eomer Veterano |
# jan/08
· votar
ANEDOTAS E PIADAS MUSICAIS
---------------------------------------------------------------------- ---------- Ao cimo, ilustrações de Madalena Magalhães (pormenores) ---------------------------------------------------------------------- ---------- BATERISTA I Uma criança diz à sua mãe: - Quando eu crescer, quero ser baterista. A mãe responde: - Decide-te; tens de escolher uma coisa ou outra. BATERISTA II Um baterista vai fazer a prova de admissão ao Conservatório. O professor toca no piano duas notas: dó e mi. - Que intervalo é? - pergunta o professor. - Hmmm, posso ouvir outra vez? - pergunta o baterista. O professor toca as mesmas notas. - Hmmm, um momento, eu consigo... posso ouvir terceira vez? - O professor repete o intervalo, ao que o baterista responde: - É um piano! CANTOR Um cantor popular entra em cena. No público, está apenas uma velha senhora. Todo profissional, o cantor diz-lhe: - Minha querida, vou cantar hoje só para si! - Por mim, tudo bem, mas não demore, por favor, que eu tenho outros aposentos para limpar. CORO MISTO - Aqui temos um coro misto. - Como assim? São todas vozes masculinas... - Sim, mas só metade sabe cantar. GUITARRISTA Numa loja de música um sujeito experimenta uma guitarra eléctrica. O vendedor pergunta-lhe: - Você gosta de tocar guitarra? - Claro, para mim é o máximo! - Então porque não vai estudar? MAESTRO I O maestro, zangado, interrompeu o ensaio e exclamou: - Que não comecem todos juntos, ainda compreendo; que desafinem, vá que não vá; mas, pelo menos, toquem todos a mesma música! MAESTRO II Uma pessoa entra numa loja de animais para comprar um papagaio. - Este custa 500 euros. - mostra o balconista - Sabe cantar todas as árias que Mozart compôs. - Uau! - espanta-se o cliente. - E este aqui? - Bem, este custa 1000 euros. Ele consegue cantar todo o Anel de Wagner sem interrupção. - A sério? E aquele menor, lá no canto, quanto custa? - Ah... este custa 3000 euros. - E por que é tão caro? O que faz ele? - Nada, que eu saiba, mas chamam-lhe maestro... MAESTRO III Um dia um ilustre maestro diz para a sua orquestra: - Tudo mal, violinos estão mal, percussão está mal, 1º trompista está mal. Diz o 2º trompista: - Mas ele ainda não chegou... Interrompe o maestro: - Quando chegar, diz-lhe! MARCHA - Mãe, quando os soldados marcham, têm medo de perder os pés? - perguntou um dia o Zezinho. - Não percebo, filho... - É que eles vão sempre a contar os pés: um, dois, um, dois... MÚSICO AMBULANTE Diz um polícia a um músico ambulante: - Mostre-me a licença de tocar na rua. - Licença? Não tenho! - Então acompanhe-me... - Com muito gosto! Que canção sabe cantar? MÚSICO DE JAZZ Um músico de jazz vai ao médico. Após a consulta, o médico diz-lhe: - Infelizmente, tenho de lhe comunicar que você só tem três meses para viver. Alegre, o músico olha para o médico e pergunta: - De quê? MÚSICOS Dois músicos encontram-se. Um diz: - Na semana passada eu comprei um CD seu. O outro responde: - Ah, então foi você... PERCUSSIONISTA Um percussionista de triângulo chega ao céu. Participa da orquestra celeste, onde no último movimento de uma sinfonia tem de tocar uma colcheia. Ensaio. Deus é o maestro. O primeiro andamento dura 300 anos, o segundo 250, o terceiro 200. Finalmente chega o quarto andamento. Depois de mais 167 anos está próxima a hora de tocar. Finalmente, levanta-se e toca: "ping". Deus interrompe: - Muito cedo, tudo do início! PIANISTA Num bar, uma cliente pergunta ao pianista... - Parabéns, o Sr. toca muito bem. Toca por partitura ou de ouvido? - Não, minha senhora, eu toco é por necessidade... TROMPETISTA Um trompetista estuda todo dia cerca de oito horas. O companheiro comenta: - Como é que consegues? Eu não aguentaria. - A gente precisa de saber o quer, responde. - E o que queres afinal? - O apartamento vizinho! VIOLETISTA I Um violetista vai ao psiquiatra e diz: - Dr., eu tenho um problema; eu falo enquanto durmo. O psiquiatra responde: - Isso não é problema, muitas pessoas falam durante o sono. - Sim, mas toda a orquestra já se ri de mim! VIOLETISTA II Um violetista vai ao médico. O médico depois de examiná-lo tem para ele uma boa e uma má notícia. O violista pede: - Por favor, primeiro a má notícia! O médico: - O Sr. tem o mal de Alzheimer. O violetista: - E qual é a boa?. O Doutor responde: - Até chegar a casa terá esquecido a má notícia. VIOLONCELISTA Um violoncelista toca durante todo o dia uma única nota. Finalmente, a sua mulher reclama: - Há músicos que tocam mais notas. O violoncelista responde: - Sabes, querida, os outros estão à procura da nota certa. Eu já a encontrei.
---------------------------------------------------------------------- ---------- PIADAS MUSICAIS ALAÚDE Os alaudistas gastam metade do tempo a afinar o instrumento e a outra metade a tocar desafinado. BAIXO Vantagens de ser baixo: - Não precisa de se preocupar que um pré-adolescente lhe roube o emprego. - Não precisa de aprender a ler na clave de sol. - Só por diversão, pode cantar uma nota bem grave, e deixar as pessoas acharem que se trata de um terramoto. - Tem a oportunidade de cantar textos memoráveis, como "bom, bom, bom", e, para variar, "tum, tum, tum..." BEETHOVEN Beethoven tinha ouvido para a música. CLAVE DE DÓ - Qual a diferença entre a clave de dó e a língua grega? - Há maestros que conseguem ler grego. CONTRALTO Vantagens de ser contralto: - Pode cantar a mesma nota 12 compassos seguidos. - Não precisa de aquecer a voz para cantar 12 compassos seguidos. - Tem muito tempo para conversar durante os solos de soprano. - Quando as sopranos sustentam alguma nota extremamente aguda no final de uma música, as contraltos têm a última palavra. - Quando as contraltos erram uma nota, ninguém dá muita importância. CRESCENDO Crescendo: expressão que lembra ao executante que ele tem estado a tocar demasiado forte. DEUS E O MAESTRO - Qual a diferença entre Deus e um maestro? - Deus sabe que não é um maestro. DINHEIRO Dois sujeitos estão parados na estrada e esperam o autocarro. Um é músico e o outro também não tem dinheiro. FLAUTAS DE BISEL - Como fazer duas flautas de bisel tocarem afinadas? - Dar folga a um dos flautistas. GRUPO DE JAZZ Num típico grupo de Jazz, o pianista acha que é maestro, o guitarrista acha que sabe harmonia, o baixista acha que sabe improvisar, o saxofonista acha que é afinado, o percussionista acha que é amigo do baterista e este, finalmente, acha que é músico.
|