COMO PRODUZIR UM DISCO ? Dicas, macetes, dúvidas e etc...

Autor Mensagem
wernegher
Veterano
# mai/05


Pessoal

estive procurando aqui no fórum um tópico que falasse sobre o passo a passo de uma produção fonográfica e não encontrei utilizando a Busca. Caso haja me desculpem pela redundância.
Não tenho a pretensão de neste tópico ensinar tudo (ou pelo menos tentar ensinar tudo) sobre Produção, até porque não detenho todos os conhecimentos sobre o assunto embora eu também seja um produtor de fato. A idéia é que cada um poste suas dúvidas, sugestões, opiniões e conhecimentos a respeito do assunto para que possamos transformar este tópico numa grande e interessante fonte de pesquisa para todos !!

Wernegher

wernegher
Veterano
# mai/05
· votar


Acho que antes de mais nada, é preciso entender que um disco pode ter diferentes produtores. Podemos classificá-los a grosso modo de 3 maneiras:

- Produtor Executivo => geralmente é aquele que gerencia as questões burocráticas do projeto, como por exemplo: grana, prazo, datas para gravação, e etc... É muito comum hoje vermos a ausência desta figura principalmente em projetos de pequeno e médio porte.

- Produtor Musical => o cara responsavel pela "gerência" da parte musical do projeto. É ele quem, juntamente com o artista, define o repertório, os tons, os músicos a participarem do projeto, número de faixas no trabalho, stúdio onde será gravado, e etc...
Nota: num disco pode haver mais de um produtor musical.

- Produtor Artistico => responsável pela capa, fotos, pelos projetos de veiculação, propaganda, divulgação e etc...

É óbvio que esses conceitos são muito téoricos. O que pode ser visto atualmente é um produtor que pode ou não acumular duas ou mais funções dentro do mesmo projeto.

John Elf
Veterano
# mai/05
· votar


Mto bom esse tópico, acho q merece ateh stick...
Ae kra, vc não tem MSN não?

monk
Veterano
# mai/05
· votar


cara vc poderia falar algo sobre projetos independentes?

Digao
Veterano
# mai/05
· votar


bom esse topico...

Psyco_Terapy
Veterano
# mai/05
· votar


Fala mais ai cara, dicas de como fazer a produção musical no cd.

wernegher
Veterano
# mai/05
· votar


John Elf

Msn: wernegher [arroba] msn ponto com

Claudio Natureza
Veterano
# mai/05
· votar


wernegher

muito bom o tópico, aproveita e estica ele pra falar de edição, estúdio, mixagem, etc...

wernegher
Veterano
# mai/05 · Editado por: wernegher
· votar


monk

Bom véio, na verdade grande parte dos projetos que eu toco como produtor são independentes, ou seja, não estão ligados a uma gravadora ou a um patrocinador de peso. A maioria dos trabalhos são geralmente de cantores\bandas que querem começar no mercado, querem montar um DEMO, ou estão no 2º e 3º cd, ou coisas do tipo.
Geralmente estes projetos são mais modestos (financeiramente falando), mas os vejo como ótima oportunidade para aprender (crescer profissionalmente), divulgar o trabalho e porque não ganhar dinheiro né..rs . Creio que o "boca a boca" ainda seja a melhor propaganda e este tipo de trabalho tem um poder de divulgação muito forte, pelo menos aqui na região sudeste, em específico no RJ onde moro e no meio onde atuo, que é o Gospel.

monk
Veterano
# mai/05
· votar


legal, cara

e quanto sai mais ou menos para contratar um produtor musical para uma demo de 5 ou 6 músicas?

se é que vc pode falar em valor

Digao
Veterano
# mai/05
· votar


monk

direto ao ponto hehe

monk
Veterano
# mai/05
· votar


nah, num é pra contratar ele não, pq nao sou do rj

so pra ter uma ideia mesmo

wernegher
Veterano
# mai/05
· votar


Psyco_Terapy

cara, eu creio que produção musical de um cd é realmente algo pra quem gosta da coisa. É muito gratificante você ver um "filho" nascendo, tomando forma e tal, mas confesso que a dor de cabeça também é grande, pois em muitos casos o artista não está muito firme a respeito do que quer e isso significa mudança de rota em vários momentos.
De um modo geral, poderíamos definir as etapas da Produção Musical da seguinte forma:

1) Entendimento do tipo de trabalho e estilo musical juntamente com o cliente;

2) Negociação dos valores; os valores pela produção podem ser obtidos - a grosso modo - de duas maneiras:

- cobra-se por faixa. Ex: R$ 200,00 por faixa
- faz-se um pacote. Ex: Quanto menor o número de faixas, maior o valor unitário ou coisas do tipo....
- caso você também grave algum instrumento ou voz além de produzir o trabalho, os valores também devem ser definidos nesta etapa.
Nota: caso não haja no seu projeto a figura de um Produtor Executivo, você provavelmente será a "ponte" entre o cliente e os músicos\técnicos\vocalistas\stúdio e etc... contratados para o projeto. Logo, você poderá também orçar os custos envolvendo os mesmos. O critério orçamentário pode ser o mesmo da produção musical. Ou, pode deixar que o cliente se entenda diretamente com os outros participantes.

3) Definição do repertório
Essa talvez seja uma das partes mais desgastantes do projeto. É nesta fase que você define junto com o cliente quais são as músicas, as tonalidades, arranjos, andamento, a ordem das músicas no CD, enfim...
Para evitar possíveis trocas\substituições de faixas no decorrer do projeto, é importante que o repertório esteja bem definido. Desta forma podemos evitar eventuais contratempos no percurso...

4) Início das gravações propriamente dita :
Poderíamos colocar entre os itens 3 e 4 um sub-item referente a elaboração das partituras\cifras das músicas e a distribuição das mesmas para os músicos\cantores envolvidos. Mas como este post já está grande demais...(rs). Bom, levando-se em consideração o dito agora (rs), começa a fase do "pega pra capá" literalmente. É importante a sua presença durante as gravações para que tudo saia conforme o seu planejamento. Para que um trabalho seja bem feito, é importante atentar para a execução da base (leia-se: bateria, baixo e intrumentos de base, como teclados\piano, ou violão se for o caso). Uma base bem gravada sustentará de maneira coesa e eficiente o restante do grupo.

5) Mixagem
Outra fase que dá muita dor de cabeça. É de suma importância a sua presença nesta etapa para que não haja "invenções" de última hora (rs) da parte do técnico responsável. Os volumes dos canais devem estar bem equilibrados entre si, apresentando uma coerência dentro do estilo musical do trabalho. E como você é o "gestor" do trabalho, a sua presença torna-se obrigatória !

Bom, acredito que essas sejam as estapas principais. Uma dica interessante é: após a gravação e também após a mixagem de cada música é interessante gerar um cd com a(s) música(s) gravadas e ouví-lo num Disc-Man, no carro, no som de casa ou em qq. lugar para que você tenha uma noção dos volumes, das execuções e etc...

Obs: é interessante que as fases e custos do projeto estejam bem definidas e se possível coloque tudo no papel e assine juntamente com o cliente, entregando uma via para ele, evitando assim futuras dores de cabeça.

Wernegher

wernegher
Veterano
# mai/05 · Editado por: wernegher
· votar


monk

o preço médio aqui no RJ gira em torno de R$ 150,00 a R$ 200,00 só a produção (por faixa).
Mas isso varia muito...depende do cliente, do lugar, da cidade, do seu bom humor (rs)...

Wesleywolf
Veterano
# mai/05
· votar


Alguem ai sabe como consigo postar (colar uma foto) aki???????Bem na verdade é em outro topico, mas refiro me como colocar uma foto em um topico!!!!!1

wernegher
Veterano
# mai/05
· votar


Pessoal...postem suas dicas, experiências, opiniões e etc... !!!

wernegher
Veterano
# mai/05
· votar


Claudio Natureza
muito bom o tópico, aproveita e estica ele pra falar de edição, estúdio, mixagem, etc...

