbass,[

Totalmente! Infelizmente, tenho que correr atrás...
O lado bom é que consegui desenvolver coisas que acho que nunca desenvolveria tocando com professor acompanhando, por exemplo, tocar com mais dedos na mão direita, porém estou corrigindo o posicionamento da mão esquerda! :)

Aliás, só uma correção ao que falei: Só NÃO baixe muito! (a ação das cordas).
Completando: Se vc tem uma pegada forte e não quer mudar, cordas c/ "pouca altura" podem trastejar c/ uma "pegada" forte. Eu, particulamente, não gosto das cordas "baixinhas", pois também não tenho a "mão leve". Porém, não gosto delas tão altas...cada um acha o seu ponto ideal a partir do jeito que toca.
Só lembrando que a ação das cordas também influenciam no som que vc está tirando do instrumento, como já falaram aqui!
Abs!

Sawamano
Veterano
# jul/06
· votar


Muito obrigado pessoal! Acho legal ver o pessoal contando as desventuras, pra ajudar a gente a não fazer bobagem :).

Meu baixo tem mesmo ação um pouco alta, mas o braço dele é confortavel (é um Condor BX-12).

Eu dei uma parada nos exercícios por causa das bolhas :P (acreditam que em 1 e pouco ano tocando, ainda não tinha dado bolhas? mas é a vida hehehe)

Bom, eu fiz uns exames da mão, e descobri que eu tenho uns ossos colados, logo na base da mão. Por causa disso, eu não tenho toda a mobilidade nas mãos (o que eu nunca havia percebido, pois também toco [mal] teclado e desenho razoavelmente faz muito tempo - mas que faz sentido quando eu lembro que minha letra é indecivravel hehe).

Mas isso só me deu mais incentivo para estudar! Estou parecendo louco, fazendo alongamento das mãos e dos dedos em todo lugar, esticando e puxando sempre que lembro :)

Eu esqueci de falar, eu faço aulas, mas moro num fim de mundo, e o unico professor que achei é mais guitarrista que baixista :(. Ele disse que não tem nada de errado na minha posição de treinar, mas eu sou meio perfeccionista de mais, e vou insistir nisso >:)

Bom, acho que um dos problemas é o meu tamanho: tenho quase 2m, e pra mim o baixo não é tãããão gitante assim :). As vezes, acho meu meus braços ficam pendendo, ou que sobra dedo =/

Não tem nenhuma foto de como segurar o baixo certo, principalmente a postura das costas, ombros e do braço esquerdo?


Muito obrigado pessoal :)

elvisinbrain
Veterano
# jul/06
· votar


apenas toque numa altura em que a mão esquerda e a direita não faça ângulo com o braço. dizendo melhor: ache uma posição onde você não dobre os pulsos

leoguima
Veterano
# jul/06
· votar


Concordo com o elvisbrain. É por aí...
Mas o seu problema é na mão esquerda, né? A da digitação? Baixe um pouco a ação das cordas. Veja se melhora! Mas leve num luthier pra que ele acerte isso e regule o baixo.
Sobre fotos, acho que vc pode achar milhares de fotos de baixistas espalhados pela net, mas vai ser um longo estudo pra vc tentar entender qual a posição correta pelas fotos. De qq modo, é uma tentativa.
Abs!

XaMBs
Veterano
# jul/06
· votar


Vcs nao axam q com as cordas nao tao baixas o som sai mto mais "forte" e com um sustain mto maior?

nukebass
Veterano
# jul/06
· votar


XaMBs: "Vcs nao axam q com as cordas nao tao baixas o som sai mto mais "forte" e com um sustain mto maior?"

São muitas variáveis... com apenas o parâmetro "ação das cordas" você não pode dizer que vai ter isso. Com ceteza o timbre e o sustain mudam... mas vai depender de muitas outras coisas também, inclusive a própria pegada do instrumentista. Ou seja... a ação em si não muda a pegada e o timbre que o cara "extrai' do bass. Também deve-se levar em conta o que o cara vai tocar.

Na verdade é tudo (mais uma vez) uma questão um pouco pessoal... apesar de eu não achar saudável usar uma ação alta, prefiro dizer que a regulagem deve ser feita pra VOCÊ tocar ;-) Se você não sente desconforto com ação alta e adora o timbre e o sustain que essa regulagem proporciona, então vai fundo! ;-)

Tem um graaaaaande baixista da Motown chamado James Jamerson que NUNCA mudava as cordas porque gostava do timbre "morto" de cordas velhas... eu vou discutir com um mestre desses??? Hauehauehuae!!! Mas eu adoro som de cordas novinhas em folha! ;-)

leoguima
Veterano
# jul/06
· votar


Nukebass rulez!!!!

Outro exemplo além do James é o baixista do Cidade Negra, o Bino. Tínhamos o mesmo luthier, Cotia, e uma vez ele me mostrou um dos baixos do Bino não me lembro porquê. Falou que a única coisa que não podia mexer eram as cordas, pois pra ele o esquema era o mesmo do James: qto mais velhas, melhor.
Rapaz...as cordas estavam podres...mesmo!
Abs!

nukebass
Veterano
# jul/06
· votar


leoguima
Hehehe! Pra você ver né... tipo... acho que nenhum instrumento tem tantas características pessoais como o Baixo-Elétrico! Cada um usa de um jeito diferente, gosta de tocar numa posição diferente, quer usar cordas diferentes, afinações diferentes, pedais customizados, 4...5...6.....9 cordas! É por isso que cada dia que passa me preocupo menos e menos com equipamento e tento descobrir que SOM eu quero. Quando eu souber exatamente o que eu quero fazer eu vou atrás de um hardware que me permita isso ;-)

Abraço!

phstc
Veterano
# ago/06
· votar


O Bass Fitness que vc tem é pdf ou impresso?

XaMBs
Veterano
# ago/06
· votar


envia o metodo pra nos aewww uhuhuh

elvisinbrain
Veterano
# ago/06
· votar


O Bass Fitness que vc tem é pdf ou impresso?

adquira a apostila na academia pilates mais perto da sua casa

moog
Veterano
# ago/06 · Editado por: moog
· votar


http://rapidshare.de/files/23739378/Fitness_Baixo.zip

(by nukebass)

phstc
Veterano
# ago/06
· votar


animal cara valeu!!! vou tentar baixar!

Man Well
Veterano
# jan/07
· votar


aew, galerinha! podem enviar essa parada de novo? ahehaeuhe...
:^P

eltonbass
Veterano
# fev/07
· votar


podem enviar essa parada de novo?(2)
por favor!

eltonbass
Veterano
# fev/07
· votar


Man Well
ta upado la na Central de Downloads

pikxu
Veterano
# fev/07
· votar


Repare se vc na esta elevando muito o braço perto da casa 12...
e n deixe o seu braço ter contato direto com o corpo atravez do cotovelo

eltonbass
Veterano
# fev/07
· votar


pikxu
e n deixe o seu braço ter contato direto com o corpo atravez do cotovelo
por que?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dor na mão esquerda - metodo bass fitness