Aos donos de Giannini modelo Rickenbaker

    Autor Mensagem
    BTNS
    Veterano
    # jan/05


    Nunca toquei num RK legítimo e até o final do ano passado nem nos da Giannini.
    Nunca fui fã do “visual” dos RK, mesmo das guitarras, mas sempre respeitei por serem clássicos - adotados inclusive por muitos músicos que curto -, ficando aquela curiosidade sobre o som.

    Já ouvi dizer que o som deles (os baixos) é bem particulare, que a tocabilidade não é o forte e que existem os que amam seu som e os que o comparam com o som de “nariz entupido”.

    Daí que fui na casa de um cara, interessado em trocar um baixolão pelo meu Giannini Apolo e esse cara tem os seguintes baixos: Precision Squier antigo (se não me engano japonês), com captação EMG, Snake semi acústico (vermelho original, lindo), o baixolão da Crafter, um Hondo Jazz Bass (só corpo e braço, última aquisição que será totalmente reformado) e um Giannini RK, que ele restaurou e que estava muito bonito.

    Bom, a troca não rolou mas o papo foi muito legal e experimentei todos os baixos dele, começando pelo RK quem sempre me deixou curioso. O captador da ponte parou de funcionar recentemente então só pude sentir o captador do braço. A tocabilidade dele é ruim. O braço é uma tora – ouvi dizer que é mais grosso do que o dos RK originais até – mas o som dele é magnífico. Pirei com o timbre. Fiquei passado e apaixonado pelo som dele. Agora entendo porque alguns são vidrados nesses Giannini. Com certeza vou atrás de um. Realmente é um som bem particular mas muito bonito para o meu gosto. Bem vintage mesmo. Se a proposta de troca fosse no RK acho que tinha fechado na hora.

    []s

    BTNS, recém convertido

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    BTNS

    Ainda não tive a oportunidade de testar este modelo ainda, mas assim como vc, respeito muito.

    As únicas referências do timbre dos Ricks originais q tenho são as MP3 do Cris Squier, apenas com linhas de baixo das canções do Yes q ele mesmo disponibilzou em seu site, então fico na curiosidade mesmo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    BTNS
    Como luthier e baixista tenho algumas opiniões sobre os Gianninis RK.
    Já toquei em alguns deles e já reformei um (infelizmente um outro estava tão ruim que não deu para fazer nada - estava totalmente empenado).
    O som aproxima-se bem dos Rik's originais. Em edições mais antigas (antes de 1976) o braço era MAIS confortável que o original, depois mudou (aliás o Rick original tem braço de tora também). O Giannini é mais leve, pois as laterais do corpo são em caixeta.
    A saudosa Finch também fez uma versão, cujo braço era aparafusado e os captadores eram como os antigos P-90 com moldura e capa cromada, tinha um som diferente do Giannini e do Rick original, mas o braço era mais confortável (embora largo).
    A Ibanez fez uma cópia excelente desse baixo nos anos 70.
    Abç

    asterix
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    BTNS
    cara esses dias eu vi na mtv naquele programa bandas novas dois baixistas cujos timbres do baixo eram de chorar (de emocao!) hehehe: primeiro o baixista da banda Gram tocando um Hofner ! timbre mto legal... depois o baixista do Ludov tocando ocm um Rickenbacker... nossa, dois timbres mto legais!

    Homem Cueca
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Quer ouvir Rick??Ouve Rush, GEddy Lee só usa eles.

    Rock_Bassman
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Homem Cueca
    agora ele ta usando fender

    Flavio Moska
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Sabe dizer se todos os captadores dos Giannini Rick antes de 1976 são Mitsubishi ou Rickenbacker mesmo?! Sempre tive esta dúvida!

    Aproveitando o tópico, aqui tem uma foto e sons do G.Rick (outros tb). Os sons 1 e 2 usei o switch na posição do captador da ponte e toquei próximo à ponte, o som fica muito "roncador", e no som 3, usei o captador do braço tocando próximo ao braço, o som fica mais "fanho".

    confiram aí:
    http://flaviomottin.sites.uol.com.br/Musica/galeria_instrumentos.htm

    BTNS
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    marcioazzarini, cara, me surpreendi. Gostei tanto do timbre que vou procurar um por aí, num bom preço.


