Vcs preferem baixo de 4, 5 ou 6 cordas e pq?

Autor Mensagem
jrcintra
Veterano
# out/03
· votar


Q ridiculo , os kra aki disputando pra v qm tem o idolo q toca mais
awheuawheuawe "nao , q o celso pixinga nem toca nda , flea na cabeça!!"
"flea??? esse kra eh um merda , o q rola eh steve harris"
aheuwaheuwahuewa
nem parecem baxistas,, c eh q sao..
ridiculo rotularem assim...c os grandes baxistas usam 4 cordas FODASE , awhuehwaewa eu ri mto qdo postaram isso...
como eh q o kra vai toca um heavy metal progressivo sem t no minimo 5 cordas.. precisa da corda SI... agora o kra nao vai usa o baxo pq um infeliz diz q baxo d 5 , 6 cordas eh coisa d pagodero??? wheuawheuhawe
em primero lugar , vai faze uma linha de baxo em cima dum pagode , samba , afoxe ou mpb tradicional!!!
tsk tsk

jrcintra
Veterano
# out/03
· votar


logico q esse exemplo q eu dei do metal progressivo tem excessoes , nao eh todo mundu que c da bem com 5 cordas e tal
pra tudu existem EXCESSOES e PREFERENCIAS

pagode alto astral
Veterano
# out/03
· votar


como eh q o kra vai toca um heavy metal progressivo sem t no minimo 5 cordas.. precisa da corda SI...

Paganini tocava tudo em 1 corda só.Ele arrebentava de propósito as cordas do violino pra se exibir e ter uma só para tudo.

Se vc se garante toca tudo em 4 cordas sim. Afinal PRA QUE EXISTE OITAVAS?

maggie
Veterana
# out/03
· votar


pagode alto astral
Paganini tocava tudo em 1 corda só.Ele arrebentava de propósito as cordas do violino pra se exibir e ter uma só para tudo.
Ah, pra mim também é moleza! hehe

Nem dá pra comparar né pagodão?
Mas também dizer que só consegue tocar tal música com tal baixo é phoda.

pagode alto astral
Veterano
# out/03
· votar


maggie

Nem dá pra comparar né pagodão?

usei um caso extremo pra exemplificar pro cara o que é possível.


jrcintra
outra coisa, para suprir falta de cordas , modifica tua afinação.

maggie
Veterana
# out/03
· votar


pagode alto astral
outra coisa, para suprir falta de cordas , modifica tua afinação.

Isso é pra experts.

O Yamandu por exemplo faz isso no violão. Eu já tentei, arrebentei 2 cordas.

vincinate
Veterano
# out/03
· votar


com um 4c da pra fazer muita coisa mas pra solistas o melhor mesmo eh o 6c eu tenho os dois mas uso mais o de 4c eh o meu preferido o de 6c eu uso mais pra solos...

NESCAU
Veterano
# out/03
· votar


bom eu sempre toquei em 4 cordas, mas pelo fato de eu tocar baile, a presença de uma 5ª corda foi muito exigida devido a modificaçao das tonalidades para se adequar aos registros de voz dos vocalistas e tb pq esses harmonia do samba da vida pedem muito, etc... desde entao eu toco com cinco cordas, me apaixonei por elas, e nao troco por nada, por isso to até vendendo o meu bass de 4 cordas.Qto ao uso das 6 cordas, em breve pretendo adquirir um bass assim.

nukebass
Veterano
# out/03
· votar


Nem 4, nem 5, nem 6 cordas!!!

BOM MESMO É TOCAR NUM DESSES:
http://www.stickist.com/modules/gallery/albums/sticks/SB8_Shedua.jpg
http://www.stickist.com/modules/gallery/albums/sticks/DSCF0017.jpg

Vejam como se toca(vídeo pequeno):
http://www.stick.com/method/greg_howard2.wmv

Overdoser
Veterano
# out/03
· votar


po, eu ia comprar um baixo 6 cordas... mas como é so pagodeiro que usa... vou ter que comprar um 4 cordas, pq eu sou um foda roqueiro que so escuta metal pesado

Rasputin
Veterano
# out/03
· votar


hahhhhhhauhauhu..........massa!
mais esse instrumento do video eh baixo mesmo?
tem qtas cordas?
o maior numero de cordas q eu vi num bass foi 8!

nukebass
Veterano
# out/03 · Editado por: nukebass
· votar


Rasputin
Isso é um "Chapman Stick"

Tem de 8, 10, e 12 cordas

www.stick.com

vincinate
Veterano
# out/03
· votar


Overdoser
o meu nada a ver eu sou rockerão tbm e uso um de 6c

vincinate
Veterano
# out/03
· votar


nukebass
poh achei show esse baixo; o baixista do aerosmith usa um desses na musica gotta love it do get a grip...

