Para quem é fã de Seizi Tagima

Autor Mensagem
Rodrigo Rossignoli do Carmo
Veterano
# set/05
· votar


bom.. referente a ele tratar bem certas pessoas, são pq são "clientes" acho né? ele naum trataria alguem mal sem saber direito quem é.. pois poderia se "queimar" né?
Agora se falou tudo.

Thedekai
Veterano
# set/05
· votar


aonde que fica a fabrica da Tagima? eu sempre quis visitar :)
PS: que conversa de adulto essa aqui, hehe nem vou me meter, mais pelo que eu to vendo aqui, concordo com o Rodrigo Rossignoli do Carmo

Rodrigo Rossignoli do Carmo
Veterano
# set/05
· votar


valew pelo "desabafo" ae cara... hehehe
mas é bom saber o por tras das coisas... as vezes a gente pensa uma coisa, e é totalmente outra.. mesmo visitando a fabrica e tals... qum ta la todo dia é q sabe o q se passa...

Que bom que você entendeu, a Tagima além de defeitos de qualidade tem defeitos gravissimos de caráter e ética do trabalho. Eu acho que as pessoas sabendo disso vão procurar marcas que são sérias e oferecem qualidade e diginidade aos seus empregados. Valeu e um abraço

Rodrigo Rossignoli do Carmo
Veterano
# set/05
· votar


aonde que fica a fabrica da Tagima? eu sempre quis visitar :)
PS: que conversa de adulto essa aqui, hehe nem vou me meter, mais pelo que eu to vendo aqui, concordo com o Rodrigo Rossignoli

O Tel é 6915-8900

Mister Master
Veterano
# set/05
· votar


Isso pra mim é especulação.

Dpaulo
Veterano
# set/05
· votar


conheci algumas pessoas que compraram baixos da tagima, quando levaram o instrumento para um luthier regular o braço, veio a surpresa, o instrumento foi construído com madeira verde, ou seja, não tinha conserto. Conheço os intrumetos tagima a muito tempo, e vejo que depois que eles começaram a produzir em grande escala, a qualidade caiu consideravelmente.

Jaum_Paulo
Veterano
# set/05
· votar


depois que eles começaram a produzir em grande escala, a qualidade caiu consideravelmente.

Realmente, e acho isso uma pena, era uma boa alternativa às fenders no quesito stratocaster

Half
Veterano
# set/05
· votar


1º- Ao tio que se sentiu lesado, que trabalhava na Tagima:
Não dá pra acreditar nesse tipo de coisa, quando é veiculada pela internet. Se isso realmente for verdade, procure um jornal para tentar divulgar o caso. Como sabemos que você não é um luthier frustrado tentando derrubar sua concorrente? Não estou dizendo que é... Só quero lhe mostrar que veicular esse tipo de coisa na internet não dá certo. Eu não acreditei.

2º- O pessoal tá dizendo de madeira verde como se só a Tagima fizesse isso... Muitas vezes, em decorrência da necessidade de aumentar cada vez mais a produção, o controle de qualidade cai, e pode acabar vindo madeira verde para a fabricação do instrumento. Mas isso é relativamente comum, principalmente em instrumentos mais baratos, como os de procedência asiática.

Dpaulo
Veterano
# set/05
· votar


Half
a linha barata da condor concorrente da Tagima, não trabalha com madeira verde, sei que não são as melhores madeiras mas não são verdes. Acho que vc comprar um instrumento popular, com circuito, captação, ferragens e madeiras de baixa qualidade é uma coisa, mas madeira verde para mim é ser desleal, é vender um intrumento que não se consegue nem regular

Half
Veterano
# set/05
· votar


Dpaulo
Ok, vc pode achar instrumentos Condor que venham com madeira "seca", mas garanto que existem uns que vêm com madeira verde, assim como os Tagima...
É o que eu falei... As vezes nem é má índole da fábrica, mas sim descuido visando a produtividade!Comum nessas marcas, diriamos, mais "comerciais".

Dpaulo
Veterano
# set/05
· votar


Half
já vi muitos da tagima com madeira verde, da condor ainda não vi nenhum, como a linha mais barata da yamaha também nunca vi.
Conheço muitos luthiers daqui de Brasília, e em conversa com eles, me disseram que a tagima é recordista em trabalhar com madeira verde, fale com os luthiers que vc conhece e tire essa dúvida. eu só acho que não justifica trabalhar com madeira verde pela alta produtividade, é um tiro no pé, conheço alguns lojistas de brasília, que trabalhavam muito com a tagima e pararam, pois ficaram de saco cheio de reclamações e do pessoal querendo a grana de volta depois que descobriram o problema

Half
Veterano
# set/05
· votar


Dpaulo
Concordo plenamente, é uma falta de responsabilidade com o consumidor! Só quis dizer que não adianta vir com a mão cheia de pedras pra cima da Tagima mediante a uma declaração (verdadeira?) dessas, visto que todo e qualquer fabricante possui defeitos... As tarraxas da Condor, por exemplo, são bem fajutinhas...

