Baixos Caros, até onde vale?

Autor Mensagem
Ronaldo Martins
Veterano
# mar/06


Até onde vale a pena pagar verdaderas fortunas por um instrumento? eu, por exemplo, sou doido pra ter um Music man Sting Ray4 e um Rickenbaker 4001. Mas pra ter esses baixos eu teria que investir mais de R$15000,00. será que vale mesmo a pena? Será que a qualidade deles é tão superior a um Ibanez de 2000, ou um fender de 3500,00? Ou será que eles são tão melhores assim que um Squier ou um SX que custam menos de 1000 reais e tem ótimos timbres e são hiper confortáveis. Eu tenho juntad dinheiro pra pelo menos conseguir comprar o MMStingray, mas às vezes eu paro e penso, até onde vale a pena gastar essa dinherama toda? Por favor exponham suas opiniões.

FBassist
Veterano
# mar/06
· votar


Eu ja penso assim: só vale investir tudo isso num instrumento se você depende dele para ganhar seu ganha pão, caso contrario eu não gastaria mais de 4mil em um baixo.

polakinho
Veterano
# mar/06
· votar


FBassist
concordo! ;D
e mesmo assim, tem coisa que são exajeradas :P

ANDRE1970
Veterano
# mar/06
· votar


Ronaldo Martins

Concordo com o que os outros foristas disseram, só vale investir tudo isso se vc vive de música, se não, pode comprar um instrumento intermediário. Inclusive, se vc não quiser tocar mais, pode vender com mais facilidade.

MaurícioLeite
Veterano
# mar/06
· votar


pra mim, até um de 5mil eu pego qdo eu ganhar meu dinheiro hehehe
mas acho q se vc pegar um baixo de 2.000 ou 3.500 e tiver do jeito todo q vc gosta, acho q vale mais a pena ficar c ele do q comprar um de 15mil
;D

Ronaldo Martins
Veterano
# mar/06
· votar


Minha opinião está se tornando essa tb. Música é meu hobby. Não vivo dela. Talvez eu venha a comprar, no futuro um MM Stingray pra falar que eu tenho um baixo top e sentir o que é esse tipo de instrumento. mas eu tô desistindo do Rick. R$9000,00 é demais.

fussa
Veterano
# mar/06
· votar


gastei menos de 2000,00 num fender mexicano e quero comprar uma amplificação menos ruim
quero gastar no máximo 1500,00 também, no máximo..
um baixo que me atraiu foi aquele warwick rockbass corvette de 5 cordas... por 1700!

acho que é o limite pra mim (até por que não tenho banda atualmente)

Alastico
Veterano
# mar/06
· votar


Muita gente tem vontade de comprar certos instrumentos pelo visual..mas q na verdade..nunca toco em um..nem conhece o som dele nas suas proprias maos...
Entao..achu q c vc nao vai levar pro lado profissional..ter um capital de giro pra ter seus baixos..seria interessante...(c quiser)..ter um baixo bom..tipo..um MMsting 4..mesmo q usado e etc....e pegar similares aos outros q vcs gostam...tipo...rickenbacker....a gianinni lanco um bemm parecido a um bom tempo atraiz...e custa em torno de 1000 reais...o som dele eh mto bom....por ser antigao...
mesma coisa outros baixos......
ae vc pode usar o seu mais top pra fazer gravacoes..e etc...e usar os outros q seriam mais aparencia..pra usar ao vivo..por ser mais presa..=)...

apenas minha opniao..=)

Alastico
Veterano
# mar/06
· votar


fussa
como vc disse..
c uma pessoa ama os warwicks fudidos....pega um rockbass..=D

fussa
Veterano
# mar/06
· votar


Alastico
eu amo os fenders americanos e peguei um mexicano ehehehe

pra quem não é profissional acho que não justifica, gastar tanta grana
se o motivo for ter o equipamento por paixão e não souber onde gastar, é outra história hehe!

