【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]

Autor Mensagem
PedroVictor
Veterano
# mar/09
· votar


Ae galera, to querendo comprar um baixo e em julho to indo para os EUA.Vo compra lá porq é mt mais barato, vcs podem me dar algumas sugestõesde baixos de ate uns 900 dolares.

se alguem quiser saber o preço lá nos EUA entra no site da guitarcenter, pq é lá q eu vo compra. vlw

www.guitarcenter.com


aaaa, quase esqueci, to querendo um baixo pra toca hard rock, tipo, KISS, Van Halen etc..

PedroVictor
Veterano
# mar/09
· votar


malz aew, mas esqueci de dizer que quero 4 cordas!

vlw e abç

wiiv1262
Veterano
# mar/09
· votar


"ou seja precisa de um Contra-baixo com urgencia"
eu tenho um sx vintage sjb-75 muito bom...se voce souber escolher cordas boas de baixo... como por exemplo...o meu baixo tinha um som horrivel todo embromado...ai eu coloquei uma ernie ball slinky bass
meeeeeu deeeeeeuuus!!ta com som de fender (obviamente nao)mais o som ta muiiito bom melhorou muitoo se voce nao tiver grana pra comprar um baixo do tipo um fender (hehe) coloca cordas boas nele que voce vai ver na hor a diferença!
.....

Volto a dizer isso....se voce tocar em um com cordas ernie ball voce vai ver isso....!!
Abrço!

PedroVictor
Veterano
# mar/09
· votar


vlw pela dica^^

Rafael do Baixo
Veterano
# mar/09
· votar


PedroVictor

Uma boa opção é você dar uma olhada no mercado de usados cara,lá você vai encontrar muita coisa boa por um preço muito bom,tem produtos impecáveis,sem nenhum defeito ou detalhe que comprometa o visual ou o funcionamento do instrumento,ainda mais com essa terrível crise que se abateu sobre a economia deles,as pessoas tão se desfazendo de tudo a preço de banana.

Mas caso queira comprar o produto novo mesmo,aqui vão as minhas sugestões.

http://www.guitarcenter.com/Fender-Aerodyne-4-String-Jazz-Bass-1020631 46-i1147470.gc

http://www.guitarcenter.com/Ibanez-BTB780-Bass-Guitar-500143-i1424397. gc

http://www.guitarcenter.com/ESP-LTD-Surveyor-400-Quilted-Maple-Bass-Gu itar-516187-i1396597.gc

http://www.guitarcenter.com/Schecter-Stiletto-Elite-4-Bass-Guitar-1013 10944-i1147950.gc

http://www.guitarcenter.com/Ibanez-ATK750QM-Bass-Guitar-517419-i139602 1.gc

Já toquei em cada um desses baixos e achei todos eles incríveis,dou destaque ao ESP LTD Surveyor 400 e ao Ibanez ATK750,que são instrumentos pra toda a vida,e que funcionam de forma incrível pro estilo que você citou,vale a pena dar uma testada nesses baixos.

BassphomeT
Veterano
# abr/09
· votar


Olá amigos

Sou novo no fórum,mas toco há cerca de 1 ano e meio...

Agora que consegui grana pra comprar um baixo(Só tocava(estudava e ensaiava) no Eagle de um amigo,ele não usava ele,eu pegava pra tocar...)

Consegui R$ 400,00 mais a grana de um teclado "idoso" (R$ 80,00)

Então,Fui em uma loja de usados e me interessei por um modelo Samick,que tem uma boa pegada e é lindo,só não me lembro do modelo,ele é um 4 cordas vermelho com uns relampagos na marcação...

Tirando ele,tinha uns Memphis que,pela marca,desconsiderei...

Grande abraço!

BassphomeT
Veterano
# abr/09
· votar


Ah,não resisti e comprei o danado do Samick...É um artist series vermelho ativo,saiu por 380...

Fiz boa compra???

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


BassphomeT
Gostou do baixo? então fez uma boa compra sim.

Tumanuel
Veterano
# mai/09
· votar


gostaria de começar a tocar baixo...
eh o meu primeiro baixo e estou em duvida...
compensa um shelter heritage 100 ou um Strinberg CAB16...
o strinberg eh uns 50 reais mais caro...
vlw desde jah
flw

BassphomeT
Veterano
# mai/09
· votar


Tumanuel,


Eu compraria o Strinberg,já toquei em um e gostei muito...

