Meu futuro set pra gravação

    Autor Mensagem
    R01010010
    Membro Novato
    # jul/20


    BOM DIA
    Quero ser músico e precisava gravar minhas músicas. Pretendo gravar para o youtube e instagram por agora e mais pra frente entrar no deezer, spotify, apple music entre outros.
    Sou MUITO eclético gosto de todas as músicas e gostaria de gravar todos os estilos e vários tipos de instrumentos.
    Por enquanto o foco é gravar covers no youtube e também gravar minhas próprias músicas só para guardar como rascunho.
    Meus equipamentos atuais são: violão, guitarras, um teclado simples,gaitas diatônicas, alguns pedais (delay, distorção e loop), cabos p10/p10 e um laptop dell i5 6gb ram

    Considerando tudo isso eu pensei nesses equipamentos para gravação:

    ESSENCIAIS
    1- Headphone normal: não acho necessário um monitor por agora, quero só escutar mesmo
    2- Software (DAW): algo gratuito como audacity,bandlab ou lmms está bom para iniciar
    3- Cabos: me indiquem quais ainda me faltam por favor, eu não entendo muito
    4- Interface: preciso de no mínimo 2 canais, 24 bits, pre amp e condensador inclusos, já é o suficiente
    (aceito sugestões)

    OPCIONAIS
    1- Microfone dinâmico, diafragma grande: por conta da versatilidade (pensei em skp pro33k, akg d5, akgp3s)
    2- Microfone condensador: vou usar nos acústicos e voz se precisar (pensei num hm800)
    3- Pre-amplificador: deixei em opcional porque provavelmente a interface já vem com um
    4- Direct box: opcional também porque vou usar só no quarto e não acho que terá um problema de impedância com o instrumento e a interface

    Finalmente é isso, compartilhem seus conselhos e conhecimentos por favor =)

    Filippo14
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    R01010010

    Calo XLR se você usar microfone será essencial, se bem que hoje tem alguns mics USB, mas nunca usei nada do tipo.

    Interface de 2 canais tem diversas desde alguns da behringer, passando por focusrite e até UAD. Tente descobrir se a conversão ADDA é boa, isso seria o mais importante por agora. Quanto aos prés da interface, a maioria hoje é do aceitável para o ótimo, então não tomaria tanto cuidado com isso, até por que o preço acaba sendo bem salgado conforme o pré melhora (dica: teste depois pedais de distorção, boost e overdrive como prés mandando o sinal gravado limpo pelos pedais, seria praticamente um processo de reamp).

    Fora a interface, antes de gastar rios de dinheiro com outras coisas, como microfones , prés e afins, eu tentaria começar com um headphone legal e uma DAW bacana, pois uma monitoração boa é muito útil para você entender o que você está mexendo (como mixar se você não ouve tudo razoavelmente bem?). Outro ponto que faz diferença são as ferramentas que cada DAW tem e sua velocidade para mexer nelas. Fora que leva tempo até você entender uma DAW, então como um segundo passo, eu já tentaria partir para uma DAW robusta que terá plugins bons (economiza dinheiro comprando outros plugins) e te dará ferramentas para editar e criar muito mais (dica: DAW com um MIDI bem funcional para amador é fundamental, te dará acesso a infinitos instrumentos virtuais).

    Quanto a microfones, um dinâmico como um sm57 ou um sm58 são MUITO VERSATEIS. Da para gravar absolutamente tudo com eles. Não pegaria um dinamico de capsula grande, pegaria um sm57 ou/e um sm58 se desse.

    Se você precisar gravar violão, condensadores em tese soam muito bem, mas daria para tirar som com um sm57 ou sm58.

    Quanto a direct box. Muitas interfaces hoje já casam a impedância dos instrumentos, tendo entradas especificas para eles ou algum chaveamento que ajusta, então não me preocuparia com isso agora. Mas saiba que um bom direct box deixa o som bem mais legal.

    Abraço

    T-Rodman
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    1. gaste na focusrite que couber em seu orçamento, rs. Ela é a marca que tem os melhores pres e conversores no mercado, no range de preço dela, que é o que um home studio encararia. Mais do que isso, bem, as versões com mais canais dela ainda são melhores, e acima, o orçamento já passa do limite, principalmente em termos de Brasil.
    2. SM57/58 e AT2020 eu diria que é o kit mais básico (não pra Behringer ou SM clones ou MXL). Qualquer coisa acima disso, melhor ainda. Lembrando que vai precisar de fones e um ambiente sem interferência de som se for optar por um condensador (e essa é a parte mais difícil)
    3.DAW: aprenda alguma existente das mais tradicionais: Pro Tools, Logic, Reason, Reaper, Ableton Live, Studio One, Cubase... (nunca audacity, lol). Tem várias opções, umas mais baratas, gratuítas com limites, mas vá em alguma das mais tradicionais que o aprendizado não vai ser à toa. Geralmente vem até alguma versão 'artist' inclusa na interface.

    amplexos

    T.

