Baixo 5 cordas x Baixo 4 cordas

Autor Mensagem
Thiago
# nov/02


Alguém aí pode comentar sobre as diferenças, vantagens e desvantagens de um baixo de 4 para um de 5 cordas??

Valew

Arthur Maia
# nov/02


Olha só: a grande diferença esta no costume, se vc toca com um 4 cordas, num de 5 vc vai sentir os dedos menores no braço, mas, vai ter mais opções pra desenho em escalas. Valeu?

nukebass
# nov/02


Cara, a diferença tá no músico, não no baixo blz?

slapboombass
Veterano
# mar/04
· votar


Thiago

a diferença e o tom que vc atinge com o de 5 cordas que o de 4 não atinge sem mudar a afinação!

kamaleao
Veterano
# mar/04
· votar


Thiago
kra eu gosto de 5 cordas, me dá mais opção de grave. Mas existe um corrente tradicionalista de preservar os baixos de 4 cordas como o intrumento original, isso eu não concordo muito...
6 cordas eu já não gosto mesmo, acho o braço muito largo.Mas reconheço as vantagens do mesmo.
mais que 6 cordas acho uma palhaçada de quem quer aparecer pelo instrumento e não pela tecnica ou talento ou dom, como queira...

é isso que eu penso...


[]'s

alexafavilla
Veterano
# mar/04
· votar


EU me amarro em baixo. não importa as cordas.
Eu pretendo ter um de seis pois gosto mto do grave e da corda dó pra solos ou ate mesmo levadas dá um som bonito. eu particularmente gosto.
COmo o nukebass disse quem faz o intrumento é o músico. Não importa qntas cordas ele usa...

Gui
Veterano
# mar/04
· votar


mew DEUS...o povo tah ressucitando os topicos...

Madruguinha
Veterano
# mar/04
· votar


Eh, daki a pouco vo ve um reply do post de jesus Cristo...

canhoto 5
Veterano
# mai/04
· votar


baixo de 05 cordas ninguém merece a corda si grave demais, fica feio

canhoto 5
Veterano
# mai/04
· votar


06 é horrivel, braço largo demais

marcioazzarini
Veterano
# mai/04
· votar


mew DEUS...o povo tah ressucitando os topicos... (2)

Expressão
Veterano
# mai/04
· votar


Eu só uso baixo de 4 cordas pois aprendi a tocar em 4 cordas (na pré historia não existia baixo de 5 cordas) e agora é difícil de acostumar com as 5.
Mas é a tal história, quem faz o instrumento é o músico mesmo.

marcioazzarini
Veterano
# mai/04
· votar


Meu baixo oficial para shows é meu Ibanez SR885 5 cordas, viciei em jogar os graves, principalmente em músicas mais lentas, mas meus demais baixos são de 4 cordas.

Rdrowned
Veterano
# mai/04
· votar


Eu particularmente gosto muito das 4 cordas porém fica inviável quando a banda toca em uma afinação mais baixa, B por exemplo. A não ser que mexa na afinação ou use as cordas dos de 5 desprezando a G.

CORVO
Veterano
# mai/04 · Editado por: CORVO
· votar


Apesar de concordar com o nukebass existem algumas diferenças entre os baixos de 4 e 5 cordas. Os de 5 vieram da necessidade de algumas notas e desenhos utilizando a corda B e ele é bem mais versátil do que o de 4, sendo usado por quase todos os músicos que tocam com artistas por aí, quando estes não usam os de 6, mas os de 6 em geral são mais voltados para os solistas e adeptos da música instrumental. Agora o que o baixo de 5 ganha em versatilidade ele perde em pegada principalmente nas notas situadas na região mais grave da corda E. O baixo de 5 nunca terá aquela pegada rock'n'roll de E solto que o de 4 tem, mas tudo é questão de gosto e necessidade. Hoje no mercado de instrumentos mais top eu diria que 60% dos baixos são de 5 cordas, 30% de 6 cordas e 10% de 4 cordas. O Rdrowned acaba de dar um ótimo exemplo disso.

