Autor |
Mensagem |
maikonbass Veterano |
# dez/05
Tipo alguns dizem q eu tipo, faço muita coisa diferent em uma musica só...
entao tipo, para os q japassaram por isso, oq fazer pra sair falado (pow aquele cara toca pra caraleo) (por exemplo) sem quebrar a musica em seu contexto
Valew pessoal, esse é o meu maior defeito....
|
Stank Veterano |
# dez/05
· votar
apende a mandar um groove com o cotovelo.
|
maikonbass Veterano |
# dez/05
· votar
Stank
Valew....
Mas tipo vamos supor q eu crie um groove, eu mantenho ele ate o fim (logicamente com umas coisinhas) mas a ideia eu mantenho a mesma?
|
Stank Veterano |
# dez/05
· votar
maikonbass
Fica a seu critério. Se vc tocar com o cotovelo, pode ser até só marcando a tônica, mesmo assim vão lembrar de você tocando ^^
|
FBassist Veterano |
# dez/05
· votar
maikonbass
esse é o maior erro de muitos baixistas, não saber colocar as tecnicas nas musicas... vira uma massaroca só
|
Stank Veterano |
# dez/05
· votar
Ok, estou me sentindo mal pelo conselho sem graça q eu dei.
maikonbass
Quando quero impressionar o público tento fazer algo inesperado. Dependendo do estilo que vc estiver tocando, o baixo realmente fica menos aparente, e para reverter essa situação acho que o melhor a se fazer é "causar".
Não digo causar de ficar pulando no palco, mas de fazer uma base diferente. Algo que sempre uso para ilustrar esse tipo de pensamento é a música Colorado Bulldog do Mr Big: puta walking bass foda, coisa comum de se ver no Jazz, mas difícil de se ver no Rock. Você acha que se no lugar do Billy Sheehan tivesse um baixista mais "comum" no Mr Big aquela música teria aquela linha de baixo, ou mesmo parecida?
Acho que com um pouco de conhecimento você consegue encaixar técnicas diferentes nos mais variados estilos. É só estudar :)
|
maikonbass Veterano |
# dez/05
· votar
Stank
Tipo na ulm toco ritmos brasileiros, só q com banda e mais pro lado d charme, soul, estilo funk americano...
Tipo o meu real problema é fazer muitas coisas diferentes, e esquecer d manter a linha......Tipo eu toco a nota e imendo fraseados, tappings, mas tipo até o outro acorde da musica.....ao inves d fazer oq muitos preferem (tocar, vamos supor, a tonica e segurar ate chegar no proximo acorde...
Pra mim é meio complicado pq eu escuto muito, mark king, michael marning, pixinga, abe laboriel.....e tento imendar oq eles fazem solando em bases normais d musicas cantadas...
nem notei a brincadeira.....huahauah to com sono
valew
|
Stank Veterano |
# dez/05
· votar
Tipo o meu real problema é fazer muitas coisas diferentes, e esquecer d manter a linha
Isso realmente é um problema. O principal do improviso é estar sempre ligado a harmonia da música, para não "fugir do assunto".
Agora, entender o que o Manring faz não dá, eahiuehauea ^^
|
snd Veterano |
# dez/05
· votar
Seja carismatico com o público, olhe no olho... você não está no palco apenas pra tocar, se fosse assim, vc sentava num banquinho e ficava ali no canto escondido. Não esqueça que você é uma imagem, se numa aprensentação você agradar o público, todo mundo vai dizer que você toca bem. E quanto a técnica, faça apenas o que a música pede... pra qualquer instrumento parece que a música manda o que deve ser tocado, é como pegar a onda perfeita, a onda diz pra você o que você tem que fazer, e se você quiser impor a manobra a onda vai lá e te derruba. Eu não sou surfista, mas na música é igualzinho.
|
maikonbass Veterano |
# dez/05
· votar
Stank
snd
valew manos.......vo tenatr me controlar mais..e tipo enatr fazer coisas diferentes somente em uma parte ou outra.....e q nessas partes venha c destacar....
falow
|
maikonbass Veterano |
# dez/05
· votar
continuem postando...conselhos...
( mas nao cobrem)
ahuhuahuaha(100graça)
|
Stank Veterano |
# dez/05
· votar
só q com banda e mais pro lado d charme, soul, estilo funk americano
Paul Jackson neles. Grooves simples e fodásticos :)
|
maikonbass Veterano |
# dez/05
· votar
Stank
nunca ouvi Paul Jackson!
É um baixista ou um cara q leva o nome d uma banda?
valew
|
yuri ajala Veterano |
# dez/05
· votar
cara eu costumo manter a linha da música.. geralmente pra fazer alguma coisinha mais "ooh" eh q alguma parte mais parada da musica, ou de passagem... mudar aase de vez em qndo tipo no final do riff ^^
soh sugestao.. mas se controla! =]
|
Stank Veterano |
# dez/05
· votar
maikonbass
Baixista do The Headhunters. Tem muita coisa deles com Herbie Hancock. Se eu tivesse em casa já upava um som, mas to no trampo :/
|
maikonbass Veterano |
# dez/05
· votar
Stank
nao axei nada no kazza...sab algum nome d alguma musica?
sab ond posso encontrar?
valew mano
|
Stank Veterano |
# dez/05
· votar
Tenta no soulseek ou emule.
Procura por The Headhunters, Herbie Hancock and the Headhunters.
