Entre os baixos de alto custo

Autor Mensagem
Ronaldo Martins
Veterano
# mar/06


Qual vc compraria e pq? Music Man? Rickenbaker? Sonhe alto e responda essa pequena pesquisa!

Renato Dell
Veterano
# mar/06
· votar


Rickenbaker...
Timbre inigualável, bem vintage, timbre e estética.
Tá saindo uns 20 pau novo (se é que ainda existe), o grande contra dele é que é tensor de barra dupla, sendo assim, a regulagem difícil

Maurício_Expressão
Veterano
# mar/06
· votar


Os 2. Como sáo bem diferentes é natural termos 1 de cada, dependendo da gig.

Gabriel Simões
Veterano
# mar/06
· votar


Nem um e nem outro ..... =)

Renato Dell
Veterano
# mar/06 · Editado por: Renato Dell
· votar


Metal To Death
Claro que é...
Veremos: 1276 vezes 3, que é o preço do dolar, mais ou menos = 3828 reals
Mais uns 70% de imposto: 6507 reals...
Mais o troquinho da loja, devia sair no máximo 10 barão...
Preciso bater um papo com o vendedor lá

Gabriel Simões
Então o que?

kan
Veterano
# mar/06
· votar


Eu compraria um MusicMan Stingray. Pq uma coisa é sonhar com um baixo de 5 paus, outra é delirar com um de 10 ehehehhehehe

E sinceramente um MusicMan ja ta bom até demais. É um grave de respeito.

joselopesjunior
Veterano
# mar/06
· votar


Se algum dia eu tiver esta grana dou um jeito de comprar um RICK!!!

Yonas
Veterano
# mar/06
· votar


quando eu tava nos eua eu vi um baixo Gretsch semi-acústico. Pedi pra ver ele, e os caras da loja disseram que ele não podia sair na vitrine (ele tinha uma só pra ele). Imagino que o timbre dele deveria ser coisa de outro mundo

Gabriel Simões
Veterano
# mar/06
· votar


Renato Dell

Fbass, sukop, mtd, tobias, jerzy drozd, fodera, alembic, .... são tantos ...

Alastico
Veterano
# mar/06
· votar


Fodera...e principalmente RITTER..=D....amo esses baixos da ritter..=D..jah tive o prazer de tocar em um.....=D....
fodera tbm eh mto bom..=)..
Tobias antigao...=D...

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# mar/06
· votar


rickenbacker ou esp custom

Alastico
Veterano
# mar/06
· votar


ainda so mais um Ritter ou um Fodera..eheheh

rushrush
Veterano
# mar/06
· votar


Ronaldo Martins

Qualquer instrumento acima de U$2.000, vc já está pagando apenas por marca e as coisas q ela traz consigo, como prestígio, tradição, glamour e claro, credibilidade.
Como publicitário formado, não posso jamais deixar de avaliar o q é a "materia prima" e o q é a "marca", quando analiso o preço final de um produto.
Sinceramente já ficou claro q um instrumento nesse valor, feito por encomenda com um bom luthier, terá uma qualidade em "materia prima" muito superior. Já vi réplica de MM´s q custaram menos de R$3.000, em q a qualidade das peças, captadores, ferragens, madeiras e acabamento eram muuutio superior a qualquer MM. Assim como toquei em baixos de outros luthiers brasileiros de preço acessivel e qualidade bem superior à outros baixos lendários.
Se eu fosse responder à sua pergunta fora do topico eu diria q pegava uns R$3.000 e fazia um baixo superior aos q vc falou, como vários aqui do forum já fizeram.
Mas como resposta ilustrativa, e como ninguém resiste em um dia querer ter um instrumento classico, lendário e original, eu iria de Rick sem sombra de duvida.
Abração.

Gabriel Simões
Veterano
# mar/06
· votar


rushrush

Já pensei assim como você ,e hoje acho que essa regra se aplica apenas aos instrumentos industrializados.
Quando você compra um baixo de luthier você para pelo trabalho dele mais do que matéria prima, na verdade esquece materia prima ... você paga pela garantia da obra de arte que virá pra você ...
Os instrumentos de luthier, principalmente baixos, a muito já deixaram de ser meros instrumentos e passaram a ser obras de arte literalmente, vide os baixos do jerzy drozd .... e é por isso que a gente paga ..
Paga pra saber que o baixo vai chegar no prazo (isso aqui no Brasil não existe .... vide problemas de um monte de gente aqui do fórum, inclusive eu), que vai ter material de primeirissima qualidade, que não vai ter nenhum defeito, que vai agradar aos olhos, ouvidos, ossos, nervos, juntas, coluna, que vai ser a sua joia rara ...
É por isso que pagamos ... pelo trabalho de meses de uma pessoa, trabalho esse que começa muito tempo antes mesmo de você pensar em comprar ... quando ele vai procurar as peças certas de cortes de madeira, e pensar num projeto, etc bla bla bla ...
Hoje eu penso assim .... quem sabe amanhã ?

