Pergunta boba! Curiosidade importante igual revista super interessante! =)

    Autor Mensagem
    Claudio Zotelli
    Veterano
    # set/05


    Hehehehe... eu gostaria de saber pq alguns encordamentos vem com uma espécie de cordão vermelho nas pontas? Eh para diminuir o atrito sobre os hardwares?, mas se eh, pq esse cordão não vai até o cavalete onde tem esse atrito? lógico pq vai mudar o timbre do instrumento!... mas afinal pra que serve? por favor respondam, não conseguirei dormir sem saber dessa!.....huahuahuahauahua

    Revenant
    Veterano
    # set/05
    · votar


    boa pergunta... tava tentando descubrir a algum tempo pra q serve aquilo
    mais ate hoje existe isso na minha cabeça. ????????

    Computer Phantom VIII
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Boa. Eu também estava querendo saber sobre isso.

    FBassist
    Veterano
    # set/05
    · votar


    é pra proteger a imenda do aço eu acho...

    mgs
    Veterano
    # set/05
    · votar


    é eu tbm tou querendo saber DISTO!

    AdrianoP
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Olá galera!!!

    Galera segundo um amigo meu que é mecânico de baixo ( ele não se considera luthier ainda, embora seja que mas entende de baixo aqui na minha cidade, e mexa em todos os baixos que ele tem...( 5, ele ativa, coloca mais botoes, mexe nos circuitos...um dos baixo deles tem 9 botões...coisa de loco!!!) é pra abafar o som e deixar ele mais grave....tanto que os encordoamentos que tem esse cordão são dão um som mais aveludado e fofo do que os que não tem como o Dadario que tem mais médio e menos peso!!!

    Espero ter ajudado!!! Abraços!!!

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # set/05
    · votar


    AdrianoP
    Galera segundo um amigo meu que é mecânico de baixo

    Huahuahua.... ainda me sinto um Newton antes de cair a maça na cabeça...hahaha... desculpe-me amigo mas isso parece teoria de Aristóteles...hahahaha

    moog
    Veterano
    # set/05 · Editado por: moog
    · votar


    como disse o FBassist
    é pra proteger a imenda do aço eu acho...

    bom... sei la viu.... creio q naum seja pra pra abafar o som e deixar ele mais grave...

    na verdade o q eu notava em cordas sem o revestimento antigamente desfiavam o aço... (algumas cordas eu tirava a "linha" vermelha e desfiava mais ainda)

    pois as cordas mais graves tem mais de uma camada de aço enrolado e as vezes soltava e ficava feio e ja furei o dedo vaaarias vezes...

    notem na corda E q ela vai "afinando" do nut até as tarrachas...

    notem tambem q essas cordas tem uma camada dessa na parte vermelha na ponte tambem, sempre aonde tem o final ou começo da corda...(aonde tem o "arremate" dos aços)...

    creio q algumas fabricas mudaram o sistema e outras não....
    (agora qual é boa ou não, ja não sei... não to vendo mais essas c/ linha vermelha não... raramente)

    Imagem de exemplo - Corda B

    na imagem da pra ter uma ideia do q eu to falando

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Teorias e teorias....huahua....

    leomezz
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Claudio Zotelli
    Acredito ser uma questão meramente econômica. O material AÇO é muito caro. Logo, os fabricantes economizam esse material em detrimento daquela malha sedosa que recobre o final da corda no headstock que é mais barata. Já usei muitos encordoamentos que têm esse revestimento e não senti diferença alguma em comparação aos que não têm. Quando usava Labella, que tem o revestimento da cor preta, o som era muito brilhante, puxando para o médio agudo.

    moog
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Claudio Zotelli
    Teorias e teorias....huahua....


    faz assim:
    manda um email perguntando diretamente pra fabrica.. hehe q tal?
    fabricas nacionais q eu conheço:

    http://www.giannini.com.br
    assistec@giannini.com.br

    http://www.nigstrings.com.br
    nigstrings@nigstrings.com.br

    tem a SG tmb... (são gonçalo) mas naum achei nem site.. heheh

    AstonBarret
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Pô, nunca notei diferença no som entre cordas com e sem essa malha...

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # set/05
    · votar


    moog
    Claudio Zotelli
    Teorias e teorias....huahua....


    faz assim:
    manda um email perguntando diretamente pra fabrica.. hehe q tal?
    fabricas nacionais q eu conheço:

    http://www.giannini.com.br
    assistec@giannini.com.br

    http://www.nigstrings.com.br
    nigstrings@nigstrings.com.br

    tem a SG tmb... (são gonçalo) mas naum achei nem site.. heheh


    Hhaahaha... verdade!vou dizer que sou técnico do Imetro e quero saber pq tem esse cordão...huahuahua

    Slapbass
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Slapbass
    · votar


    Claudio Zotelli
    Hhaahaha... verdade!vou dizer que sou técnico do Imetro e quero saber pq tem esse cordão...huahuahua


    pow...tecnico do imetro.....tb num exagera heim.....HAuhuahuHUAHuhua diz q é da divisão de contra-baixistas da NASA ,que precisa testar o som do contra-baixo no espaço, e tem q saber qual a função desses baguinhos (HAhuHUAHUa no espaço o som num se propaga...rs.....)

    Slapbass
    Veterano
    # set/05
    · votar


    beim achu q num né...r.s...rs....rs..

    Rafunk
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Acho q pra facilitar quando vc enrrola a corda na tarracha...e ela(corda) fica mais presa na tarracha tb....ajudando na afinação

    isaqueras
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Claudio Zotelli
    Quésabê velho, é pra gente passar vergonha...todo mundo vê que a gente n passa de um pé rapado que ferve as cordas do baixo pra n ter de gastar com encordamento novo. Ê mizéra!!!!!
    Abrás

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Slapbass
    pow...tecnico do imetro.....tb num exagera heim.....HAuhuahuHUAHuhua diz q é da divisão de contra-baixistas da NASA ,que precisa testar o som do contra-baixo no espaço, e tem q saber qual a função desses baguinhos (HAhuHUAHUa no espaço o som num se propaga...rs.....)

    Acho melhor mandar um Spirit para vasculhar as fabricas...huahuahua

    polakinho
    Veterano
    # set/05
    · votar


    sei lah, mais devi ter um som de corda velha :P

    FBassist
    Veterano
    # set/05
    · votar


    polakinho
    sei lah, mais devi ter um som de corda velha :P


    ????!!!!

    rja6
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Alguem descobriu?

    makumbator
    Moderador
    # abr/17 · Editado por: makumbator
    · votar


    rja6

    Você se refere aquelas coberturas no final das cordas? Como tem nas GHS boomers? Se for sobre isso acho que é meramente para reduzir um pouco a ressonância de sons inarmônicos das cordas após passarem do nut (ou seja, entre o nut e o poste em que a corda fica presa) e talvez também para ajudar no assentamento das cordas enroladas no poste.

    Mas obviamente não são todas as marcas e modelos de cordas que apresentam isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pergunta boba! Curiosidade importante igual revista super interessante! =)