Dpaulo
Veterano
# set/05
· votar


Half
concordo que as tarrachas da condor são uma porcaria, mas acho que as tarrachas não comprometem o instrumento por inteiro, vc pode trocar tarrachas, captadores, cicuito, ponte, mas se a madeira veio comprometida, vc perdeu o baixo

Half
Veterano
# set/05
· votar


Dpaulo
Não tive a intenção de comparar Condor X Tagima, repito a dizer que o que eu quis demonstrar é que madeira verde pode vir a ser um "defeito" de qualquer fábrica. E é um defeito relativamente comum entre as marcas, não só na Tagima.

Mr Bones
Veterano
# nov/05
· votar


Rodrigo Rossignoli do Carmo

Qualquer pessoa pode entrar nesse fórum e dizer o que quiser. Não vou negar que gosto da marca Tagima e torço pelo seu reconhecimento. Tem gente que só de saber que isso ou aquilo é nacional, tem preconceito. Gostaria enormemente que o senhor desse para mim e para todos que curtem Tagima uma prova cabal de que tudo que disse é verdade. Para que todos nós possamos estar a par da verdade, seja ela qual for. E por favor explique esse negócio do velho Tagima fazer guitarra com madeira verde, fiquei intrigado e ao mesmo tempo curioso.

Valeu.

usarnamer
Veterano
# jun/08
· votar


pq vc nao foi macho suficiente pra dizer isso pro Tagima ? , ao inves de escrever aqui no topico? se é que é verdade , alem de lixador de pau , o que vc fazia mais lá?

DotCom
Veterano
# jun/08
· votar


usarnamer
e agora que vc responde? kkkkkk

PanchoVilla
Veterano
# abr/09
· votar


Instrumentos musicais em série perdem a qualidade é claro! Pra quem quer um bom Luthier, procure o Vergilio Lima em Sabará-MG ou o seu professor Shiguemitsu Suguiyama - SP, Em minas ainda tem o Cristóvão - Viçosa/MG formado em Eng. Florestal e com doutorado em Bambu (fez um violão de Bambu que ficou uma maravilha, ele desenvolveu umas placas de bambu durante seus estudos sobre os usos para a planta), mas ele é músico profissional e já tocou com Tom Jobim, faz violões bons mas a entrega é demorada, Existem hoje bons Luthier no Brasil, em Belo Horizonte existem dez só no mercado novo! então o Luthier que não faz as coisas corretamente sejam elas trabalhistas ou artísticas perde espaço no mercado. O negócio é que o Sr. Tagima está atualmente fabricando instrumentos em série, logo não vejo lógica em pedir a este Sr. para fazer um violão para mim, já que perto de todos os que eu citei acima os violões dele são bem "fraquinhos" e as Guitarras também! O Vergilio dá cursos concorridos inclusive! E tem mais para quem não sabe o Pepeu Gomes é um excelente Luthier e faz guitarras indecentes!! O Armandinho toca em várias dele! Ele mesmo toca nas guitarras que faz! além de ser um dos melhores do Brasil no instrumento! A respeito da polêmica levantada! Os instrumentos em madeira verde são defeitos de fabricação, logo o Sr. Tagima tem que trocar os instrumentos! E quanto a outra polêmica eu acho que o nosso colega Rodrigo está coberto de razão, mas realmente este fórum vai fazer pouca diferença, ele deve procurar seus direitos na Justiça! Até pq, quem quer instrumento barato Tagima é uma boa opção! Então não acredito que uma pessoa que achar um Tagima de bom preço deixe de comprá-lo pq o dono da fábrica trata mal os seus funcionários! Não tenho um Tagima, mas me parece que são bons instrumentos! Eu prefiro os da Gianinni de selo dourado, mas eles são mais caros do que os Tagima.

Ramon Ibanez
Veterano
# abr/09
· votar


Rodrigo Rossignoli do Carmo

Bem conheci o Seiji quando ele montou o atelier na Teodoro Sampaio ...Desse atelier tenho 4 guitarras que ele fabricou pra min ...

Gosto de ir la na Custom bater papo qdo ele ta com tempo ...tomar um cafe.... e se ele trata mal alguem eu nao sei ... ao menos nunca tratou mal alguem que eu conheça ...

Mas eu acho que se voce tivesse Saido com RAZAO da fabrica... voce teria procurado advogados e teria resolvido esses problemas com a fabrica....