Fullmetal
Veterano
# mar/06
· votar


Fender VI e Fender Jazzbass

rushrush
Veterano
# mar/06
· votar


Metal To Death
Bem então vc concorda, pois eu falei em preços de luthier aqui no Brasil.

Em média acima de U$2.000. Não é questão de marca, mas sim o trabalho artesanal que é valorizado

E o q foi q eu disse?

Sinceramente já ficou claro q um instrumento nesse valor, feito por encomenda com um bom luthier, terá uma qualidade em "materia prima" muito superior. Já vi réplica de MM´s q custaram menos de R$3.000, em q a qualidade das peças, captadores, ferragens, madeiras e acabamento eram muuutio superior a qualquer MM

E daonde é q vc tirou isso?
É claro, eu fui vez o orçamento de um Alembic Custo básico e me saiu por U$17.000, aí a história é outra. hehe

Um Alembic original está na média de U$1500 à 4500, dependendo do modelo. Com U$17.000 vc compra 3 modelo Stanley Clarke Signature, top de linha.
Te enganaram.

Yonas
Veterano
# mar/06
· votar


Metal To Death
ow! eu sou louco por esses baixos Begher! Onde falo com o cara que os faz? tem contato dele? e-mail, telefone, site?

Ronaldo Martins
Veterano
# mar/06
· votar


Mandei um orçamento para um luthier fazer uma réplica exata de um Punisher igual do Gene Simmons e a cotação me vceio em R$3100,00.
Mas e o medo de tirar essa grana do bolso e não ficar contente com o instrumento!?

Gabriel Simões
Veterano
# mar/06 · Editado por: Gabriel Simões
· votar


Metal To Death

Então, este trabalho todo nos EUA é valorizado. No Brasil não, é claro que há exeções, mas mesmo assim não tão valorizado como nos EUA.


Nao concordo mesmo!
O preço dos luthiers nos EUA utiliza como base o salário nos EUA, o custo de vida nos EUA, ...
Se o dolar é caro em comparação com a nossa moeda, o problema é nosso, e pronto! Não podemos comparar o valor da mão de obra em nenhuma área no Brasil e EUA já que o dolar vale mais do que 2 reais, e assim os serviços vão sempre parecer super valorizados.
Pense que 1000 dolares seriam equivalentes a mil reais e faça os cálculos ... e nem é assim que funciona, mas a distorção acaba ficando pequena.

Um FBass custar 3500 dolares é caro para nós, mas não é tão caro assim pra quem ganha 4000, 5000 dolares por mês, acaba sendo mais ou menos a mesma coisa de quem ganha 4000 reais por mês e vai comprar um baixo de 3500 reais com um luthier ....

rushrush
Veterano
# mar/06 · Editado por: rushrush
· votar


Metal To Death
Mais humildade cara

Não entendi.
Voltando ao tópico, vou de Rick.

Renato Dell
Veterano
# mar/06
· votar


Pô, esqueci do Fodera
Um Victor Wooten Sig

De baixo custo, seria um D'Allegria Dart quase igual do Felipe Andreoli, mas muda a captação e a escala

rushrush
Veterano
# mar/06 · Editado por: rushrush
· votar


Metal To Death
http://store.yahoo.com/alembic/basinstocnow.html

Entre no site e vc verá q nenhum baixo chega a metade do valor q vc falou, ou melhor, se quer em um terço.
(U$ 17.000), por esse preço vc compra quase 3 alembic Stanley Clarke signature.

Realmente te enganaram.


Metal To Death
O que os Fodera têm de tão bom?
São instrumentos de qualidade indiscutivel, mas devido ao marketing agressivo de endorsamento q a empresa vêm utilizando nos últimos anos, fez com q grandes musicos pelo mundo acabassem aderindo a ele, e logo, a procura foi maior q a oferta e o preço subiu absurdamente.

Já testei os dois e achei sem comparação. Os alembic são superiores em quase todos os quesitos técnicos, o resto fica por conta do gosto pessoal.

Alastico
Veterano
# abr/06
· votar


ainda prefiro os Ritter..hehe

Gilberto Ribeiro
Veterano
# abr/06
· votar


Pessoalmente, só teria um Alembic pela vaidade mesmo. Ninguém precisa pagar esse absurdo para ter um instrumento respeitável.

Os Alembic são bons mas não estão isolados. Talvez no preço, como sugere o site acima. Pessoalmente, acho eles bem mais pesados que o necessário.