Marlong3
Veterano
# mai/09
· votar


Pessoal Blza?
Seguinte: To querendo gastar até R$ 900 em um baixo. No máximo mesmo R$ 1000, mas no aperto daí, se puderem me indicar uma marca ou modelo vlws!! Eu pretendo um de 4 cordas com captação ativa, pode até ser Jazzbass. Qual melhor me indicam?

Outra dúvida: Esses dias vi em uma loja um WashBurn modelo preto, não o jazzbass (Ativa, 4 cordas) por 1200 e em outra loja vi um Ibanez por 1100 um modelo com a ponta de cima do corpo comprida (Ativa, 4 cordas). Afinal o Ibanez não é melhor? Pq está mais barato?

E última pergunta: vi também um washburn 4 cordas, jazzbass, sem escudo, cap passiva na cor Sunburst por R$ 350. O preço é bom? Eu deveria ter comprado?

Vlw pessoal!
Flw

slaplesmao
Veterano
# jun/09
· votar


washburn bom são os antigos, tipo xb 400 e 500 esse são uns puta baixo a captação é paulada, e tao com preços bem em conta, se, tu conseguir achar algum. esses novos washburn eu experimentei e não gostei, mas cada um é cada um.
Os Cort da linha GB tao nessa faixa ai, mas vai experimentando e ve o q q tu acha. aaah não esquecendo q os washburn lyon são uns pau véio muito podre.

tay virtuoso
Veterano
# jun/09
· votar


e eu estou indeciso eu tenho um washburn mb-5 5 cordas
mas quero trocar em um baixo de 4 cordas e me ofeceran por ele
um music man groovin captação kent armstrom e ele me devouveria mas 200 pratas
sera q vale a pena trocar ??
o baixo e bom??
ou fica bom com essa captação??

peter.forc
Veterano
# ago/09
· votar


os washburn lyon são uns pau véio muito podre.
Mais ou menos, em minha opinião... O problema era a falta de boas madeiras, mas a parte elétrica era bastante boa, bem montada e a relação custo/benefício tb. muito boa.
Não me recordo onde eram feitos (China, Coréia, ...), mas alguns tinham tarrachas próprias da Washburn - eram os melhores.
Na faixa de preço é difiícil encontrar coisa muito superior, creio.
Naturalmente os XB400 e XB500 são instrumentos mais atuais, bem melhores (e mais caros, o dobro (?) do preço...).
Tive ambos (um XB500 e um Lyon Series Precision) e, cada um a seu tempo (e bolso), não me arrependo, não. Abraço.

Fernando VD
Veterano
# ago/09
· votar


ei vou comprar um baixo por 500 reais e axo que vou comprar esse

http://images03.olx.com.br/ui/2/37/62/34673562_1.jpg

vale a pena?

peter.forc
Veterano
# ago/09
· votar


Só por foto vai ser difícil... Pelo valor (R$ 500) o baixo deve estar Ok para tocar, ou seja, sem problemas no braço e com a parte elétrica tb. boa, sem ruídos e chiados. Se vc. tiver de mexer no braço ou tiver de fazer alguma manutenção, aí a conta vai subir e creio que não vai valer a pena, não.

gdbg
Veterano
# ago/09
· votar


bem minha duvida se encaixa aqui:

para iniciante(zero) o numero de trastes pode ter alguma influencia?

o baixo que eu gosto em termos gerais só tem 20 trastes, e estou na duvida se será boa escolha. ou se deva optar por um com mais trastes? ficarei impossibilitado de tocar alguma musica?

o baixo de que estou a falar é o squier vintage 70's jazz bass modified: http://www.squierguitars.com/products/prod_images/basses/0326702521_xl .jpg

ps já agora aqueles traços pretos do braço tem a ver com os bemóis e sustenidos?

peter.forc
Veterano
# ago/09
· votar


20 trastes é o que a maioria dos baixos possui. Vc. não terá problema algum com isso.
Escalas maiores e com mais trastes podem ser úteis para músicos mais experientes, pois naturalmente geram mais possibilidades de sons.
Quanto às marcações em preto,oacima, na escala do Squier, são apenas decorativas. Vc. verá outras instrumentos com marcações gravadas com outros materiais e outras colorações.
É claro que, como são padronizadas, facilitam p/o baixista a visualização de algumas casas (3a, 5a, 7a, e assim em diante), o que pode ser bastante útil. No entanto, é possível tb. encontrar escalas sem marcação alguma (embora não seja comum).
Abraço.

