Baixo: como guardar o instrumento?

Autor Mensagem
Pion
Veterano
# dez/05 · Editado por: Moderador


Galera

Eu faço faculdade a noite e durante o dia, tenho a tarefa do trabalho, (quem nunca passou por isso)

Eu praticamente só pego no bass duas vezes na semana, e a noite. Ou seja ele passa mais tempo sem ser usado, devorado pela poeira (nem tanto) do que devorado por mim.

Como eu devo guardar para evitar empenos no braço ?? Afinado ou desafinado? emborcado (virado) com as cordas pro chão em superficie reta e liza ou no pedestal ??

MaurícioLeite
Veterano
# dez/05
· votar


dizem q colocar emborcado eh melhor,
mas nunca tentei, eu guardo o meu com as cordas pra cima
mas tb o meu ta sempre em uso hauhauh
mas vamo esperar outro cara mais experiente sobre como guardar :D
flw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


Pion
Guarde seu baixo afinado (jamais desafine o instrumento, a não ser para trocar as cordas) em um case ou bag e apoiado com as cordas viradas para a perede ou para baixo. Pedestal só serve para instrumento sem o bag, para o palco, nada mais.
Abç

isaqueras
Veterano
# dez/05
· votar


Pion
Acondicione o Bass sempre na horizontal e de preferência em um keise. Esse conselho é para evitar aqueles acidentes tipo " seu pion derrubei a guitarra"
O único rpoblema de acondicionar deitado é o de alg~´em pisar em cima. Por isso o uso do keise.
Mauricio Luiz Bertola
Me responde o porque de nunca desafinar. O meu cB já n empena mais, por isso n me preocupo ao deasafinar ou não as cordas para guardá-lo.
Seria por manter um padrão de tensão?Faz sentido pois uma das fantásticas propriedades da madeira é a de suportar cargas de tração na boa, mesmo n tendo a elasticidade (poder de voltar a forma original) que o aço tem e nesse caso que a faz deformar.

wellington sch
Veterano
# dez/05
· votar


Antes eu guardava o meu baixo em cima de um acaixa de sapato em baixo da cama, o braço ficava suspenso.....Mas com o tempo o braço torceu, vendi ele e comprei outro, agora eu sempre guardo ele apoiado na parede, com a cordas viradas para a parede e a mais de uma ano, passo inverno, verão e o braço ta perfeito, acho q pra quem naum tem case, essa é a melhor solução(Pelo menos foi para mim)......

Half
Veterano
# dez/05
· votar


O melhor mesmo é guardar no case, com o case "de lado", com o baixo nessa posição : ____||____ Entenderam?
Assim o braço fica com a porção que empena em "neutralidade" com a ação da gravidade. (Nunca ví braço empenado pro lado...)

Half
Veterano
# dez/05
· votar


wellington sch
Os baixos eram iguais?

Gunther
Veterano
# dez/05
· votar


O meu, apesar do timbre péssimo e falta de graves, está comigo desde outubro de 1986 e não tem problema nenhum (que seja visível). Nunca tomei o menor cuidado com ele. Guardo encostado na parede, de preferência sem apoiar as tarrachas para não desafinar. Como o tensor é central e as cordas apresentam tensões diferentes, haverá sempre mais pressão na D e na G. Se o babaca da Giannini que o projetou não pensou em equalizar isso... tarde demais; mas ainda está bonitinho.

Stronb
Veterano
# dez/05
· votar


Tbm naum tomo nenhum cuidado especial... Meu baixo fica guardado na bag, com uma toalinha embaixo pra ficar mais macio e naum arranhar caso alguem esbarre. Fica no chão mesmo, num cantinho e apoiado na parede. Mas eu naum deixo ele virado com as cordas pra parede naum. Nunca notei diferença no braço. Naum ker dizer q o braço esteja perfeito... mas tah igual.. huahuahua....

marcioazzarini
Veterano
# dez/05
· votar


Guarde seu baixo afinado (jamais desafine o instrumento, a não ser para trocar as cordas) em um case ou bag e apoiado com as cordas viradas para a perede ou para baixo. Pedestal só serve para instrumento sem o bag, para o palco, nada mais.
Abç
(2)

Slapbass
Veterano
# dez/05
· votar


Guarde seu baixo afinado (jamais desafine o instrumento, a não ser para trocar as cordas) em um case ou bag e apoiado com as cordas viradas para a perede ou para baixo. Pedestal só serve para instrumento sem o bag, para o palco, nada mais. (03)

ps: assim que guardo o meu

Lucas Gatto
Veterano
# dez/05
· votar


qndo o meu ficava no chao empenava, mesmo na bag, agora, coloco num pedestal, ficou (até agora dps de 3 meses) normal, sem empenar

Slapbass
Veterano
# dez/05
· votar


Lucas Gatto

vc coloca no pedrestral com a capa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


isaqueras
Cara, quem foi que disse que o seu baixo não empena mais! Cuidado com isso....
Não se deve desafinar, pois as cordas produzem uma pressão ao longo do braço, que é contraposta pelo tensor, que é portanto regulado para tal. Se vc ficar desafinando e reafinando o baixo exercerá um jôgo de pressão e contrapressão sobre o braço e o tensor que, somado ao efeito da variação do meio-ambiente acabará por danificá-lo e/ou enpena-lo, correndo mesmo o risco de torcê-lo, daí, o braço estará (geralmente)definitivamente perdido.
Abç

asda
Veterano
# dez/05
· votar


O meu eu deixo embaixo da cama jogado...
Senão eu derrubo...

asda
Veterano
# dez/05
· votar


Na verdade eu não jogo, eu empurro com o pé.

