Autor |
Mensagem |
wernegher Veterano |
# mai/05
· votar
Galera,
seria interessante que vocês postassem suas experiências com produções, gravações (de cd, ou playback, ou ensaio..enfim..), as gafes que já cometeram, os sucessos, as experiências marcantes, as dúvidas, as curiosidades, para que pudéssemos discutir juntos e crescermos no assunto.
|
wernegher Veterano |
# mai/05
· votar
Galera,
encontrei na net esse site que fala muita coisa legal sobre documentação, gravação, instituições ligadas a música, e etc... Vale a pena dar uma olhada.
http://www.colapso.com.br/utilidades/quer.htm
|
wernegher Veterano |
# mai/05
· votar
Galera,
vou postar em seguida, uma estimativa de períodos gastos para cada elemento gravado num trabalho fonográfico, ou seja, quantas horas geralmente se gasta com gravação de vocal, instrumental, voz guia, mixagem, e etc...
|
wernegher Veterano |
# mai/05
· votar
Pelo que se tem visto aí, a média de músicas num Cd é de 10 a 12 faixas. Sendo assim, levando-se em consideração que em todas as faixas, os instrumentos serão executados de fato e não simulados em teclado, teríamos mais ou menos o seguinte:
1) Voz principal: média de 3 períodos
2) Back vocal: média de 2 a 3 períodos
3) Bateria: média de 1 período e meio
4) Baixo: pode ser gravado ao mesmo tempo com a bateria
5) Sax: 1 período
6) Guitarra e violão: depende muito do estilo do cd, número de faixas, e etc...
Bom, esses números são apenas uma média. É claro que tudo isso depende do nível dos músicos e cantores, mas poderíamos dizer que num disco estilo POP esse média se encaixa bem.
|
wernegher Veterano |
# mai/05 · Editado por: wernegher
· votar
Mixagem
Geralmente, para uma boa mixagem, gasta-se um período por faixa. Isso é claro vai depender dos detalhes envolvidos na gravação.
|
has4 Veterano |
# abr/06 · Editado por: has4
· votar
A P R O V A D O
Inclusive, farei referência deste tópico que é de 2005, porém, atualizadíssimo, essencial e complementar para o tópico que iniciei (relacionam-se mutuamente):
http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/128114/
HAS BAND (heráclito Alencar Sampaio)
|
Dogs2 Veterano |
# abr/06
· votar
wernegher
3) Definição do repertório
Essa talvez seja uma das partes mais desgastantes do projeto. É nesta fase que você define junto com o cliente quais são as músicas, as tonalidades, arranjos, andamento, a ordem das músicas no CD, enfim...
Para evitar possíveis trocas\substituições de faixas no decorrer do projeto, é importante que o repertório esteja bem definido. Desta forma podemos evitar eventuais contratempos no percurso...
eu preciso de um produtor pra isso ou eu posso fazer sozinho?
|
ROTTA Veterano |
# abr/06
· votar
Penso que este excelente tópico estará mais "ambientado" no fórum de Home Studio. Movido.
Abraços.
|
Michael Vlcek Veterano |
# abr/06
· votar
essa questão da mixagem q vcs frisaram agora q é importante.
vejo muita banda gastar uma grana na gravação do estúdio e na hora de mixar fica com "pena" de gastar mais e fazer uma mixagem mais refinada, e acaba fechando as faixas quase q flat.
o resultado nao poderia ser pior.
Sempre digo pra galera q eu produzo e gravo q se a qualidade da gravação representa 50% do resultado de um trabalho, os outros 50% são da mixagem.
não dá pra mixar com pressa, ou com pena de perder muitas horas nessa parte. é fundamental.
e sobre a questão de como cobrar, concordo com o amigo q criou o tópico. As vezes é melhor fazer por faixa, as vezes por período, as vezes por pacote.
|
ALL Produções Veterano |
# abr/06
· votar
Dogs2
eu preciso de um produtor pra isso ou eu posso fazer sozinho?
Isso vai depender de uma série de fatores. O principal vai ser a sua competência mesmo para produzir, gravar e no caso da sua pergunta (se eu entendi bem), ser o artista principal (vocal). É legal vc distribuir isso para que o cd não venha com vícios, com tendências, enfim....
OBS> a propósito, eu sou o wernegher, ok ?! rss É que mudei de nick há um tempo atrás...
Abraço ae
|
harmonia funcional Veterano |
# jul/08
· votar
estudem
|
Aureo Veterano |
# jul/08 · Editado por: Aureo
· votar
Já cansei de ver batera que se dava bem pra caramba no ao vivo (?). Qdo ia gravar no stúdio, sambava iguai doido em cima do click.
eu jah entrei em estudio pra gravar violao em cima de metronomo e me bati mto principalmente com musicas mais lentas, nao sei pq mas no meu caso parece que ficam mais dificeis
uma coisa q eu faco hj em dia, que facilita muito na hora de gravar no tempo, eh criar uma bateria da musica em midi(quantizada) soh pra acompanhar no tempo
pra mim fica bem mais facil
|
Música de Preto Veterano |
# ago/08
· votar
Resolvi upar esse tópico por que estava pensando em fazer um igual. Como já tem, resolvi apenas relembrar, pois vejo que existe muita ajuda no que diz respeito às questões técnicas, mas pouco à produção de um CD completo.
Sobre o tópico. Em alguns casos os produtores do home se encarregam até da capa!
|
krydes Veterano |
# ago/08
· votar
olá pessoal ,só uma curiosidade no caso de vc gravar a música de outra pessoa como róla o lance de direitos autorais ??
|
Gabriel Cervi Veterano |
# ago/08
· votar
Alguém sabe como são os processos da produção de um cd? A pré-produção e etc...
|
ophius Veterano |
# ago/08
· votar
estudem
É vero!
conhecimento nunca é demais.
as vezes aprende-se mais com um DVD que vc compra numa banca de jornal, do que numa aula de musica numa faculdade de renome.
:)
|
Música de Preto Veterano |
# ago/08
· votar
krydes Normalmente. O autor receberá pelos direitos autorais e quem gravou receberá pelos direitos conexos, que são direitos gerados pela execução da versão gravada. Basicamente, quem grava a música de outra pessoa só ganha os direitos de cada execução da versão gravada em estúdio. Se uma banda tocar ao vivo a mesma música, só o autor recebe. Lembrando que para isso, todos os músicos que gravarem tem que ter registro na OMB. Salvo outro acerto entre o compositor e quem vai gravar, como uma taxa para cessão da música ou até mesmo a venda da mesma é assim que se dá o processo.
Se interessar, prometo que posto algo mais detalhado.
|
Ricnach Veterano |
# ago/08
· votar
wernegher
Excelente tópico!
Tenho uma pergunta, quando você fala em definição da tonalidade, você está pensando em um tom que se integre melhor às qualidades vocais do cantor, ou em uma estrutura do CD como um todo?
Minha duvida é, um CD é pensado como uma sequência de tons, ou em geral não se pensa na estrutura, na ordem das musica levando em conta o contraste de se terminar uma musica em uma tonalidade x e depois iniciar uma música em tonalidade y?
Obrigado!
|