4, 5 ou 6 cordas?

    Autor Mensagem
    WormKrash
    Veterano
    # jul/03


    visando que tenho como estilo musical o Metal e trabalho mt acordes nas regioes mais agudas, o que eh melhor investir 5, 6 cordas, ou continuar com 4? (fender squirer). tive a oportunidade de tocar apenas uns 5min em um baixo de 5 cordas, e me senti realmente estranho, tenho um certo receio de nao conseguir me acostumar com o espacamento menor.. qual a opiniao de vcs ??

    HignocliuS
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Eu toco Death Metal e uso 5 cordas (com B), mas to pensando em tirar o B e colocar o C que é muito mais útil.

    E quanto a acostumar é rápido. Um pouquinho q vc brinca ja ta dominando o remo.

    Majesty
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Po, eu optei por 6 cordas (mas ainda to sem grana pra comprar hehe)
    Quando peguei um lá na loja tbm senti uma puta diferença, mas acho que em semanas dá pra se acostumar (tomara hehe)


    T+

    Shaft
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Mas peraê! Eu já ví baixo de 12 cordas!! E então? Qual é o melhor? hehehehe

    Brincadeiras à parte, eu gosto do clássico quatro cordas (eu sou um purista) mas às vezes, faz falta um B pra fechar uma escala. E o cinco BEADG ajuda muito. Mas, o baixo que eu toco de 5, a corda B trasteja adoidado. Eu não sou dos que usam muitos agudos (é milagre eu tocar na corda G), por isso eu prefiro 4 ou 5, 6 nunca.

    Peace!

    conte
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    eu opitaria por um de 5, gosto de notas graves, da um peso da hr.

    rodox
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Fala sério tocar metal o negocio e pegar seu baixo de 4 cordas colocar a correia no máximo e tocar um hardcore!!!!!

    Voodoo
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    ShaftAchu q naum tem nda a ver de naum usar muitus agudos kra, eu achu q aí q faz diferenca de kd musiko, de como resolver certos obstaculos e eu achu q fikar só usandu as cordas graves eh meio ignorante, achu q dve usar td q teu baixo te fornecer, tda a escala!!!


    rodox
    Affe!!!

    Shaft
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Voodoo

    É, com o tempo eu aprendo a pegar toda a escala, mas eu tô começando agora e nem tenho baixo próprio, quer dizer, eu não toco durante a semana, não tenho tanta intimidade. Os bons baixistas uzam toda a escala. Eu, pelo contrário...

    <b>M S B</b> Movimento dos Sem Baixo!!

    Aceita-se doações!!!

    Peace!

    Voodoo
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    ShaftAhhhh tahhh ehhehehehee
    Aki tb c aceita doacoes de baixos melhores hehehe

    WormKrash
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    aff, aqui nao aguento mais tocar metal com 4 cordas e sem peso.. um B ia fazer a mao! 8)

    marciobass
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Já toquei em baixos de 4, 5 e 6 cordas. Pra heavy metal achei muito interessante o de 6 pois facilita fazer as escalas, tapping e solo. Mas tradicionalmente os baixistas de heavy metal usam mais o de quatro cordas, só conheço o do Angra que usa um de 6. Porem, um baixo de 6 cordas da muito trabalho pra manutenção (2 tensores, encordoamento caro), então o de 5 cordas acho que é a melhor pedida!

    Dingwall
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    depende de você tudo que tu toca em um baixo de 6 ou 5 tu toca em um de 4 cordas, depende de muitos fatores: eu optei hoje por baixos de 4 cordas, já tive de 5, 6 e não me adaptei aos braços, como não costumo usar notas agudas o de 6 cordas não me serve, pra o mais grave todos os meus baixos tem tarraxa X-tender, já tentei o de 5 cordas com diversas escalas, 34' , 35' , 37' mas meu jeito de tocar é com 4 cordas mesmo, as cordas são mais baratas.....

    JJJ
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Caraca, desenterraram bonito, hein?

    Anyway... 4 cordas, como Deus o criou.

    makumbator
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    marciobass
    Dingwall

    Vocês estão cientes que esse tópico tem mais de 10 anos né? Nada contra postar em tópicos antigos, mas não esperem que o autor dele responda...hehehe!

    No mais, bem vindos ao fórum!

    JJJ
    Anyway... 4 cordas, como Deus o criou.

    Nada disso, 6 cordas é que é o ideal!

    :)

    JJJ
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    makumbator
    Nada disso, 6 cordas é que é o ideal!

    Eu sou tradicionalista...

    marciobass
    Membro Novato
    # mar/14 · Editado por: marciobass
    · votar


    makumbator
    Tudo bem que é um tópico antigo, mas dá uma boa discussão! E outra, os moderadores não vivem dizendo pra gente não criar tópico novo se o tema já estiver em outro existente? Então, também queria saber a opinião do povo a esse respeito. Qual baixo é o ideal? Pra mim, acho que é o de 6 mesmo porque uma corda mais aguda faz uma falta enorme, mas a mais grave eu até dispensaria... Até pensei em adaptar o baixo de 5 cordas pra ter uma corda aguda em vez da grave, mas acho que é judiar um pouco do instrumento, né? He he!

    makumbator
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    marciobass
    Tudo bem que é um tópico antigo, mas dá uma boa discussão! E outra, os moderadores não vivem dizendo pra gente não criar tópico novo se o tema já estiver em outro existente?

