Luta por limpeza/clareza do som

    Autor Mensagem
    WormKrash
    Veterano
    # jan/06


    Acho que todo baixista já passou por essa situação, ou sempre vem a passar e se importar mais com a clareza com que executa um riff do que com a velocidade do mesmo.
    bom, é isso que venho querer discutir com vocês, vou começar por citar meu equipamento: baixo Tagima TG-6B (aquele antigão de 6 cordas) + Bass Podxt Live.

    Minhas últimas brigas têm sido para melhorar a clareza com que executo notas (principalmente rápidas), mas infelizmente não estou sendo muito vencedor. Sabem quando parece que está passando vento sobre as cordas quando se toca notas mais rápídas? é isso que estou enfrentando. gosto muito de progressivo, tocar linhas mais quebradas consigo executar com firmeza e definição de todas as acentuações, mas principalmente quando estou gravando noto aquela famosa "abafada" (ou o som do vendo sobre as cordas) quando executo algo mais rápido, como uma escala toda quebrada em semicolcheia cheia de subidas e descidas.

    Minha primeira tentativa foi mudar a técnica: tocava sempre apoiado no captador, agora apoio o polegar no B, no E ou no A dependendo o riff e abafo as cordas não tocadas. isso ajudou bastante nos sons "adicionais", como dissonâncias, cordas vibrando pelo som das outras, etc, mas nada de mais "punch".

    Quem conhece o POD sabe que tem infinidade de opções. apesar de estar meio verde nele ainda (comprei recentemente) já usei inúmeras combinações de amp/cab, equalização (já tentei baixar agudos e médios, mas não consegui nada que não deixasse o som abafado), compressores, noise gate, e tudo mais que tinha direito. o timbre ficou muito mais bonito, evidente, e versátil, mas ainda está longe do resultado que quero.

    Agora estou pensando em trocar toda a elétrica (essa da tagima é bem velha, mas o instrumento ,"madeira em si", é muito bom) por, provavelmente um EMG 45p + EMG 45TW + EMG BQS Control (que é pra chutar o pau da barraca de vez). Ok, vou lá e pago R$1200,00 pra colocar esse set, ter um som que vai do Victor Wooten ao Steve DiGiorgio e imaginem minha cara de chegar e ver que ainda parece que estou soprando as cordas.

    Minhas cordas estão meio velhas, vou passar alcool nelas hoje mesmo e tentar gravar, mas sei que isso não vai fazer milagres.

    Bom, está aberto, se alguém quiser discutir...

    FBassist
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    cara eu acho que isso é do baixista mesmo, não do equipamento.

    maikonbass
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    WormKrash
    Tb tenho este tagima, só q toco com um meteoro!!
    Comprei um equalizer recentemente por achar os graves muito embolado e sem medios.....Por isso comprei um pré q era d um tobias...

    Vou colocar..mas o REAL PROBLEMA é o ampli mesmo mano!!
    Nao aguenta o bass....
    Meu proximo passo é comprar caixa 4/10" e um cabeçote!!

    valew

    FBassist

    Num sei mano..acho q essa parte delimpar o som, pelo jeito dele é o equipo...

    valew

    Revenant
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Eu acho que pode ser mais um problema de técnica do baixista mesmo, como o FBassist disse.. mas tbm é comum problemas com timbre e equipamento. Na minha opinião eu acho que são os 2.

    WormKrash
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    FBassist

    vamos cortar o mal pela raiz então, levando em conta que eu seja o problema (que auto-punição ;) o que fazer para limpar? já toquei de várias maneiras, já usei até abafador (abafador mesmo) e não adianta, aumentou a velocidade embola.


    maikonbass

    cara, em estúdio eu toco com um combo meteoro com caixas de 4x10 e 1x15 e sem comparação, embola bem menos, mas ainda falta aquela "nitidez" (ou aquela técnica).

    Não sei mesmo, uso pizzicato de 3 dedos, mas com 2 não muda nada, sobe aquele grave tapando tudo. Aí vocês vão dizer "baixa o grave". sim, baixo o grave (perde bastante da personalidade do baixo e do timbre que gosto), aí o agudo e o médio ficam estridentes, então baixo eles um pouco também e o som já está completamente abafado. Sei que parece neura, mas acho muito feio dizer "ah, eu toco isso" e sair tudo embolado.

    Revenant
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    WormKrash
    Eu entendo o que vc passa... ja passei por situações parecidas, e não tem outra cara.. vc tem estudar pra melhorar isso(que naminha opinião é problema de técnica). Pega os exercicios basicos mesmo e trabalha a precisão e a sonoridade limpa. A principio não se preocupa muito com o timbre do teu equipamento, procura melhorar nesse ponto da técnica. Se mesmo assim não melhorar o seu som dai passe a pesquisar o seu equipamento melhor. Mas a principio minha dica é estudar pra limpar o som que vc toca.

    WormKrash
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Revenant

    tá certo, vou reforçar isso mais ainda quando for estudar... mas falando nisso, tem alguma idéia do que estudar pra melhorar isso, além de tocar, tocar e tocar? já toco baixo há 4 anos.

    Revenant
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    WormKrash
    Cara pega os exercicios basicos do Pizzicato, aqui no forum mesmo vc encontra alguns.. vc pode pegar aqueles que quando vc aprendeu a tocar estudava eles.. Mas agora vc da um enfoque a mais na sonoridade e limpeza do som. Pega exercicios de salto de cordas, os famosos 1234 e suas variações. Estude arpejos.. passagens cromaticas, escalas.
    Enfim vc tem uma infinidade de coisas legais pra estudar so que o que importa nesse estudo é a limpeza que vc faz isso.
    ahhhh lembre-se de começar lento pra perceber bem a sua precisão e depois va aumentando a velocidade ate vc se sentir que o problema ja esta superado.
    abraço e bons estudos!