Zeh Horn
Veterano
# mar/06
· votar


Eu acho que se tá sobrando beleza... Mas apartir do momento que o cara deixa de comprar coisas necessárias aí fica ruim. Todo mundo tem direito de gasta com seu hobby, uns gastam mais outros menos. Da pra comprar tudo assim, carro, roupa, qualquer coisa, o cara pode comprar o pior, normal, ótimo, exagerado... Depende de quanto o cara tem sobrando e acha importante investi em algo "melhor que o necessário".

Gabriel Simões
Veterano
# mar/06
· votar


pense numa escada...
Voce primeiro compra um baixo de 1000.
Sai desse prum de 2000 gastando mil...
Ai vai pra um de 3 mil gastando mil ...
Quando voce ve ja esta num de 5000 pensando em ir prum de 6000...
Instrumento a gente paga o quanto pode .... e como ja diria um grande amigo meu ... "instrumento bom é o meu que já está pago e ainda me ajuda a ganhar dinheiro .... "

Alastico
Veterano
# mar/06
· votar


Gabriel Simões
sem duvida que eh..=)...

eu trabalho profissionalmente...tenhu 3 baixos mto bons....sei q paguei meio caro..mas valew a pena...pois sei q terei a grana investida neles de volta em pouco tempo....e com o q sobrar pretendo pegar mais 1 bass..=)..

tudo depende da pessoa..do financeiro..e do gosto/vontade da pessoa de ter tal instrmento...

eu sou baixista..toco outras coisas tbm...e 1 dos meus sonhos eh ter um Hammond B3 com caixas Leslie..ahahha..nada ver neh? mas um dia ainda terei..haha.=D..

[]'s

KNOX
Veterano
# mar/06
· votar


è igual carro...vc tem um q anda e te leva pra qualquer lugar...mas ainda ssim sonha um dia ter uma Ferrari ou um mercedez...com mulher tbem é assim...a sua te serve..te ama...faz sexo bem...mas vc ainda sonha em um dia comer a Viviane Araujo...e o dia q vc conseguir ai vai querer pegar outra tbem pq uma só não vai ter graça...é do ser humano...

Alastico
Veterano
# mar/06
· votar


KNOX
COncordo..=P...
vc tem um carro..popular....ae vc ker ter uma carro mais ferrado..um porsche...quando vc tiver um porsche..vc vai kerer uam ferrari..=)..

eh do ser humano sempre kerer coisas melhores....e achu isso ateh bom..=).soh temos q saber nos controlar..ehehhe

Carlos Sesti
Veterano
# mar/06
· votar


vc tem um carro..popular....ae vc ker ter uma carro mais ferrado..um porsche...quando vc tiver um porsche..vc vai kerer uam ferrari.

e qdo tiver uma ferrari, vai querer ter um posto de gasolina...hehhe


mas é assim tb com teclados, eu toco teclado e é assim msm...
a vontade de ter o melhor, o popular...
o ser humano é assim msm...

Alastico
Veterano
# mar/06
· votar


Carlos Sesti
achu q tudo na vida gira em torno disso neh?
quando gostamos de uma coisa..sempre queremos ter o melhor....seja em qualidade ou quantidade..=)..hahahah...ae vai de cada um..ahaha

Rachmaninoff
Veterano
# mar/06
· votar


Eu estou passando por uma situação altamente relevante para este tópico.

Eu ia comprar um instrumento de R$2000, mas resolvi me segurar mais uns meses (que agonia!) pra comprar um de R$4000, que é um top de linha. No meu caso, o que pesou foi a questão da durabilidade. Eu não vou querer comprar outro instrumento tão cedo, e esse top de linha pode durar o resto da vida.

Mas eu dificilmente daria mais de R$4000 num instrumento, acho que esse é o meu limite.

