Rickenbaker ou Gianinni?

Autor Mensagem
Ronaldo Martins
Veterano
# fev/06


Oba galera!! Estou iniciando aqui e tenho uma dúvida. Estou muito a fim de um Rickenbaker e fui dar uma olhada nos preços esse fim de semana. Pois bem, vale a pena gastar R$8000,00 nele ou o Gianinni Rickenbaker faz o serviço legal? O Gianinni custa muuuuuuito menos do que o original.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Ronaldo Martins
O Giannini Rick é um bom baixo, nada mais, além do que esta marca é notória pela inexistência de controle de qualidade, assim, muitos instrumentos vinham com defeitos de fabricação bem idiotas, e os que não vinham (neste caso específico) eram apenas corretos.
Já um Rickenbaker original dispensa maiores comentários, embora não seja um instrumento fácil de tocar (dada a espessura do braço), nem de regular (dado o sistema de tensor duplo).
Abç

guitardedd
Veterano
# fev/06 · Editado por: guitardedd
· votar


Rickenbaker compensa kra!!!!

Gunther
Veterano
# fev/06 · Editado por: Gunther
· votar


Oito mil num baixo fabricado aos milhares?
Cara! Vc é corajoso. Deve tocar muito, muito mesmo.
Se vc está na dúvida entre um Giannini e um Rickenbaker, toque o quanto tocar, não deve ter grande conhecimento técnico. Compre um Ibanez de mil e quinhentos ou qualquer outro bom baixo que não passe de três mil (praticamente baixo nenhum, feito em série, vale mais que isso).
Entre em vinte lojas e toque todos que desejar, mas não faça uma coisa dessas.
Tá. Deve gostar de YES ou RUSH. Só que os fabricantes ficam de joelhos para que estes profissionais usem seus instrumentos, é puro marketing.
Com a diferença dá para comprar muita amplificação e outros cacarecos.

Luizclaudiobarboza
Veterano
# fev/06
· votar


Gunther voce tocou na ferida, falou com toda razão, agente fica sonhado tal qual crianças para ter 10.000,00 para comprar um brinquedinho desses e na verdade tem muito mais marketing do que diferencial, não estou dizendo que não queria ter um MM,JB,RICK "porreta" mas tenho que concordar com vc.

Ronaldo Martins
Veterano
# fev/06
· votar


[/b]Gunther[b]
Poxa cara, pegou pesado! Sou iniciante, tenho pouca pra nenhuma técnica, e conhecimento técnico mesmo zero tb. Tenho um Ibanez SDGR 5 cordas e um SX vintage (replica do jazz bass 74) e adoro os dois. Sempre achei o rickenbaker um baixo lindo e é meio que sonho de consumo. Mas se ele não vale a pena mesmo, é melhor eu deixar pra lá.
Deixa eu aproveitar aqui pra tirar mais uma duvida. Esse Ibanez de 5 cordas que eu tenho, não consigo me acostumar com ele. Tento trocar por um com 4, ou dou tempo ao tempo e espero minha técnica melhorar pra aprender a gostar dele?

ANDRE1970
Veterano
# fev/06
· votar


Ronaldo Martins
Tudo bem brother? olha acho que o pessoal tá certo, não invista tanta grana num instrumento que não é nada versátil (o RK). É muito legal, sonho de consumo mesmo, mas extremamente limitado. Com essa grana vc compra um jazz bass americano top de linha, que vc vai usar muito mais, ou ainda um warwick thumb, que é pau pra toda obra. Sem contar que não adianta ter um baixo matador e ligar ele num meteoro, saca? pega algo intermediário e investe num bom set de amplificação. Quanto ao 5 cordas, é questão de prática mesmo. Sempre toquei em baixos de 4 cordas, mas precisei investir num de 5 por causa da minha banda cover. No início foi pavoroso, me confundia muito. Agora estou mais acostumado, mas mesmo assim procuro tocar algumas músicas sempre com o mesmo baixo pq sempre acontece um errinho aqui ou ali. Já me aconteceu de o vocalista chamar uma música que precisa mesmo da quinta corda e eu estar só com o de 4...acabei inventando uma linha nova na hora, mas foi um stress...

Ronaldo Martins
Veterano
# fev/06
· votar


[/b]Andre1970[b]
Valeu pela dica cara, realmente, pesando tudo, o Rickenbaker acaba não valendo a pena. Esse SX que eu tenho é um sonho de tocar e eu fico só imaginando como deve ser tocar um jazz bass originalzão mesmo. Vou juntar metade dessa grana e comprar um jazz bass então, está decidido!
Obrigado pelas dicas!!!

fussa
Veterano
# fev/06
· votar


comprei um fender jazzbass mexicano por 1500,00 usado e estou satisfeito
não gastaria a fortuna que cobram num fender americano nem a pau :)
prefiro comprar um amplificador foda :)

Blue Jazz
Veterano
# fev/06
· votar


A não ser que você seja maluco pelo som e/ou visual do Rickenbaker, o original não compensa pelo preço (a não ser que vc seja rico) e a cópia não compensa porque é ruim demais. O Rickenbaker é limitado pra alguns estilos e (pra mim) de difícil tocabilidade (o Chris Squire não deve pensar assim) mas tem um baita estilo e uma sonoridade única, que vai do som estalado à la Yes até o som aveludado e encorpadão que serve pra tocar jazz numa boa - um baixista que tocou com Chet Baker usou um num vídeo, e se eu não estivesse vendo juraria que era baixo acústico. Aqora, slap e tal... não rola mesmo.