Os Fodera não estão com essa bola toda não. Alguns fabricantes detém a mesma tecnologia dos circuitos e por preço menos salgado. Captação, se não for exclusiva, ninguém pode "cantar" que tem essa vantagem.

Uso o Modulus Q5. Tem o MESMO circuito do Fodera, captação ativa Bartolini, alimentação de 18 volts, um range absurdo com agudos acima dos 4kHz, graves GRAVES, massivos e definidos, médios maravilhosos e um braço de carbono com uma pegada na justa medida. Na loja sai por U$ 4.000,00. Usado, até por U$2.100,00 em bom estado voce consegue um.

Mesmo que tivesse dinheiro, NÃO TROCARIA MESMO ele por um Alembic, Fodera, um JB, um Rick ou um StingRay: digo isto PELO GOSTO PESSOAL, não descredibilizando os baixões que citei. Cada um com seu cada um, até porque, tem gente que tira som ainda melhor em outros baixos que nem citei aqui.

A gente muitas vezes dá uma "imagem" a sonoridade do instrumento e ESQUECE que sem a pegada do músico, o instrumento NÃO FAZ MILAGRES.
É só colocar, por exemplo um StingRay na mão de um músico qualquer que ele jamais soará como poderia. Ninguém leva isto em conta. Tem gente que paga o olho da cara achando que vai tirar o som do músico "A" ou "B" e não leva isto em conta.

subgrave
Veterano
# abr/06
· votar


Que viagem gastar uma fortuna num contra-baixo de alto custo!
Sabemos que contra-baixos de boa qualidade e preço não tão exorbitante podem oferecer a mesma qualidade timbristica e de tocabilidade, principalmente os de luthiers que possuem excelente relação custo benefício.

Alastico
Veterano
# abr/06
· votar


Gilberto Ribeiro
aonde vc viu q os tops da fodera usa bartolini????..
até onde eu sei..os bons baixos da fodera...tem captador proprio(fodera msm) e circuito MikePop(exclusivo fodera)....

vcs jah tocaram em um fodera ou Ritter????
toquem...depois fala..=)...(mas to falando dos bons da fodera e ritter..naum esses com bartolini e etc......bartolini por bartolini...ateh cort tem....pega um Tobias Growler q vale mto mais a pena..=)

Death Knight
Veterano
# abr/06
· votar


Se é pra sonhar, eu vou de Fodera e Alembic. =]

Mas no mundo real, eu to com o rushrush... Baixos em luthier, que eu posso escolher as madeiras, o desenho, captadores, ponte, tarrachas, circuitos, e td mais.

Gilberto Ribeiro
A gente muitas vezes dá uma "imagem" a sonoridade do instrumento e ESQUECE que sem a pegada do músico, o instrumento NÃO FAZ MILAGRES.
É só colocar, por exemplo um StingRay na mão de um músico qualquer que ele jamais soará como poderia. Ninguém leva isto em conta. Tem gente que paga o olho da cara achando que vai tirar o som do músico "A" ou "B" e não leva isto em conta.


Pois é, cara. Outro dia fui num show e o baixista de uma das bandas tinha um Tobias americano, e só tocava cabeça de nota. Lástima. Deu até pena do baixo, coitado.

Gilberto Ribeiro
Veterano
# abr/06
· votar


Alastico
aonde vc viu q os tops da fodera usa bartolini????..

Leia bem o que escrevi.
Está escrito que O MODULUS TEM O MESMO CIRCUITO DO FODERA (VIRGULA), e continuo a descrever o Modulus.
Leia um pouco melhor que vc verá que foi engano seu.

Gilberto Ribeiro
Veterano
# abr/06
· votar


Death Knight
Pois é, cara. Outro dia fui num show e o baixista de uma das bandas tinha um Tobias americano, e só tocava cabeça de nota. Lástima. Deu até pena do baixo, coitado.


É verdade. Mas também é meia-verdade. A questão não é o "tocar cabeça de nota", mas a pegada do músico. São duas coisas completamente diferentes.

Voce certamente já viu gente fazendo malabarismo de circo com bons instrumentos e tirando som ruim. Da mesma forma, já viu gente com bons instrumentos tocando apenas cabeça de nota com uma sonoridade que impressiona. E não estou falando de amplificação ou falantes.

Death Knight
Veterano
# abr/06
· votar


Gilberto Ribeiro

Sim. Mas quando eu digo cabeça de nota, eu digo pegada nada demais. Era uma dessas bandinhas pop qeu não tem nada demais.
Não tinha nem técnica, nem feeling.

Cara, gente fazendo malabarismo e tirando som ruim eu já vi, mas to pra ver ainda alguém tocando cabeça de nota e tirando sim que impressione...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entre os baixos de alto custo