    Mauricio Luiz Bertola, tinha certeza que vc iria comentar algo pois vc curte bastante som passivo e vintage, não? Além de ser luthier. Vc sabe dizer qual a madeira do centro desses GRK? Não sei o ano desse que toquei. Como disse, era o xodó do dono.

    asterix não vi isso na MTV, uma pena. Um amigo meu é amigo do pessoal do Ludov, quem sabe eu ainda encontre o baixista e troque uma idéia sobre o set dele. Realmente, tem timbres que são de chorar mesmo.

    Flavio Moska Cara, a gente já trocou algumas palavras no Orkut. Eu havia comentado do seu "arsenal". Esse seu G-Rick é estúpido de bonito. Ele está todo original? A pintura tb? Caramba, quando encontrar um desses vou usar o seu de referência para reforma.

    Abraços a todos!

    Flavio Moska
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    BTNS
    Está todo original, só as tarrachas eu troquei pelo modelo clássico (parecido com os da fender), mas tenho as originais (retangulares) vou tirar outras fotos dos detalhes e envio p/ vc, qual seu email? O número de série está à lápis embaixo do verniz, até vou ver novamente pq não lembro o nº exato.

    Espessura do braço - foto
    Tive sorte no G.Rick, pois não chega a ser “tora”...hehe:
    http://flaviomottin.sites.uol.com.br/Musica/images/bracos.jpg
    obs: se o link não abrir diretamente, copiem o endereço e abram em outro navegador, o UOL pira às vezes.

    tedbass
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: tedbass
    · votar


    Flavio Moska

    Gostei muito do som do seu G Rick, é muito parecido com o som do meu rick 4001 73', parecendo que você tocou os três sons de palheta, não sei...., porque me pareceu um tanto mais agudo que o rick original. Achei muito baixo também o volume.

    Você falou que o número de série está a lápis embaixo do verniz? Como é isto? No rick original o número de série está gravado na parte de metal dos plugs de entrada mono e stéreo, o meu é ML em cima e 6432 em baixo. Valeu.

    Flavio Moska
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Flavio Moska
    · votar


    tedbass
    Não usei palheta, é que toquei próximo à ponte usando o switch na posição 3 (da ponte). Somente no som 3 usei o switch na posição 1 (do braço) e toquei próx. ao braço.
    O som ficou mais baixo pq diminuí o volume de saída do amp., pois o sinal dele é mais forte que a do JazzBass. Mas tem um puta chiado na gravação que pode ser do cabo ou do SoundForge, acabei de postar outra gravação do Audacity que ficou melhor, é o som2 do G.Rick

    Se der tempo, hoje tiro uma foto do número de série que está à lapis - agora não lembro se está nas entradas dos plugs mono/stéreo tb.

    Pô, mas o teu é um legítimo Rick4001, lembre-se que o meu é uma mera cópia da giannini....hehe
    Que cor é o seu 4001?

    tedbass
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Flavio Moska
    É fireglo igual ao seu.
    Pô, mas o teu é um legítimo Rick4001, lembre-se que o meu é uma mera cópia da giannini....hehe ... quanto a isto, tudo bem, mas o seu rick é perfeito (cópia muito fiel do original) e o som é muito legal mesmo. Valeu.

    S4M4
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eu conheço o dono da Di Giorgio. Serve?

    BTNS
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Flavio Moska manda para betones@mandic.com.br.
    Cara, muito lindo seu RK. Parabéns.

    Lex Vox
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Desculpa ressucitar o tópico, mas é melhor que abrir um novo. Preciso trocar o cap do braço do meu Rick e não sei qual usar. Toco classick rock e metal, alguém pode me dar uma dica de um cap parecido com o original do Rick, fácil de achar e não tão caro?

    Lex Vox
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    uuuuup
    Ajuda por favor galera, preciso mesmo trocar o cap

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    É bem difícil vc encontrar peças de Rick cara,e quando se acha são bem caras,procura no ML q sempre aparecem algumas peças de Rick por lá,ou então procura importar os Seymour Duncan/BassLines,esses caps não tem no Brasil.

    Dá uma olhada no site da Seymour Duncan pra ver os detalhes desse cap.

    Grosskopf
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Lex Vox
    talvez coloco pra venda semana que vem um captador de braço do gianinni rickenbacker, não posso de dar certeza, nem sei ainda se ele está funcionando, mas qualquer coisa, coloco aqui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aos donos de Giannini modelo Rickenbaker