Dark Avenger
Veterano
# mai/04
· votar


Eu to 100% acostumado com baixo de 5 cordas e num sei viver mais sem,e so compraria um baixo de 4 cordas tendo ja um de 5 muito bom.
CORVO
Eh claro que da pra ter uma pegada de rock com um baixo de 5 cordas.Eu toco hard rock/metal melodico e acho ate melhor a pegada de rock num baixo de 5 cordas pq a corda B da um apoio tanto para o polegar quanto aos dedos 1,2 e 3(principalmente pro 3 quando precisa tocar acompanhando o bumbo duplo em metal melodico).

conte
Veterano
# mai/04 · Editado por: conte
· votar


eu tenhu um baixo de 5 cordas, eu gosto msm das notas graves q ela dispõe, mto da hr, mas o q eu queria msm era um de 6 , sempre admirei um baixo de 6 cordas, parece uma coisa monumental..., meiu viagem mas eh o q parece pra mim
sem conta q dispoe várias notas assim pode se bem versátil

Dogs2
Veterano
# mai/04
· votar


Prefiro de 4 cordas. É tradicional e para você acompanhar a música (missão do baixo) ele faz perfeitamente. Pra mim baixo de 6 cordas é exagero e dispensável. PARA MIM

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


Dark Avenger, é uma questão técnica apenas: o fato de existir a corda B faz com que o E solto do baixo de 5 cordas não soe em hipótese alguma como o do de 4 cordas. Física pura. Ninguém aqui disse que não dá para ter uma pegada de rock com baixo de 5 cordas (onde você leu isso?) pois uma coisa nada tem a ver com a outra, assim como não tem a ver o fato de você ter ou não uma pegada de baixista roqueiro. Estamos falando de baixos e não de músicos.

Magno Vilhena
Veterano
# mai/04
· votar


Dark Avenger, eu também toco há anos com 5 cordas e não vivo sem o Bzão mas o CORVO tem toda razão quando fala do Ezão solto do baixo de 4. O de 5 não tem aquela pegada mesmo. Bom, o de 4 também não tem o peso das quintas e nem o D abaixo, isso porque o C e o B chegam no super grave daqueles de dar enjôo, saca? Hoje em dia para pegar as gigs é preciso ter baixo de 5 ou 6 se não os caras torcem o nariz e te limam de cara.

Rdrowned
Veterano
# mai/04
· votar


Fazia tempo que eu não tocava com um baixo de 4 cordas. Recentemente adquiri um e quando comecei a tocar não queria parar mais. Muda muito a pegada, pelo menos pra mim. Mas é como o Magno Vilhena disse, hoje em dia não dá pra ficar sem o de 5.

Aracnídeo
Veterano
# mai/04
· votar


CORVO
Magno Vilhena


Em compenssação a B....... heheheheheheh

BTNS
Veterano
# mai/04
· votar


Bom, as diferenças, vantagens e desvantagens já foram esclarecidas.
Eu tenho dois baixos de 4 cordas mass quero um de 5 - o sonhado Wood Scorpion Plus - para ter as notas mais graves e tocar certos sons pesados. Já pensei em ficar apenas com os de 4 cordas baixando a afinação e de repente usando um calibre mais pesado de cordas mas fico com receio de que as cordas fiquem moles demais. De repente eu até experimente fazer isso com um dos meus baixos para ver no que dá, só que daí perde-se o alcance de agudos.

Aracnídeo
Veterano
# mai/04
· votar


Com um baixo de 5 cordas, sinto minhas mãos mais preenchidas....


Valew

Rdrowned
Veterano
# mai/04
· votar


BTNS
Acho que não fica legal baixar a afinação, até o D ainda dá, mais baixo que isso a tensão não fica legal. Nesse caso o ideal seria pegar um cordoamento de 5 e desprezar a G mesmo. Eu particularmente não gosto pois o baixo fica inutilizado para outros sons, mas quando se tem mais de um baixo é uma opção.

Tony Topete
Veterano
# mai/04
· votar


06 é horrivel, braço largo demais


Aprende a tocar ué...

isaiasgs
Veterano
# mai/04
· votar


Toquei muito tempo com bass de 4 cordas. No dia que toquei um de 5 fiquei louco. Eu tinha que ter um de 5. Agora com meu SR885 é show de bola. Dá pra acompanhar músicas lentas com um grave bem preenchido, principalmente em tons como D e C que sempre deixam muito a desejar na tônica. SEm falar nas marcações tipo country que sempre utiliza um intervalo de 5ª abaixo, aí um baixo de 5 é indispensável. Quanto ao de 6 não tenho muito a dizer. Acho dispensável uma corda mais fina, mas ajuda e muito pra muitos desenhos que se faça. As notas diferentes só serão encontradas no final do braço, aí não tem tanta necessidade.

mamoluc
Veterano
# mai/04
· votar


Rdrowned voce toca em alguma banda?

Rdrowned
Veterano
# mai/04
· votar


mamoluc
... sim .. .toco em uma banda aqui em BH ...

mamoluc
Veterano
# mai/04
· votar


Rdrowned[/b]

O Drowned? Q isso velho muito doido...eu ja fui em autos show seus aqui em BH no aeroporto lapa..Muito doido...[b]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo 5 cordas x Baixo 4 cordas