WormKrash
Veterano
# dez/05 · Editado por: WormKrash
· votar


com o case, apoiando as cordas na parede, a merlho posição seria qual dessas duas?

________
|............|
|............|
|............|
|............|
|............|
|............|
|............|
|............|
|............|
|............|
|_______|
================chão===============

(vertical)

ou assim:

______________________________
|..................................................|
|..................................................|
|..................................................|
|_____________________________|
================chão===============

(horizontal)

considerando que as cordas fiquem para a parede, por que isso, se o apoio do case ficará no chão e não na parede?

Pion
Veterano
# dez/05
· votar


Galera!

Eu guardo meu Bass (MICHAEL 4 CORDAS, passivo, 3 botões - volume, medio-grave) num bad comum com as cordas viradas para baixo - encostadas pro chão.

COloco embaixo da minha cama e meu quarto fica trancado para evitar que algo não esteja no local quando eu voltar.

Quando estou com preguiça, após exercitar, eu geralemente enrolo o braço numa flanela, e deixo descançar no pedestal e fica ssim por vários diais. Como eu não tenho tempo para devorar o baixo, fico preocupado pois não sei até que ponto isso faz bem para ele.

O que vocês acham ?

Eu já tentei guardar ele em pé, virado para a parede, de forma que ele ficava paralelo a parede, . mas como não ficava muito seguro, o bag poderia deslizar e fazer um baita estrago, resolvi deixar deitado.

hell_boy
Veterano
# dez/05
· votar


Têm algum problema em colocar no pedestal com a bag? É que nesta época minhas paredes estão muito úmidas então não quero mais deixá-lo encostado na parede.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


hell_boy
Se o mesmo couber no pedestal... sem problemas.
Humidade é inimiga do instrumento, cuidado!
Abç

xShavo
Veterano
# dez/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola,

guardo meu bass aqui no sofa, é uma boa deixar virado, com as cordas para baixo?



valeu, té+

Maurício_Expressão
Veterano
# dez/05
· votar


Acho que de guardar baixo eu manjo, afinal um baixo meu ficou 22 anos sem sequer eu abrir o case. O dia que precisei tirei-o do case, afinei e toquei normalmente.
Após tocar eu limpo com flanela bem caprichado e uso um case térmico rígido nos meus baixos. Coloco 4 a 5 capsulas de sílica gel (troco as capsulas de sílica de tempos em tempos) em cada case. Coloco os cases rígidos na vertical. Um do lado do outro. Perpendicular ao solo, 90°. Com o corpo para baixo e o braço para cima.
Uso uma salinha que tenho debaixo da escada para isso. Cabem 5 cases no vão da escada bem justos.
Fiz uma experiência de deixar 1 Fender Jazz Bass americano 1983 seis meses com as cordas levemente frouxas. Depois de 6 meses afinei e o baixo ficou terrível. 1 semana depois de afinado ainda estava terrível. Levei no luthier e nunca mais deixo instrumento com cordas frouxas.
Aliás, troco uma corda por vez sempre. Nunca deixei um baixo com menos de 3 cordas afinadas.
A cada 6 ou 8 meses dou uma polida geral com polidor Fender. Uso flanela diferente só para o polidor e brilho.
A flanela de limpeza do baixo é outra, sempre nova.
Não suo nas mãos e isso facilita muito. Meus baixos antigos estão como novos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


xShavo
Sim,é.

WormKrash
Veterano
# dez/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sendo luthier, com mais experiência nisso, posso te pedir pra responder minha pergunta acima? Obrigado!

isaqueras
Veterano
# dez/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O meu cb é um caso a parte. A 10 anos se eu me lembro bem, a porca do tensor saiu com a cabeça do mesmo, ou seja, quebrou o tensor.
De duas uma, ou eu trocava o braço e perdia a última caracterização original da raríssima Snake que ainda havia no mesmo ou chutava o balde e partia pra uma seqüência infinita de afina/ desafina que faço até hj. O empenamento já estabilizou a anos. Por outro lado, se ficar afinado sempre, aí sim dá proagro.
Por isso galera, se vc n tem um cb que tenha o mesmo problema q o meu, melhor seguir o conselho do cara e guardar afinado.
Abrás a tods
ps. Apesar da falta do precioso tensor... a tocabilidade dele é comum a todo jazz bass, com as cordas em altura normal.
Pion
Muito bom seu tópko

Half
Veterano
# dez/05
· votar


WormKrash
Eu voto na primeira, pois assim o braço não sofre com a ação da gravidade, ou melhor, nenhum dos lados que "empenam" sofrem. Repito que nunca vi um braço empenado pro lado.

WormKrash
Veterano
# dez/05
· votar


Half

também acho que é a melhor maneira. já vi baixos com a escala levemente empenada para baixo, mas vamos aguardar mais opiniões, to comprando meu case hoje e não queria começar já fazendo errado.

hell_boy
Veterano
# dez/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Humidade é inimiga do instrumento, cuidado!

Aqui tá tão úmido que eu vejo a água escorrendo na parede do meu quarto, esse é um problema da minha casa, será que isso pode detonar com meu baixo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


WormKrash
Vertical.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


hell_boy
Certamente, incluindo a parte elétrica que vai "dar pau".
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo: como guardar o instrumento?