Dúvida sobre notas ( já utilizei a busca )

    Autor Mensagem
    Nimrod
    Veterano
    # dez/11


    Boa tarde pessoal,

    Sou um "analfabeto funciona" de contrabaixo. A tempos venho estudado para sanar uma dúvida bem antiga, mas não consegui ainda...

    Por exemplo: No estúdio, você se depara com uma música que todas da banda conhecem, menos você, e o vocalista fala: " a linha é simples, é A, B, D, E). Lembrando que você nunca ouviu a música. Ai vem a dúvida: qual são as notas específicas ? Porque assim, temos o E(Mizona) e o E(7ªcasa corda A), qual eu usaria ? Oque eu precisaria para saber qual usar ?

    Tenho estudado campo harmônico, mas essa é uma das minhas maiores dúvidas. Estudei a escala, e meio que aprendi como encontrar a 3ª,5ª,7ª,8ª
    ou acho que sei.

    Gostaria que algum de vocês me ajudassem, isso já está corroendo minha mente !

    Obrigado !

    Osvaldojr
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Osvaldojr
    · votar


    Porque assim, temos o E(Mizona) e o E(7ªcasa corda A), qual eu usaria ? Oque eu precisaria para saber qual usar ?

    qualquer nota Mi, tanto faz, a mizona ou uma oitava acima ( que seria a E na 7 casa da la ) ou a Mi na segunda casa da Re...ou ainda a Mi na 9 casa da Sol....
    ou usar um pouco de cada ao mesmo tempo....não tem uma regra....apenas a percepção sua do que está acontecendo....
    e usar o campo harmônico para inserir mais notas no meio do ritmo....no caso de uma sequencia de A-B-D-E , vc pode analizar o A-B como sendo quarto e quinto graus do campo harmônico de E maior, e D-E sendo quarto e quinto grau do campo harmonico de A....

    Nimrod
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Osvaldojr

    Cara, até esse seu raciocínio eu havia chegado, mas como você sabe qual é a 8ª do E ? E como você mencionou, como vai ser o Mi na 9 casa da Sol ?

    kiki
    Moderador
    # dez/11 · Editado por: kiki
    · votar


    regra universal do fórum: sempre que alguém diz no titulo ou no tópico "já usei a busca", o assunto já foi debatido.

    a questão é que voce não saberia nem como procurar, com que nomes buscar. mas eu já vi esse assunto debatido milhares de vezes.

    1
    Por exemplo: No estúdio, você se depara com uma música que todas da banda conhecem, menos você, e o vocalista fala: " a linha é simples, é A, B, D, E). Lembrando que você nunca ouviu a música. Ai vem a dúvida: qual são as notas específicas ? Porque assim, temos o E(Mizona) e o E(7ªcasa corda A), qual eu usaria ? Oque eu precisaria para saber qual usar ?
    a que voce quiser.
    qualquer um dos MIs que voce usar estará certo.

    pode estar diferente da musica original, mas nao vai estar errado.
    a não ser que voce ouça o arranjo original, nao tem como voce adivinhar.

    essa questao se estende pra outra: o que mais voce pode tocar além do bordão?
    se a harmonia toca E, voce nao precisa necessariamente bater um mi no baixo, voce tem mil opções do que fazer.
    pode fazer arpejos, pode inventar um walking bass, etc...

    2
    Tenho estudado campo harmônico, mas essa é uma das minhas maiores dúvidas. Estudei a escala, e meio que aprendi como encontrar a 3ª,5ª,7ª,8ª
    ou acho que sei.


    se acha, entao precisa estudar mais.
    achar as notas da escala tem que ser algo automatico.

    por exemplo, toda vez que a musica estiver num acorde (por exemplo o E), voce tem que visualizar automaticamente onde está o acorde E no baixo, ou seja, sua tonica, 3a e 5a.
    ex:

    E G
    G---------1-4----------4-7--------------
    D-------2------------5------------------
    A-----2----------2-5--------------------
    E-0-4----------3------------------------


    Nimrod
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    kiki
    Então, mas mesmo vendo todos os debates eu não entendi, e infelizmente continuo não entendendo. Você poderia me explicar o esquema que você fez ?


    E G
    G---------1-4----------4-7--------------
    D-------2------------5------------------
    A-----2----------2-5--------------------
    E-0-4----------3------------------------

    Acima significa : tônica, 3ª, 5ª, mas e dps se repete ?

    Obrigado pela ajuda !

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    Nimrod
    Então, mas mesmo vendo todos os debates eu não entendi, e infelizmente continuo não entendendo.
    sobre sua duvida das oitavas: tanto faz. toque a que achar melhor.

    Acima significa : tônica, 3ª, 5ª, mas e dps se repete ?
    é

    eu desenhei onde ficam as notas dos acordes E (mi maior) e G (sol maior).
    cada triade (tonica, terça maior e quinta) esta representado duas vezes (poderia ate ter mais).
    enquanto tem alguem (por exemplo o violao) tocando um E, voce poderia brincar à vontade nessas notas que ta relativamente "seguro", por que todas estão dentro do acorde.
    é importantissimo todo baixista saber isso muito bem, pois é nessa hora que o baixo começa a dar uma cara pra musica.

    Nimrod
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    kiki
    Obrigado pela instrução e pelo seu tempo !

    Osvaldojr
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cara, até esse seu raciocínio eu havia chegado, mas como você sabe qual é a 8ª do E ? E como você mencionou, como vai ser o Mi na 9 casa da Sol ?

    Como vai ser o mi na nona casa da corda sol , como assim???
    é só colocar o dedo lá na nona casa e tocar que sairá a nota mi :-)
    vc tem que decorar o nome de cada nota na escala inteira do baixo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre notas ( já utilizei a busca )