mennigo
Veterano
# set/09
· votar


A respeito do Rickenbacker 4003..
bah nunca nem encostei num baixo mas tenho MUITA vontade de aprender a tocar... tenho a possibilidade de ganhar um rickenbacker, mas sei lá, não sei se eu não deveria começar com alguma coisa mais modesta =P não sei até que ponto pode me atrapalhar começar tocando logo num instrumento tão monstro como este..gostaria da opinião dos membros a respeito xD
abraços

Rafael do Baixo
Veterano
# set/09
· votar


mennigo

Se você pode começar com um baixo desse nível,então vá fundo cara,já que esse é o tipo de instrumento que não se desvaloriza fácil,então caso você não goste dele, vai ser fácil vendê-lo por um valor próximo do que você o comprou.

Fora que você terá um instrumento de alto nível,que não irá te limitar tecnicamente,e que vai te motivar a estudar cada vez mais pra conseguir tirar tudo o que ele pode oferecer.

A única coisa que eu não recomendo é começar já com um Rickenbacker,pois ele é um instrumento do tipo "ame-o ou deixe-o" sem um meio termo,muita gente odeia esse instrumento,e outros o idolatram,pois ele é um baixo com uma pegada e um timbre bem peculiares [coisa pra quem já sabe bem o que quer],então não acho uma boa um iniciante começar com um baixo desses.Mas se você puder testar esse baixo,e gostar dele,vá fundo.

Caso não goste do Rickenbacker,e queira algo no mesmo nível,dá uma olhada nos Fender Jazz Bass [American Standard ou American Deluxe],que é o tipo de baixo "pau pra toda obra",tem uma pegada e um timbre que agrada a imensa maioria dos baixistas.

RF Fan Brazil
Veterano
# set/09
· votar


Oi galera

Acabei de chegar aqui no fórum.

Eu toco teclado (ou pelo menos acho que sim), mas estou querendo aprender a tocar baixo também. Conheço pelo menos o básico de teoria musical (sei reconhecer aquelas bolinhas engraçadinhas nas partituras, kkkkkkkk).

Só que não saco nada de nada sobre baixos, a única coisa que entendo é que o som é muito legal.

Estou lendo esse tópico, e outros, aos poucos, para ver se aprendo algo. Só que mesmo lendo as dicas do pessoal ainda tenho dúvidas.

Como não entendo nada, não queria chegar numa loja querendo comprar o instrumento sem nem saber do que estou falando. O que vcs recomendariam para uma hiper-ultra-mega iniciante com pouca grana e que curte um som mais do estilo country rock?

Eu tocava violão quando era criança, mas não curti muito não.

Abraços pras meninas e beijos nos meninos.

peter.forc
Veterano
# set/09
· votar


RF Fan Brazil, a questão é bastante difícil, pois diferentes pessoas terão diferentes percepções sobre a qual instrumento melhor se adaptarão... Como vc. deve ter visto na "busca", há vários tópicos sobre este tema, mas normalmente sugiro para quem está começando, de forma bem sintética :

1. ir a várias lojas e experimentar principalmente o conforto do instrumento (peso, dimensões, largura e espessura do braço, etc.). Para um(a) novato(a) isto é mais importante que o som, em si. Se o instrumento não for confortável vc. vai se cansar mais rapidamente e desanimar no aprendizado. Talvez valha a pena ir com alguém que conheça baixos e já toque, mas cuidado em ser influenciado(a) exageradamente... Às vezes a pessoa pode lhe indicar algo que seja bom para ela, e não necessariamente para vc... Utilize esta experiência apenas para não ser enganado(a) pelo vendedor.

2. procurar várias opções de construção de baixos. Hoje é fácil conseguir instrumentos mais leves e menores. Vc. é uma garota, pelo que compreendi, correto ? Há instrumentos de escala curta (30") e de peso reduzido, como algumas séries da squier (bronco bass), gypsy rose, epiphone (EB e Viola), Condor (Viola), etc. Vale a pena dar uma olhada.

3. a questão do estilo influencia, naturalmente, mas, sinceramente, vc. só vai conseguir perceber isso um pouco mais para frente, quando tiver condições de extrair sons mais diversos do baixo.

Espero ter sido útil. Abraço.

RF Fan Brazil
Veterano
# set/09
· votar


Oi peter.forc

Gostei das dicas. E vc acertou, sou uma garota.

Vou pegar uma lista de lojas e dar um passeio por elas, nem que gaste o dia inteiro.

