como abafar cordas no slap

    Autor Mensagem
    lagarto_se
    Veterano
    # jun/06


    galera,
    qual a melhor maneira de abafar as cordas durante o slap??
    comecei a estudar o slap it e estou com dificuldades
    por exemplo:
    o exemplo 3 da pagina 5 - quando toco na sequencia 3ª corda solta (T) e 4ª corda solta (T), a 3ª permanece vibrando
    qual a forma mais indicada pra abafar essa 3ª corda???
    abraço a todos!

    Guto EADG
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    lagarto_se

    com nesse caso com a mao esquerda. eu uso a palma da mao direita pra abafar tb.... descobre o teu melhor jeito...

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    lagarto_se

    A Maioria das vezes q o Slap IT manda abafar "X"... eh com a mão esquerda (se vc for destro claro)... eh soh abafar mesmo, de modo que saia um som percussivo...

    lagarto_se
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Guto EADG
    AnDerSon_BoLLo
    valeu pelas respostas

    vou continuar tentando levar o metodo que parece ser muito bom
    mas vou confessar que to tendo alguma dificuldade em abafar as cordas
    abafando com a esquerda as vezes acaba passando um harmonico

    abraço a todos!

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    as vezes acaba passando um harmonico

    isso eh normal... soh eh abafar em outro local no mesmo groove

    lagarto_se
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    sem querer ser chato, mais uma dúvida: DEAD NOTE!!!
    qual a melhor maneira de abafar???

    mais uma vez obrigado pela ajuda

    abraço a todos!

    maquiro
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    lagarto_se
    sem querer ser chato
    Não é chato não. Também tenho o Slap It e fiquei com as mesmas dúvidas. Acho que faltou explicar esse importante detalhe. Esse tópico deve ajudar a bastante gente.

    marcioazzarini
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    lagarto_se
    maquiro
    DEAD NOTE!!!
    qual a melhor maneira de abafar???


    Com a mão esquerda (se for destro), pressionando levemente a corda desejada, para proporcionar apenas o som percussivo da nota.

    Viperbass
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    E ae galera!
    Pra quem quiser ver como deve ser executada esta tecnica, existe um video no site da Warwick, pra quem quiser ver o endereço esta abaixo, se eu não me engano é a "lesson 13":

    http://www.warwickbass.com/basssurvival101/lesson_home.htm

    Façam bom proveito!

    maquiro
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    marcioazzarini
    Viperbass
    A minha dúvida maior é como abafar o som do "Thumb". É como o lagarto-se falou:
    quando toco na sequencia 3ª corda solta (T) e 4ª corda solta (T), a 3ª permanece vibrando
    Se tentar abafar com a mão esquerda vai sair o som do dedo "chegando" na corda. Estou usando a lateral da mão direita, mas minha técnica ainda não está perfeita. Queria, contudo, saber se estou no caminho certo.

    marcioazzarini
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    maquiro

    O legal é abafar com a mão esquerda mesmo, pq vc fica com a mão direita completamente livre para executar novos movimentos, mas existem muitos casos onde o abafamento pode ser realizado tbm com a direita. Cada caso é um caso, e cada músico deve adaptar-se da maneira q se sentir mais confortável.

    Abraços!

    MaurícioLeite
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    um complementozinho besteira heheh

    abafar c a mao esquerda com um parte da mao na corda jah e onde vc ta tocando c o dedo, pq se for abafar c o dedo sai o harmonico dependendo da casa.

    Guto EADG
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    A Maioria das vezes q o Slap IT manda abafar "X"... eh com a mão esquerda (se vc for destro claro)... eh soh abafar mesmo, de modo que saia um som percussivo...

    ele nao quis dizer pra dar a dead note.. ele quis dizer abafar pra nao deixar a corda soando mesmo... mais facil com a mao esquerda. eu uso a lateral da direita qndo tenho q tocar umas notas mortas mesmo.

    lagarto_se
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Viperbass
    vi os videos da lição 13 mas não consegui ver como ele abafa a dead note
    mas valeu pra conhecer o site

    MaurícioLeite
    pq se for abafar c o dedo sai o harmonico dependendo da casa
    é isso que ta pegando
    os exercicios que eu fiz eram todos na região da 5ª casa
    isso ta fazendo com que o abafamento com a mão direita dê mais resultado

    obrigado pelas dicas
    abraço a todos!

    marcioazzarini
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    lagarto_se
    os exercicios que eu fiz eram todos na região da 5ª casa
    isso ta fazendo com que o abafamento com a mão direita dê mais resultado


    Tem um truque pra que isso não aconteça: evite abafar exatamente em cima da traste. Procure abafar mais para o centro das casas. Se mesmo assim continuar a sobrar os harmônicos, utilize a mão esquerda mais espalmada sobre as cordas.

    Abraço!

    maquiro
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Eu tô fazendo mais ou menos assim: depois do Thumb, quando viro o pulso pra fazer o Pop, deixo a lateral da mão direita abafar as cordas mais graves. Para Thumbs seguidos nas 3º e 4º cordas, por exemplo, fica mais difícil abafar só uma corda, aí o jeito é usar a mão esquerda.
    Como já disse, ainda não domino essa técnica, mais tem parecido ser mais fácil de fazer.

    marcioazzarini
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    maquiro

    Sei lá cara... Já q vc ta no começo do aprendizado do slap, tenta fazer da maneira mais usual, q é abafando com a mão esquerda mesmo, pra vc ficar sem vício nenhum. Mas não tem problema nenhum em vc se adaptar á técnica tbm, criando seu prórpio estilo. Só avalie o que será mais proveitoso para você no futuro.

    Abraços!

    maquiro
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    marcioazzarini
    Você tem razão. A hora de de fazer certo é agora, pra não viciar no erro. Vou começar a tentar usar os dedos livre da mão esquerda pra abafar as cordas.
    Obrigado pelas dicas. Abraço.

    maquiro
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    marcioazzarini
    Outra coisa: veja no outro tópico que acabo de receber meu SX SJB75. O bicho parece que pede pra gente fazer uns slaps, ainda mais com as cordas estalando de novas. Vou aproveitar a euforia do brinquedo novo pra aprimorar minha técnica.
    Abraço.

    marcioazzarini
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    maquiro

    Isso é real mesmo.. O bicho pede slap... hehehe

    Pra vc ter uma idéia, já teve show em q eu levei ele como segundo baixo, pra tocar umas 5 músicas do set, e acabei fazendo mais da metade do show com ele... hehehe

    Abraço!

    jkdias
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    lagarto_se

    Abafa com a mão esquerda usando mais de um dedo por corda, tipo abre a mão em cima da corda mesmo. Mesmo que dê um harmônico em uma casa, o outro dedo abafa.

    lagarto_se
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    como o maquiro / marcioazzarani falaram, A hora de de fazer certo é agora, pra não viciar no erro
    vou tentar usar a esquerda sempre que for possível.

    já ouvi um baixista afirmar que "o som do slap sempre tem um pouco de sujeira mesmo"
    vocês concordam com isso????

    agradeço a todos pelas dicas

    abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como abafar cordas no slap