Ronaldo Martins
Veterano
# mar/06
· votar


Mas qual instrumento, além de um fender Jazz Bass, vc compra, top de linha por R$4000,00? Um Music Man custa mais de R$6000,00

Gabriel Simões
Veterano
# mar/06
· votar


4000 ???/
Diversos instrumentos feitos por luthiers brasileiros.
Pra mim jazz bass e sting ray nem se enquadram na linha top, mas tudo bem.....

gianowisk
Veterano
# mar/06
· votar


O contra Baixo não é igual a guitarra, guitarra tem muito mais o lance do corpo da ponte do captador da tarracha e tal, o baixo basicamente tem que ter uma boa madeira, e principalmente uma boa construção o resto tá no talento de cada baixista o cara quando é bom mesmo ele timbra no dedo (não que seja o meu caso) mas é o que eu acredito.
Não quero pagar o valor de um Rickenbacker, em compensação tenho dois Giannini RK que com alguns ajustes ficam maravilhosos e pra mim é o suficiente, me indentifico com o modelo e isso também é importante pois o som está diretamente ligado ao visual... por ex. se escuto um rock'n'roll tipo hendrix, creedence, 70... e vou ver os caras tocando e eles estão usando Jackson, Ibanez, Washburn... pra mim fudeu, quebra o encanto.

Gabriel Simões
Veterano
# mar/06
· votar


gianowisk

O contra Baixo não é igual a guitarra, guitarra tem muito mais o lance do corpo da ponte do captador da tarracha e tal, o baixo basicamente tem que ter uma boa madeira, e principalmente uma boa construção o resto tá no talento de cada baixista o cara quando é bom mesmo ele timbra no dedo (não que seja o meu caso) mas é o que eu acredito.

Eu discordo do que você falou (opinião pessoal). O contrabaixo é muito mais afetado por todos esses fatores do que a guitarra. Tanto que existem muito mais luthiers mundo afora construíndo baixos do que guitarras, já que a ciência para chegar no tímbre do instrumento é mais complexa e a gama de tímbres que podem ser utilizados é infititamente maior.
Acredito que instrumentos que não custam caro possam soar tão bem quanto peças de altíssimo valor .... mas isso não quer dizer que ambas não sejam diretamente afetadas por todas essas questões levantadas .... e que conjuntos diferentes não possam levar a coisas parecidas ...

stevbass
Veterano
# mar/06
· votar


é claro que isso é questão de gosto mas na minha opinião não compensa dar tanto dinhiro em determinados instrumentos apenas pelo logo carregam no headstok ou pela tradição.... pois hoje em dia não é novidade encontrar instrumentos de luthier que se comparem e até mesmo ultrapassem um MM stingray 5 ou um fender americano .. .tanto na pegada e execução como na versatividade, construção e outros aspectos ... tb achava que fender americano era coisa de outro mundo até esperimentar um jazz bass e concluir que não passava de um bass muito bem construido e com um bom timbre mas nada de sobrenatural ... mais deprimente é o nego pagar 7.000 conto num MM Stingray ki na minha opiniaõ não é nada versátil pelo ki vale .... mas kem ké e tem grana que torre nesses negócios por aiii ....

polakinho
Veterano
# mar/06
· votar


mais bem...é isso que leva o Ser-Humano pra frente...isso se chama "AMBIÇÃO"...e se nós não tivesemos ambições a gente iria estar na idade da pedra até hoje :P

Mr Moses
Veterano
# mar/06
· votar


polakinho

Deculpa, cara, mas o que nos tirou da Idade das Pedras e nos leva à frente até hoje em dia é uma coisa só: as MULHERES!! Graças a elas, ou à necessidade que temos delas é que trabalhamos, criamos e temos os carros, telefones e até abridores elétricos de latas!! Hheuheuehue...

E Viva às mulheres!! (dia 08/03 é amanhã!!)

E viva os baixos tbm que são nossas melhores amantes!!!

