Captadores, pergunta interessante

    Autor Mensagem
    TrancudoBass
    Veterano
    # nov/03


    alguem sabe a função da bobina aparecendo sob os captadores???
    pq em uns captadores q é liso e ñ tem as bobinas aparecendo!!!

    the_paranoid
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    depende a tecnologia eu achu

    fuleragi
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    pode ser estética...

    NESCAU
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    acho q tudo é questao de estética... eu acho.

    Simeone
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    TrancudoBass

    Aquelas bobinas são os receptores do som que vem das cordas - pode ver que elas estão localizadas, na maioria dos casos, entre as cordas (Tenho um dos baixos que o cap. é assim, um Di Marzio) . Depois, esse som passa pelo sistema interno do captador até ser enviado o sinal p/ os cabos e tralalan. NO caso daqueles sem as "bolinhas", os receptores são em forma de "chapas" (é o caso do Basslines da Seymour) e ficam cobertos pelo material de proteção do cap.

    Abraços

    Simeone
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    TrancudoBass

    Afinal, acho q naum respondi. Hehe... mals.

    Qto se há diferença de som, depende do captador. Companheiros jah me disseram que captadores de bobinas têm melhor definição (bobinas independentes p/ as cordas).

    Na boa, tenho dos dois tipos, e naum sinto essa diferença.

    Prefiro os sem bobina pelo fato de o ácido urico da minha mão enferruja-las muito facilmente.

    Vamos esperar pelo depoimento dos demais do forum.

    Digao
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    aquelas pontas nao sao as bobinas... sao os polos...

    Digao
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    bobina fica dentro do cap....

    Simeone
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Digao

    Bem lembrado, broder...

    morpheus
    Veterano
    # nov/03 · Editado por: morpheus
    · votar


    o captador é constituido de um ou varios nucleos (depende do captador, eque pode ser de varios materiais como ferro, ferrite, entre outros.), uma bobina ( que é um filzinho esmaltado enrrolado em volta do nucleo), um imã, e nos captadores ativos há um pequeno circuito que seria o pre-amplificador do captador.

    Existem captadores com um nucleo unico para todas as cordas porem a maioria utiliza um nucleo para cada corda, mesmo os que são emcapados, (se vc abrir o captador vera que ha um ou dois nucleo para cada corda), esse nucleo server para consentrar o magnetismo do imã na região de vibração da corda, pos não é preciso captação na região entre as cordas, com o nucleo individual ainda a a possibilidade de rebulagem da ação do captador sobre a corda, os captadores do guitarrista da minha banda (por exemplo) possuem o nucleo com rosca, dando a ele a opção de regular o captador em uma altura em que o magnetismo não interfira no sustain da guitarra e depois regula individualmente a altura dos nucleos, obtendo um som mais uniforme, outro exemplo é dos os captadores da fenter estratocaster que já vem de fabrica com os nucleos regulados em alturas diferentes.

    espero ter ajudado

    Se eu estiver errado em algum ponto por favor me corrijam.

    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captadores, pergunta interessante