Baixo: como guardar o instrumento?

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


isaqueras
Cara, um bom luthier retirará a escala de seu baixo cuidadosamente e refará o tensor, acho que neste caso valerá o gasto, pois vc atribui um grande valor à esse instrumento, não?
Abç

Pion
Veterano
# dez/05
· votar


Galera!

Eu guardo meu Bass (MICHAEL 4 CORDAS, passivo, 3 botões - volume, medio-grave) num bad comum com as cordas viradas para baixo - encostadas pro chão.

COloco embaixo da minha cama e meu quarto fica trancado para evitar que algo não esteja no local quando eu voltar.

Quando estou com preguiça, após exercitar, eu geralemente enrolo o braço numa flanela, e deixo descançar no pedestal e fica ssim por vários diais. Como eu não tenho tempo para devorar o baixo, fico preocupado pois não sei até que ponto isso faz bem para ele.

O que vocês acham ?

Eu já tentei guardar ele em pé, virado para a parede, de forma que ele ficava paralelo a parede, . mas como não ficava muito seguro, o bag poderia deslizar e fazer um baita estrago, resolvi deixar deitado.

Pion
Veterano
# dez/05
· votar


Alguem pode comentar o que escrevi ?

Valeu!!!

Half
Veterano
# dez/05 · Editado por: Half
· votar


Pion
Os "estragos" que podem vir a acontecer, dependem de baixo para baixo. Mesmo dentre uma mesma marca e um mesmo modelo, o instrumento pode apresentar problemas semelhantes ou diferentes, ou até mesmo, um apresentar e o outro não.
Logo, o ideal é armazená-lo corretamente: em um case, na vertical.

É claro que cada um pode vir aqui, dizer que usou o braço do baixo como estrado pra cama, como degrau de escada, etc, mas o risco existe. Vc pode arriscar, por exemplo, eu deixo o meu baixo pendurado em um suporte igual de loja, que segura só a mão do instrumento, na parede. O meu luthier já falou que isso pode ser prejudicial, mas como pra mim é muito mais cômodo deixá-lo lá ao invés de ficar colocando e tirando de dentro do case, por conta e risco deixo por isso mesmo. Mas, não me surpreenderei se algum dia perceber que o braço está, digamos, "alterado".

É isso, cuidado nunca é demais, quer arriscar arrisque. Não existem aquelas pessoas que fumam tb? Então...

hell_boy
Veterano
# dez/05
· votar


Certamente, incluindo a parte elétrica que vai "dar pau".
Abç


Putz, mas a case não protege? Existe alguma forma de protegê-lo que não seja tirando da minha casa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


hell_boy
Infelizmente será difícil. O que vc pode fazer é colocar dentro do case pacotinhos de sílica-gel, que é um produto anti-humidade, alé de deixá-lo longe das paredes.
Abç

hell_boy
Veterano
# dez/05
· votar


Infelizmente será difícil. O que vc pode fazer é colocar dentro do case pacotinhos de sílica-gel, que é um produto anti-humidade, alé de deixá-lo longe das paredes.
Abç


Vou fazer isso então pq não têm outro jeito, na época da chuva aqui a minha casa fica muuito úmida, a parede absorve tudo e solta de noite, é foda.

isaqueras
Veterano
# dez/05
· votar


Maurício Luiz Bertola
ë kamaradas, depois q eu escreví, fikei pensando nisso.
Esse instrumento está comigo a 20 anos e n pretendo desfazer dele, msmo que, n tem muito valor comercial, porém tem muita bagagem tanto musical (vários feras ja tocaram nele), como muitas aventuras no mundo dos bailes, casamentos blablabla.
Deixa passar as festas que vou levar num Lth amigo no qual confio.
Depois te conto no q deu.

Half
Veterano
# dez/05
· votar


isaqueras
Deixa passar as festas que vou levar num Lth amigo no qual confio.
Levar o baixo num luthier é como dar um belo banho no instrumento, é muito bom!
Se estiver disposto a gastar mais, mande trocar as cordas, retrastejar (sim, retrastejar, uma coisa extremamente necessária que pouquíssimas pessoas fazem em seu instrumento, por ser algo relativamente caro). É como ter um novo instrumento em casa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


isaqueras
Falou e disse!
Abç

xShavo
Veterano
# dez/05
· votar


Ae galera, dizem que a superfície onde o bass deve estar apoiado com as cordas viradas para baixo tem que ser plana. Eu guardo aqui no sofá, que é meio "ondulado" será que não tem problema?

baz
Veterano
# dez/05
· votar


Eu ponho meu baixo pra descansar (guardo) sobre a cama e durmo no chão. Questão de prioridades. :D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


xShavo
Não.

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Iae cara blz? aproveitando o tópico.. queria tirar uma duvida: e que toda as vezes que tem ensaio da banda o meu baixo é transportado na mala do carro, e sempre com guitarras juntos e talz com os pratos da batera.. dai minha duvida e se pode causar algum problema com esse transporte?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


Revenant
Cara, JAMAIS FAÇA ISSO.
Principalmente nessa época do ano de intenso calôr, os instrumentos na mala do carro sofrem intensa variação de temperatura, que poderá ocasionar empenos graves, ou pior, torção do braço (aí... já era).
Transporte seus instrumentos junto à vcs, no interior docarro, com ventilação adequada, e, é claro em cases ou bags rígidos.
Abç

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu cara, eu andei percebendo uns amaçados no corpo do meu baixo e ja avia desconfiando que fosse causados pelo transporte que levava.. valeu ae pela dica!
Feliz ano novo ae pra vc!

yuri ajala
Veterano
# dez/05
· votar


eu sempre guardava com as cordas contra a parede >.<'''
tomar mais cuidado agora =P
mas e tipo pra viajar, eu coloco ele numa dessas carretinah q vai no engate, pq nao tem otro lugar.. sera q pode dar pau? =P

Half
Veterano
# jan/06
· votar


yuri ajala
Vc viaja todo dia?

