Altura e volume dos captadores de um jazz bass

    Autor Mensagem
    conehc
    Veterano
    # abr/06


    Olá membros do forum... finalmente comprei meu shelter JB... Problema q eh dai que começam alguns problemas com a regulagem... Antes que alguem fale, eu usei a busca e nao encontrei mta informação relevante q respeito do assunto.

    a regulagem de fabrica dele tava com o tensor mto apertado, as primeiras casas tavam trastejando mto.. soltei o tensou 1/4 de volta, melhorou pelo menos no trastejamento, nao ta mais nada trastejando, mas agora o baixo ta com o braço retinho... Tive que deixar as cordas com uns (altura) 5mm na 12 casa e 6mm na ultima... mas ta bom, ja me acostumei com a pegada dele... acho que ta bom agora... (mas mesmo assim fiquei puto, pq meu tonante tinha 3mm de altura na 12 casa e nao trastejava em nenhuma casa... alem de o braço nao ser empenado, ter peso, e tar com as mesmas cordas a 4 anos q ate hoje nao tem um pingo de ferrugem e continuam dando som, mas deixa isso pra la q eh outra historia)

    agora, com relação aos captadores JJ... tipo, os 2 tem q ter a mesma altura? eu tava reparando que ta dando uma diferença pequena de volume entre o da ponte e o do braço... isso eh normal?

    Ensaiei com minha banda hoje, e primeiro ajustei a altura dos captadores de modo q todas as cordas dessem o mesmo volume (a E tava mais baixa q as demais), ai depois, percebi q o cap da ponte tava um pouco mais baixo, fui regulando os 2 ate darem o mesmo volume, mas qdo eu começava a tocar e alternava entre eles, o da ponte dava menos som (ou peso).

    Nunca tive um JB... (apenas PB's q eu pegava emprestado pra regular e devolvia um mes depois.... (a regulagem dos cap do PB eh bem mais facil!) Assim, surgiu essa duvida em relação ao volume deles.... E outra, q altura media (em mm) eu devo deixa-los para nao perder mtas frequencias? Atualmente ta a 4 na ponte e 6 no braço.

    Obrigado por ficar falando besteira, e desculpe ai!

    Outra duvida: gostei bastante do baixo, achei legal o acabamento, a ponte nao gostei, as tarrachas seguraram a afinação... os pots sao ums !@#$% e os caps meia boca.... o q eu troco primeiro? (tendo em vista q vou ter esse baixo pelo menos por mais uns 4 anos antes de eu pensar em trocar)

    THE BASSMAN
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    OPS! Meu, como todo mundo ja sabem leva o baixo p uma primeira regulada geral ( setup) num luthier de sua confiança! muitas vezes uma retifica de trastes e necessaria!
    Caramba, me fala pq achou os pots ruins heim?? os captadores, nao sao di marzios ow seymours, mas seguram bem o tranco!! realmente nao entendi isso!! mas vai la! eu troquei os captadores por 2 di marzio modelo J, de saida pq eu ja tinha eles na mao! realmente superiores! mas no resto nem mexi!
    toca um pokinho c ele, ve o q vcacha, mesmo pw captadores sao diferentes, so di marzio existem umas 3 ou 4 opcoes, veja la so site!
    um abraco cara!

    conehc
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    THE BASSMAN
    achei os pots ruins pq ele praticamente tem 3 posiçoes: aberto, 1/2 e fechado.... mas da pra quebrar o galho por um bom, mas um bom tempo mesmo....

    agora, sobre o luthier, o mais proximo da minha casa fica a uns 70km... moro no interior, nao tem luthier aki... ta certo q minha facul fica la (belo horizonte), mas eh foda levar ele la por enquanto pq to sem $$$$$... mas a regulagem que ta la agora (mudei ela pouco depois q escrevi esse post)... agora eh so a altura dos caps mesmo, mas isso ai eu ja decidi: vou guardar uma chave philips junto com o baixo pra ficar alterando a altura....

    agora, me fala ai, eh normal a diferança de volume e peso nos caps? pelo q eu vi, o cap da ponte satura mais facil nas notas agudas e quase nao da nenhum grave, enquanto o do braço tem bastante medio e um pouco de grave... mas de vez enquanto tenho a bela impressao q aquele cap da ponte nao serve pra nada... nunca tive jazz bass, primeira vez q toquei com um foi hoje, entao to estranhando um pouco... por isso q to pedindo a opniao de quem toca a mais tempo

    THE BASSMAN
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Blz mano! normalmente o cap da ponte vai te dar timbres mais agudos mesmo, tb deverao ser mais nitidos os soms, o cap vamos dizer do braco, vai pegar mais os graves e vai dar mais peso mesmo, mas isso nao e por consequnecia da altura deles, sim da posicao, eu nao sou expert, talvez um pokinho mais de experiencia q vc, ams nao suba muito os cap, principalmente o do braco para as cordas nao encostem nele numa pegada mais forte ou slap! o cap da ponte serve sim, na minha opiniao meu amigo, vc ainda nao se acostumou com o estilo Jazz bass, mas qdo acostumar, dificil largar viu!! vai testando!!
    ah! desculpa falar p ir a um luthier, isso parece obvio, mas muito nao fazem isso, e demoram muito p tirar o maximo do instrumento, ou as vezes nunca o fazem,um setup aki em sampa nao ta caro naum! acho q ai tb nao deve ser muito caro!! aki ta variando de 60 a 100 paus, mas o bx fica perfeito! acho q vale!
    abraco

    Flávio Lira
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Beleza brother

    Uo meu Jazz Bass (um tagima pastorius com custom shop 60'), o captador da ponte fica muito mais perto das cordas do que o do braço.

