Porque alguns Fender tem escala clara e outros escura?

    Autor Mensagem
    Caledonian
    Veterano
    # fev/09


    Porque alguns baixos Fender tem escala numa cor clara e outros numa cor mais escura?
    Existe diferenças de timbre nas madeiras mais clara e mais escura usadas na fabricação das escalas dos baixos Fender?

    jcbass
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Cara, depende da madeira que o fabricante usa!
    Sim, influecia muito na timbragem!!

    makumbator
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    Caledonian

    Vc está perguntando sobre diferenças naturais de coloração entre escalas de mesmo tipo de madeira, ou sua dúvida é sobre instrumentos com escala clara(como maple) e outros com escala escura de outro tipo(como jacarandá)?

    mum
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Caledonian
    Sim! No caso dos fender, as escalas escura são Rosewood, que puxam para o médio grave. As escalas claras são de Maple, que costumam puxar para médio agudo, e agudo.

    Caledonian
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    mum
    Sim! No caso dos fender, as escalas escura são Rosewood, que puxam para o médio grave. As escalas claras são de Maple, que costumam puxar para médio agudo, e agudo.
    Então é isso, ou seja, os dois tipos de madeiras mais usados pela Fender serem o Rosenwood e o Maple.
    É que, apesar de já ter tocados em vários, eu nunca tive um Fender meu mesmo, mas nesta semana estou recebendo um e a escala dele é escura. Então deve puxar mais para o grave, certo?

    Caledonian
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    makumbator
    Vc está perguntando sobre diferenças naturais de coloração entre escalas de mesmo tipo de madeira, ou sua dúvida é sobre instrumentos com escala clara(como maple) e outros com escala escura de outro tipo(como jacarandá)?
    Olá Makumbator, acho que o mum já esclareceu na resposta dele. Minha dúvida maior é sobre a segunda parte de sua réplica.
    O jacarandá também proporciona um timbre mais grave?

    makumbator
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    Caledonian

    É que, apesar de já ter tocados em vários, eu nunca tive um Fender meu mesmo, mas nesta semana estou recebendo um e a escala dele é escura. Então deve puxar mais para o grave, certo?

    Sim, mas lembre-se que muitos outros fatores influenciam: captação, amplificação, equalização, encordoamento, etc... mas de maneira geral, pode-se dizer que puxa para um timbre mais encorpado

    mum
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Caledonian
    Comproui o JB do jorgera? parabéns! aquele baixo é muito lindo!
    Jacarandá tem uma sonoridade parecida com rosewood!

    pedrosim
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mas eu acho que a diferença de timbre nesses dois casos é mínima, não?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    pedrosim
    Sim, é bem pequena.
    Abç

    Caledonian
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    mum
    Olá mum, blz? Sim, comprei, sexta-feira vou lá pegar.
    E ele tem a escala escura, acho que vai ser uma combinação boa, considerando que o rosenwood puxa mais para o grave, já que meu ampli é um Hartke A70 com cone de alumínio e falante de 12 polegadas.

    mum
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Caledonian
    A diferença não é tão evidente assim (a ponto de compensar o tamanho do falante do teu amp hehehe), mas existe. Você pode depois comparar (toscamente) teu fender com um squier VM que tem escala de maple, ai da pra você sacar +- a diferença.
    Rosewood+alder é uma combinação que ta mais que comprovado que é sucesso na certa heheh. Mas nem por isso o maple deixa de ser ruim. Eu acho mais bonitos os instrumentos com escala de maple, mas prefiro a sonoridade dos com escala de rosewood!

    Abraço!

    TioAle
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    as madeiras de escala tem assim influência na sonoridade?

    sou violonista de profissão e baixista de hobby, rs, e particularmente diferenças sonoras por conta da madeira APENAS da escala nunca reparei, as diferenças vem das madeiras das outras partes, a pra escala senti diferença em afinações, conforto, durabilidade, e claro madeiras ruins, independente de qual madeira, madeira ruim é ruim e pronto.rs.

    Discípulo do Olavo de Carvalho
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Ouça o Geezer Butler do Black Sabbath! Aquilo lá é que é timbre de precision com escala escura.

    Discípulo do Olavo de Carvalho
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Ouçam:

    http://www.thegrooveshoppe.com/GS5/clips/clips.htm

    TioAle
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Discípulo do Olavo de Carvalho

    nesses clips que vc passou, a única comparação direta são com 2 escalas escuras, pois a madeira do corpo do bass com escala clara é outra, e não é a madeira do corpo que mais influencia o som?

    Discípulo do Olavo de Carvalho
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    TioAle

    Mas do Ébano para o Rosewood tem uma boa diferença. O com Ébano chega perto do com Ash/Maple. Ou seja, dá uma clareada legal no som.

    jkdias
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    TioAle
    as madeiras de escala tem assim influência na sonoridade?

    eu percebo mais diferença sonora em escalas diferentes do que em corpos diferentes.

    mum
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    pois a madeira do corpo do bass com escala clara é outra, e não é a madeira do corpo que mais influencia o som?


    TioAle

    O braço é o coração do instrumento! Não esquece que é nele que as cordas fazem contato ao vibrar! Mas também nao esqueça qu o que define a sonoridade final é o conjunto da obra.

    Discípulo do Olavo de Carvalho
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Discípulo do Olavo de Carvalho
    · votar


    mum
    "O braço é o coração do instrumento! Não esquece que é nele que as cordas fazem contato ao vibrar!"


    Imagino que esses tampos aí (ex.: maple...) façam uma grande diferença no som também. Porque a corda está mais "perto" dessas madeiras. Mas é expeculação minha...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Nem tanto ao mar nem tanto à praia.
    Ambos influenciam igualmente, mas como é no corpo que os captadores estão fixados, bem como a ponte, a influência é um "tantinho" maior.
    Abç

    mum
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    hehehe, mas quanto à captação ja é elétrica. A posição dos caps por exemplo, influencia muito no timbre.

    Uma dúvida, qual seria a diferença mais gritante?

    Entre um baixo com escala de maple e outro rosewood, ou entre um baixo com corpo em alder e outro com corpo em basswood?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Porque alguns Fender tem escala clara e outros escura?