Volume de um baixo em banda!?

    Autor Mensagem
    Claudio Zotelli
    Veterano
    # mar/06


    Sei que pode ser relativo dependendo do estilo!..mas tipo Rock Classico?
    Jah ouvi falar que tem que ter a mesma altura do bumbo, vocal um pouco abaixo e guitarras abaixo!!!?

    isaqueras
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Olha claudião, já tokei muito com neguinho me enchendo o saco pra baixar. mas se vc tá com a bateria microfonada, n tem pq fazer isso.
    O que vc deve levar em conta é a equalização do conjunto. No Rock clássico, n podemos encobrir a guitarra, porém temos de manter uma base "forte", audível, sem excesso de graves porém n deixando akele maldito som médio que mais faz lembrar uma tuba.
    No caso de um show, com aparato considerável (em p.a.), ao passar o som seria interessante vc deixar alguém tocando no seu lugar e ouvir de longe. Ou então gravar a passagem, que n é a melhor opção, pois essa gravação de mesa camufla muito a sensação física do som.

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Quando temos a oportunidade de um amigo e técnico de som que nos acompanha ficar na mesa, o baixo fica com o maior volume da banda. Depois o vocal. em seguida guitarra e depois vem todo o resto.
    É comum o pessoal vir cumprimentar depois do show dizendo que finalmente escutou o baixo em um show.
    Mas acho que o segredo não é volume, é sim equalização correta. É uma maravilha fazer show quando esse amigo está na mesa: o retorno é sempre perfeito. Isso te dá uma tremenda segurança.
    Quando tem slap o som não fica irritante, sei lá acho que não é só volume o segredo. É a equalização mesmo!!!!

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    O mais alto possível, gosto quando o baixo se destaca na música.

    Luizclaudiobarboza
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    quando toco em uma formação power Trio eu uso com volume alto para preencher bem o som, porem sem encobrir a Guitarra, já quando entra outro instrumento (guitarra, teclado, etc...) eu coloco mais baixo o volume. agora não só a equalização e fundamental como tb ter um bom setup , pois se o som e embolado não ha volume que resolva.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Uso sempre com um volume um pouco (pouquíssimo) abaixo das guitarras, e quando toco com uma guitarra só uso um chorus quando o guitarrista está solando.
    Abç

    Hugo Mariutti
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    kra
    poem na altura q der pra ouvir claramente
    se o guitarrista mandar abaixar manda ele a merda
    n tem regra, ve como da pra ouvir bem

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Maurício_Expressão
    não é só volume o segredo. É a equalização mesmo!

    Concordo.
    Um baixo bem equalizado "preenche" muito mais que um baixo simplesmente com volume alto.

    Hugo Mariutti
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Maurício_Expressão
    não é só volume o segredo. É a equalização mesmo!

    Concordo.
    Um baixo bem equalizado "preenche" muito mais que um baixo simplesmente com volume alto.



    mas volume significa alto ou baixo, ou seja grave ou agudo, flar q n eh volume alto e sim a equalizaçao eh a msm coisa uhueeu

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Gente, tudo tem que ser bem dosado e estruturado, e por gente que entenda e sinta o espírito da banda.

    Infelizmente, se vocë náo tiver um bom set-up como foi falado aqui, se colocar o baixo alto, vamos ter um som horrivel ou embolado do baixo evidenciado.

    Se a coisa for mal equalizada, tanto de seu set-up, quanto da mesa o que poderemos ter é barulho alto.

    Em minha banda é mais comum eu pedir para o guitarrista e tecladista aumentar o som que que eles pedirem pra baixar o som do baixo ou bateria.

    Mas já toquei free lance em banda que o baterista mandava abaixar o baixo por causa do bumbo. Terrível tocar em banda que é competicáo para tocar mais alto e náo harmonia para fazer música...

    A primeira coisa que a gente percebe numa banda competente é que quando se está fazendo base a guitarra deve ficar com som bem baixinho. Quando vai solar, ou fazer um riff, usa-se o pedal de Expressáo.

    Já testei com esse baterista citado acima desligar o retorno do baixo no palco (tecla mute) e perguntei para ele se o volume do baixo estava bom e ele disse que agora estava, ou seja, o que ele queira é tocar sem baixo...

    Saito
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Já testei com esse baterista citado acima desligar o retorno do baixo no palco (tecla mute) e perguntei para ele se o volume do baixo estava bom e ele disse que agora estava, ou seja, o que ele queira é tocar sem baixo...