    Sim, não há problema algum.

    Qual baixo é o ideal?

    Pra mim no elétrico o ideal é o de 6 cordas. No contrabaixo acústico o de 4 (existem contrabaixos acústicos de 5 cordas).

    Até pensei em adaptar o baixo de 5 cordas pra ter uma corda aguda em vez da grave, mas acho que é judiar um pouco do instrumento, né? He he!

    Tem algumas pessoas que usam esse formato. É interessante para quem sola muito (ou gosta de fazer acordes) e não precisa daquelas notas de sub grave da corda si. Se me lembro bem tem até encordoamento de algumas fábricas que já vem com essa configuração.

    Obviamente o instrumento precisa sofrer uma mudança no nut (para ficar com as aberturas corretas de cada corda na nova posição) e também uma regulagem de tensor para acomodar a nova tensão global (que é alterada com a retirada da si grave a a introdução da dó aguda).

    JJJ
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    makumbator
    retirada da si grave a a introdução da dó aguda

    O mais normal não seria uma si aguda???

    makumbator
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    JJJ
    O mais normal não seria uma si aguda???


    Não, pois no contrabaixo a afinação é por padrão em quarta justa, por isso o normal é mesmo o dó agudo.

    JJJ
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    makumbator

    Eu, guitarrista que sou, embananar-me-ia! kkkkkkkkkkkkkkk

    makumbator
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    JJJ
    Eu, guitarrista que sou, embananar-me-ia! kkkkkkkkkkkkkkk


    Que nada. Dá para alternar entre as a configuração de baixo de 6 cordas e guitarra de 6 cordas sem problemas. Parece difícil a princípio, mas depois fica automático em ambos.

    marciobass
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    makumbator
    Achei inretessante a idéia de transformar um baixo de 5 cordas padrão em baixo de 5 cordas com corda dó aguda! Vou pensar no caso pro meu baixo de 5 cordas, mad daí teria que pedir auxílio a um luthier. E também acho que seria difícil achar esse encordoamento...

    makumbator
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    marciobass
    mad daí teria que pedir auxílio a um luthier.

    Sim, mas a adaptação é fácil. basicamente tem a troca do nu + regulagem do instrumento.

    E também acho que seria difícil achar esse encordoamento...

    No Brasil é difícil de se encontrar, mas por aqui basta comprar um encordoamento de 4 de sua preferência + uma corda dó aguda que algumas marcas vendem (como a Elixir, por exemplo).

    marciobass
    Membro Novato
    # mar/14 · Editado por: marciobass
    · votar


    makumbator
    Sim, mas a adaptação é fácil. basicamente tem a troca do nu + regulagem do instrumento.

    Mas e quanto a questão dos captadores? Será que captariam essas notas mais agudas da corda dó? Haveria algum problema?

    makumbator
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    marciobass
    Mas e quanto a questão dos captadores? Será que captariam essas notas mais agudas da corda dó?

    Nenhum problema. Eles já não captam as mesmas notas agudas nas demais cordas? Você teria apenas algumas notas agudas a mais do que já tem no agudíssimo da corda sol, mas tudo dentro da faixa de captação de um captador comum.

    dibass
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Nada disso, 6 cordas é que é o ideal!

    nhá..
    não existe baixo ideal, mas baixista ideal.
    Pra mim, 4, 5 ou 6 tá valendo. Faço as mesmas coisas em qualquer um deles hehe (com exceção do alcance de notas)

    dibass
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    ...o baixo se adapta a mão do baixista.

    makumbator
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    dibass
    não existe baixo ideal, mas baixista ideal.

    Taí uma verdade!

    Mas minha preferência pelo de 6 cordas no elétrico é por ser mais fácil de tocar. Tem mais notas na posição (por conta das cordas extras), então minha escolha é fruto de comodismo mesmo...hashsah!

    E a vantagem de mais possibilidades em acordes (por conta de cordas extras, principalmente a aguda) também é uma vantagem que considero importante.

    marciobass
    Membro Novato
    # mar/14 · Editado por: marciobass
    · votar


    Ter 6 cordas ajuda a não ter que percorrer tanto o braço do instrumento o tempo todo pra fazer as notas mais agudas e com isso dá mais agilidade ao baixista. Mas tem a desvantagem de atrapalhar um pouco os slaps por conta da menor distância entre as cordas... Pra mim que não faço slap e trabalho mais as escalas o ideal seria o de 6, mas acho um trambolho tão grande e desajeitado e de custo de manutenção alto que optei por ficar no meio do caminho e escolhi o de 5 cordas mesmo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 4, 5 ou 6 cordas?