Jazz

    Autor Mensagem
    Egregora Digital
    Veterano
    # out/05


    Vamos usar este tópico para discutir sobre o estilo, trocar informações, apostilas, métodos e mp3s. Vlw

    Egregora Digital
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Um boa idéia seria fazer uma espécie de apostila aqui no tópico, cada um ia contribuindo com o que sabe. Como não sei praticamente nada, tenho uma pergunta: Como se faz uma progressão de Jazz? O que define um som como Jazz?

    Half
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Bom, eu sou ruim para a parte "técnica" da coisa, vou tentar colaborar com alguns comentários mais "abstratos"...

    O Jazz tem milhares de vertentes... É até difícil definir o que é Jazz, para muitos é um emaranhado de instrumentos com frases desconexas e ilógicas, para outros é feeling puro. Concordo que seja difícil sentir a música logo de cara, mas com o tempo e a apuração dos ouvidos, a segunda alternativa prevalece.
    Eu sei que pode parecer estranho mas, não busque aprender o Jazz através de métodos: deixe que ele venha naturalmente, com certeza será mais legal.

    jkdias
    Veterano
    # out/05 · Editado por: jkdias
    · votar


    Egregora Digital

    O Jazz caracteriza-se pelas dissonâncias, pela liberdade harmônica e melódica e pelo improviso. Não existe jazz sem improviso, mas acho que pra começar o tópico não convém abordar esse assunto.

    Sobre a progressão, creio que vc esteja falando ao que cabe ao contrabaixo. A linha de baixo mais caracterísitca do jazz é sem dúvida o Walking Bass e acho legal falarmos sobre isso...

    o Walking é caracterizado pela linha constante (baixo caminhando), pra começar é legal usarmos semínimas num compasso 4/4 (pena não ter partitura aqui no fórum..).

    Pegue uma base harmônica, como por exemplo:

    E7 (1) - A7 (1) - E7 (2) - A7 (2) - E7 (1) - C#7 (1) - F#m7 (1) - B7 (1) - E7 (1/2) - C#7 (1/2) - F#m7 (1/2) - B7 (1/2) - E7

    obs: os números entre parênteses é a quantidade de compassos.


    --E7------A7------E7----------------A7----------------E7
    <pre>
    G---------------------------------------------------------------
    D---------------------------------------------------------------
    A-----2-1-0-----------------------------4-5-6-7-8-9-8-7-6-5
    E-0-4-------3-2-1-0-1-2-1-0-2-3-4-5------------------------
    </pre>



    ----C#7----F#m7---B7-----E7--C#7-F#m7-B7--E7
    <pre>
    G------------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A-3-4-2------------1-2-4-5-6-7-5-4-------3-2--------------
    E--------4-3-2-4-5--------------------3-2--------1-0----------
    </pre>

    Vc perceberá que as notas vão ao encontro das tônicas dos acordes. Vc pode mudar os caminhos, onde a progressão está ascedente tocar descendente e vice-versa.

    Vc pode criar seus Walkings partindo dessa linha de raciocínio, dando mais diversidade ao que está sendo tocado.

    Lembre-se: toque para o ouvinte, e nunca deixe que a música fique monótona. Tente surpreender os ouvintes!

    Abraços e qq coisa tamos aí.

    Jackson

    Egregora Digital
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Half
    jkdias

    Legal pessoal, valeu pela contribuição e pelas dúvidas tiradas.

    adriano sambatti
    Veterano
    # out/05
    · votar


    mano uma das caracteristicas do jazz é o impro .. entaum mano é só tokar seu som e desfileirar campo harmonico abaixo!! abraços..

    Half
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Egregora Digital
    Ouça MUITO Ray Brown! \o/

    Jabijirous
    Veterano
    # out/05
    · votar


    realmente um jazz sem o walking bass é complicado hehehe embora existe muitos bons por ae!!!! geralemente no jazz e na musica brasileira tb, existe as cadencias, sao os famosos II-V entao pega uma tonalidade facil, em dó por exemplo, ficaria assim Dm7-G7 só que no jazz a galera raramente fica nesses dois acordes, eles vao modulando entao pode ser por modulaçoes de tom em tom, Dm7-G7-Cm7-F7e por ai vai, pode ser feito em quartas Dm7-G7-Gm7-C7 e por ai vai pode ser por quintas Dm7-G7- Am7-D7 e por ai vai!!! depois rola umas substituiçoes!! minha dica é, pega a partitura de tune-up do miles davis!!!e treine nela, depois parte pra auntum leaves!!

    marco_moura
    Veterano
    # out/05
    · votar


    putzzzzz as cadências sempre me pegaram .. alguém poderiam falar mais sobre o assunto .. como estudar ??

    pra quem se interessar a linha de jazz acima , a cadência fica assim:

    I7(1) - V7(1) - I7(2) - V7(2) - I7(1) - VI7(1) - IIm7(1) -V7(1) - I7(1/2) - VI7(1/2) - II7(1/2) - IIm7(1/2) - V7(1/2) - I7

    jkdias
    Veterano
    # out/05
    · votar


    marco_moura

    Fala irmão, o estudo de cadências não é complicado, o problema é que cada escola ou cada professor tem uma forma de ensinar (assim como tudo na música), o que gera algumas dúvidas quando vc procura entender o assunto em mais de uma fonte de estudo.

    As cadências servem para organizar a sensação de estabilidade, semi-estabilidade ou tensão que existe na música. Um método simples de estudá-las é divindo-as em três grupos:

    1- Cadência Subdominante [Subdominante (semi-estabilidade) - Tônica]
    2- Cadência Dominante [Dominante (tensão) - Tônica]
    3- Cadência Composta [Subdominate - Dominante - Tônica]

    No grupo 1 vc terá a cadência em sua essência: IVMaj7 - IMaj7.
    Sabendo que os acordes do campo harmônico possuem seus substitutos, vc poderá substituir a Tônica por IIIm7 ou VIm7 que são substitutos direto do IMaj7.
    O IVMaj7 também possui seu substituto, que é IIm7.

    Então podemos ter:
    IVMaj7 resolvendo em IMaj7, IIIm7 e VIm7.
    IIm7 resolvendo em IMaj7, IIIm7 e VIm7.

    O mesmo se aplica aos grupos 2(Cadência Dominante) e 3(Cadência Composta), usando os substitutos.

    Teremos então:

    Grupo 2

    V7 resolvendo em IMaj7, IIIm7 e VIm7.
    VIIm7(b5) resolvendo em IMaj7, IIIm7 e VIm7.

    Grupo 3

    IVMaj7 - V7 resolvendo em IMaj7, IIIm7 e VIm7
    IIm7 - VIIm7(b5) resolvendo em IMaj7, IIIm7 e VIm7

    Isso é para o campo harmônico maior. Para o campo harmônico menor funciona da mesma forma, lembrando que seria Im7, IVm7, V7 e seus substitutos.

    Vc poderá encontrar também substitutos tritonais nas cadências.

    Fico por aqui, qq coisa tamos às ordens.

    Jackson

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jazz