    Estranho isso, em todas as bandas em que toquei os bateristas faziam questão absoluta de poder ouvir o baixo, mais até que guitarra ou vocal.
    Flw

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Por ai vocë tira uma conclusáo do nível musical desse batera...

    Realmente baixo e bateria tem que combinar numa banda. Náo é atoa que chamam ao baixo e bateria de cozinha da banda.

    Por outro lado, quando vocë encontra um baterista de verdade é muiiito legal fazer a cozinha pegar fogo!!!

    Saito
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    HEheheheheh
    É verdade, o baterista da banda que to tocando toca muito.. Inclusive faço algumas variações com base na linha dele..
    É muito bom tocar com quem sabe.. heheheh
    Flw

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Claudio Zotelli
    · votar


    Maurício_Expressão

    Entendo... tem muitos aqui que acham até um pouco simples..vejam bem, estou com um probleminha que logico que o Mauricio esta certo se eu tivesse um tecnico não teria problemas... existem musicas diferentes que realmente preciso mudar a equalização e é por isso que comprei uma pedaleira Boss para ter armazenado várias equalizações e volumes especificos...mas eu queria saber se essa teoria esta correta mesmo!?

    Isaqueras

    Olha claudião, já tokei muito com neguinho me enchendo o saco pra baixar. mas se vc tá com a bateria microfonada, n tem pq fazer isso.
    O que vc deve levar em conta é a equalização do conjunto. No Rock clássico, n podemos encobrir a guitarra, porém temos de manter uma base "forte", audível, sem excesso de graves porém n deixando akele maldito som médio que mais faz lembrar uma tuba.
    No caso de um show, com aparato considerável (em p.a.), ao passar o som seria interessante vc deixar alguém tocando no seu lugar e ouvir de longe. Ou então gravar a passagem, que n é a melhor opção, pois essa gravação de mesa camufla muito a sensação física do som.


    Eu entendo... tocar numa garagem realmente é muito diferente de tocar num estudio rs.. meu baixo sempre ficou bem regulado no estudio...mas que o tesão de tocar num lugar aberto não substitui nada...rs
    Eu estava tocando na frente de meu cubo por isso nem me liguei na amplificação geral...e quando fui ouvir o video do ensaio..KD meu baixo..huahua

    Fullmetal
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Eu toco no mesmo volume que a guitarra e ambos um pouco mais baixos que a voz.
    Mas isso em ensaio, nunca toquei fora.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Maurício_Expressão
    Já testei com esse baterista citado acima desligar o retorno do baixo no palco (tecla mute) e perguntei para ele se o volume do baixo estava bom e ele disse que agora estava, ou seja, o que ele queira é tocar sem baixo...

    Putz... eu faço questão de ouvir o baixo.

    tyrometal
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pra ser ouvido agente pode falar de tantas coisas... naum eh soh o volume... tem a composição, tem a técnica do baixista, tem a timbragem, tem a posição do amp... td isso...
    se vc se preocupar com sua técnica e a timbragem do seu instrumento jah estah bom demais...
    no show do DT dessa ano o som tava animal, naum me recordo de uma equalização taum boa em nenhum show q eu fui... e o myung tava com o baixo bem baixo.. bem mais baixo que a guitarra do petrucci ou a batera do portnoy (praxe), mas se vc prestar atenção nas linhas dele vai ver q ele nunca tah mto grudado no bumbo nem taum colado na guitarra pra naum sumir... sabe dosar na medida certa... e para horas q naturalmente o baixo some (como o refraum de prophets of war por exemplo) ele montou um timbre taum interessante q ele aparece, sem fazer nada...
    volume depende de mta coisa alem de um knob giratório no amp.
    Antes de pensar em como ser ouvido, acho legal pensar em pra q ser ouvido. Se eu vou segurar a tônica a noite toda eh melhor q a guitarra fique bem mais altado q eu, mas se eu tenho linhas consistentes e de bom gosto tenho q pensar melhor em como soar na minha banda. vê certinho os baixsta q vc toca e tenta emular o timbre deles... ae vc tenta perceber as técnicas deles, incorpora td isso no seu próprio estilo e com certeza vc será ouvido.

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    não é só volume o segredo. É a equalização mesmo! [2]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Volume de um baixo em banda!?