harmonico artificial

Autor Mensagem
nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Voodoo
O nome é esse mesmo cara... "Continuum"
Eu tenho ela sim; se vc tiver uma conta de FTP(domínio) eu te passo na boa.
Hehehe... eu não falei que Birdland era da carreira solo do Jaco; essa música é do disco Heavy Weather do Weather Report... embora eu tenha quase certeza que ela é de autoria do Jaco.
Pra mim esse é o maior disco de Fusion de todos os tempos! Eu não diria o mais importante(as primeiras experiências do Miles Davis são mais importantes) mas digo que é o melhor!!!

Curiosidade:
A música Birdland é em homenagem a um Bar em NY que tem esse mesmo nome. Grandes nomes do Jazz frequentavam esse bar. Era uma espécie de ponto de encontro de Jazzistas.

Voodoo
Veterano
# jul/03
· votar


nukebass
Vlw aí pelo toque, eu num tenhu conta de FTP kra, ker dizer eu nem sei oq eh issu hauahauahaua, naum entendo muitu de Pc kra, oq eu sei mexer aki eh: Icq,MSn, mp3 e to aprendendo o Photoshop, só issu hehehehehe, vo continuar procurandu por essa music!!!Mas entaum, esse Continuum eh da carreira solo do Jaco ou eh do Weather Report???
Ehhh entaum, a Birdland eu pensei q era da carreira solo do Jaco, mas ateh q eu busquei, busquei e vi q era do Weather Report!!!
Po eu naum conheco esse Cd inteiro kra, mas eu tenhu varias musikas aki do Weather Report, vo buscar a eskutar esse Cd Heavy Weather!!!

Pooo legal essa curiosidade!!!

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Continuum é da carreira solo dele e se não me engano é do primeiro disco solo dele "Jaco Pastorius".
Cara, nesse disco(Heavy Weather) o Jaco simplesmente humilha!!! Fora "Teen Town", que é o hino dos baixistas, esse disco tem uma música chamada "Havona" que pra mim é um dos grooves de baixo mais difíceis de tocar de todos os tempos!!! O solo de Baixo dessa mesma música então nem se fala!!! Inclusive essa música é dele...
Baixa ela que vc não se arrepende!

Voodoo
Veterano
# jul/03
· votar


nukebassVLW Aí
Hehehehe eu tenhu a Teen Town, muituu loka tb, como vc disse eh o hino dos baixistas
KRA AGORA VC FALO OQ EU IA FALAR!!!HAVONA, eu tenhu ela, essa musika eh MARAVILHOSA, sem palavras kra, qdo eu eskutei fikei pasmo, muituu LINDA ESSA MUSIKA, EU INDICO P/ TDS ESSA MUSIKA!!!, eu vinha tentandu tirar essa musika, mas tirei só algumas partes, eh muituu foda algumas partes, agora to tirandu umas musics do Marcus Miller, aí eu vo voltar a tentar tirar essa musika HAVONA!!!

æ o pessoal aí do forum q naum conhece essa musika, BAIXEM ELA Q EH MUITUUUUUUUUUUUUU BOAAAAAAA!!!!

Steve Harris jp
Veterano
# jul/03
· votar


Harmonico artificial é a mesma coisa que Harmonico falso ou não tem nada a ver???

HignocliuS
Veterano
# jul/03
· votar


Harmonico artificial é a mesma coisa que Harmonico falso ou não tem nada a ver???

É isso ae.

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Harmonico falso???
Nunca ouvi falar dessa terminologia...

Steve Harris jp
Veterano
# jul/03
· votar


Galera,já foi explicado o que é Harmonicos Artificiais e Naturais agora alguém poderia me explicar(se possível detalhadamente)a diferença entre eles???Valeu!

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Cara, é como já falei: fica difícil de explicar pelo Fórum... só dá pra explicar mostrando mesmo. De qualquer forma, os Naturais são aqueles feitos com cordas soltas, onde vc apenas encosta levemente o dedo na corda em determinados pontos e toca; os Artificiais são aqueles que os guitarristas fazem com a palheta... esse tipo de Harmônico eu só consigo explicar se for ao vivo...:-(

Steve Harris jp
Veterano
# jul/03
· votar


Ah!Isso quer dizer se meu baixo é de 4 cordas só da para dar 4 harmonicos naturais?Se são feitas com cordas soltas...Ou não é bem assim???

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Steve Harris jp
Cada corda tem vários pontos de onde se tira Harmônicos... esses pontos são geralmente em cima dos trastes. Vc apenas encosta o dedo no local certo e toca que sai o harmônico correspondente.
2º traste, 3º traste, 5ºtraste, 7ºtraste, 12ºtraste... esses são alguns exemplos de locais em que vc tira harmônicos muito facilmente.

Steve Harris jp
Veterano
# jul/03
· votar


E tem também lugar certo de tocar com a mão direita ou com a mão direita pode se tocar em qualquer parte?

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


No caso de Harmônicos Naturais vc pode tocar em qualquer parte...
Já no caso de Harmônicos Artificiais é bem mais difícil, pois o local onde vc vai tocar com a mão direita vai depender do local onde vc está pressionando a corda com a esquerda... entendeu?

Steve Harris jp
Veterano
# jul/03
· votar


Ah...Deu para entender mais ou menos.O som do artificial com o natural não tem nada a ver?Da para notar logo de cara qual é um qual é outro???