    WormKrash
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Revenant

    valeu a atenção cara, agora é tocar... ou tentar

    Revenant
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    WormKrash
    heheh blz cara... boa sorte ae pra vc qualquer coisa tamos ae!
    abração!

    daltones
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    se vc pode gastar R$1.200 num kit da EMG.. pq nao gastar? Cara, com R$1.200 eu faço mtas aulas com vários caras q manjam. Com essa grana q vc vai gastar com o kit e já gastou com o POD, dava pra ter umas aulas com um pessoal q regaça demais. Esta é a minha opinião. Analizando... 1 POD + R$1.200 kit EMG + Tagima! ? algo errado nessa combinação. Deveria ser algo parecido com: 1 POD + (Ibanez / Yamaha / Warwick) = Felicidade eterna. Um abraço.

    bya
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    toca com palheta

    elvisinbrain
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    em primeiro lugar, nao toque de cima pra baixo, dando pancadas, a nao ser que você esteja tocando iron maiden

    seus dedos devem estar perpendiculares às cordas. puxe as cordas em sua direção, de modo que você encontre certa resistencia.

    e como sugestao, coloque poucos graves e aumente os medios

    FBassist
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    WormKrash
    Kra, é akela coisa, treinar, treinar e treinar, o proprio Andreoli disse para treinar com o baixo desplugado para ouvir as notas com clareza.

    Isso é muito complicado msm...

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    WormKrash: cara... eu to voltando a tocar seriamente também e tô "limpando" a minha técnica denovo, então eu sei como tu ta te sentindo... as vezes da vontade de desistir né? parece que não rendem os estudos. se tu podesse gravar alguma coisa pra gente analisar ia ser jóia :)

    WormKrash
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    acabei de lavar as cordas com alcool... melhorou MUITO. vou ver se gravo alguma coisa aqui e já posto pra vocês analizarem

    daltones

    a idéia por enquanto é essa, mas esse kit vai para algum baixo do futuro e eu reinstalo o original tagima

    WormKrash
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    gravei umas coisas, escutem aí e digam o que acham (lembrando que não toquei nada, só fiz escala pra verem como está a situação).
    pirmeiro com tapping e depois pizzicato.

    WormKrash
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    http://rapidshare.de/files/10483672/rodrigo.mp3.html

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    cara... eu acabei de ouvir o arquivo e no tapping achei nenhuma "sujeira" na tua técnica cara... tirando uma que outra coisinha como um ataque mais fraco. Já no pizzicato eu entendi o que tu quis dizer. me parece que uma boa temporada com um metrônomo e um ataque um pouco mais leve iriam resolver o teu problema cara.

    WormKrash
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Gabriel_Bp

    o tapping pra mim tá "aceitável", mas o pizzicato tá horrível. vou tentar estudar algo com metronomo e aliviar a porrada (se bem que daí parece que fica mais sem ganho ainda).

    moog
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    toca com palheta
    =/

    maikonbass
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Gabriel_Bp
    WormKrash
    moog

    tipo eu as vezes opito por fazer dowloads e tipo aparece este "RAPISHARE" nunca sei oonde clicar pra fazer o download...em q palavra?

    valew...

    qdo vcs disserem eu ouço!!!hehe

    WormKrash
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    primeiro tu clica no botão Free, lá embaixo, aí ele vai pra outra pagina, e embaixo dela vai ter uma contagem regressiva. quando ela acabar vão aparecer 3 caracteres pra ti digitar (medida de segurança). é só digitar, dar ok e ele baixa.

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Treino, treino, treino e um compressor ajudam... E nada de querer ir direto a 50000 bpms da vida... Tem q começar devagar, e só depois que vc sentir que as notas estão saindo limpas, vc deve aumentar a velocidade.

    WormKrash
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    marcioazzarini

    não sei se tu chegou a ouvir a gravação, mas se sim, o que achou do uso do compressor? particularmente pro tapping acho que ficou bem regulado, mas pro pizzicato não achei bem a relação de sustain X qualidade do som (com sustain alto o som parece mais artificial) que queria.

    obrigado desde já

    Sérgio Melo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    WormKrash
    A limpeza do som depende muito mais da sua técnica do que mesmo dos equipamentos. Reserve um tempo pra resolver isso, execute lentamente as frases e procure ver onde está o erro, certamente encontrará uma solução. Boa idéia trazer o assunto ao fórum, muita gente deve passar pelo mesmo problema e a troca de informações é fundamental.

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    WormKrash

    Eu ouvi sua gravação cara... E ta limpa sim. Só treine mais dinâmica no pizzicato, e se a sua intenção é que não apareçam as batidas das cordas nas trastes, experimente uma regulagem mais alta da ação (cuidado para não comprometer o tapping com ação mais alta).

    Mas mesmo em gravações profissionais, se vc separar somente o baixo, vc nota os slides dos dedos nas trastes, trastejamentos e tudo mais... É que na mixagem e equalização, os técnicos costumam cortar as frequencias referentes a esta "sujeira".

    WormKrash
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    obrigado à todos que comentaram, consegui tirar uma boa conclusão, agora vou tentar deixar o vício do tapping de lado e me dedicar um pouco mais ao pizzicato. espero estar postando em breve algo que realmente fique como quero.

    obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Luta por limpeza/clareza do som