Hehueheu desculpe mas eh que o pessoal cria cada situacao que vou te contar viu... Tipo... Pulo de parapente, serah que tem problema deixar o baixo na mochila?

Alastico
Veterano
# jan/06
· votar


Que nada..compra um case rigido dos bao....com amortecimento....joga uns 2 saquinhos de Silica Gel dentro.....c pode deixar 20 anos lah dentro ou jogar do segundo andar do predio q c o case aguentar e for bom mesmo...nada vai acontecer ao bass..=-)...mas tbm..o bass tem q ser de qualidade neh???
ehehehehhe brincadeira..

Agora falando serio..achu q a melhor maneira de guardar eh com um case mesmo..e deixando o case deitado na vertical sempre que possivel..=)..
Vlww..

Alastico
Veterano
# jan/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ei..sobre colocar o baixo no Porta Malas do Carro..
nao q eu faca isso..mas por curiosidade....mesmo c estiver com case rigido e o baixo estar bem colocado nele....tem problema???

bandas grandes q trampam com 1 onibus...geralmente levam seus instrmentos no porta malas do onibus..o qual tbm eh bastante quente..por geralmente estar bem perto do motor..isso quer dizer q zoa tudo tbm?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/06
· votar


Alastico
Cara, porta-malas de ônibus não fica perto do motor (que fica lá atrás), e geralmente o mesmo não fica sob ação direta do sol (pois o ônibus é reto) como num carro. Claro que o case rígido proteje mais. Mas, porta-malas de carro NÃO é lugar para instrumento.
Abç

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


Alastico
O foda é o calor. Hj é dificil eu sair com meu cb de dia, mas quando tenho de fazê-lo jamé no portamalas e tampouco sob o tampão traseiro. E pensar que quando era moleke andava de moto com o cb pendurado nas costas como o he man, sem capa, apenas preso pelo talabarde...q coisa!
Bertola
Diz aí professor... responde essa que eu ainda n descobrí... em relação ao braço do meu Snakão, tem um filete preto em toda a extensão do mesmo. Será que é uma cavidade preenchida ou só um filetinho de 1 mm sobra a madeira? Tv pensando nisso sobre akele assunto do tensor, lembra>? A olho n dá pra ver, pois o verniz sobre ele é bem espesso e n tive coragem de dar uma descascadinha nem sobre os parafusos pra conferir.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/06
· votar


isaqueras
Cara, esse filete, que fica atrás do braço chama-se "skunk stripe", e foi desenvolvido pelo grande Leo Fender para se colocar o tensor por trás do braço, nos mesmo em que o "corpo" e a escala eram a mesma peça de madeira. Geralmente é feito com jacarandá ou outra madeira dura. Em outros instrumentos esses filetes servem como reforço à estrutura do braço, e no caso de braços construídos sob a técnica "sandwich" colam-se várias madeiras de densidades e reistencia diferentes para maior resistencia estrutural (como nos Alembics).
Abç

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


Maurício Luiz Bertola
É, mas colocado 1x...acho q n dá pra mexer né?
Hj 1 kamaradas das antigas veio aki na minha e pedí pra ele, que tem 30 anos de profissão como cbx dar a opinião dele.
Ele catou, olhou, mediu os trastes com uma regua na transversal dos mesmos, mostrei a ele o tensor quebrado, ele tmb olhou a torsão perto da casa 5. Fez 1 som pra ver qual é...
Em resumo, ele sugeriu n mexer no tensor, já q n tá tããão empenado. Só me sugeriu procurar akele nosso amigo Luthier pra trocar os parafusos do corpo por outros de rosca mais fina e bitola maior (tipo akeles automotivos em polegadas), pra n acontecer de rachar a base ao aumentar a bitola, saca?
Com esse artifício, n resolveria o pequeno empenamento, porém reduziria o trastejamento no final da sol .
Falai... será q esse veio tá doido?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/06
· votar


isaqueras
Cara essa intervenção aí será apenas um paliativo.
Abç

kbza
Veterano
# jan/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Principalmente nessa época do ano de intenso calôr, os instrumentos na mala do carro sofrem intensa variação de temperatura, que poderá ocasionar empenos graves, ou pior, torção do braço (aí... já era).
torção do braço não tem conserto? eu achava que colocavam o braço no torno pra arrumar o defeito

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/06
· votar


kbza
Cara, concerto tem (e não é em tornos), mas é um processo difícil e caro, e só vale à pena em guitarras de alto valôr de revenda.
Abç

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


Maurocio Luiz Bertola
Cara... tô sem o meu dicionário, mas acho que entendí o recado.
Valews!

Fredilson
Veterano
# dez/08
· votar


Olá a todos,

Revivi este topico para não precisar criar um novo, é o seguinte, ando com vontade de guardar meus baixos naquelas estantes que cabem alguns instrumentos (tipo essa: http://www.musicware.com.br/rockbag/rs20861.jpg )

Já li em alguns tópicos que apoiar o instrumento pelo braço não é legal, no caso, seria prejudicial utilizar esse tipo de estante para guardar os instrumentos em casa??


ps: tudo isso é preguiça de tirar e colocar da bag :P

fidelismusico
Veterano
# jun/11
· votar


compre a quele s suportes de instumentos de corda de parede, que custa ai uns 10 reais,é bom ,seguro e barato,vale a pena eu tenho e nunca tive problemas,aquele abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo: como guardar o instrumento?