Problema de afinação

    Autor Mensagem
    hell_boy
    Veterano
    # nov/05


    Afinei meu baixo normalmente com um afinador eletrônico mas na hora q vou tocar o tom não bate de jeito nenhum, só afinando de ouvido, com o afinador está dando um tom acima, é problema no afinador ou aconteceu alguma coisa com o meu baixo?

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    hell_boy

    Vc está comparando a afinação do seu baixo com o que pra saber se ele está um tom acima???

    rodrigo_bass
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Será que vc não está afinando uma oitava acima? Pode ser isso, se o som estiver muito agudo na corda E por exemplo tenta voltar e afinar uma E abaixo. Uma vez quase arrebentei meu baixo afinando, não percebi que já tinha girado muito a taracha e a afinação estava certa, só que uma oitava acima.

    hell_boy
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Vc está comparando a afinação do seu baixo com o que pra saber se ele está um tom acima???

    Com as músicas q toco, não bate, só afinando de ouvido.

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    hell_boy

    E como vc tem certeza q a música está no tom certo??? Existem centenas de bandas que afinam o sinstrumento tons abaixo ou acima. :/

    Confie no seu afinador... heheh

    Na dúvida, compare com um teclado.

    rodrigo_bass
    Será que vc não está afinando uma oitava acima?

    Não viaja cara... Não tem corda que aguente afinar uma oitava acima... hehehe

    rodrigo_bass
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    marcioazzarini

    Bom cara ou foi um tremendo erro do afinador, ou eu estava bebado ou suas cordas andam fracas. Se tiver uma baixo velho com cordas que queira trocar tenta pelo menos chegar perto de uma afinação uma oitava acima. Eu acho totalmente possivel.

    hell_boy
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    hell_boy

    E como vc tem certeza q a música está no tom certo??? Existem centenas de bandas que afinam o sinstrumento tons abaixo ou acima. :/

    Confie no seu afinador... heheh

    Na dúvida, compare com um teclado.


    Amigo são as músicas q eu toco com a minha banda, as quais eu sempre toquei afinando com esse afinador, mas a partir de ontem não tá batendo mais nada com a afinação do afinador.

    Revenant
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    hell_boy
    pode ser que o seu afinador esteja com algum problema tbm.. mas na dúvida é melhor afinar de um jeito mais seguro, compara com a guitarra ou outro baixo, ou então como disse nosso amigo Marcio pelo teclado que é mais seguro até..
    vlw!

    Slapbass
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    rodrigo_bass


    Será que vc não está afinando uma oitava acima? Pode ser isso, se o som estiver muito agudo na corda E por exemplo tenta voltar e afinar uma E abaixo. Uma vez quase arrebentei meu baixo afinando, não percebi que já tinha girado muito a taracha e a afinação estava certa, só que uma oitava acima.


    Palmas para ele...
    HAuhuHUAhUAhuHAUHA....
    ....compara com o teclado...

    rodrigo_bass
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Slapbass

    Cara não entendi ainda. Vc acha que não é possivel a corda estar frouxa e a afinação estar certa mais uma oitava abaixo. Ou ao contrario, muito esticada e uma oitava acima? Faz ai com um afinador e depois posta o resultado pra gente, já que minha palavra não ta valendo nada.
    Pode ser que o afinador esteja com problema também, pode ser mais provavel até, mas se tá todo mundo querendo ajudar o cara todas as possibilidades são bem vindas.

    hell_boy
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Realmente estranho, instalei um programa afinador no PC e liguei o baixo na entrada do microfone e a afinação não bateu tb. Mas to vendo já pelo lado bom q finalmente estou aprendendo a afinar de ouvido rssrs

    Evangélico
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    hell_boy

    Seu baixo deve estar com as oitavas desreguladas, leva n o luthier que isso ae ele resolve tranquilamente, ou.... verifica se seu afinador tem frequência de afinação tipo 400hertz, 440,...

    isaqueras
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    rodrigo_bass
    cara, com todo respeito (coisa q n se v muito pela opinião dos outros por aki), como o nosso kamaradas marcioazzarini falow, é praticamente impossível afinar um cb 1 oitava acima. A tração exercida axialmente pelas cordas, poderia trazer conseqüências pra lá de drásticas para o instrumento.
    Será que vc n queria dizer "1 tom" e não "1 oitava" acima... pense nisso!
    hell_boy
    Jovem garoto dozinferno, eu tenho que reconhecer que nunca consegui afinar legal com afinador eletrônico. Nunca batia com a guitarra, que por sua x, era afinada com o mesmo aparelho. Talvéz seja por que ninguem respeita o cbxst afinando... na ora de afinar a porra da guitarra...silencio...perai um pouco...mas qdo pegamos o afinador, neguinho fica na maior zueira (pronto desabafei)
    Curiosidade: Qdo n tenho nenhum parâmetro pra afinar, uso o telefone.
    O tom de linha, normalmente bate com o A.

    rodrigo_bass
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    isaqueras

    Valeu pela consideração cara. Posso estar errado, alias quem não erra, mas foi uma coisa que passou pela minha cabeça e que já aconteceu comigo. Como eu era mais inexperiente essa epoca posso ter lido errado no afinador ou qualquer outra gafe, mas foi a impressão que tive.
    Eu quis dizer uma oitava acima mesmo, se vc afinar um tom acima a leitura no afinador não será compativel com a leitura da corda que vc quer afinar.

    hell_boy
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    verifica se seu afinador tem frequência de afinação tipo 400hertz, 440,...