Gunther
Veterano
# fev/06
· votar


Ronaldo Martins


Tem aquela passagem da Bíblia (Gálatas, capítulo 4; versículo 16) que diz:
"Tornei-me acaso vosso inimigo, porque vos disse a verdade?"

Eu não sou religioso só que estudei num colégio adventista e a Bíblia é um livro cheio de sacadas brilhantes. Não ter conhecimento técnico e ter muito dinheiro no bolso é um convite ao desastre, o cara acaba comprando Pentium 4 sem HT com uma placa mão sem dual Channel e aí é tarde demais. Quem é o pior? O vendedor que te empurra uma coisa idiota ou quem te avisa? A emissora de TV que te engana para votar num lixo ou o grupo que te abre os olhos?
Em 1990 eu era monitor num clube de tiro (a atividade mais demonizada deste país) e tinha um piloto que dizia "meu sonho sempre foi ter uma 45 ou uma 7,65"; aí eu peguei uma bala de 45 e mostrei pro sujeito... ele entendeu que o sonho dele era uma Ferrari ou um Puma (e tanto faz - puminha ou um GTB).
Quem vende uma marca também pega pesado. Ou não?

Eu não entendo nada de amplificadores (nem tenho, o meu foi roubado em 96), não sei nada de "modos" e não leio uma partitura desde 88, mas eu entendo de mecânica, e não há nada num Rickenbaker que justifique tanta grana, salvo se o timbre for imperativo (duvido).
Não há um só luthier honesto com conhecimento empírico bastante para reproduzir o tal timbre do Rickenbaker? Com equalização e amplificação não dá?
Ficou longo, como sempre, nem vou procurar os meus erros de digitação...

moog
Veterano
# fev/06
· votar


alguem sabe aonde tem foto desse giannini?? procurei e nem achei...

Gunther
Veterano
# fev/06 · Editado por: Gunther
· votar


moog

Aqui tem fotos deste baixo:
http://flaviomottin.sites.uol.com.br/Musica/galeria_instrumentos.htm

Eu toquei com um cara em 86 que tinha um, azul, nunca pensei que essa coisa tivesse boa reputação, mas há quem goste.

Um "em tempo".
Percebi hoje que não é Rickenbaker, mas Rickenbacker.
O "BACKER" do final é com CK.
O google sugeria a mudança, aí eu vi uma foto do instrumento e de fato a grafia mais lógica (pelo menos para nós) estava errada.

Grosskopf
Veterano
# fev/06
· votar


Existe um tópico antigo onde algum usuário comprou um rickenbacker original de 74 por quatro mil e alguma coisa!!!
Eu tenho há quase 3 anos um baixo washburn mais novo e ativo, esses tempos peguei um fender mexicano precision para tocar, que coisa ruim de tocar (minha opinião), Ele é muito mais "rude", "grosso", até se acostumar leva muito tempo, imagina um rick, que comentam que se tu tacar um no chão, quebra o chão!!! Mas acho que um Gianinni Rickenbacker vale a pena para aqueles facinados neles, como eu!

Grosskopf
Veterano
# fev/06
· votar


google sugeria a mudança, aí eu vi uma foto do instrumento e de fato a grafia mais lógica (pelo menos para nós) estava errada
não para quem é descendente de alemães.... Mas no resto o Gunther falou a verdade, 8 mil reais em um instrumento??? Não querendo dar uma de bom samaritano, mas é muita grana para um "passa-tempo" como o do rapaz, se fosse instrumento de trabalho, até compensa, mas se não nem em sonho

Gunther
Veterano
# fev/06
· votar


Grosskopf

Xiii cabeção! Aí vc me pegou; meus seis meses de alemão não ajudaram muito (dá só para traduzir seu nick e olhe lá).
Rickenbacker é um nome alemão? Essa eu ignorava. Ou é por causa deste Rickenbacker:
http://www.acepilots.com/wwi/us_rickenbacker.html

Quando eu era moleque só montei o Sopwith Camel e o triplano Fokker, até ontem eu diria que o Rickenbacker do SPAD era Rickenbaker mesmo ("baker" de Baker & Poncherello).

Gunther
Veterano
# fev/06 · Editado por: Gunther
· votar


O Google é a salvação da humanidade!