    Ningen
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    ESSENCIAIS
    1- Headphone normal: não acho necessário um monitor por agora, quero só escutar mesmo
    Verdade.

    2- Software (DAW): algo gratuito como audacity,bandlab ou lmms está bom para iniciar
    Concordo.

    3- Cabos: me indiquem quais ainda me faltam por favor, eu não entendo muito
    Bons cabos XLR, para poder usar o phantom power para os Condensadores. O último que comprei foi o Santo Ângelo SC20 com plugues soldados por mim e está ótimo.

    4- Interface: preciso de no mínimo 2 canais, 24 bits, pre amp e condensador inclusos, já é o suficiente
    (aceito sugestões)

    Acho que quis dizer "phantom incluso"... Mas é isso. Tá ótimo.

    OPCIONAIS
    1- Microfone dinâmico, diafragma grande: por conta da versatilidade (pensei em skp pro33k, akg d5, akgp3s)
    2- Microfone condensador: vou usar nos acústicos e voz se precisar (pensei num hm800)

    Vai depender do som que você quer tirar...* Mas como disse que quer gravar de tudo, é por aí mesmo. Mas pega um condensador melhor, como sugeriram acima... Como algum Audio Technica, AKG, algum china decente como os Takstar..

    3- Pre-amplificador: deixei em opcional porque provavelmente a interface já vem com um
    Isso. Só fique atento ao ganho de entrada. Não precisa entrar muito alto como muitos dizem. Use um VU para setar o ganho.

    4- Direct box: opcional também porque vou usar só no quarto e não acho que terá um problema de impedância com o instrumento e a interface
    Fique atento aos "oms" da entrada para instrumentos (Hi-Z). Se quer dispensar a direct box propriamente ela precisa ter por volta de 1K de oms pelo menos. Algumas não chegam a isso, portanto apresentariam uma diferença de timbre quando utilizadas com o DI. Contudo, há quem se aproveite disso. A IK lançou uma interface com um knob que controla exatamente essa resistência.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    bem vindo ao buraco negro que é o universo paralelo da gravação

    e boa sorte

    - Use Reaper.
    - Vai precisar de cabos XLR para conectar os microfones na interface.
    - Uma interface Behringer UMC 202 HD serve bem pra começar. Se tu tiver mais grana, prefira uma Presonus ou Scarlett.
    Como o dólar está de mau com a gente, tá tudo caro.

    Já que tu também toca teclado, seria interessante pegar uma interface com entrada MIDI, na Bheringer a menor que tem esse recurso é a UMC 404 HD.
    Se vc tiver um teclado bão, dá pra gravar LR com qualidade, mas é sempre preferível ter a entrada MIDI né...

    OPCIONAIS
    1- Microfone dinâmico, diafragma grande: por conta da versatilidade (pensei em skp pro33k, akg d5, akgp3s)

    2- Microfone condensador: vou usar nos acústicos e voz se precisar (pensei num hm800)
    [/i]
    Normalmente o dinâmico se pega um que seja de diafragma "normal", o de diafragma grande geralmente é para aplicações mais específicas e quem compra é quem sabe o que está fazendo.
    O akg d5 mencionado acho que não é diafragma grande... o shure beta 52 é.

    O esquema é tu começar com um condensador de diafragma grande pra pegar mic e acústicos de maneira geral, e vai gravando o resto em linha. Conforme vc precisar ou tiver vontade, cê vai pegando mais mics diferentes. E já que vc pensou no akg d5, que custa quinhentos conto, faça-se o favor e deixe o bm800 de lado.


    3- Pre-amplificador: deixei em opcional porque provavelmente a interface já vem com um

    Toda interface que se preze tem um preamp. Nem sempre é o melhor do mundo, mas pra começar tá bom.


    4- Direct box: opcional também porque vou usar só no quarto e não acho que terá um problema de impedância com o instrumento e a interface

    A princípio é desnecessário, mas como é coisa barata, é o tipo de coisa que se acabar sentindo necessidade, dá pra comprar sem muito planejamento.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Meu futuro set pra gravação