Calibre das cordas influencia no slap ?

    Autor Mensagem
    GrungeMan
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: GrungeMan


    Ola galera, eu pesquisei no "topicos essenciais" e na busca e ainda nao achei uma resposta pra isso, eu gostaria que vcs me ajudassem na duvida sobre o calibre das cordas, qto mais grossa mais facil ou mais dificil pra fazer o slap ?
    eu uso 0.45 e acho o mizao um poko frouxo pra dar o slap (eu toco meio tom abaixo) .. se eu passar pra 0.40 vai ser um poko mais facil !?
    valew !!
    =)

    GrungeMan
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: GrungeMan
    · votar


    [post duplo]

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    GrungeMan
    Se vc passar para 0.40 vai ficar mais frouxo ainda.
    Abç

    Minow
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    só mandando regular, creio eu

    polakinho
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    usa a afinaçao normal ehehe

    Gunther
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Coloque uma B no lugar da E e afine dois tons acima para dar a E meio tom abaixo.
    Pode ficar do jeito que vc quer ou ficar uma M... mas é interessante a idéia.

    mgs
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    olá mauricio, bom, eu uso cordas 0.45 que é as que veio de fabrica no baixo e uso a afinação normal, sei lá estava querendo assim menos peso e um slap bem mais definido e com um agudo massa tá lig? +ou- estilo fender, daí se eu trocar as cordas para 0.40 vai ficar ruim? vai ficar frouxa? ou não! valeu!

    GrungeMan
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    vc sabe se eu passar o calibre de 0.45 pra 0.40 tenho q fazer algum tipo d regulagem no baixo !? ... ou ele aceita normalmente !?
    Obrigado !

    Minow
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    GrungeMan
    depende kra... o problema maior seria passar pra um calibre mais pesado, pq ai vc poderia fuder o braço do seu baixo... mas se for passar pra 0.40 tem q ver se vai trastejar, se vai ficar mto frouxo, etc... pode ser que precise ou nao, mas eu acho melhor levar pra regular sim, sempre.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    mgs
    Cara, existem duas opções, ou vc estuda pra caramba para aprender a controlar a pegada de cada "slapada" (o que seria o ideal, segundo meu camarada Arthur Maia), ou compra um compressor de baixo (eu tenho o Boss LMB-3, que é um p... pedal!). Só ficará "frouxa" se vc afinar tons abaixo.

    GrungeMan
    Sim, vc deve levar seu baixo ao seu luthier para uma regulagem de tensor e de entonação para o novo encordoamento.
    Abçs

    GrungeMan
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: GrungeMan
    · votar


    Minow
    Mauricio Luiz Bertola

    =)
    valew !!... vc é legal ! hehe

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Gunther
    Coloque uma B no lugar da E e afine dois tons acima para dar a E meio tom abaixo.
    Pode ficar do jeito que vc quer ou ficar uma M... mas é interessante a idéia.


    Esse procedimento não vai danificar baixo!!!???

    Gunther
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Claudio Zotelli

    Acho que não. Um baixo não é uma coisa assim tão high tech. O pior que pode acontecer é quebrar a corda antes da hora. Todo baixo faz mais força na G e na D e nem por essa razão o braço chega a torcer. Não juro, mas acredito que a maioria dos baixos e guitarras não são desenhados por gente que se preocupe com cálculos lá muito avançados; deve ser quase tudo "chute". Se alguma coisa acontece e vc conserta voltando à regulagem anterior, não há dano. Eu arriscaria.

    Tomazela
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    O Duda Tambasco faz isso no baixo de 4 cordas dele, colocando uma B no lugar da E, justamente por ter que afinar 1/2 ou 1 tom abaixo por causa do vocalista e não querer ficar com a corda frouxa. Mas é necessário levar em um luthier para ajustar o tensor, porque a diferença no calibre faz a diferença. Inclusive de 0,40 para 0,45.

    Gunther
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Levar baixo no luthier para ajustar tensor é como ir ao dentista para escovar os dentes... soldado procurar o sargento para trocar o carregador do fuzil no meio da batalha.
    Perguntei à Condor qual o tipo de literatura que eles fornecem com os instrumentos, sequer responderam os desleixados... todo baixo deveria vir com um manual básico: tarrachas, altura das cordas, oitavas e tensor. Ninguém faz! Empresariado b-r-i-l-h-a-n-t-e!
    Quando a Fender fizer os "gênios criativos" farão também.

    GrungeMan
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Levar baixo no luthier para ajustar tensor é como ir ao dentista para escovar os dentes.
    com isso vc ta querendo dizer q é facil ajustar o tensor, certo !?
    acho q nao é tao simples assim .... =\

    isaqueras
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Na minha modesta opinião, vc deve analizar o seguinte:
    1 - o tipo de som que vai tocar:
    Slap em Rock é 1 coisa, em Samba é outra e em Jazz...pu...na sequência, do mais grosso pro mais fino.
    2 - o tipo do contrabaixo que vc tem:
    cb de braço mais fino e 4 cordas, tipo os JB, tem um timbre de Slap mais pesadão, por isso eu acho que fica melhor com cordas mais finas, apesar do possível trastejamento.
    cb com braço mais largo tipo os de 5, 6 cordas ou at''e mesmo os de 4, só que com escala longa (24 trastes), costumam dar um timbre de slap mais médio, estaladinho, ardido. Aí sim vc usa cordas de calibre maior.
    Em relação ao uso da B no lugar da E... nunca testei.
    Essa é a minha opinião.
    Falando nisso, alguém ai tá usando cordas piano sound?

    Gunther
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    GrungeMan

    Pare e procure entender como funciona o seu baixo.
    Sem tensor as cordas puxam o braço para frente e ele fica mais ou menos como um berimbau. O tensor funciona como uma única corda capaz de exercer sobre o braço a mesma tensão gerada pela soma das cordas, aí o braço só é forçado contra sua própria base. Como o tensor é um só, havendo diferentes tensões nas cordas (e isso ocorre), existe a possibilidade do braço ficar torcido (como uma broca de furadeira). Não precisa ler nem ouvir nada de nenhum luthier, vendedor ou músico; é geometria simplória mesmo. Tem um luthier de Minas (Igor alguma coisa) que faz braços com dois tensores nos modelos de seis cordas; imagino que outros façam a mesma coisa, e quem não fizer... melhor entrar de vez no século XX.
    O tensor ganha tensão quando vc aperta a porca, o que gerealmente se faz girando a porca no sentido horário (ou parafuso). Se o fabricante usar "rosca esquerda" aí o sentido é outro (duvido que alguém use, mas é sempre bom saber).
    É muito difícil ajustar a oitava sem um afinador eletrônico. O afinador é o segundo acessório, é mais importante que pedais, só perdendo mesmo pro amplificador.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Calibre das cordas influencia no slap ?