Arranjador x Produtor Musical: quais as diferenças?

    Autor Mensagem
    El Musicista
    Veterano
    # ago/21


    Pessoal, boa tarde!

    Tenho umas pequenas dúvidas, as quais eu gostaria da ajuda de Vocês:

    - Qual a diferença de arranjo musical e produção musical?
    - Quanto cobrar pelo arranjo de uma música (tipo, montar a partitura com a cifra/linha/ideia de cada instrumento, etc.)?
    - Qual a diferença no trabalho do arranjador musical e do produtor musical?

    Desde já, muito obrigado pela atenção de Vocês!

    AleHeus
    Membro Novato
    # ago/21 · Editado por: AleHeus
    · votar


    - Qual a diferença de arranjo musical e produção musical?
    O arranjo musical é agrupar diversos instrumentos fazendo o uso de rítmicas, melodias e harmonias para agregar uma composição musical

    Já a produção musical é realizar o trabalho de produção de uma determinada composição ou arranjo, normalmente para transforma-los em um fonograma. Isto inclui mas não se limita a: gravação, mixagem e masterização.

    montar a partitura com a cifra/linha/ideia de cada instrumento
    Me parece que você já sabe o que é um arranjo.

    - Qual a diferença no trabalho do arranjador musical e do produtor musical?
    Explicado no primeiro item. O arranjador é responsável somente pelo arranjo musical enquanto o produtor é responsável pela produção musical em si. Existem casos muito comuns em que o produtor também é o arranjador.

    El Musicista
    Veterano
    # ago/21
    · votar


    Obrigado pela resposta AleHeus...

    De fato, eu sei o que faz um arranjador, mas sempre achei que fôsse um "sinônimo" de produtor musical. Perguntei aqui no Grupo até pra eu saber o que sou kkkkk' e entender que serviço sou capaz de oferecer hoje.

    Agradecido pela atenção e pela resposta.
    Muito obrigado!

    El Musicista
    Veterano
    # ago/21
    · votar


    A propósito, têm uma ideia de quanto cobrar por um arranjo e por uma produção musical?

    AleHeus
    Membro Novato
    # ago/21
    · votar


    El Musicista
    Então cara, eu vi essa pergunta mas vou acabar deixando ela em aberto ainda pois não sei te responder! Mas quem souber pode falar :)

    kiki
    Moderador
    # ago/21
    · votar


    El Musicista
    São dois trabalhos bem distintos.

    O arranjador acho que você sabe, provavelmente até melhor que eu.
    Só ressalto que um arranjo pode ser feito sem que haja uma gravação.

    O Produtor eventualmente pode participar dos arranjos, mexer nas músicas e tudo mais, mas sua função é trabalhar em prol da gravação, de um álbum ou de algumas faixas.
    Alguns produtores entram mais com viés técnico, se aproximando de um engenheiro de som. Ajudam a escolher microfones, amplificadores, formas de gravar, dar uma identidade sonora geral pro disco.
    Outros produtores entram com mais viés artístico, as vezes chegam a interferir na própria ordem da música. Quanto têm uma boa relação até participam da concepção do disco.
    Alguns exemplos que eu li por aí:
    O George Martin (dos Beatles, não do Game of Thrones) que sugeriu a gaita na introdução de "Love me do", que virou clássica.
    Foi Miguel Plopschi, produtor do primeiro disco dos Paralamas, que exigiu que a "vital e sua moto" tivesse um refrão (que o Herbet não gosta).
    O Liminha criou uma relação tão próxima dos Titãs que ele começou a trazer ideias pra banda, como o uso de samplers que começa lá na música "Comida" e continua pelo álbum "Õ blésq blom"
    E por aí vai.

    (de valores não faço ideia, não tenho nem como opinar)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Arranjador x Produtor Musical: quais as diferenças?