jaco pastorius: mais um tópico

    Autor Mensagem
    dpcl
    Veterano
    # mar/06


    Desculpa abrir mais um tópico dele, mas este é diferente..não vou endeuzar o cara e nem perguntar "o que vcs acham dele?"

    Depois de ouvir mta gente aqui elogiando o trabalho dele, baixei 1 música e 1 vídeo dele no emule..a música foi Teen Town...perto do que eu ouvi sobre tal música, esperava muito mais. Mas concordo, o cara é um gênio, uma música muito bem trabalhada.

    Mas minha indignação é sobre o vídeo...mas que merda é aquela?..não me recordo o nome do vídeo, mas ele faz praticamente a mesma coisa a música toda e as vezes tem uns ataques e faz um slide ( ou seja lá o que for aquilo ) nas 4 cordas do baixo. Depois de ver esse vídeo, fiquei decepcionado, entãp gostaria que os amigos do fórum me indicassem alguma coisa dele que seja tão bom quanto Teen Town.

    []'s

    Half
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    dpcl

    The Chicken, Come on Come Over, Liberty City, etc...
    Vá pegando, são bem diferentes umas das outras.

    dpcl
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Half
    ok..valeu

    moog
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: moog
    · votar


    lembre-se de q quando ele estava usando seu fretless e usava harmonicos, usava pedais, etc... os bons baixistas de hj nem tinham nascido...
    vc conhece outro baixista dos anos 70 q tinha discos solo? q fazia o q ele fazia? eu naum conheço... tudo tem sua época, sua evolução....
    não q na epoca naum tivesse grandes baixistas.. lógicamente q sim... mas ele se destacou...

    é quase o mesmo comparar bb king com joe satriani, steve vai... estilos diferentes... tem caras q deixam saudades, e revolucionarão uma epoca por fazer coisas q ninguem fazia

    LuizBass
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    eu axo q eu tenho esse solo q vc baixou,e nao vejo tanta porcaria assim nele,axei ateh q bem legal,solo nao precisa c akela avalanche d notas,mais mesmo assim,baixa o video dele tocando Portrait of Tracy,fico bem legal


    nao vo t critica por nao t gostado do video,cada um eh cada um,e tbm nao vou puxar o saco desse drogado cabeludo,mais procure outras musicas,como come on come over,donna lee,enfim,tem muitas..


    abraços

    LuCaSbass
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    eh, mas tbm o jaco deve uma epoca meio decadente... me perdoe, mas aqueles "live in new york' num eh nem 20% doq ele conseguia fazer. baixei outros discos dele como sideman e putz, cada linha q ele faz q eh de ficar de boca aberta
    Recomendo o disco "Mingus" da Jonni Mitchell, onde ele produziu e toco
    mto bom!
    flwZ!

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    So um detalhe , nos anos 70 o stanley clark ja tinha disco solo ...

    rushrush
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: rushrush
    · votar


    moog
    [i]So um detalhe , nos anos 70 o stanley clark ja tinha disco solo[2]
    além de Anthony Jackson, Tom Kennedy, Charles Mingus... acho q até o Hiram Bullock já tinha um.

    dpcl
    Mas é exatamente isso. Ao conhecer o trabalho do Jaco vc deve situá-lo ao seu CONTEXTO HISTÓRICO, pois se compará-lo aos músicos de hoje ele estará muito abaixo da média.

    Half
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    rushrush
    Mas é exatamente isso. Ao conhecer o trabalho do Jaco vc deve situá-lo ao seu CONTEXTO HISTÓRICO, pois se compará-lo aos músicos de hoje ele estará muito abaixo da média.

    Não concordo... Pra mim o feeling e sonoridade de Jaco são, até hoje, imbatíveis... Tudo bem que é gosto, enfim, minha opinião.
    Agora, situá-lo ao seu contexto histórico verificando e confirmando sua "inovação" e genialidade é praticamente obrigação pra qualquer baixista.

    rushrush
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: rushrush
    · votar


    Half
    Complementando...

    Acho q o q faz Jaco não poder ser comparado aos dias de hoje é muito simples. Ele se foi muito cedo.
    Quando digo q há uma diferença grande entre ele e Tom Keneddy, S. Clarke, Nico, etc, penso nisso simplesmente por fazer quase 20 anos q Jaco morreu, não tento a oportunidade de chegar aos 50 / 60 anos de idade no auge de sua forma e no desenvolvimento pleno de suas habilidades como os demais, e digo mais, imagino ainda q Jaco teria desenvolvido possiveis versatilidades q não tinha até então, como de outras técnicas por exemplo.

    Sabem pq a literatura brasileira é uma das mais ricas e mais respeitadas no mundo?
    Pq nossos poetas na grande maioria morreram toberculosos com menos de 30 anos, e ainda assim, deixaram um legado e uma obra q compete com os demais poetas "seniors" do mundo todo.

    É uma reflexão baseada nessa analogia q fiz.

    moog
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    rushrush
    Children Of Forever do stanley clarke de 1973 eu nem considero mto naum como disco solo de baixo... tem vocal, etc... sei la... mas mesmo assim

    compare qualquer musica do primeiro do stan com portrait of tracy do jaco de 76... isso eu quis dizer... jaco colocando o contrabaixo na linha de frente mesmo... só o baixo tocando e tals...


    obs: adoro stanley clarke... tenho quase todos dele...

    e concordo com o q disse, jaco morreu cedo e conseguiu ser o baixista mais conhecido por ter feito mtaa coisa boa em pouco tempo...

    rushrush
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    moog

    VIVA O JACO!

    ... e viva também o enésimo tópico sobre ele.
    hehe

    moog
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    rushrush
    VIVAAAAA \o/

    Midgard
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    ebbba viva ele mas nunca vi ele toca =(

    dpcl
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    rushrush
    moog

    asieuhaise bom, não tinha parado pra pensar com relação a época dele, mas concordo com vc moog....valeu pelas respostas..é que só consegui baixar 2 coisas dele...vou tentar baixar este cd que o amgo acima recomendou!

    []'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a jaco pastorius: mais um tópico