Tem uns sons muito bons, tipo Hang Up Your Hang Ups, Palm Grease, Straight From the Gate...
|
maikonbass Veterano |
# dez/05
· votar
Stank
me passa teu msn!
vo tentar achar
|
Stank Veterano |
# dez/05
· votar
festanq # hotmail.com
|
maikonbass Veterano |
# dez/05
· votar
Stank
ta certo mesmo esse msn?
achei alguma coisa do herbie hancock...tipo jazz fusion,sancho shima, sun touch e chameleon
yuri ajala
essa linha q vc diz é um determinado groove q vc faz né?Ou só bater e segurar?
valew
|
yuri ajala Veterano |
# dez/05
· votar
eh fazer um groove mesmo nada dmais.. a tônica com um ritmozinha da batida sabe?
tbm odeio so bater e segurar huahauhauahua..
por exemplo o baixo de sweet child o´mine, durante o vocal, ele só usa a tonica e faz um ritmozinho mei pausado com ela.. ai investe na passagem de acorde q faz alguma viradinha legal..mas sem exagero ^^
eu tcava na banda coisa pop rock e hardcore.. e era assim q eu fazia com as musicas mais paradas.. ou mto agitadas q tinah qficar so na tonica msm.. ficava legal até..
mas lembra que as vezes num tem jeito, ja me conformei que pra algumas coisas a gnt serve mais pra dar sustentação mesmo =P
|
yuri ajala Veterano |
# dez/05
· votar
eu curto o baixo do Pato Fu, custuma ser mto legal.. dá uma olhada na música "Anormal" e presta atenção.. o baixo é traquilo (só na pentatonica), mas ao memso tempo envolvente..
por mais q vc nao curta pop rock dá uma escutada.. é "simples e produzido"...;D
|
yuri ajala Veterano |
# dez/05
· votar
(falei merda da pentat, malz ae)
|
Andre Passos Veterano |
# dez/05
· votar
Qdo comecei a tocar(q nao faz muito tempo), td q aprendia procurava colocar na musica, issu e normal...ate eu ouvir osgrandes baixistas tocando, cara pra mim existe uma "nota perfeita" q tocada na hora e lugar certo, eliminam qq uma, foi o q Ron Carter disse, mas issu e com o tempo, agenti vai aprendendo q existe uma nota q dah um efeito melhor q muitas tocadas sem nexo, e relamente soh o tempo e tocar muito q vai fazer agenti aprender, e tenta fazer uma logica em td q faz, sem frases e tecnicas sem nexo...dai e soh vc sentir, esse feeling eh essencial a qq baixista, se por exmplo vc ouvir tres grandes baixistas q considero atualmente, Ney Conceicao(Joao bosco...), Serginho Carvalho(Djavan...), Alberto Continentino(Ed motta...), vai ver q eles soh tocam de boa e sao um dos melhores, sem precisar mostrar td q sabem em uma musica.
Axo q depende tb do q vc quer da sua vida...se quer ser aqueles baixistas(q eu nao gosto) e q sao showmans, q fazem um show e tocam td e mais um pouco, e de tecnica sao perfetos,esses normalmente fazem carreira solo, issu eh um caminho, ou senao acompanhar alguem, tocando nao pra aparecer, ams pra musica aparecer..dai jah eh outros estilo, e claru tem alguns q fazem esses dois caminhos perfeitamente...
|
yuri ajala Veterano |
# dez/05
· votar
concordo plenamente com o dae de cima \o\
|
Half Veterano |
# dez/05
· votar
Um bom treinamento é vc gravar o que toca, nem que seja em um mísero gravadorzinho... Vc escuta seus podres hehehehehe
Vc aprende a economizar notas que "saem em excesso" além de melhorar, e muito, sua sonoridade. Sem contar que vc vai passar a ficar mais esperto com a marcação do tempo... Ouvindo o que tocamos, fica mais fácil perceber as gafes rítmicas.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# dez/05
· votar
maikonbass
Toque pelado.
|
yuri ajala Veterano |
# dez/05
· votar
pode dispensa isso =P
nois ajuda alguem atrapalha. se vc faz isso pq num consegue toca direito.. um bom jeito de chama atenção.. so q nao vá decepciona o publico ao toca pelado hein ..
|
Zeh Horn Veterano |
# dez/05
· votar
Um bom jeito de se fazer as linhas, é fazer coisas simples, mínimo de notas (mas também não ficar o tempo todo na tônica) e quando sobra aquele "espaço" preenche com o baixo. Além disso, algumas partes, ficam muito melhores deixar soando uma nota, ou seguir a tônica, não fica tudo embolado. Não quer dizer que porque você sabe milhares de técnicas que você tem que aplicá-las o tempo todo. Distribuir bem as técnicas é legal, o pessoal nota que você sabe várias coisas diferentes, em músicas diferentes.
Não tenho muita experiência mas essa é minha opinião.
|
marcioazzarini Veterano |
# dez/05 · Editado por: marcioazzarini
· votar
maikonbass
Pega o PJ do Jota Quest como exemplo...
O cara não fica punhe-tando o baixo a toda hora, faz umas bases muito consistentes, e com isso consegue chamar a atenção pra ele, FAZENDO SIMPLESMENTE O PAPEL DO BAIXO NA MÚSICA! Já vi muito neguinho q não entende nada de música elogiando o PJ (E olha q pra nego leigo de música elogiar baixista é muito foda, né...).
|