Vcs preferem baixo de 4, 5 ou 6 cordas e pq?

Autor Mensagem
jkdias
Veterano
# abr/08
· votar


renato

Ai pessoal ....já vi que neste forum tem muita gente que não entende nada de baixo, quem nei deve saber o que é uma captação ativa ou passiva e suas diferença...

muitas que gente que me ouve tocando solo me pegunta que efeito que to usando na guitarra ou no violão mas na verdade eu estava fazendo os acoredes no baixo...

Agora se o cara não entende nada como os cara da primeira pagina ...pode larga mão .


cara, vc é bom mesmo hein...

denismonteiro
Veterano
# abr/08
· votar


renato
Ai pessoal ....já vi que neste forum tem muita gente que não entende nada de baixo, quem nei deve saber o que é uma captação ativa ou passiva e suas diferença...
E principalmete deve que nei sabe os nomes das cordas de um baixo de 4 , 5 e 6 .. e pricipalmete as sua funções..


normal né! tem gente que tá começando, tem pessoal que conhece o básico, entusiastas, músicos profissionais... isso é um fórum aberto a todos os níveis, e cabe a todos nós compartilhar o conhecimento seja qual nível for...

Will Piasecki
Veterano
# abr/08
· votar


renato

É importante, além de compartilhar o conhecimento (como o denismonteiro mencionou), é legal até drenar alguns preconceitos... Semana passada tive um incidente que até preferi ficar quieto, em que um cara começou a falar mal de baixos ativos e com mais de 5 cordas...

Este cara tem um jazz bass, enquanto eu tenho um de 5 cordas e ativo, aquele velho papo de que o ativo "mata" o som original do baixo... Na boa, qualé a do cara? Isso pra mim é pseudo-purismo, se quiser som de baixo baixo mesmo, vá pro original, um baixo acústico ué, e não fica nessa pentelhação, só de ter captação (passiva ou ativa) já fica com um som alterado, diferente do original, que é acústico, então qualé a ponto de uma opiniao como esta? Daqui a pouco o preconceito será dos detentores de baixo ativo quanto a captação lightwave? Por favor...

E respondendo ao tópico, prefiro 6 cordas... tive um por pouco tempo e achei um tesao, depois tive que reacostumar com 5 cordas pois tive que devolver o bichao... Mas pra slap 4 ou 5 cordas.

E é aquele esquema: o Wooten tira um p*ta som num baixo de 4, 5, 6... O Tony Levin destrói em um baixo de 3 cordas... Sabe como é né, talento tá no músico, não no instrumento.

makumbator
Moderador
# abr/08
· votar


Will Piasecki

Concordo com tudo. Inclusive, se for levar esse purismo ao extremo, não pode usar nem captação no contrabaixo acústico(o que em orquestra não se usa, uma vez que há um naipe de 4 a 12 baixos dependendo do conjunto, mas em música popular fica inviável para um acústico em pizz competir com piano, bateria, metais sem captador...). Na verdade nem microfone seria possível usar(afinal, por mais flat que seja, sempre altera), no fim das contas só se poderia ouvir música ao vivo e sem nenhuma amplificação...

respondendo ao tópico: Baixo de 6. Mas não faço pouco caso dos de 5 ou de 4.

Sabe como é né, talento tá no músico, não no instrumento

Com certeza, afinal pelo próprio nome, o que tocamos se chama instrumento(ou seja, que serve para transmitir aos demais o som interno de cada um), não é mais do que isso!

Will Piasecki
Veterano
# abr/08
· votar


makumbator

Valeu pelo apoio =). Vc concorda que é uma realidade, não? Sempre tem esse preconceito do ativo perante o passivo... Daqui a pouco vai ser desse lightwave, ou quem sabe até do piezo!

makumbator
Moderador
# abr/08 · Editado por: makumbator
· votar


Will Piasecki

Pois é, o ativo é visto com demérito por muitos, que alegam que ele não mostra o som real do instrumento e blá, blá,blá... mas esse pessoal também não lembra que se o cara gostar do som do ativo(independente de ser o "som real do instrumento", ou seja lá o que for) tem mais é que usar! Meu baixo de 6 é ativo, e gosto muito. Já tive passivo e gostava muito também...vale tudo!

Galera não se lembra que não existe esse "som real do instrumento", uma vez que ele não se dá no vácuo. Em um intrumento elétrico há a interferência do amplificador, caixa, cabos, captadores, pré, madeira, etc...TUDO faz parte da sonoridade do instrumento. Além do que já afeta qualquer instrumento: acústica do ambiente, músico que o toca, etc...

denismonteiro
Veterano
# abr/08
· votar


conehc
28/nov/02 11:39
28/out/03 11:20
24/jan/05 20:07
12/jun/05 14:27
23/fev/07 21:43
15/mai/07 10:32
esse topico nao morre nunca mais...


não mesmo!

3/abr/08 09:26

makumbator
Moderador
# abr/08
· votar


denismonteiro

Não permitiremos que morra!!!!!!

Esse tópico é da época em que nem existia ativo de baixo ainda...hehehe!!!