    Qual a frequência q devo usar?

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Pra mim... ou eh erro do afinador... ou eh que as oitavas estão desreguladas...

    hell_boy
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Como faço prá regular as oitavas, aqui não tem Luthier..

    rodrigo_bass
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    hell_boy

    Cara da uma olhada na busca que tem certinho como faz pra regular as oitavas, mas basicamente vc vai ter que mexer nos "carrinhos" que ficam no final da ponte pra deslocar pra frente ou para trás até achar a regulagem certa. Da uma olhada nesse site, o Márcio Azzarini da uma boa dica de como fazer isso.

    http://www.basspoint.cjb.net/det_coluna.asp?coluna=Diversos&codigo=15

    otavio016
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    o do meu baxo tb ta esquisito.... eu afino pelos harmonicos ai confiro na 7 de baxo 0 de cima e ta tudo certo, mais quando faço 5 em cima 0 em baxo da desafinado...sao as oitavas? eu tentei regular mais quando eu mexo nos parafusos eles nao andam.... so se eu soltar a corda e mexer o carrinho com a mao..... é assim mesmo?

    Slapbass
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    isaqueras

    tb ja usei o telefone pra afinar...
    ..........................................................

    Gunther
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Tom Sawyer do Rush começa com um E. Analog Kid começa com um A.
    Se o seu afinador diz que a E está em E e o E do seu baixo não bate com um E de alguma música... corda solta é corda solta, independe do ajuste da oitava.
    Com a E afinada a sétima casa tem que dar B (como uso mais esta região eu não ajusto com a décima segunda casa, use a décima segunda se desejar ser mais "Caxias"), se acusar mais abaixo empurre o carrinho mais para perto do captador para diminuir a distância e elevar a afinação; afine de novo a corda solta em E bata na sétima casa de novo até as duas baterem com o afinador (E e a B). Se ainda assim nada der certo, substitua a bateria do afinador ou a fonte; se ainda assim der errado, teu afinador foi fazer companhia ao Pastorius.
    Ajustar oitava para quem tem afinador não toma mais que dez minutos e uma oitava desajustada não gera erro de um tom nem na vigésima quarta casa. Da vigésima quarta para a vigésima terceira casa numa escala de 864 mm a distância é de 12,84 mm; a mais desajustada das oitavas daria um erro de meio tom apenas.
    Faça isso no micro e confira:
    ((864/4)* (2^(1/12)))-(864/4)
    Uma pena... mas parece ser o afinador!
    O Meu TU-12H pisca feito doido quando a bateria está fraca, não sei qual é o seu. O meu tem dezenove anos e funciona bem, mas coisas chatas acontecem mesmo e eu nem músico sou...

    Minow
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    rodrigo_bass
    Será que vc não está afinando uma oitava acima?

    baixo cavalo esse hein?

    Slapbass
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Minow

    esse Baixo tem o tensor de Madeira e o Braço de Metal....
    HAuuauuau

    hell_boy
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    já até desenvanei do afinado e to afinando de ouvido mesmo, foi bom ele ter quebrado pq eu tava alienado à ele, rsrs

    Half
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    isaqueras
    marcioazzarini
    É absolutamente cabível afinar uma corda, sem querer, uma oitava acima, seguindo algumas condições:
    -Corda em bom estado
    -Fazer isso em UMA corda apenas, mais do que isso, duvido que o braço aguente.

    Caso duvidem, é só testar. Por conta e risco, é lógico!

    Slapbass
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    é talvez uma corda quem sabe a SOL ate da pra se afinar uma oitava acima.............REPITO TALVEZ......................

    MAS SE ALGUEM QUEBRAR O BRAÇO E SO FALAR COM O Half QUE ELE PAGA OTRO


    Half
    Caso duvidem, é só testar

    ninguem viu o por sua conta e risco...


    ahuhuHUAhua..........zuera ......Num façam isso Num........

    isaqueras
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Half
    Vc acabou de passar a receita de como transformar um cb em uma arpa kuakuakua

    Slapbass
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    isaqueras


    Vc acabou de passar a receita de como transformar um cb em uma arpa kuakuakua


    HUAhuaHUhauah imagina so .......o braço do contra baixo todo envergado comu um Harpa...


    caraca....Essa foi Boa !!!

    Half
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    hueheueueehue
    E pra ajudar, deixem o baixo de vcs apoiado "de costas" na parede, de preferência, sob leve garoa.

    Half
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    (Como fazer sua própria arpa ou seu arco [de arco e flecha] em minutos)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema de afinação