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Mensagem |
Egregora Digital Veterano |
# out/05
Vamos usar este tópico para discutir sobre o estilo, trocar informações, apostilas, métodos e mp3s. Vlw
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Egregora Digital Veterano |
# out/05
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Um boa idéia seria fazer uma espécie de apostila aqui no tópico, cada um ia contribuindo com o que sabe. Como não sei praticamente nada, tenho uma pergunta: Como se faz uma progressão de Jazz? O que define um som como Jazz?
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Half Veterano |
# out/05
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Bom, eu sou ruim para a parte "técnica" da coisa, vou tentar colaborar com alguns comentários mais "abstratos"...
O Jazz tem milhares de vertentes... É até difícil definir o que é Jazz, para muitos é um emaranhado de instrumentos com frases desconexas e ilógicas, para outros é feeling puro. Concordo que seja difícil sentir a música logo de cara, mas com o tempo e a apuração dos ouvidos, a segunda alternativa prevalece.
Eu sei que pode parecer estranho mas, não busque aprender o Jazz através de métodos: deixe que ele venha naturalmente, com certeza será mais legal.
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jkdias Veterano |
# out/05 · Editado por: jkdias
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Egregora Digital
O Jazz caracteriza-se pelas dissonâncias, pela liberdade harmônica e melódica e pelo improviso. Não existe jazz sem improviso, mas acho que pra começar o tópico não convém abordar esse assunto.
Sobre a progressão, creio que vc esteja falando ao que cabe ao contrabaixo. A linha de baixo mais caracterísitca do jazz é sem dúvida o Walking Bass e acho legal falarmos sobre isso...
o Walking é caracterizado pela linha constante (baixo caminhando), pra começar é legal usarmos semínimas num compasso 4/4 (pena não ter partitura aqui no fórum..).
Pegue uma base harmônica, como por exemplo:
E7 (1) - A7 (1) - E7 (2) - A7 (2) - E7 (1) - C#7 (1) - F#m7 (1) - B7 (1) - E7 (1/2) - C#7 (1/2) - F#m7 (1/2) - B7 (1/2) - E7
obs: os números entre parênteses é a quantidade de compassos.
--E7------A7------E7----------------A7----------------E7
<pre>
G---------------------------------------------------------------
D---------------------------------------------------------------
A-----2-1-0-----------------------------4-5-6-7-8-9-8-7-6-5
E-0-4-------3-2-1-0-1-2-1-0-2-3-4-5------------------------
</pre>
----C#7----F#m7---B7-----E7--C#7-F#m7-B7--E7
<pre>
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A-3-4-2------------1-2-4-5-6-7-5-4-------3-2--------------
E--------4-3-2-4-5--------------------3-2--------1-0----------
</pre>
Vc perceberá que as notas vão ao encontro das tônicas dos acordes. Vc pode mudar os caminhos, onde a progressão está ascedente tocar descendente e vice-versa.
Vc pode criar seus Walkings partindo dessa linha de raciocínio, dando mais diversidade ao que está sendo tocado.
Lembre-se: toque para o ouvinte, e nunca deixe que a música fique monótona. Tente surpreender os ouvintes!
Abraços e qq coisa tamos aí.
Jackson
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Egregora Digital Veterano |
# out/05
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Half
jkdias
Legal pessoal, valeu pela contribuição e pelas dúvidas tiradas.
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adriano sambatti Veterano |
# out/05
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mano uma das caracteristicas do jazz é o impro .. entaum mano é só tokar seu som e desfileirar campo harmonico abaixo!! abraços..
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Half Veterano |
# out/05
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Egregora Digital
Ouça MUITO Ray Brown! \o/
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Jabijirous Veterano |
# out/05
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realmente um jazz sem o walking bass é complicado hehehe embora existe muitos bons por ae!!!! geralemente no jazz e na musica brasileira tb, existe as cadencias, sao os famosos II-V entao pega uma tonalidade facil, em dó por exemplo, ficaria assim Dm7-G7 só que no jazz a galera raramente fica nesses dois acordes, eles vao modulando entao pode ser por modulaçoes de tom em tom, Dm7-G7-Cm7-F7e por ai vai, pode ser feito em quartas Dm7-G7-Gm7-C7 e por ai vai pode ser por quintas Dm7-G7- Am7-D7 e por ai vai!!! depois rola umas substituiçoes!! minha dica é, pega a partitura de tune-up do miles davis!!!e treine nela, depois parte pra auntum leaves!!
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marco_moura Veterano |
# out/05
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putzzzzz as cadências sempre me pegaram .. alguém poderiam falar mais sobre o assunto .. como estudar ??
pra quem se interessar a linha de jazz acima , a cadência fica assim:
I7(1) - V7(1) - I7(2) - V7(2) - I7(1) - VI7(1) - IIm7(1) -V7(1) - I7(1/2) - VI7(1/2) - II7(1/2) - IIm7(1/2) - V7(1/2) - I7
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jkdias Veterano |
# out/05
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marco_moura
Fala irmão, o estudo de cadências não é complicado, o problema é que cada escola ou cada professor tem uma forma de ensinar (assim como tudo na música), o que gera algumas dúvidas quando vc procura entender o assunto em mais de uma fonte de estudo.
As cadências servem para organizar a sensação de estabilidade, semi-estabilidade ou tensão que existe na música. Um método simples de estudá-las é divindo-as em três grupos:
1- Cadência Subdominante [Subdominante (semi-estabilidade) - Tônica]
2- Cadência Dominante [Dominante (tensão) - Tônica]
3- Cadência Composta [Subdominate - Dominante - Tônica]
No grupo 1 vc terá a cadência em sua essência: IVMaj7 - IMaj7.
Sabendo que os acordes do campo harmônico possuem seus substitutos, vc poderá substituir a Tônica por IIIm7 ou VIm7 que são substitutos direto do IMaj7.
O IVMaj7 também possui seu substituto, que é IIm7.
Então podemos ter:
IVMaj7 resolvendo em IMaj7, IIIm7 e VIm7.
IIm7 resolvendo em IMaj7, IIIm7 e VIm7.
O mesmo se aplica aos grupos 2(Cadência Dominante) e 3(Cadência Composta), usando os substitutos.
Teremos então:
Grupo 2
V7 resolvendo em IMaj7, IIIm7 e VIm7.
VIIm7(b5) resolvendo em IMaj7, IIIm7 e VIm7.
Grupo 3
IVMaj7 - V7 resolvendo em IMaj7, IIIm7 e VIm7
IIm7 - VIIm7(b5) resolvendo em IMaj7, IIIm7 e VIm7
Isso é para o campo harmônico maior. Para o campo harmônico menor funciona da mesma forma, lembrando que seria Im7, IVm7, V7 e seus substitutos.
Vc poderá encontrar também substitutos tritonais nas cadências.
Fico por aqui, qq coisa tamos às ordens.
Jackson
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