Edward V. Rickenbacker, the top American ace, was arguably the most famous American warrior to emerge from the "Great War". Rickenbacker was born in 1890 in Columbus, Ohio the son of a German immigrant. His father passed away at an early age, and he quit school at 13 to work in a variety of factory jobs to help support his family. By age 16, he was showing promise as a race car mechanic which eventually gave him the opportunity to become a driver. He quickly showed an aptitude for speed, setting a land speed record of 134 mph, and won many races earning a very significant income (at that time!) of $35,000 a year. When war broke out, he tried to convince the U.S. Army to form a crack fighter squadron of former racecar drivers, but he was soundly rejected as a pilot due to his age and lack of education. At the start of the war he served as a driver for Colonel Billy Mitchell who helped him get into the fledgling American air service. Posted to flight school in Tours, France he earned his wings in an astounding 17 days due to his mechanical and racing background.

He was assigned to the soon to be famous 94th Aero Squadron, however he was quite unpopular with his squadron mates due to his aggressive, profane style and lack of education (most American aviators were college educated). His first combat mission was an interesting misfortune, while on patrol with Reed Chambers he became lost in the fog. Barely finding his way back to his aerodrome, he was unknowingly followed by two German aircraft, which in turn unknowingly followed him back to his aerodrome! Seeing the hostile aircraft overhead, Doug Campbell and Alan Winslow scrambled to intercept the intruders and eventually shot both down scoring the first American victories of the war. Thus the most famous American aviator was off to "the races" eventually bagging a total of 26 victories and America's highest military honor, the Medal of Honor.

Aprendi mais uma...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


De fato, o Gunther tem razão.
Abçs

Grosskopf
Veterano
# fev/06
· votar


Gunther
Esses tempos fiz um Fokker Dr. I de madeira, na aula de marcenaria, ficou parecido. Mas como faz muitos anos que não estudo mais alemão, eu sempre trocava na o M pelo N (norma da lingua portuguesa de colocar M antes de P e B) rickeMbacke ao invés do correto rickeNbacker.

Renato Dell
Veterano
# fev/06
· votar


Compra um puta Fender usado, um amp batuta e já era...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Quer dizer que vcs também são adeptos do plastimodelismo. Na minha pré adolescência (nos anos 70), eu montei dezenas de modelos Revell, participando inclusive de mostras e clubes. Que saudade!

Grosskopf
Veterano
# fev/06
· votar


Não sou adepto do plastimodelismo (pois se tem algo que eu nunca aprendi foi pintar), mas já tentei e provavelmente tentarei novamente, mas todas as vezes que tentei os resultados foram catastroficos, mas sou um "entusiasta" da aviação, pois é um assunto que para mim é fascinante, assim como um Rickenbacker!

Gunther
Veterano
# fev/06
· votar


Eu fazia os dois. Até 96 ainda tinha meus modelos, aí um dia invadiram minha casa e os aviões não eram úteis: foram pisoteados! Os planadores, modelos de elástico e os de plástico que guardei por quinze anos até.
Sacaram de onde vem a ira? Se eu pegasse o cara...ele ia morrer muito devagarinho. (Nem vem que não tem. Não sou eu que mataria por um modelo, mas o mala que morreria por um, ou por tudo.)
Modelos da Primeira Guerra devem ficar bons em madeira balsa entelada com papel. Eu tinha um Fairchild PT-19 comprado na Aerobrás que era uma beleza.
Giannini? Rickenbacker? O tópico era esse né. Já tinha esquecido!
Mas acabou-se mesmo.

Ronaldo Martins
Veterano
# fev/06
· votar


Bom gente, fui até a Gang music ontem buscar meu Squire Jazz Bass California Series (aliás, um belo baixo) e me deparo com um Rickenbaker. Não resisti e pedi pra testá-lo. Não sei se é pq minha mão é grande mesmo, mas ele não pareceu nem um pouco tora, achei-o ate razoavelmente macio e adorei o timbre sujo dele. Mas é aquele negócio. Não dá pra gastar R$8000,00 nisso mesmo!

Gunther
Veterano
# fev/06
· votar


Ronaldo Martins

Foi exatamente na GANG (só que no endereço entigo, a esquininha atravessando a Cristiano Viana) que eu vi um em 92. Também não achei tão estranho (eu tenho um Giannini "cabo de enxada"). Estava com cordas flatwound. Esse baixo é zero?

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


Rick Rick!

Ronaldo Martins
Veterano
# mar/06
· votar


Não é zerio não, é usado! Mas tá super bem conservado

gianowisk
Veterano
# mar/06
· votar


Na Gang Usados tem um Rickenbacker 4001 74 natural... lindo.
R$ 9.000,00 caro... porem ele é de 74 é o que vale.

Alastico
Veterano
# mar/06
· votar


Na Bass Center..dentro da Galeria dos Musicos na Teodoro Sampaio sempre tem Rickenbackers lah...variam de 7 a 9 mil reais..=)

Ronaldo Martins
Veterano
# mar/06
· votar


Como juntar R$7000,00? É fogo!! rsrsrsrsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rickenbaker ou Gianinni?