[ASIO4All] Erro - som falhando

    Autor Mensagem
    ThiagoCarvalho
    Membro Novato
    # 05/nov/22 11:34


    Olá amigos, estou com uma dúvida bem esquisita no meu Asio4all.
    Tentando explicar da forma mais simples, estou fazendo a ligação no pc da minha guitarra tanto em uma mesa de som como em uma pedaleira Zoom g2.1u, e nas DUAS acontecem o mesmo problema, bem como o erro se dá tanto no GuitarRig 5 e 6 e Amplitube.

    É o seguinte, faço todas as ligações, a guitarra funciona perfeitamente (pelo direct sound). Agora, basta eu ativar o Asio4All para perder a latência, e o problema começa: Qualquer sequência de acordes ou alguns segundos tocando qualquer coisa e o som começa a embolar, dar falhas, um barulho esquisito que embola tudo. Não é ruído, não é chiado, é uma falha mesmo.

    Agora o também esquisito: Fiz o teste em um outro notebook (bem antigo) meu, e funciona perfeitamente! As mesmas ligações, tudo igual...

    Cheguei a pensar que a placa de som do meu notebook possa ser melhor que a do meu PC, já que meu INPUT é a mesa de som ou a pedaleira, mas o OUTPUT está sendo a saída auxiliar ou de fones da minha placa de Som. Será que pode ser isso? Caso não seja isso, talvez seja alguma configuração errada do meu ASIO4All do PC.

    Alguém já passou por algo do tipo? Será que comprar uma placa de som pro meu PC pode resolver?

    Abraço a todos!

    Schelb
    Veterano
    # 05/nov/22 12:47
    · votar


    Você fez a configuração do buffer size? Pq quando ele está muito pequeno para a capacidade de processamento do pc acontece algo parecido com oq vc ta falando. No caso, quanto maior mais latencia, quanto menor mais exige do pc e pode começar a dar falhas

    ThiagoCarvalho
    Membro Novato
    # 07/nov/22 12:48
    · votar


    Você fez a configuração do buffer size? Pq quando ele está muito pequeno para a capacidade de processamento do pc acontece algo parecido com oq vc ta falando. No caso, quanto maior mais latencia, quanto menor mais exige do pc e pode começar a dar falhas

    Sim, cheguei a testar algumas configurações diferentes do Buffer....Quanto maior, mais latência, menos dá o problema....mas ou seja, parece ser mesmo um problema do PC né?

    Ainda acho estranho que meu notebook que é super antigo aguente bem.
    Nesse caso, será que o problema é placa de som? Parece que sim né, pois tenho um Pc legalzinho com relação a processador, memória, hd, vga, etc...

    Schelb
    Veterano
    # 07/nov/22 20:05
    · votar


    Ah cara .. pode ser sim a placa de som que seja meio mequetrefe né .. Se aumentando o buffer diminui os bug é bem capaz de ser isso, mas só pra saber, quanto que é um buffer size razoável pra você? Uma opção também pra saber se é isso, é que tem umas placas de som usb bem simplesinhas que vende bem barato, tipo uns 30 conto e costumam dar melhores resultados do que as internas (parecem com um pen drive). Até da pra tentar algo assim .. mas como vc tem o notebook funcionando, melhor mesmo pensar em investir numa interface simples .. tipo uma behringerzinha que já é uma melhora de 1000%.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # 08/nov/22 10:34
    · votar


    ThiagoCarvalho
    Experimente mudar as configurações de energia do notebook para "Modo de desempenho". Também pode ser útil observar as configurações de gravação e reprodução do computador (Configurações > Sistema > Som: no menu da direita, "Painel de Controle de Som" > Duplo clique nas entradas/saídas padrões do sistema). Observe na guia "Avançado" de cada um se a taxa de amostragem está com os mesmos valores para entrada e saída.

    Enfim, eu não gosto do Asio4All, exatamente por causa desses bugs difíceis de resolver. Em uma das minhas estações de trabalho, tenho uma mesa digital da Behringer, cujo fabricante recentemente passou a recomendar a utilização desse driver, mas eu prefiro utilizar um driver de 2009 proprietário da marca, sem nenhum suporte, mas que roda liso e sem problemas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [ASIO4All] Erro - som falhando