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Zer071 Veterano |
# jul/03
tenho um baixo fretless custon made JMR queria saber qual efeio que uso para conseguir um timber tipo do serginho carvalho???
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MKazan Veterano |
# jul/03
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Zer071
defina melhor o timbre que vc quer
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Mulder Veterano |
# nov/06
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Up!
Revivendo este post para perguntar o seguinte:
Retirei os trastes do meu golden antigo, mas o som não ficou como eu esperava, vamos dizer. Obtive um som de fretless mas não aquele timbre como o do Jaco ou, especificando, o timbre que tem em músicas do Ark como Just a Little, Absolute Zero ou Heal the Waters. Poderia tambem citar varios trechos de músicas do pain of Salvation que tem um timbre similar e escuto esse timbre nos baixos de muitas músicas de guitarristas guitarristas tipo o delmiro (acho que é esse o nome ^^).
Enfim, a pergunta é: Não obtive esse timbre pela qualidade ou por que eles usam algum tipo de efeito? Caso seja o segundo, quais efeitos devo adquirir para alcançar esse som.
Abraços.
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WormKrash Veterano |
# nov/06
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Mulder
pra mim a "cor" do fretless fica muito mais viva se for aplicado algum tipo de éco, e outra, sem querer desprezar teu instrumento, mas é um golden, não espere som de um fender.
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Blue Jazz Veterano |
# nov/06
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Um fretless realmente bom, como um Pedulla, ronca fácil e "reverbera" sem adição de efeito agum. Um Golden não vai responder assim, mas tente:
1- abaixar as cordas.
2- prum som "Pastorius" utilizar apenas o captador da ponte com a tonalidade fechada.
3- Tocar próximo à ponte.
Um bom amp também ajuda... baixo ruim + amp ruim = som péssimo! Assim que der troque-o por, pelo menos, um Shelter Jazz Bass - conheço um cara que transformou um em fretless e ficou muito bom.
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marcioazzarini Veterano |
# dez/06
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WormKrash
Olha... Fretless é uma das minhas paixões, apesar de não ser muito bom nele, mas modéstia à parte, eu consigo tirar um som muito bom com meu GOlden fretless... Demorei pra conseguir timbrar ele legal, mas depois q achei uma regulagem legal, o timbre ficuo muito bom.
Fiz basicamente isso:? Tone fechado, Cap da Ponte aberto e do braço pela metade, e ação das cordas la em baixo. Regulagem no ampl Flat.
Abraços.
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Mulder Veterano |
# dez/06
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Obrigado pela ajuda, rapazes. Me sinto até mais bonito depois de toda a atenção. \o/
Mas eu ainda tenho algumas perguntas bem mais "newbies":
"2- prum som "Pastorius" utilizar apenas o captador da ponte com a tonalidade fechada. "
Hu... como assim? Falas da mesma maneira que um guita seleciona qual captador ele usa através da chave? Ou desativando manualmente os outros captadores? Sou muito rookie nesses aspectos...
Abraços.
Outra... "Tone" é um dos comandos que tem no baixo, não é? Tipo o volume, o grave e etc, né? A verdade, é que nesse golden, eu nunca entendi que diabos eram aqueles 3 comandos. Só sei que um é volume.
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marcioazzarini Veterano |
# dez/06
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Mulder
Pelo menos no meu Golden é assim (Da ponte para o braço):
O primeiro é o tom (mais grave ou mais agudo) (Se fechado é mais grave)
O do meio é o volume do captador da ponte
O ultimo (para o lado do braço) é o volume do captador do braço.
Abraços.
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HadeziN Veterano |
# dez/06
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Sou muito rookie nesses aspectos...
vai joga tibia vai xPPP
aeuhaueahehahea
zuera xPP
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Blue Jazz Veterano |
# dez/06
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Use apenas o captador mais agudo e vá fechando o botão de tonalidade até achar um timbre mais parecido com o do Pastorius. Se não der mantenha a tonalidade e o volume do captador agudo (ponte) abertos e feche um pouco o volume do captador do braço.
Numa baixo desses, com 3 controles, modificar o sistema de "tom - vol - vol" pra "tonalidade - balance - volume" faz uma diferença incrível, pra melhor.
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Gui Veterano |
# dez/06
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marcioazzarini
Pelo menos no meu Golden é assim (Da ponte para o braço):
O primeiro é o tom (mais grave ou mais agudo) (Se fechado é mais grave)
O do meio é o volume do captador da ponte
O ultimo (para o lado do braço) é o volume do captador do braço.
Abraços.
(2)
Blue Jazz
Numa baixo desses, com 3 controles, modificar o sistema de "tom - vol - vol" pra "tonalidade - balance - volume" faz uma diferença incrível, pra melhor.
pensei em fazer isso no meu..mas não gosto muito de knobs pra seleção de caps...ai teria de colocar uma chavinha..que ficaria esteticamente feio..masseria MUITO mais facil de selecionar....apesar que com knob me daria mais versatilidade...
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WormKrash Veterano |
# dez/06
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marcioazzarini
acho que me expressei um pouco mal, o que quero dizer é que claro, tem todo o lado do músico, o importante é o som te agradar e tudo mais, mas é covardia comparar um golden com um fender. todo o bom senso conta nessa hora do timbre, mas também não quero dizer que não é possível tirar bons timbres regulando bem esses instrumentos mais modestos.
sobre os efeitos eu acho que dá mais uma vida pro timbre do fretless, por exemplo com um reverb. é gosto pessoal também, mas eu penso em um fretless colocar uma captação piezo e deixar só um reverb bem de leve com um grave bem aberto.
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marcioazzarini Veterano |
# dez/06
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WormKrash
Tem razão.. Pra músicas mais melódicas um reverb da mais vida ao fretless, principalmente em solos. Gosto de usar também um chorus bem de leve...
Abraços
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gutobassman Veterano |
# ago/09
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marcioazzarini Me da uma ajuda: estou querendo pegar um baixo pra transformar em fretless e vi a serie BB da Yamaha, mais especificamente o BB415 e o BB615, o primeiro passivo e o segundo ativo. Qual deles ficaria melhor como fretless? Teria outra opcao melhor pra faixa de preço deles (R$ 1185 e 1979)?
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eltonbass Veterano |
# ago/09
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gutobassman cara, acho que é melhor vc comprar um baixo fretless. Não vejo vantagem em vc comprar um baixa e transforma-lo.
Já que vc quer fretless, procura um fretless!
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