AS CORDAS ESTÃO PERDENDO SOM! (VOCÊS JÁ OUVIRÃO FALAR EM FERVELAS?)

    Autor Mensagem
    kaçotabass
    Veterano
    # nov/05


    AS CORDAS ESTÃO PERDENDO SOM! (VOCÊS JÁ OUVIRÃO FALAR EM FERVELAS?)

    kaçotabass
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    cara, ao passar do tempo as cordas vão perdendo sua qualidade obviamente, então alguns baixistas me derão algumas indicações como ferver as cordas com água, mas com isso as cordas perdem sua tenção, ou seja elas quebram com maior facilidade, e outros já me disseram que é só colocar no álcool. Afinal, sera que isso é certo? O certo é comprar cordas novas, mas a respeito desse assunto será que eles está certo fazer isso?

    cao fofo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    corda nao tem som nao, tem e vibraçao, ferver nao vai adiantar nada, se quiser fazer esperiencias entao coloca sulfato de cobre, capaz q vai conduzir mais

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    FERVÊ-LAS, né? :S
    Olha.. tenho camaradas que já fizeram isso e disseram que quebrou um galho.

    cao fofo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    kaçotabass
    alcool nao reage com acido, com tanta vibraçao, chega um dia q tem q trocar mesmo

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    kaçotabass
    Ferver as cordas com um pedacinho de sabão de côco e depois limpá-las com WD-40 e bombril é apenas um paliativo.
    Abç

    Danmke
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    É um paliativo que quebra o galho!

    Minha cordas tinha perdido o brilho do som!

    Fervi com detergente (uma dica de um site, se num funcionasse eu já tava pra compra outras corda mesmo).

    Realmente o som fica outro!

    Ainda naum deu problema, mas ainda vou trocar as cordas assim que tiver dinheiro!

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    kaçotabass

    Eu sempre fervo pelo menos 2 vezes um encordoamento antes de trocá-lo. Dá pra esticar em até 1 mês a mais de vida útil, depdendendo do uso.

    Faço isso a 9 anos, e nunca tive qualquer problema. Só uma vez que arrisquei dar a 3ª fervida nas cordas, que a D arrebentou no meio do ensaio. Por isso só fervo 2 vezes antes da troca definitiva.

    magallanes
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    marcioazzarini

    Já fervi até mais de 3 vzs, mas não vale a pena. A durabilidade é muito pequena. Tem q ser no máximo umas 2 vzs

    BaSs_17
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    kra eu acho uma boa pra que tah sem grana eh ker um timbre limpo
    mas tambem naum recomendo ferver mais de 2X
    e esse negocio de usar Alcool eu nunca ouvi falar
    sempre fervo as cordas soh com agua e mais nada
    1)deixo a agua ferver depois coloco as cordas
    2)deixo por 15min e tiro
    3)coloco ao sol para secar e depois seco envolvendoas em uma toalha

    abração pra todos!!!
    Deus abençõe vcs

    Evangélico
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    BaSs_17
    marcioazzarini

    Mas por ser água, as cordas não oxidam??

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Evangélico

    Nas primeiras vezes não... MAs depois de um certo tempo elas oxidam sim... Mas aí já valeu o tempo que elas ficaram no baixo. ;]

    zegotinha
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    cao fofo
    ferver nao vai adiantar nada
    vc nunca ferveu né?

    willb
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Cao fofo[b][/b]

    Frva as cordas uma vz e depois de sua opinião.
    No guia prático do contrabaixo escrito pelo luthier edmar luighi ele ensinou uma maneira legal de ferver as cordas com um pouco de vinagre,
    fiz com minhas cordas e o som dellas voltou a ficar brilhante. Mas consideremos que isso é uma medida paleativa e logo o brilho acaba, mas e situações de emergência quebra um galhão.

    Deixe a água ferver e após ela começar a ferver coloque as cordas e deixe-as fervendo durante 3 minutos depois desse tempo acrescenta 2 ou 3 colheres de vinagre (ácido acético) e deixe fervendo por mais 1 minuto.