Abraços

Alastico
Veterano
# mar/06
· votar


stevbass
kra...nao acho q seja deprimente o cara pagar quanto for no instrumento dele....

eh uma questao de gosto...o MM pode nao ser muito versatil...mas qualidade ele tem..(os antigos..nao to falando os de hj)....e nome tbm..=)..

passei por uma experiencia a um tempo atraiz..estava nun estudio com uma dupla sertaneja q eu era ligado antigamente(nao vou citar nomes)...
eles tavam trocando de baixista... e na escolha entre 2 caras.... 1 tinha achu q uns 5 baixos...feitos por luthiers nacionais de renome (Ladessa, Mlaghus, wood e etc)...que toca MTOOO...
jah o outro..nao tocava tao bem assim...segurava bem o som.mas nao era lah aquelas coisas...mas tinha 1 fodera e 1 musicman antigao...

advinha quem foi escolhido?...=).

nao tenhu a menor duvida q luthiers nacionais conseguem fazer instrumento de qualidade equiparavel ou superior a esses de renome internacional....
Porem..o nome pesa mto ainda hj em dia..=)...ainda mais na hora d procurar trampo..infelizmente..

Mas pra ser mais sincero... Eu tenhu um pouco de receio em comprar instrumentos de Luthiers por ENCOMENDA.....eu sempre gosto de testar o bass antes.....tenhu medo de encomendar e nao ficar do jeito q eu queria...=/....preciso vencer esse preceito..=(

[]'s

Ronaldo Martins
Veterano
# mar/06
· votar


Não quero pagar o valor de um Rickenbacker, em compensação tenho dois Giannini RK que com alguns ajustes ficam maravilhosos e pra mim é o suficiente, me indentifico com o modelo e isso também é importante pois o som está diretamente ligado ao visual
GIANOWSKI

Ficou lega mesmo teu ricenbaker Gianini? Tenho até vontade de sossegar com u desses ao invés de um RK original, mas tenho medo da reputação dele

Jason Voorhees
Veterano
# mar/06
· votar


soh da burgues aqui.....!! eu naum gasto mais de 500,00 num baixo...!! fala sério

Ronaldo Martins
Veterano
# mar/06
· votar


Burguês não meu amigo, gente que trabalha, é bem sucedida em vários níveis, ganha seu próprio dinheiro e faz dele o que quiser sem ter que dar trela pra cara invejoso.

gianowisk
Veterano
# mar/06
· votar


Ronadão... simplesmente do CARELEO!!!! tão bom que comprei outro na seguencia... ahuahauaua, vou te falar os pontos fracos dele...
Giannini RK saiu pela primeira vez no catalogo de 78 (pelo menos foi o que eu vi no site da Giannini) ele é muito proximo ao modelo original, mas o braço é grosso muito... num rola, os captadores originais são legais mas nem tanto, o headstock é um pouco exagerado deixando ele um pouco desproporcional.
O que eu fiz?
Levei pro meu luthier o RK preto que era o que eu tinha até então, emprestei um Rick original e pedi pra ele afinar o braço e diminuir o tamanho do headstock baseado no original... ficou blz, peguei os caps originais e mandei refazer com um amigo meu "Cabrera" ele transformou em alnico não sei o que... ehehehe de cap não saco muito... Ficou ANIMAL... puta som.
Quanto a ser Giannini eu acho o seguinte... na decada de 70 quando eram liberadas as replicas a Giannini fez muitas maravilhas e depois zuou (minha opinião)
Só que mesmo os 70 são instrumentos sem padrão existe bons e ruins vai da sorte, por ex. Quando o Giannini RK preto ficou pronto achei o som tão "proximo" do RK que comprei outro desse, sumburst lindo, o braço já não era tão grosso e headstock não era tão grande... coisas de Giannini.
E só pra finalizar... não tenho a menor vergonha de usar um instrumento Giannini e faço questão de ter o logo do próprio no headstock... se não tiver mando fazer... ahauhauhua

Abraço a todos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixos Caros, até onde vale?