Will Piasecki
Veterano
# abr/08
· votar


denismonteiro

ahauhhauhauhauhauhahuahua!!

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# abr/08
· votar


makumbator
Will Piasecki

hoje em dia nem existe muito "som real do instrumento", depois (ou não) da gravação é colocado tanto filtro/pedal pra embelezar ou ateh piorar que nem existe mais isso de som real...
e outra essa de "som real" eh loucura, ateh os melhores baixos passivos sempre melhoram se souber utilizar a tecnologia hoje existente... acho que não existe som real e sim baixos diferentes e com isso sons diferentes...

em um intrumento elétrico há a interferência do amplificador, caixa, cabos, captadores, pré, madeira, etc...TUDO faz parte da sonoridade do instrumento. Além do que já afeta qualquer instrumento: acústica do ambiente, músico que o toca, etc... (2)

VeEh
Veterano
# abr/08
· votar


AnDerSon_BoLLo
Concordo voce!
eu uso um squier de 4 cordas passivo.
poderia ser considerado um "purista" se eu não ligasse depois do meu baixo eu ligo um limiter, um equalizer e um BDI!
RSSSSS

Respondendo ao tópico:
eu prefiro baixos de 4 e 5 cordas.
não que eu não goste do de 6 cordas, é que eu acho um baixo de 6 cordas mais condisente na posição de solista...
mas eu tenho que admitir que fazer uns acordes no baixo de 6 cordas fica lindão!
Rssss

Abraço galera!

Will Piasecki
Veterano
# abr/08
· votar


AnDerSon_BoLLo

em um intrumento elétrico há a interferência do amplificador, caixa, cabos, captadores, pré, madeira, etc...TUDO faz parte da sonoridade do instrumento. Além do que já afeta qualquer instrumento: acústica do ambiente, músico que o toca, etc... (3)

VeEh

chords rlz!

allexcosta
Veterano
# abr/08
· votar


renato
Ai pessoal ....já vi que neste forum tem muita gente que não entende nada de baixo, quem nei deve saber o que é uma captação ativa ou passiva e suas diferença...
E principalmete deve que nei sabe os nomes das cordas de um baixo de 4 , 5 e 6 .. e pricipalmete as sua funções..


Q diabos seria "que nei"?

Will Piasecki
Veterano
# abr/08
· votar


allexcosta

acho que "que nem" só que com o nariz entupido

allexcosta
Veterano
# abr/08
· votar


Will Piasecki

Serah? Acho q ele tah falando do Ney Conceicao e colocou um "i" ao inves de "y".

Tipo: Que Ney deve saber que e uma captacao ativa...

Serah q acertei?

THE BASSMAN
Veterano
# abr/08
· votar


allexcosta

Çerá q nei entende pelo menus u portugueiz?

jkdias
Veterano
# abr/08
· votar


allexcosta
THE BASSMAN
Will Piasecki

hahaha

Rdg Bass
Veterano
# abr/08
· votar


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

DotCom
Veterano
# ago/08
· votar


augustosousa10
Sei... é um iBANez.

dibass
Veterano
# ago/08
· votar


4 cordas pra slepera, e 6 cordas p jazz

Diino
Veterano
# ago/08
· votar


baixo?
Prefiro o de 9 cordas.

DotCom
Veterano
# ago/08
· votar


prefiro o de 10... fretless, claro.

http://www.jerzydrozdbasses.com/yvescarbonne.htm

luckie
Veterano
# ago/08 · Editado por: luckie
· votar


Eu prefiro o baixo de 4 cordas, acho mais confortavel e como tenho problemas na coluna o baixo de 5 ou mais cordas acaba me causando dores muito chatas por causa do peso e do esforço maior exigido em termos ergonomicos. Quanto a sonoridade, acho os de 4, 5, 6 ótimos, cada um tem uma dinamica impar e servem como instrumentos para a expressão, portanto, não há melhor ou pior. Amo o contrabaixo, seja ele de 4c, 5c, 6c, +de6c, fletless, acústico, enfim cada um tem um timbre e uma sonoridade única e apaixonante...!!

Aproveitando, sabem me indicar um baixo de 5 cordas que tenha um corpo mais "compacto" e um braço com menor largura (não me importo das cordas serem muito proximas uma das outras)???... Algum nestas configurações talvez seria mais confortavel pra mim e não cause as dores habituais.... e gostaria muito de adquirir um baixo de 5c...

Outra dúvida, posso colocar um jogo de cordas de baixo de 5c em um de 4 deixando de fora a corda G? O instrumento aguenta a tensão? Necessita de alguma regulagem?

Valeu pessoal!!
PS: desculpem postar perguntas áo inves de só responder ao tópico...

makumbator
Moderador
# ago/08
· votar


luckie

Tente os Washburn da linha XB, são os instrumentos de linha regular com menor espaçamento entre as cordas, e por conseqüência, o braço fica mais estreito. Entretanto, atrapalha um pouco para slap, mas nada impossível. Tenho um Washburn bantam XB-600 de 6 cordas, e o devido ao menor espaçamento entre as cordas, o braço dele fica do tamanho da maioria dos modelos de 5 cordas de outras marcas. Para pizz, linhas de acordes, etc... fica muito confortável para tocar. Um de 5 cordas dessa linha, vai ficar com o tamanho próximo dos modelos de 4 cordas da maioria das outras marcas.