    Aí é só retirar as cordas e secá-las com um pano bem limpo e seco.
    Obs; não deixe secar no sol pois é mais fácil delas oxidarem.

    IFPA
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Fervi minhas cordas ontem mesmo, só com água.

    O som ficou com um brilho parecido com o de novas. Mas com certeza não vai durar muito. Fervi mais para testar mesmo, pq devo comprar cordas nessa semana ainda.

    Recomendo esse processo.

    Aliás, li em outro tópico que também pode-se colocar as cordas em álcool isopropílico e agitar por algum tempo; lá diz que funciona também, mas essa eu ainda não testei.

    FlyingW
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    colocar as cordas em álcool isopropílico e agitar por algum tempo

    funciona.. mas tem q agitar sem parar por 20 minnutos.... isso pra limpa a corda.... e como o alcool naum afeta a proteçao ( o revestimento ) q a corda vem de fabrica pode-se fazer isso varias vezes...

    coloquem a corda em um recipiente com tampa
    joguem alcool 100% (isopropílico)
    agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem agitem
    isso vai fazer a corda ter uma vibraçao bem melhor... e dura ateh q um bom tempo isso

    firma? flws

    kaçotabass
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    pessoal, gostei pra caramba dessas dicas, valeu mesmo mas quem tiver dicas melhores podem mandar.

    kaçotabass
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    olha só, eu fervi minhas cordas uma vêz, mas depois que eu fervi elas, elas ficaram com uma cor diferente, o brilho prateado que elas tem foi perdido, mas ficou com um tom avermelhado ao invés de prata, porquê será?

    FlyingW
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    naum ferva as cordas qdo tiverem +ou- novas... soh ferva se tiverem bem fudidas msm... passa um bombril pra tira a ferrugem superficial e bota na panela (junto com sopao ahuhauah)

    mas as cordas naum ficam as msms... elas perdem a qualidade e quebram mto mais facil

    p4ulin90
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    tem aquele produto q limpa bronze tipo silvo, brasso
    dexa a corda zero e dah aquele timbre de novo e num tem problema de arrebenta, sempre fiz isso tp uns 6 anos jah

    mais uma dica pra conservar as cordas é sempre passa um pano seco nelas depois q tocar, num tem erro

    LeandroP
    Moderador
    # nov/05
    · votar


    (VOCÊS JÁ OUVIRÃO FALAR EM FERVELAS?)

    Profético!

    Fervelas é uma marca nova de encordoamento?

    Slapbass
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    kaçotabass


    antes de tudo usa a busca pq toda semana tem gente abrindo um tópico com esse titulo..........vlw ???



    LeandroPanucci
    (VOCÊS JÁ OUVIRÃO FALAR EM FERVELAS?)

    essa marca é boa??? HUhAUHuahUHAuhAUHAU


    rs

    asda
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Chá de cordas....

    Que viagem que da?

    kaçotabass
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    LeandroPanucci


    Fervelas é uma marca nova de encordoamento?


    É uma nova marca sim! eu que inventei, quer que eu te envie uns 4 encordoamento? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Slapbass
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Slapbass
    · votar


    kaçotabass

    eu quero uns encordoamentos desses me manda por e-mai???

    slapbassplayer@hotmail.com


    HAuhauHUAhAu

    asda
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Eu tomei o chá....


    Acho q to com tétano...

    kaçotabass
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    eu tenho um colega que foi pro médico e o médico falou que ele tinha que tomar bastante ferro, para fortalecer o sangue, então fervi minhas cordas e dei pra ele, coloquei um pouco de açucar pra decer legal, foi o remédio, num instante ele ficou bom.


    Mas ele ficou falando Grave demais, e quando ele gritava parecia um pássaro ferreiro, pein, pein, pein, pein...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a AS CORDAS ESTÃO PERDENDO SOM! (VOCÊS JÁ OUVIRÃO FALAR EM FERVELAS?)