Fala cara, tu anda meio sumido lá do tópico de TECLADO hein ? (ou será que sou eu ?rsss)
Bom, sobre esta parte técnica eu prefiro não me aprofundar muito por dois motivos: primeiro que eu não sou técnico de fato, embora faça minhas gravações aqui e dê minhas cabeçadas aqui (rs). Outra que se eu não estou enganado, já existem outros tópicos bem detalhados sobre o assunto e que com certeza vão lhe ajudar muito mais do que se eu for tentar de "enrolar"...eheheheh...rs.
Mas de qq. maneira, se tu tiver alguma dúvida coloca aí. Se eu souber te ajudo, ok ?!

Abraço !!!

Psyco_Terapy
Veterano
# mai/05
· votar


wernegher
valeu pelos toques cara! O cara que ia produzir o cd da minah banda ia cobrar por hora, tipo as horas nos ensaios que ele ia acompanhar e tudo mais!

Space Ace
Veterano
# mai/05
· votar


wernegher
O cara que ia produzir o cd da minah banda ia cobrar por hora,
é mesmo,onde eu ia gravar uma demo o cara cobrava por hora de gravaçao tb.

Atum Hendrix
Veterano
# mai/05
· votar


Conheço um cara q cobra 10(dez) reais para gravar um cd de uma hora ao vivo

Bico
Veterano
# mai/05
· votar


- Produtor Musical => o cara responsavel pela "gerência" da parte musical do projeto. É ele quem, juntamente com o artista, define o repertório, os tons, os músicos a participarem do projeto, número de faixas no trabalho, stúdio onde será gravado, e etc...
Nota: num disco pode haver mais de um produtor musical.

- Produtor Artistico => responsável pela capa, fotos, pelos projetos de veiculação, propaganda, divulgação e etc...


Taí, duas coisas legais pra trabalhar! =)

wernegher
Vou te adicionar no MSN, pra trocarmos umas idéias, blz?
Abraço!

wernegher
Veterano
# mai/05
· votar


Psyco_Terapy
Space Ace
wernegher
valeu pelos toques cara! O cara que ia produzir o cd da minah banda ia cobrar por hora, tipo as horas nos ensaios que ele ia acompanhar e tudo mais!

é mesmo,onde eu ia gravar uma demo o cara cobrava por hora de gravaçao tb.

Embora eu não tenha comentado essa possibilidade - de se cobrar por hora de gravação - isso também ocorre. Eu particularmente não gosto muito, pq os valores podem não ficar muito bem definidos, muito claros. O orçamento pode oscilar durante as gravações dependendo da performance (para ser mais claro, da demora) dos músicos, podendo "travar" o projeto inteiro por falta de mais verbas para prosseguir.

Com relação a cobrança por hora de ensaio, isso geralmente acontece em situações onde há grana $$ para tal.

Acho que independente do modelo a ser adotado, o importante é a negociação e que os itens estejam bem claros para as duas partes.

De qq. maneira, valeu pela lembrança aí !!

Abraço !!

wernegher
Veterano
# mai/05
· votar


Atum Hendrix
Conheço um cara q cobra 10(dez) reais para gravar um cd de uma hora ao vivo

R$ 10,00 ??? Tá meio estranho isso aí... Ele não tá falando de cópia de CD não ?rss..
Po, R$ 10,00 num paga nem as passagens de ônibus ou a gasolina do carro durante o projeto inteiro...

roniel goldfeller
Veterano
# mai/05
· votar


wernegher
cara saiu uma materia na guitarra cover sobre este assunto, muito legal, é deste ano (acho que de janeiro ou fevereiro) e da alguns toques sobre o assunto....
tenho uma banda e ainda não gravamos , mas legal o toque que voc deu sobre as bases, acho um outro detalhe valido que é o seguinte: já ir pra gravação com as musicas em um formato bem estabelecido, ou seja ja ter tocado, ensaiado bem elas, deixando a gravação mais como uma etapa de acabemento, isso poupa tempo de todo mundo, dinheiro, sem falar que se voc conseguiu tocar as musicas ao vivo voc ja sabe o que funciona ou não e pude ir mudando e gravar a musica perfeita..

