Luta contra uma "doença" misteriosa

    Autor Mensagem
    Mayzen
    Veterano
    # ago/04


    Falaê, galera!! Mais uma vez um tópico meu sobre esse problema q está acontecendo com o meu baixo! É um Tagima tg550. Já postei aki varias vezes sobre o q seria o problema mas nehuma das respostas acertaram o q era..Ele tá trastejando...começou nas primeiras casas e agora já tá até numa lá das ultimas...mas ñ é regular esse trastejar..ele trasteja em diversos e diferentes pontos da escala. Na verdade eu ainda ñ consegui descobri o q causa isso. Levei em 4 Luthier. Dois só ajustaram (regularam as paradas), o otro disse q tirô o desvio do braço e o ultimo disse q o problema era das cordas. Fiz tudo isso e continua trastejando! Eu andei lendo mt sobre trastejar e minha maior desconfiança é desnivelamento dos trastes entre si! Alg d vcs já passô por isso? Qs são os "sintomas" q o baixo apresenta?? Qnt é + ou - p/ nivelar os trastes(dinheiro)? Alg conhece alg luthier bom no RJ (capital)?Vlw aí galera qm puder me ajudar!!Flw!!

    HignocliuS
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    O som de trastejamento ta saindo no amp?

    Você bate muito forte nas cordas ou então aperta muito mal os trastes? Eu achava que meu Cort trastejava até perceber que meu posicionamento na escala era todo tordo e eu batia nas cordas feito um cavalo. =P

    Digao
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    2 possibilidades (aparentes)...

    braco torcido...

    trastes desnivelados...

    tem q ver tb se o encaixe braco/corpo ta 100%.. .se a ponte ta legal... etc,..

    edusachini
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Se nao for braco empenado nao sei.
    Sera q nao eh algum problema na alma do instrumento?

    Mayzen
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    HignocliuS
    O som ñ sai no ampli ñ kra..só ouve o trastejamento no braço msm...e nem é pegada ruim minha pq eu tenho um otro baixo e com esse ñ acontece nada! eu já tokei em vários outros baixos e nunca aconteceu isso...em algs casas desse baixo q tá trastejando, msm uma pegada mt ruim nem trasteja...e em algs casas trasteja msm segurando certinho...eu acho q é desnivelamento dos trastes...
    ------------------------------------------------------------
    Digao
    Kra, braço torcido ñ é!! nem esses problemas d encaixe, pq só trasteja em algs pontos diferentes da escala...a ponte tá boa, certinha...tudo regulado (tensor, oitavas, etc...)...eu tenho quse q certeza q é trastes desnivelados..qnt custa mais ou menos um concerto desses (traste desnivelados)?!?

    Nando Bass
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Mayzen
    mas o som (trastejado) nao sei no ampli?
    ta ruim para tocar?
    pow, o luthier nao resolveu?

    procura outro, tem q resolver pow...

    Mayzen
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Nando Bass
    Ñ, o som do trastejado ñ sai no ampli, mas agora tem uma casa q tá trastejando tanto q a corda ñ tá vibrando mt.....aí atrapalha...é isso q eu vô fazê..levá em otro luthier...alg conhece alg bom aki no RJ?

    Mano_Ed
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    o que é trastejar? =)

    edusachini
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: edusachini
    · votar


    vc sabe oq sao os trastes? sao aquelas marcacoes de ferro que separam as escalas no braco dos instrumentos de corda.

    o baixo ta trastejando quando vc faz alguma descida ou coisa do genero, escuta a corda batendo nos trastes produzindo um ruido meio metalico

    espero ter ajudado =]

    isaiasgs
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Mayzen
    Já vi algo parecido em um wood de um colega.

    O problema foi o seguinte: o baixo ficou todo empenado depois de passar toda a noite no chão num anoite muito fria.

    O dono colocou atrás da geladeir adurante qse um dia e depois pareceu estar tudo ok, só depois ele observou esse trastejado em lugares diferentes da escala e em cordas sim outras não.

    Ele levou num luthier aqui de Aracaju, o Elifas Santana..o kra é muito bom ..ele faz baixo e guitarra pra essa galera do carnaval da Bahia , Aracaju e etc...O kra faz at´eviolino e cello.

    Depois eu conversei com Elifas e ele me explicou q o problema foi "torção na escala" e não no braço e q são coisas diferentes, já q são madeiras diferentes. Ele retirou a escala do braço e fez uma raspagem milimétrica por trás, na parte em q fica em contato com o braço, não na parte externa onde ficam os trastes e resolveu o problema. O serviço ficou por 150 reias.

    Ele falou q é raridade aparecer esse tipo de problema e não costuma fzer isso pq já acabou tendo q dar uma escala nova pra um cliente pporqe a escala rachou na máquina. Ele prefere trocar toda a escala, mas como o meu colega não quis por se tratar de um Wood raro e muito antigo ele teve q fzer essa raspagem.