Só que terei que ir às compras sozinha, já que nenhum amigo meu sabe tocar qualquer coisa (acho que só cachorro pra fora de casa, kkkk).

Hoje passei em duas lojas, os mais em conta eram os Strinberg :/ Tem pouca variedade por essas bandas onde moro. Tem uma loja vendendo o Tagima JB-4 por 700.

APRBASS
Veterano
# set/09
· votar


lembre-se de uma coisa... nao tenha pressa na hora de comprar e pense com cuidado... eu quase sai da teodoro sampaio com um groovin 5 cordas pq achei q era um super negocio, mas quando pesquisei mais vi q o cara tava metendo a faca...

dibass
Veterano
# set/09
· votar


Não sou tão iniciante assim mas... quero comprar um fretless!
Só que n sei mt bem escolher, então o que que eu devo procurar no baixo? Qual as características que eu devo exigir no bass?
Sujestões de marcas e modelos?

peter.forc
Veterano
# out/09
· votar


dibass
Normalmente um fretless é mais aconselhado para quem tem bastante experiência, já que não dispõe exatamente dos "frets" que permitem a execução das notas de forma mais precisa. Aliás, o primeiro baixo elétrico (de produção comercial) foi o Fender Precision, que, como o próprio nome diz, permitia executar com precisão as notas graças a esses frets, resolvendo de forma correta posicionamentos diversos dos dedos na escala...

Há, naturalmente, algumas vantagens no uso de um fretless, como a passagem de notas através de uma execução linearmente perfeita e sem intervalos, o que é muito legal de se ouvir, mas há de se ficar atento à maior dificuldade de execução, com certeza.

Todas as grandes marcas possuem algumas versões fretless, mas há tb. a possibilidade de vc. adquirir um baixo "normal", ou seja, fretted (com os frets) e levá-lo p/um luthier fazer o trabalho de retirar os mesmos e adequar a escala. Acho esta possibilidade melhor, já que vc. terá mais opções de escolha para adquirir um baixo que lhe seja mais confortável e adequado. Não é muito fácil de encontrar fretless à venda...

Se optar por essa solução de comprar um baixo "normal! e retirar os frets, sugiro ainda que solicite ao luthier que, mesmo removendo os frets, mantenha as marcações (apenas visuais) dos mesmos na escala - vai te ajudar bastante.

Abraço.

RF Fan Brazil
Veterano
# out/09
· votar


Oi pessoal

Depois de visitar as lojas, torrar a paciência dos vendedores, rsrsrsrs, e correr atrás da grana (que costuma se esconder de mim), comprei o baixo, é um Eagle 4C.

Eu sei que não foi a melhor opção, mas foi esse de que mais gostei, e que cabia no meu bolso :) (junto com o cubo, um Onner de 20 wats, com metrônomo e afinador).

Novata sem dinheiro é fogo, kkkkkkk!

dibass
Veterano
# out/09
· votar


peter.forc
Hehe, cara n é por nada mas eu conheço mt bem fretless e te garanto cm n tenho nenhum problema cm a tocabilidade. É que um amigo tem um e sempre pego ele pra tkr!
Outro detalhe é q eu quero um fretless de fábrica! Só não sei qual melhor escolher!

dibass
Veterano
# out/09
· votar


RF Fan Brazil
Que isso, loco de bom pra começar! É um eagle jazz bass?

peter.forc
Veterano
# out/09
· votar


dibass
Ok, não tenho dúvida disso. Realmente quem procura um instrumento específico como esse é por que conhece bem suas características. Quis focar mais na viabilidade de vc. adquirir um modelo "fretted" e convertê-lo p/"fretless". Eu tb. já tive dois instrumentos desses, um original de fábrica (Tagima) e um pré-histórico GOLDEN (Nooooooooooossa !!!) que foi convertido em fretless após um excelente trabalho de luthier.

De qq. forma, fica novamente o aviso : apesar de quase todas as marcas mais comerciais possuirem modelos fretless, não é muito fácil de encontrá-los nas lojas, daí eu sugerir a possibilidade de vc. fazer esta "conversão", já que terá condições de encontrar um modelo que se adapte bem a vc., entre as inúmeras opções do mercado. Se vc. focar a busca diretamente em um fretless, terá poucas opções...

Mas se realmente desejar partir p/um fretless original de fábrica, dê uma olhada nos Tagima e nos Squier... Creio que são os mais fáceis de se achar e têm uma boa relação custo/benefício.

Abraço !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]