regulagem do baixo

    Autor Mensagem
    Lauro Lemos Bisneto
    Veterano
    # mar/06


    boa tarde amigos baixistas, eu estou aqui regulando meu baixo, acabei de apertar um pouco o tensor, estou esperando para a madeira se adequar, quanto tempo tenho que esperar mais ou menos?, eu estava pensando em abaixar a altura das cordas, será que alguem poderia me dar algumas dicas sobre isso?, até onde eu sei as oitavas tem que bater umas com as outras, mas existe macete para esse tipo de regulagem?, espero resposta, valeu pessoal um abraço

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Nao existe questao da madeira se adequar ...
    A funcionalidade do tirante eh 100% mecanica e a diferenca na regulagem voce nota na hora que vc aperta ...
    Quanto a regulagem, se voce nao tem certeza do que esta fazendo aconselho a levar o instrumento a um luthier ... regulagem nao eh so deixar o baixo sem trastejar, ou com cordas baixas .... o resultado final podera atrapalhar a tocabilidade, afinação e ate mesmo danificar eternamente o instrumento
    Gabriel

    Fullmetal
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    se voce nao tem certeza do que esta fazendo aconselho a levar o instrumento a um luthier ... regulagem nao eh so deixar o baixo sem trastejar, ou com cordas baixas .... o resultado final podera atrapalhar a tocabilidade, afinação e ate mesmo danificar eternamente o instrumento
    [2]

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Para regular meus baixos eu antes me preparo psicologicamente. Tomo um banho, acendo um incenso e mando todo mundo da casa pra outro lugar.
    Fico bem zem... Dai eu começo a regular o tensor, a altura dos carrinhos, Uso minuciosamento o afinador cromático para ajustar as oitavas e faço tudo na maior calma, bem zem...
    Dai testo e vejo que ficou bem pior do que estava.

    Respiro calmamente e faço tudo de novo. Testo e vejo que já piorou bem mais.

    Com CALMA faço essa porcaria de regulagem novamente... Que merd...
    Testo, essa merd.. ficou pior ainda...

    Depois de 3 horas, muito Zem, levo o baixo no Luthier e ele me dá uma puta bronca: Você mexeu de novo???? Estragou tudo, antes era só uma reguladinha, agora vou ter que mexer em tudo...

    É assim que se regula um baixo. Não tem erro!!!!

    Fullmetal
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    HAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA
    boa, muito boa.

    Tipo, eu levo meu baixo de 5 em 5 meses pra revisar e regular, gasto com isso em média 20 a 25 reais por ano. Pô, só de cordas vai mais de 80 por ano, isso porque é de 4 cordas. Acho que vale a pena, se o serviço fica bem feito. Pagaria até mais se fosse preciso (meu técnico que não me ouça).

    Alastico
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Maurício_Expressão
    iahiuhiuhiauhauh curti..=P..pior q comigo naum eh taum diferente naum..ahahaha


    Fullmetal
    eu levo o meu a kda 3 meses....
    vale a pena fazer essas regulagens periodicas....tipo..kda vez q lego gasto uns 50 conto...mais cordas e etc.... devo gastar uns 400 reais por ano..em manutencao de baixo cordas e etc (ps: 3 baixos de valor)...entao pra mim vale a pena..=)....

    Eliel-BH
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    É isto ai galera!!

    A melhor coisa a fazer é levar o baixo a um luthier de confiança. Uma coisa temos que colocar na cabeça, só se aventurar a fazer algo quando estivermos certos de que podemos fazer.

    Digo isto pq tenho visto contra-baixos se deteriorarem com dois anos de uso, o que é um abusrdo. Mas quando vc pergunta o cara como ele trata o baixo, as respostas são de assustar.

    Eu tenho um amigo que tocava em um baixo que o braço parecia um arco, meu Deus, vc tirava um fá na quarta corda, e quando ia tirar um fá na terceira corda, o baixo mentia mais do que o diabo. Credo!!

    E pq isto? O cara fuçava demais no baixo dele, sem ter a mínima noção do que estava fazendo.

    Quer regular o baixo, leve para um luthier! Para quem mora em BH, no bairro Anchieta tem um cara que é porreta. Regula os baixos do PJ, do Skank e mais uma galera da baixaria mineira. E qual o preço? R$ 35, 00.

    Compensa, nossa... o cara é profissional. Não te enrola, se seu baixo estiver ruim, ele manda vender, ou seja, além de regula, te dá um diagnóstico completo.

    É isto ai...

    Graves abraços!!

    dpcl
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    regula o tensor até ficar um berimbal pq fica bom já q vc qr tanto regular!

    Gunther
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    SKANK leva baixo para ajustar oitavas e tensores?
    Tem que ser muito burro para ser profissional sem saber ajustar as oitavas...
    Ainda bem que sempre tive o mais profundo desprezo pelo pop brega dessa banda imbecil.
    Tá cheio de tópicos neste fórum sobre como ajustar a altura, as oitavas e o tensor. Se mesmo depois de ler todos ainda não tiver entendido, chame o "seu Alfredo".
    Ei sargento! Acabou a munição, dá pra trocar o meu carregador?
    Nunca saiu nada sobre isso na Cover Baixo? Eu não sei pois nunca comprei a revista.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a regulagem do baixo