    Vlw...

    Mayzen
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    isaiasgs
    Kra, são esses sintomas q estão no meu baixo mas eu nunca deixei ele tipo no chão ou atrás de geladeira ou qlq otro lugar assim...Pode até ser q seja esse problema d torção na escala mas eu tô meio desconfiado pq qnd eu aperto a corda na casa 4 ela encosta no traste posterior e trasteja..qnd eu prendo a corda na casa 5 ela ñ enconta no próximo traste...por isso q eu tô achando q é traste desnivelado..q q vc acha?!

    farewell
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Mayzen
    testa.. leva em mais lutheirs, pede pra eles checarem se nao eh braço torcido e medir pra ver se os trastes nao tao desnivelados..

    tarado
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Mayzen
    kra se nao sai no ampli, tudo bem, e ate normal trastejar, as vezes a açao das cordas tá bem baixinha e tua pegada eh meio forte pra ela, aconselho tbm vc verificar as tarraxas, o meu violao ta com as tarraxas bem velinhas(devem ter uns 23 anos) e as veses a tençap fica incorreta e eu tenho ded trocar as cordas...

    Mayzen
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    tarado
    Ah, vlw kra! Vô chekar essas coisas p/ vê c pode ser isso!Vlw aí pelo toke!!

    jrcintra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Mayzen
    eh kra mais vai sabe o q q fizeram com o baixo antes de vc ter ele...
    vc comprou ele novo na caixa?
    c foi de loja e ele estivesse na vitrine , o dono da loja poderia ser meio avacalhado.. nao sei...
    agora.. po kra.. q luthiers sao esses hein?cada um fala uma coisa diferente... vc tem q acha um BOM luthier por aih....
    =|

    Mayzen
    Veterano
    # set/04
    · votar


    jrcintra
    O baixo é nove e ñ era o da vitrine ñ...! Tô procurando um luthier bom aki e juntando uma grana!!Vlw aí!

    Basshero
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Mayzen
    vc é de sampa???

    Mayzen
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Basshero
    ñ...RJ

    zehhh
    Veterano
    # set/04
    · votar


    isso é um problema recorrente nos tagima, as minhas duas guitarras tagima q eu tive, eu mandei retrastejar assim q eu comprei, pois ja conhecia o problema

    Nando Bass
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Mayzen
    cara, vai na autorizada Tagima, é na centro da cidade, Garcia Guitars... praça tiradentes, 83 sala 305 - centro - Rio de Janeiro... tel.: 2252-4191 - www.lindomar.luthier.nom.br

    dexei meu tagima la para trocar um potenciometro, e dar uma geral, o braço tava empenado...

    Mayzen
    Veterano
    # set/04
    · votar


    zehhh | Nando Bass
    Kra e vcs sabem qnt fica mais ou menos esse trabalho?!?!Ah, deixei meu bass lá no Garcia Guitars, no Lindomar..ele vai me ligar p dar um parecer d qnt fic e ql é o problema! Vlw aí a gaçera q postô...agora é só torcer p esse luthier conseguir dá um jeito no meu bass né?!?! vlw msm aí!!!

    Nando Bass
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Mayzen
    cara, nao deve ficar em mais d 200... eu acho...

    NESCAU
    Veterano
    # set/04
    · votar


    1- O braço pode estar torcido,
    2- A escala pode estar empenada e o tensor pode nao estar podendo regular + por estar muito apertado, sem rosca, ou completamente frouxo
    3- Trastes desnivelados.

    Se o braço estiver torcido ou com a escala empenada a ponto do tensor nao corrigir, tem que tirar os trastes, arrumar o tensor, plainar a escala com lixa até ficar reta denovo, recolocar os trastes, nivelar eles, e regular o instrumento todinho denovo, ai resolve. Vai gastar com isso +- uns 200 pila, se nao der pra aproveitar os trastes ( oque na maioria das vezes acontece....)

    pablo gurgel
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    cara eu tow cum amigo q u violão dele tah trastejando...só q eu tb naum sei oq eh pq ele me flw q só esculta quando dedilha na 4°,5° e 3° casa...da kinta cordaa...vcs podem me ajudar galera?

    HdP
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    O meu baixo tb ta assim, so nas 6 e 8 casas da quarta corda....

    Rodrigo Lovato
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    pois eh, passei mto tempo me encomodando co meu primeiro baixo, uns 8 meses mais ou menos pois ele trastejava, o braço estava normal e mesmo assim saia akele ruido fdp.... ateh q um dia eles entortaram o braço pra frente, fazendo para de trasteja nas primeiras casas.. e continuo trastejando na 7ª como sempre, mas então deixei assim mesmo e vendi, comprei um Tagima B4 e hj sou um cara feliz! =]

    raphaelweird
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    cara... ja experimentasse nao comprar tagima? nunca tive boas experiecias com tagimas.... vende ele e compra um fender ou music man...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Luta contra uma "doença" misteriosa