    É normal o da ponte dar menos volume, pois ali perto da ponte a amplitude de vibração da corda é menor. É só imaginar uma corda bamba de equilibrista, quando ele tá no meio da corda, ele balança bastante de um lado pro outro, enquanto que nos cantos a corda é mais estável. E o captador capta exatamente a vibração de um lado pro outro da corda.

    Quanto ao timbre, o do braço tem bem mais peso realmente, mas o da ponte te dá mais definição e punch.

    Esse negócio do potenciômetro acontece com o meu também, o volume abre todo de uma vez quase, no final da volta, né? Tem a ver com potenciômetros Logarítmicos e Lineares, mas no meu, mesmo botando os certos continua dando uma subida brusca no volume.

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: Gilberto Ribeiro
    · votar


    Vamos lá, por etapas. Talvez dê pra ajudar em alguma coisa. Lembre-se de que é apenas UMA OPINIÃO, e outros colegas podem pensar diferente. Em todo caso, o que escreverei é exatamente o que eu faria hoje se fosse voce.

    Respondendo por pontos:
    conehc
    1. 5mm na 12 casa e 6mm na ultima...
    GILBERTO - Braço com certeza ainda está fora do prumo e com as cordas altas. Mande teu instrumento para um luthier antes que voce faça alguma tolice e danifique permanentemente teu investimento.

    2. ja me acostumei com a pegada dele...
    GILBERTO - Mau sinal. Se o braço não está bem ajustado, ponte, captação, altura das cordas, e com tudo isso voce já está acostumado com a pegada ruim dele, não espere ter uma performance melhor que ruim. Voce poderá dar "murro em ponta de faca" perdendo tempo de estudo e progresso precioso, "malhando" em um instrumento ruim (por falta de ajuste).

    3. meu tonante tinha 3mm de altura na 12 casa e nao trastejava em nenhuma casa... alem de o braço nao ser empenado, ter peso, e tar com as mesmas cordas a 4 anos q ate hoje nao tem um pingo de ferrugem e continuam dando som, mas deixa isso pra la q eh outra historia)
    GILBERTO - "Deixa pra lá" não. Se voce tocava nas mesmas cordas a 4 anos e diz que elas te davam "peso", e comenta no post que estranha a "falta de peso" do captador da ponte, te digo sem medo de errar que voce se acostumou com um som velho, abafado de cordas surradas, ao ponto de mal distinguir as diferenças dos captadores dele. Agora que voce usa um instrumento novo (mesmo com o braço deixando a desejar), com as cordas novas voce consegue perceber a diferença entre os timbres. Voce caiu no mesmo êrro duas vezes. PRIMEIRO, acostumou-se com um som ruim de velhas cordas de 4 anos de guerra. Depois, acostumou-se com um braço precisando de ajuste. Te aconselho a rever conceitos se quiser progredir no aprendizado do instrumento.

    4. , os 2 tem q ter a mesma altura?
    GILBERTO - Sim e não, dependendo dos tipos de captação, anatomia do corpo do baixo e do resultado esperado pelo músico.

    5. eu tava reparando que ta dando uma diferença pequena de volume entre o da ponte e o do braço... isso eh normal?
    GILBERTO - Se são captadores IGUAIS, não é normal. Basta movê-los para baixo ou para cima, de acordo com o que se espera. Só lembre-se que ao aproximar a captação das cordas voce aumenta o volume E (*)"ENGORDA" o som.

    6. mas qdo eu começava a tocar e alternava entre eles, o da ponte dava menos som (ou peso).
    GILBERTO - Escrevi logo acima que peso (*...engorda o som...) e volume são definições diferentes. O Captador da ponte está fazendo o papel dele, dando um som mais médio e agudo, definindo assim o timbre dos captadores, equilibrando os graves e os agudos. Acontece que voce deve AINDA estar com sua referência no velho baixo com as cordas surradas de 4 anos. Jogue fora tua velha referência e reveja alguns conceitos, repito. Teu novo baixo "está certo" em relação aos graves e agudos x cap. da ponte e do braço. Em relação ao VOLUME, aí já é outra conversa.

    7. os pots sao ums !@#$% e os caps meia boca.... o q eu troco primeiro?
    GILBERTO - Troque sua disposição em fazer o upgrade pela disposição em encontrar o luthier que mora a 70 Km de sua casa. No interior isto não significa mais de uma hora de viagem. Esforce-se e procure o luthier. ELE TE DARÁ melhores conselhos do que qualquer um que não viu, não pegou e não tocou em teu instrumento.

    8. o luthier, o mais proximo da minha casa fica a uns 70km...
    GILBERTO - Esse é o cara, procure-o.

    Abraço

    Deus abençoe voce.

    conehc
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: conehc
    · votar


    Gilberto Ribeiro
    Valeu Gilberto, muito boas mesmo as dicas! Vou no luthier mes que vem pq to meio sem grana esse mes.... mas qto à altura das cordas, vou ver se nao mando abaixar mto, pq minha pegada eh um pouco mais forte, (ainda mais qdo to tocando com palheta), assim fica meio dificil de nao trastejar... a nao ser q eu desenvolva uma pegada diferente e mais calma...

    THE BASSMAN
    Cara, em bh, no luthier q eh um pouco mais famoso la, ele ta cobrando 75 pra dar uma regulada geral...

    No mais, valeu ai galera! quem tiver mais coisa pra falar compratilhe conosco ai...

    isaqueras
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Bem, no meu JB, costumo manter o capt do braço bem baixo pra poder abrir mais no cabeçote e o da ponte lá em cima pra prezar mais os agudos. Simples e eficar (pelomenos pra mim).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Altura e volume dos captadores de um jazz bass