Ate onde eu sei ...e nao foi pelo Seiji ... Quem ia atras de produçao em serie e ainda criou as tagimas chinesas foi outro Japa de nome NAKAMURA... investidor q adora comprar umas marcas tipo a ZAganin q passou de M.ZAGANIN pra N.ZAGANIN...

Nao sou fan do Seiji ...mas e um cara q trampa muito bem e enquanto ele fizer as coisas bem feitas pra min, e me tratando bem , eu vou continuar cliente dele ... tomando cafe la....
nao vou mudar minha opiniao por um recalque de internet

old steel
Veterano
# abr/09
· votar


De 2005 para cá a raiva até passou e a madeira amadureceu.Francamente.
Causa trabalhista e no forum trabalhista.

dhiego_baixista
Veterano
# ago/09
· votar


Concordo com JohnPetrucci

Você concegue falar, agora,

Você concegue provar com provas materiais?

peter.forc
Veterano
# ago/09
· votar


Talvez vcs. possam me corriguir, mas eu vejo três fases distintas na Tagima:

1. fabricação artesanal dos instrumentos, o que ocorreu até uns 5 0u 6 anos atrás, acho. Tive um JazzBass dessa época (aquele do headstock igual ao Fender) e nunca tive problemas estruturais com o mesmo (braço, construção, ajustes de tensor, etc.). No entanto, realmente a parte elétrica era fraca... Troquei os captadores, na ocasião. Não creio que eram instrumentos ruins, não. Meu contrabaixo era um instrumento de boa relação custo/benefício. Posteriormente entrou na troca quando adquiri um modelo melhor, caso contrário, creio que o teria até hoje.

2. fase de grande expansão comercial (vendas) e produção em massa, com queda de qualidade muito acentuada. Talvez esteja aí a origem de muitos dos problemas relatados nos tópicos do FCC, principalmente com as madeiras utilizadas...

3. fase mais recente, de uns 2 anos para cá, creio, após a saída do próprio Seizi da companhia. Vejo atualmente uma melhoria substancial na qualidade dos produtos, principalmente em relação às madeiras utilizadas e na parte elétrica, com adoção de captadores de melhor qualidade e circuitos eletrônicos tb. bem melhores. Testei uns três ou quatro desses novos baixos e os achei muito bons, principalmente um com circuito ativo ("tagima fusion", se não me engano...).

É isso, mesmo ? Pergunto pois acho muito difícil generalizar a qualidade dos instrumentos, sem saber exatamente quando o mesmo foi construído e sob que circunstâncias técnicas e de preço.

Vi muito instrumento chinês e coreano de preço semelhante e qualidade não compatível...

Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


peter.forc
Essa fase "artesanal" terminou a mais de 10 anos atrás, e não a 5 como vc diz. Ela vai até a industrialização da marca sob a propriedade do próprio Sr. Seiji.
Depois houve a sociedade com a Marutec, no qual o Sr. Seiji era sócio-proprietário, depois a compra da marca por essa empresa, no qual o Sr. Seiji passou a ser Consultor-Técnico, por fim o seu desligamento total da empresa (a consultoria agora é exercida pelo Marcio Zaganin).
Abç

peter.forc
Veterano
# ago/09
· votar


Não me recordo, com certeza, das datas e anos exatos, fiz questão de frisar isso, mas são bastante perceptíveis as diferenças de qualidade entre uma fase e outra. A fase mais crítica, sob meu ponto de vista, quando da sociedade com a Marutec.

Os instrumentos mais recentes, após a participação do Zaganin, possuem qualidade melhor que vários instrumentos coreanos e chineses que tenho visto, de custo semelhante.

De qualquer forma, minha opinião é formada com base em vários instrumentos da marca que tive oportunidade de avaliar no decorrer deste período. Provavelmente um luthier tem condições de avaliar melhor alguns aspectos mais técnicos, bem como ter mais conhecimento de mercado a respeito. Mas fica aí a opinião...

Abraço.

bassnoob
Veterano
# ago/09
· votar


ja conheci 5 funcionários deles e as histórias não são boas mesmo.
Inclusive por conta de muitas coisas e de safadeza mesmo, os funcionários furtavam muitos equipamentos,e até instrumentos da fabrica.
Imagino que se existisse uma relação de respeito isso não aconteceria

marcelolmatos
Veterano
# out/10
· votar


Liguei hj pra pedir informações sobre um intrumento usado feito por ele e um orçamento de um novo.. As palavras dele foram essas " um JB novo custa R$3800,00 se vc quiser ótimo " e não deu nenhuma informação sobre o outro que era um custom Fodera.. Muito ignorante esse Tagima.. Se depender de mim pra ele ganhar alguma grana pra comer ele morre de fome.. rs

Grimc
Veterano
# out/10
· votar


Cara não reviva tópicos de 2005.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para quem é fã de Seizi Tagima