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Steve Harris jp: Da para notar logo de cara qual é um qual é outro???
Só pelo som?
Hummm... talvez...
Tipo... o som de um Natural tem mais sustain por se tratar de uma corda solta e é mais suave;
Já o Artificial tem mais ataque pois é tirado com a mesma mão direita que ataca a corda.

Steve Harris jp
Veterano
# jul/03
· votar


Hummm...Você disse que no traste 2,3,5,7 e 12 são os lugares mais fáceis de tirar os Harmônicos,porquê???

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Cara... vc entende um pouco de Física?

Resumindo ao máximo:
O som é nada mais que uma onda; e toda onda tem uma frequência, certo? Sendo assim, quando eu toco uma corda ela vibra em uma certa frequência; a unidade de frequência chama-se Hertz(Hz) que significa ciclos por segundo; vamos supor que eu toque a corda G do seu Baixo e ela vibre numa frequência de 400Hz, ou seja, 400 ciclos por segundo; o 12º traste divide a corda exatamente em duas com tamanhos idênticos; se vc tirar um harmônico vc vai notar que as duas partes vibram, embora vc tenha tocado somente numa delas, e como foram divididas em duas partes iguais a frequência é multiplicada por 2, ficando com 800Hz; ou seja: temos então uma oitava daquela corda G.
No sétimo traste a corda é dividida em três partes iguais; sendo assim eu multiplico a frequência daquela corda por três e obtenho a frequência da nota dada... e assim por diante.
Esse assunto chama-se "Série Harmônica" se tiver interesse procure estudar sobre isso que é muito interessante.

Steve Harris jp
Veterano
# jul/03
· votar


nukebassvaleu pelo toque!Mó aula!Valeu mesmo!!!

nukebass
Veterano
# ago/03
· votar


Blz cara... só não explico melhor porque por aqui pelo Fórum é difícil de explicar... cara-a-cara é bem mais fácil.

Steve Harris jp
Veterano
# ago/03
· votar


Um Harmônico fica muito mais fácil dar com distorção ou isso não tem nada a ver???

nukebass
Veterano
# ago/03
· votar


Cara... tipo assim... qualquer coisa que "sensibilize" o captador como uma Distorção, Drive, Compressor, facilitam a execução de um Harmônico. Ajuda muito vc ter os captadores mais próximos das cordas, ou seja, levantar um pouco eles.

Steve Harris jp
Veterano
# ago/03
· votar


nukebass Ah..certo,valeu!

xTec
Veterano
# ago/03
· votar


[IMG]
http://www.cifraclub.com.br/classificados/logo.gif
[/IMG]

danielmoc
Veterano
# ago/03 · Editado por: danielmoc
· votar


Galera, achei um site na net que dá exemplos dos tipos de harmônicos (parece que são 3 tipos)
Lá vai
[url=http://www.grupodolobato.kit.net/teoria
]http://www.grupodolobato.kit.net/teoria
[/url]
Falow!!!

danielmoc
Veterano
# ago/03
· votar


Agora, acho que está certo!
http://www.grupodolobato.kit.net/teoria

GugaBass
Veterano
# abr/07
· votar


Galera resolvi reviver o topico aki pra uma especificação melhor e mais precisa desta técnica q pra mim é uma das melhores...
achei um video de Steve Bailey na net muito bom, se alguém mais souber algo sobre esta técnica de harmônicos artificias (em especial para baixos fretless se possível hehehe) Vamo postar ok!!

Steve Bailey

http://www.youtube.com/watch?v=WynyclRao34

Blackus
Veterano
# abr/07
· votar


Tipo q isso nao deixa de ser uma vairiacao do natural. Como se vc apertasse a 3 casa e e desse um tapping ni 15 traste. Sai um harmonico.....

lógico, o principio é o mesmo... é como se tu movesse o capotraste com e em vez de usar a mão esquerda usa a direita pra dar o harmonico

Will Piasecki
Veterano
# abr/07
· votar


Tipo q isso nao deixa de ser uma vairiacao do natural. Como se vc apertasse a 3 casa e e desse um tapping ni 15 traste. Sai um harmonico.....

É a técnica que eu uso, bem simples e limpa. Claro que toda nota fica com um "click" do tap, mas o timbre fica gostoso mesmo assim

Pra tirar harmonico artifiical, use o polegar e o indicador unidos como uma palheta e faz de conta que eh uma guitarra.

Eu tinha um video de um solo fritado do sheehan em que ele dava um harmonico muuuuuuuuuuito lazarento, daqueles forte e vigoroso que tem uns dois minutos de sustain, mas nao sei como com aquele timbre dele...

Rafael do Baixo
Veterano
# abr/07
· votar


Pra tirar os harmonicos artificiais,tanto num freted quanto num fretless,eu uso o estilo do Steve Bailey,q consiste em usar a ponta do dedo indicador sobre o "nó" do harmônico e atacar a corda com o dedo 3 da mão direita(pode ser com o dedo 2 mas o som não si legal).

A vantagem desse estilo é q vc pode tocar vários harmônicos ao mesmo tempo,fora o uso de acordes com harmônicos,sweep e troca de cordas com harmônicos tudo com uma velocidade e precisão incríveis.

Recomendo o vídeo "Bass Extremes" pra quem quiser ver e conhecer essa técnica.

eltonbass
Veterano
# abr/07
· votar


Will Piasecki
u tinha um video de um solo fritado do sheehan em que ele dava um harmonico muuuuuuuuuuito lazarento, daqueles forte e vigoroso que tem uns dois minutos de sustain, mas nao sei como com aquele timbre dele...

mto animal aqueles harmonico! um dia eu aprendo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a harmonico artificial