Rasputin
Veterano
# out/03 · Editado por: Rasputin
· votar


blz, valeu nukebass

Simeone
Veterano
# out/03
· votar


Gosto de 4 cordas, mas toco no de 5 e naum me adapto ao de 6. Baixo é pessoal. o Ney Conceução e o Sizão Machado utilizam o 6 cordas por se adptarem melhor a ele. Já vi o Arismar destruir tanto no de 4 como no de 6. Baixo é gosto, numero de cordas não faz ninguem melhor ou pior, vc só vai ter q se adaptar: 6 cordas - pensar verticalmente / 4 cordas - pensar horizontalmente. Na minha opinião, é assim. Abraços

Goofy
Veterano
# out/03
· votar


Só pq eu não me adapto com baixo 6 cordas um certo cara aí mandou eu ir fazer uma linha de baixo em cima de um pagode ou samba! Fala sério cara, eu me recuso a isso, é totalmente contra meus princípios, não sou capaz de tocar uma nota em cima de uma pagode!
Chega a um ponto q tem uns caras aí q acabam se tornando prostitutos da música, pq tocam o q pagam para eles tocar!
Aí vc se obriga a tocar axé, pagode e essas outras porcarias q tem por aí!
E querem ser os tais músicos mas só querem saber de tocar covers, ganhar dinheiro nas costas dos outros é fácil!

Gui
Veterano
# out/03
· votar


Tanto faz, eu uso o d 4 cordas, já toquei em baixos de 5 e de 6 cordas, é só c acostumar...mas c eu tivesse verba eu compraria um de 6 cordas...

pagode alto astral
Veterano
# out/03
· votar


Goofy

Cara, samba é uma coisa muito fina e tradicional.
Pagode desses de modinha é outra coisa bem diferente.

Goofy
Veterano
# out/03
· votar


Isso eu tô ligado e tiro o chapeu pra esses caras q tocam mpb e bossa nova, é muito foda!

Goofy
Veterano
# out/03
· votar


mas não sei pq, não consigo gostar daquele pixinga!

leoguima
Veterano
# out/03
· votar


Bom, prefiro 4 cordas, mas penso em mudar para 5 algum dia. Por enquanto vou mudando a afinação do instrumento, pois o máximo que "precisei" foi de um Mi bemol.

Um questão: Quem toca num baixo de 4 cordas, normalmente se enrola quando pega um 5 ou 6c de cara. Acontece o mesmo ao contrário? Quando alguém que toque com 5c, pega um baixo de 4c?

Thiago Honda
Veterano
# out/03
· votar


Velho.......melhor um de 4.....e tradicao de anos ..hehehe.........zuera......escolha ai o q ce acha melhor[b][/b]

canhoto 5
Veterano
# jan/05
· votar


a grande verdade que os melhores e mais criativos baixistas do mundo, podem usar baixo de 5,6, 7 etc... mnas preferem o de 4 cordas

caiquedourado
Veterano
# jan/05
· votar


Já assistiram a um Workshop do Nico Assumpção?

Ele defendia o baixo de 6 cordas, isso porque esse tipo de baixo te dá um dominio de harmonia que normalmente os baixistas não tem, vc pode colocar acordes abertos ou fechados, vc passa a dominar harmonia! mesmo que não utilize a corda aguda! os acordes não embolam de jeito nehum!

Deem uma conferida no Material dele! com certeza um dos melhore baixistas do mundo, quem quiser baixar alguns solos deles o endereço é: http://www.assumpcao.com/solosp.htm

Um Abraço! confiram se ele é pagodeiro!

Caique Dourado

canhoto 5
Veterano
# fev/05
· votar


[b]nukebass o braço do seu baixo é igual a uma tabua de passar roupas.

andersondko
Veterano
# fev/05
· votar


Percebo que os de 6 cordas são mais utilizados por quem toca forró e axé, devido aqueles movimentos tipo "corda de baixo/corda de cima". Exs:
DO-SOL > DO-SOL > DO-SOL...
RE > RE-LA > LA-RE > RE-LA...
DO > DO-MI-SOL > DO > DO-MI-SOL...

Prefiro os de 4 cordas

Squire
Veterano
# fev/05
· votar


nossa senhora, aquilo la do video não é um baixo, é um violãocelo com guitarra!!! meu deus, o cara tirou som de guitarra e baixo ao mesmo tempo! mto doido!

marcioazzarini
Veterano
# fev/05
· votar


andersondko


Isso se chama 5ª Invertida.

Percebo que os de 6 cordas são mais utilizados por quem toca forró e axé,
Não precede não... Baixos de 6 cordas são utilizados mais em MP3, ou por baixistas que exploram mais solos e acordes.

glauber
Veterano
# fev/05
· votar


Meu ex-professor de baixo, tem um condor bc-6000, e toca jazz...
O baixista do Angra, Felipe Andreoli, usa um D'alegria de 6 cordas...
O Nico Assumpção: adivinhem?? 6 cordas...

O Luis Mariutti, usa um music man de 5 cordas...
O baixista de uma banda pop daqui de valinhos, o Maresya, usa um condor Music Man de 5 cordas...
O Chanpignon (é assim q escreve?) usa um Music Man de 5 cordas tb...

Cliff Burton usava rickenbaker's, alembic's, e aria's pro de 4 cordas
Jaco Pastorius (que Deus o tenha em um lugar perfeito), usava um Fender de 4 cordas
O Flea usa baixos de 4 cordas também...

O que eu estou querendo dizer, é que baixistas de estilos diferentes podem usar baixos iguais.
(se eu coloquei esses baixistas, é porque eu não lembro outros agora)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vcs preferem baixo de 4, 5 ou 6 cordas e pq?