quanto cobra um produtor musical ?

    Autor Mensagem
    fb.berg
    Veterano
    # set/08


    quanto cobra um produtor musical ?


    tipow, eu tenho uma banda de hard rock e agente ta cansando de fica pegando musica de outras bandas.. agente quer fazer uma musica nossa.. eu queria saber qual o custo que um produtor cobra para fazer 1 faixa.. eu sei que o preço varia de produtor pra produtor.. mais pelo menos me de uma base de quanto agente vai ter que gastar...

    vlw !!

    Minow
    Veterano
    # set/08
    · votar


    fb.berg
    Peraí, então você quer que alguém componha pra você?

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    fb.berg

    O produtor não vai fazer uma faixa pra vcs, ele vai ajudar a "lapidar" as idéias que vcs tem.

    O preço depende de vários fatores, como o curriculo do cara. Um Rick Rubin não vai cobrar o mesmo que eu, por exemplo...

    O melhor é vc procurar um produtor e ver o quanto ele cobra.

    Abraços!

    Lucas_fms
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Rick Rubin

    Esse é o cara dos caras.

    Quero ser igual a ele quando crescer, talvez um pouco menos gordinho e consideravelmente menos freak.

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Lucas_fms

    Rick Rubin

    Esse é o cara dos caras.


    Ele é muuito bom, mas não é o cara dos caras...
    O cara dos caras é o Quincy Jones...
    aliás, tem muito produtor melhor do que o rick, mas com menos fama...

    Quero ser igual a ele quando crescer, talvez um pouco menos gordinho e consideravelmente menos freak.

    Mesmo não sendo meu favorito, se eu for metade dele qdo crescer, fico feliz!

    Abraços!

    Lucas_fms
    Veterano
    # set/08
    · votar


    BaNdAiD

    Na verdade o Quincy ta fora da parada, o cara não é desse planeta!

    O Rick é um cara foda, o trabalho dele com o System of a Down e com o Red Hot é chocante. Além do cara ter, junto com o Russel Simmons na DefJam, trazido essa cultura hip-hop para o grande público.

    Casper
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Acho que geralmente o produtor não compõe, só orienta tecnicamente e artisticamente. Quem compõe é o compositor, certo?

    Mas, fb.berg, se vc está cansado de tocar a música dos outros,
    e contratar um compositor para criar uma música para vc, vc ainda não vai estar tocando a música dos outros?

    dãÃã...

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Acho que geralmente o produtor não compõe, só orienta tecnicamente e artisticamente.

    Lembrando que se o produtor adiciona ou muda qualquer coisa em uma musica (uma palavra que seja), por lei ele tem direito a 50% do royalties...

    Casper

    se vc está cansado de tocar a música dos outros,
    e contratar um compositor para criar uma música para vc, vc ainda não vai estar tocando a música dos outros?


    Perfeito! Pode fechar o tópico!

    Gui_sc
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Eu acho que ele está se referindo a um estudio para fazer uma gravação, mixar, finalizar etc.....

    Se for isso o preço varia muito, mais os lugares mais baratos que você vai achar é uns 500 reais cada musica, com um pacote digamos, de 10 horas do processo de gravação!

    AlexB
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Produtor é um nome meio genérico, se você precisa de alguém para ajudar a compor as músicas, esse profissional é o arranjador, para gravar é o engenheiro de som ou técnico. Um produtor normalmente recorre ao trabalho destes profissionais, para dar coesão no som da banda e criar resultados profissionais que possam ser comercializados. Existem arranjadores que são produtores, e às vezes até técnicos, mas existem produtores que são apenas produtores e recorrem à contratação de profissionais para os outros serviços. Não dá para escolher serviços por preço, você tem que conhecer o trabalho e ver se a linha tem afinidade com o seu tipo de som. Você pode até contratar um compositor, mas a música sempre terá a autoria do compositor por força legal.
    Qual serviço que você quer contratar? Saiba antes de procurar.
    Abraço,
    Alex

    Rmiguez
    Veterano
    # set/08
    · votar


    BaNdAiD

    Lembrando que se o produtor adiciona ou muda qualquer coisa em uma musica (uma palavra que seja), por lei ele tem direito a 50% do royalties...

    cara, tem certeza disso??? onde posso encontrar mais informações sobre essa legislação??

    abraço

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Rmiguez

    Certeza certa eu não tenho. Na verdade eu li isso em algum lugar onde se discutia direito autoral. Mas se alguem colabora com a composição de uma obra, ele é um co-autor:

    Art. 16. São co-autores da obra audiovisual o autor do assunto ou argumento literário, musical ou lítero-musical e o diretor.

    Qualquer dúvida, dá uma olhada: http://www.blocosonline.com.br/literatura/servic/serdiraul.htm

    Abraços!

    Música de Preto
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Lembrando que se o produtor adiciona ou muda qualquer coisa em uma musica (uma palavra que seja), por lei ele tem direito a 50% do royalties...


    O livro "A Arte da Mixagem" também cita isso.

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Música de Preto

    O livro "A Arte da Mixagem" também cita isso.

    ISSO!! foi exatamente lá que eu vi!! Agora q vc falou q me veio na memória!!!

    Valeu mesmo!!

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Lembrando que se o produtor adiciona ou muda qualquer coisa em uma musica (uma palavra que seja), por lei ele tem direito a 50% do royalties...

    na verdade mesmo que ele não mude nada, só faça a parte de gravação., por lei, parte da arrecadação dos direitos autorais cabe a ele.mas não é o musico que paga a parte dele por direito autoral.
    ele recebe via conta corrente atraves de deposito realizado pelo ECAD.