Outra dúvida, posso colocar um jogo de cordas de baixo de 5c em um de 4 deixando de fora a corda G? O instrumento aguenta a tensão? Necessita de alguma regulagem?

Talvez, mas vc tem que ver analisar calibre de cada corda em particular, e não se o jogo é de 4, 5 ou 6 cordas. Seria melhor comprar um jogo extra leve de 5 cordas(para não forçar muito), mas mesmo assim, talvez possa ser necessário compensar no tensor alguma coisa. A única maneira é testar e esperar o encordoamento assentar no braço. Lembrando, que ao contrário do senso comum, a corda de maior tensão em jogos normais de baixo de 4, 5 ou 6 cordas é a corda D(mesmo que a maioria pense ser a E no de 4 cordas, ou B no de 5 e 6 cordas).

luckie
Veterano
# ago/08
· votar


makumbator

Obrigado pela dica, vou procurar conhecer essa linha da Washburn, o que preciso é exatamente um baixo assim, cinco cordas mas com conforto no pizzicato, nos acordes e nas conduções...

Quanto a troca de jogo de cordas, vou fazer o teste com os cuidados apontados por você!! Vamo ver no que da!rsrsrs
Não sabia que a corda é que causa maior tensão... poxa, vivendo e aprendendo...

Qual a sonoridade dessa linha bantam? São ativos?
E o modelo Force, vc conhece? Eles tbm possuem essa opção?

Valeu!!!!!!!!!

makumbator
Moderador
# ago/08
· votar


luckie

A série Bantam da Washburn tem circuito ativo, bem legal inclusive, levando-se em conta que o instrumento não é muito caro. Eles tem dois captadores humb(estilo soapbar), e são versáteis em termos sonoros. O meu tem upgrade(ferragens gotoh e ativo Bartolini de 2 bandas), mas as ferragen originais são muito boas(na verdade troquei porque já tinha as ferragens Gotoh compradas para um baixo de luthier que não saiu). O ativo da Bartolini deu um up no som do baixo, mas o original era bom também, tanto que vendi para um amigo colocar em um baixo dele(também troquei o ativo por já o ter aqui em casa parado, para o tal baixo de luthier).

E o modelo Force, vc conhece

Só vi pela internet, em fotos, mas nunca pequei em um para testar ou analisar melhor.


Quanto a troca de jogo de cordas, vou fazer o teste com os cuidados apontados por você!! Vamo ver no que da!rsrsrs

Tenta um encordoamento bem leve para 5 cordas, como esse aqui, da S.I.T. :

http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-3824-Encordoamen to_SIT_NR540120L_Pro_Light_5_Cordas__040__120_para_Contra_Baixo


É uma boa marca, não muito cara(menos de 50 reais se pagar a vista), perfeita para vc testar essa configuração.

Lembrando também, que pode ser necessário lixar para abrir um pouco os sulcos do nut, uma vez que ele receberá cordas mais grossas que o normal. Mas se usar tensão extra leve de 5 cordas, talvez não seja preciso lixar, ou lixar menos.

eomer
Veterano
# ago/08
· votar


luckie
so mais uma dica de baixo com corpo compacto, seria o BC-500 da condor, so não sei te informar quanto ao espaçamento entre as cordas, mas o corpo é bem leve

luckie
Veterano
# ago/08
· votar


makumbator
Valeu pelas dicas cara, vou ver se encontro um Washburn nestas caracteristicas para testar.
Quanto ao jogo de cordas o preço ta bacana, vou providenciar um jogo pra ver no que dá. Só uma dúvida: a tensão extra leve reproduz o grave da corda Si como o "conhecemos" ou por ser leve tende a não ser tão grave?

eomer
Esse baixo eu já vi em uma loja por aqui, achei bonito, só não tive a oportunidade de testá-lo... assim que der pretendo tocar num destes pra ver se o conforto e tocabilidade.
Obrigado pela dica!!

ofuscapreto
Veterano
# mai/11 · Editado por: ofuscapreto
· votar


Quanta m**** que falaram nesse tópico (não todo mundo, claro). Lamentável.

Baixo de 4 cordas é mais comum, por isso tem tanto cara bom que usa baixo de 4 cordas (assim como tem muito cara tosquera), mas o baixo de 5 cordas te proporciona mais graves. Já o de 6, te proporciona os graves do de 5 e mais agudos também (porque tem uma corda mais aguda). É só uma questão do som que você quer tirar. Não tem nada a ver com ser bom ou ser ruim.

Às vezes, eu tenho vergonha dos músicos.

Sanlopo
Veterano
# mai/11
· votar


O cara que é foda toca no baixo de uma corda, hehehe...

4 cordas é o suficiente!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vcs preferem baixo de 4, 5 ou 6 cordas e pq?