levantar cordas

Autor Mensagem
Gunther
Veterano
# jan/06
· votar


Em 1986 eu usei uma guitarra Giannini emprestada. Parecia que alguém tinha passado uma lixa para metal bem grossa nos trastos, eles pareciam pequenas limas diamantadas. Óbvio que ninguém na Giannini percebeu que aquele instrumento estava naquelas condições, ele simplesmente passou pelo controle de qualidade por azar e foi vendido. A dona da guitarra era novinha e achou normal pois nunca tinha tocado noutra guitarra.
O baixo é novo mas tem algo de podre nele.

dpcl
Veterano
# jan/06
· votar


asda
padrao G D A E

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


dpcl
O velho, desculpa a demora pra responder.
Depois de ler todas as respostas, te dou 1 veredicto:
mANDA nO lUTHIER, que teu caso né assim tão simples de resolver.

dpcl
Veterano
# jan/06
· votar


bah..nada de luthier...eu resolvi aiusehiausheui...eu levantei na ponte somente e deu certo...nao precisei do palito de fósforo nem nada rsrs

to só com mais uma dúvida...para mexer no tensor..precisa tirar as cordas?..eu tenho que esperar algum tempo depois que der 1/4 de volta?

Gunther
Veterano
# jan/06
· votar


Não precisa tirar as cordas se vc conseguir operar a porca (ou parafuso).
No meu tem que tirar o braço por causa do projeto imbecil do braço, mas não é regra nos baixos minimamente bem desenhados.
É bom dar uma afrouxada, sobretudo se vc vai apertar o tensor.
O movimento do braço ocorre na hora mas... madeira é pedaço de organismo que já teve vida um dia e nada impede que ele se acomode um pouco, tão pouco que vc nem notará.
Ainda que vc leve uma semana mexendo um pouco todo dia, depois de ajustado ele ficará regulado por anos.

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


O meu tmb teria de tirar o braço... se ainda tivesse tensor kkkk

dpcl
Veterano
# jan/06
· votar


aiuseuiaheuiase

eu acho q vou dar uma envergadinha...pouca coisa para frente..pq eu nao qro elas TAO ALTAS iausehaushe

o q vs acham??

Gunther
Veterano
# jan/06
· votar


dpcl
Se o baixo afinar direito e vc achar que tá confortável, até na configuração "berimbau" tá ótimo. O importante é que vc se sinta bem. Depois de alguns anos as cordas começam a colaborar com vc e o que trastejava, milagrosamente pára de trastejar (ou vc controla e ainda usa o ruído).
A foto do trasto afundado é do meu baixo, no meu caso vou ter de trocar mesmo, mas quero testar uma idéia antes.
Se o seu baixo não for muito caro, mexa e detone até cansar, eu já detonei coisas mais caras só para aprender como funcionava.

dpcl
Veterano
# jan/06
· votar


Gunther
boa Gunther...falou tudo..não ajudou em nada, mas disse tudo q eu tava qrendo ouvir :D

eu mexi no tensor, mexi na ponte, chutei, pisei e tah ai o baixo..firme e forte...não tem nada de 7 cabeças q nem falavam aqui =D

valeu pelo apoio

asda
Veterano
# jan/06
· votar


dpcl
Vc viu os trastes?


Devem ser o traste que desgastou...

dpcl
Veterano
# jan/06
· votar


asda
cara..impossível desgastar trastes de um baixo lacrado novo aiusehuaie =p
o problema era a ponte q estava mto baixa mesmo..eu subi um pouco e esta tudo ok..sem contar q o problema tb era comigo...minha pegada eh forte pra deixar elas mto baixas

asda
Veterano
# jan/06
· votar


dpcl
Bom... Vc sabe ver se o braço está empenado?


Se vc levantar muito a ponte, ela fica com as cordas altas no meio do baixo...
Vc tem que regular tudo... O tensor, a ponte e os trastes.

dpcl
Veterano
# jan/06
· votar


asda
eu preciso ver se o braço esta reto não é...se ele estiver reto, é pq nao esta empenado..estou certo??

Gunther
Veterano
# jan/06
· votar


Aqui vc vai entender melhor:
http://www.joinme.net/nemesis/tensores.html

Se vc apertar qualquer corda no último trasto ela deverá ficar em paralelo com todos os outros trastos; aí o braço está reto reto reto! Eu deixo assim e é uma barulheira só mas eu gosto.
No endereço que o Azzarini te passou diz para deixar uma folguinha, então deixe só para ter certeza que não vai trastejar.

Gunther
Veterano
# mar/06
· votar


Gunther

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a levantar cordas