fretless com escala clara

    Autor Mensagem
    LuCaSbass
    Veterano
    # mar/06


    galera, me de uma ajuda ai.
    estou pensando em pegar um fretless esse ano, e estou em duvida entre 2 baixos: o condor cjb-4 e o shelter SJB75(os dois com trastes, ai pediria para um luthier tirar)
    até ai tudo bem, andei pesquisando e dizem q o som do Shelter é bem melhor. Porém, ele tem escala clara... teria algum problema de transformá-lo em fretless, no quesito som( pq teria que passar um produto para proteger a escala neh)?
    Um abraço!

    marcioazzarini
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    LuCaSbass

    Olá amigo!

    Já tive um Giannini Jazz Bass Fretless, e o danado tinha escala clara... Com pouco tempo de uso, a escala ficou toda marcada, mesmo tomando cuidados como tocar com um pano preso na cintura pra limpar o suor da mão, etc... Mas não adiantou...

    Uma soluição seria envernizar a escala, porém, o verniz iria atrapalhar no timbre que eu gosto de fretless, pois com o verniz, a corda perde o contato direto com a madeira, e fica com muito brilho.

    EU não recomendo fretless em escala clara.

    Abraços!

    FBassist
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Inviável...

    Renato Dell
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    marcioazzarini
    Nem passando escova de dentes seca??

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Se você não se importar com a escala suja, vai em frente.

    LuCaSbass
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Rachmaninoff
    marcioazzarini
    valeu pela ajuda... mas e no som, a escala clara não influencia no 'ronco' do fretless?

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Nunca tive ou toquei um baixo fretless com escala clara. Todos baixos fretless que tive ou toquei tinham escala escura e encerrada.

    Realmente acho que escala envernizada para fretless náo deve ser legal. A corda pode escorregar e perder a sustentacáo. Mesmo que náo se importe com escala suja acho que um maple num baixo fretless seria uma incoerëncia, pois brilho, na minha opiniáo é o oposto da praia do fretless.

    Mas nunca tive a experiëncia real de tocar um fretless de escala clara e isso tudo é conjectura.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    LuCaSbass
    É até possível usar escala clara para fretless, mas o resultado será uma sujeira só, ademais ao se envernizar a escala ela torna-se "abafada", e o verniz (qualquer que seja ele), vai saindo, deixando o aspecto ainda pior.
    Mas mesmo com a escala escura eu recomendo firmemente o uso de encordoamentos "half" ou "flat-wound" para evitar danos à escala.
    Abç

    LuCaSbass
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    opa, valeu pela ajuda... estava pesquisando e talvez seria melhor pegar um fretless de fábrica ou mandar fazer. ai entrei num site de um luthier e ele usa os seguintes materiais:

    Madeiras: Ipê, / Marfim / Mogno / Cedro / Rochim e Imbúia.
    Captação: Kent Armstrong / Emg / Emg Hz / Bartolini / Bass line
    Circuito: Bqc / Bartolini
    Tarrachas: Condor / Gothoh.
    Ponte: Mono Raill / BB002 / BB405 / Gothoh

    qual seria a melhor combinação madeira/captação para um fretless?
    valeu

    marcioazzarini
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    LuCaSbass

    Aí está o grande segredo do universo! Não existe fórmula mágica, o que existe é o bom e velho GOSTO PESSOAL!

    Eu prefiro fretless com captação passiva, sem pré-amp, e uso mais o cap da ponte, com o pot de tone fechado.

    Mas aí vai do gosto de cada um.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a fretless com escala clara