wernegher
Veterano
# mai/05
· votar


Space Ace
Psyco_Terapy

Lendo melhor os posts de vocês onde citaram os casos de cobrança por hora de gravação, achei melhor esclarecer uma coisa que talvez tenha ficado meio confusa:

- Uma coisa é a cobrança do stúdio a ser gravado, que geralmente tem como padrão um tempo de 6 horas, também chamado de período. Isso não tem a ver com a Produção Musical propriamente dita. O cara neste caso estaria cobrando pelo "aluguel" do stúdio e de repente pelo técnico também. O que pode acontecer é quem em alguns casos o Produtor Musical é dono de stúdio e aí ele aproveita e acumula todas essas funções, podendo então trabalhar com este modelo de cobrança por hora.

- Vocês vão encontrar de tudo um pouco nesse mundo. Stúdios que oferecem a infra estrutura mas não o técnico; outros que incluem o técnico no preço; outros que não tem nem uma infra descente (rs)..; outros que oferecem o produtor além da infra e do técnico,...enfim... Existem "n" possibilidades. O que vale é a pesquisa no mercado, levando-se em conta:

1) A estrutura do stúdio; o histório do lugar, se tem boas referências
2) Se o produtor que vc está contratando tem boas referências e é uma pessoa séria
3) Se o técnico de som também se encaixa neste perfil acima.

Junte isso tudo com o custo e avaliem a melhor relação custo x benefício.

wernegher
Veterano
# mai/05 · Editado por: wernegher
· votar


roniel goldfeller
já ir pra gravação com as musicas em um formato bem estabelecido, ou seja ja ter tocado, ensaiado bem elas, deixando a gravação mais como uma etapa de acabemento, isso poupa tempo de todo mundo, dinheiro,

Muito bem colocado. Essa é uma etapa muito importante e que geralmente "come" muito dinheiro. Levar músicos para o estúdio quando estes ainda não conhecem os arranjos ou quando os arranjos ainda não estão definidos, é perda de tempo e $$$$.
De preferência distribua dias antes da gravação as partituras\cifras para todos para que estejam bem familiarizados com os arranjos.

Outra dica legal é a seguinte: quando estiver gravando a base, peça para o vocalista colocar uma voz só de guia, apenas para a banda ter uma referência. No final ele vai lá e grava "a vera"...

Outra questão de suma importância antes de começar a gravação é: definidos os andamentos das músicas, grave antes da base (batera + baixo + teclado) um click (Metrônomo) no andamento da música para que o pessoal da base (já citado aí) tenha uma referência de tempo e não grava tudo "sambado".

roniel goldfeller
Veterano
# mai/05
· votar


wernegher
essa do metronomo é boa, tem um cara que tocou comigo e que manjava de tempo pra ca*** o cara é um fenomeno e ele me disse que se voc por o metronomo em um show amador voc vai ver ver que uma hora os caras tão a 180 bpm, ai derrepente dão aquela escorregadinha pra mais ou pra menos, isso acontece pq demora pra pegar aquele felling que te faz ficar atento por toda uma musica e mais ainda por todo um show ou gravação (que são mais demorados)

wernegher
Veterano
# mai/05
· votar


roniel goldfeller

Cara, tem um amigo meu que é técnico que tem um frase que é tiro e queda: "Stúdio é dedo-duro".
Num tem jeito cara. É no stúdio que os vacilos ficam expostos.
Já cansei de ver batera que se dava bem pra caramba no ao vivo (?). Qdo ia gravar no stúdio, sambava iguai doido em cima do click.

roniel goldfeller
Veterano
# mai/05
· votar


wernegher
é brother na hora da emoção a gente chama urubu de meu louro, mas chega na hora h e ai a casa cai...
sabe as vezes eu tenho mais medo de studio que de palco, não sei aquelas paredes ameassadoras (brincadeira), ninguem tomando cerveja na sua frente e bebado....

wernegher
Veterano
# mai/05 · Editado por: wernegher
· votar


É véio..pode crer.
O stúdio tem um clima meio "frio". Além do que, aquele negócio de "grava, para e escuta" derruba qualquer um...rss

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a COMO PRODUZIR UM DISCO ? Dicas, macetes, dúvidas e etc...