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Rmiguez

    da uma olhada ae
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/194124/

    e tambem aqui

    www.ecad.org.br

    qualquer duvida pergunte

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    fb.berg

    as pessoas estão te interpretando mal. vc está querendo gravar suas proprias musicas, e isso varia.
    mas em lugares mais baratos, dependendo do seu estilo de musica, quantidade e qualidade do trabalho realizado, é possivel achar pacotes com 10 musicas por 1500 reais.
    é claro que é questão de procurar. geralmente cobram por hora.

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    fulanno

    as pessoas estão te interpretando mal

    Agente interpretaria ele melhor se ele voltasse ao forum pra esclarecer a duvida, mas nem isso....

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    BaNdAiD
    pode cre. hehehe
    o cara monta o topico e morre

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    fulanno

    Pois eh, não deve ter gostado da nossa cara... ueheuheuhe

    Rmiguez
    Veterano
    # set/08
    · votar


    BaNdAiD


    fulanno


    valeu a ajuda... vou dar uma olhada e qualquer dúvida eu posto aqui!!

    abraços

    Mário Guima
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Mário Guima
    · votar


    Lembrando que se o produtor adiciona ou muda qualquer coisa em uma musica (uma palavra que seja), por lei ele tem direito a 50% do royalties...

    CALMA GALERA, CALMA

    Aqui quem fala é alguém que trabalha em uma Sociedade, que para quem não sabe o que é vale a pena entrar no site ABRAMUS

    Mas vamos lá....

    É o seguinte

    PRODUTOR FONOGRÁFICO é diferente de PRODUTOR ARTÍSTICO

    O produtor fonográfico é a pessoa que fica responsável pelo projeto, é quem organiza tudo, desde de horas em estúdio até documentação necessário para todas as etapas, registro de música, autorizações de músicas que não sejam de autoria do artista que está gravando, entre outras coisas.
    Mas a principal função para que tudo isso aconteça é a que o PRODUTOR FONOGRÁFICO é quem arca com todos esses custos.
    Mas como, provavelmente, estamos falando aqui de produções independentes, ou seja, a famosa "vaquinha" para pagar todos esses custos, que serão pagos pelos integrantes da banda, logo, todos serão "donos", melhor dizendo, detentores dos direitos autorais deste projeto.
    Este sim, terá direito a 50% sobre tudo que for arrecadado pelo ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), mas que para receber é preciso estar associado a uma sociedade, ABRAMUS por exemplo, que é a empresa onde trabalho. Mas isso é outro assunto...

    Já o PRODUTOR ARTÍSTICO é a pessoa contratada com valor por faixa ou valor fixo que ficará responsável somente, mas não menos importante, pelo projeto musical. Para entender melhor pense na pessoa que irá ouvir cada faixa e opinar, as vezes até decidir, como ficará cada música, se irá colocar mais uma guitarra, mudar a forma de cantar, colocar um teclado fazendo "cama", opinar no arranjo de forma geral, sempre pensando na "cara" da banda, ou seja, a imagem e mensagem que ela possui e quer transmitir e para isso ele deverá pensar em todas as músicas como um só, como parte de um projeto, mas este receberá apenas por estes serviços prestados, não partilhando dos direitos autorais gerados por execução pública, por exemplo, e arrecadados pelo ECAD e recebidos através da ABRAMUS

    Espero ter ajudado

    Este forum já me ajudou e muito

    Espero ajudar alguém também

    Qualquer dúvida postem suas questões

    Um grande abraço a todos

    makumbator
    Moderador
    # set/08
    · votar


    Mário Guima

    Exato, mas devemos lembrar também que a mesma pessoa pode acumular as duas funções em uma produção(o de produtor fonográfico e artístico), além de quaisquer outras(pode ser também autor da composição, músico executante da gravação, etc...).

    fulanno
    Veterano
    # set/08 · Editado por: fulanno
    · votar


    O produtor fonográfico é a pessoa que fica responsável pelo projeto, é quem organiza tudo, desde de horas em estúdio até documentação necessário para todas as etapas, registro de música, autorizações de músicas que não sejam de autoria do artista que está gravando, entre outras coisas.
    Mas a principal função para que tudo isso aconteça é a que o PRODUTOR FONOGRÁFICO é quem arca com todos esses custos.


    axo que vc está meio equivocado.
    o produtor fonografico, produz o fonograma e administra durante sua produção.se um artista quer gravar musica de outro, não é o produtor que tem que ir atras de autorização.como vc bem deve saber, cada artista deve ser associado, e para receber a autorização, vc pode até consultar a sua associação que ela até te ajudará, dependendo do caso , a entrar em contato com a editora, ou a quem detem os direitos autorais para a gravação de musica de terceiros. o produtor está isento de transtornos causados por autorização. seu papel é administrar o trabalho e gravar(no caso de não contar com engenheiro de gravação) e tal.

    o produtor fonografico deve providenciar apenas o ISRC

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Mas a principal função para que tudo isso aconteça é a que o PRODUTOR FONOGRÁFICO é quem arca com todos esses custos

    negativo. quem arca com despesas que não seja a ver com som,são os artistas que vão gravar. o produtor é isento de custos e deveres que não o de providenciar o ISRC e a gravação do fonograma.

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Mário Guima

    Quanto custa para se filiar à ABRAMUS??

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    BaNdAiD
    não paga nada. apenas entre no site, baixe a proposta de filiação, preencha e envie.

    rafael_kl
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Mas é necessário ser associado à OMB?
    No cadastro pede o numrdo OMB.
    Abraço.

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    rafael_kl
    Mas é necessário ser associado à OMB?
    No cadastro pede o numrdo OMB.
    Abraço.


    não é necessario o registro na OMB.pelo menos na Abramus não.
    se vc tiver o registro, coloque.
    mas se não tiver , relaxa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a quanto cobra um produtor musical ?