Arcano renius 7 ou K-57 como aumentar o ganho sem microfonia!

    Autor Mensagem
    Lucas Gomes Feitosa
    Membro Novato
    # jul/20


    Fala pessoal do fórum,tenho uma dúvida espero que se atentem que sou iniciante extremo,tenho um arcano a57,que uso para captador o som de um violão acústico,em uma mesa de som modelo behringer 2222fx(a mesa trabalha em conjuto com um equalizador e se não me engano um compressor não sei os modelo),para tocar ao vivo no caso em uma igreja,o som agrada,mais gostaria de saber como retirar um volume maior sem dar microfonia,o ganho fica em 3 e meio,tiro um poucos os médios,o microfone fica em 15,o main da mesa(se é assim que posso chamar)fica no 0,subir esse ganho o subir essa frequência no canal acaba criando microfonia,existe algo que posso fazer para aumentar o volume do microfone, que saem das caixas de som sem dar algum tipo de microfonia?

    Lucas Gomes Feitosa
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Não digo mexer em equalização só aumentar a altura do volume do som.....

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    A primeira coisa é ter atenção com o posicionamento do mic em relação ao PA. O erro mais comum é esse.

    Depois tem a lógica dos estágios de ganho.
    Vai na mesa de som.Tem um knob preto em cima do canal, logo abaixo do conector de entrada. Esse é o ganho de entrada. Ele deve ser ajustado bem alto, o mais alto possível sem que distorça o som (sem clipar), e o slider no "final" do canal corta no volume adequado da mix. Esse é o jeito certo de ajustar o estágio de ganho.

    Ismah
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Não tem como te dizer que se virar o knob "desse jeito" vai funcionar. Então lamento, mas terá de entender o passo a passo.

    Começou errado... Violão ao vivo, com microfone, sem boa estrutura é tiro no pé. A melhor saída é um violão com captação piezo.

    O problema pode ser o violão, que por ser um instrumento acústico e de corpo oco, ressona. Ou do microfone que capta alguma onda estacionária, com maior volume.
    Aquela borracha que tapa a boca do violão, é uma mão na roda. Usando ela, a tendência é matar completamente o som do teu violão.

    A solução ideal, seria um equalizador dinâmico, que nesse caso é chamado de feedback destroyer. Mas acaba sendo uma solução mais cara que trocar de violão - talvez um sólido até - ou partir para um sistema mais elaborado.

    Lucas Gomes Feitosa
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Muito obrigado,acabaramosnicks e Ismah,estou usando o a57 em um cabo desbalanceado,sabem se esse Mic é balanceado? compensacomprar um cabo balanceado para o renius 7 ou a-57,a mesa 222fx tem xlr balanceado,um compressor,e equalizador (irei ver o modelo hoje só para ter conhecimento), não é a mesma coisa que esse fedback Destroyer?-} equalizador?(Não sou técnico de som,sou totalmente leigo).... Só comprei o Mic pois achei que ia ser melhor,pois era mais barato,e estudo violão erudito(iniciante)e o som do Mic é mais agradável,do que piezo.....Claro na minha humilde opinião....

    Ningen
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Lucas Gomes Feitosa

    Só comprei o Mic pois achei que ia ser melhor, pois era mais barato

    Rapaz, utilizar o som microfonado de um violão, buscando aquele som natural que a gente gosta, ao vivo, é um dos troços mais chatos que existem. Ainda mais numa igreja onde a reverberação é alta...

    Optar pela "opção mais barata" muito provavelmente vai passar longe de resolver seu problema.

    O quanto você está disposto a investir?

    Lucas Gomes Feitosa
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Não o som já agrada a minha dúvida é como aumentar o volume,e estranho dizer,mas não sou o sonoplasta da igreja e nem tenho conhecimento,mas o sistema de som não é um monstro,mas é rasuavel,eu só preciso descobrir algo para dar mais volume que sae no P.A digo as caixas de som,pois depois de certo volume no ganho do Mic e do slides e também do main da mesa é muita microfonia eu queria descobrir um modo,de ultrapassar o limite que a microfonia impõe ao Mic,o som já é agradável, só precisa de mais volume,uso cabo não balanceado será que melhorar,com um cabo balanceado?o renius 7 é balanceado?

    Lucas Gomes Feitosa
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Se falei ou perguntei algo que não faz sentido tolere,sou o famoso Noob,mas a pergunta é,tem algo como trocar o cabo ou coisa parecida que me permita aumentar o ganho do Mic,na mesa sem,dar microfonia,estou a uns 5 metros de distância do p.a,e o microfone na mesma distância,será que o cabo balanceado resolve meu problema?e permutar subir mais o ganho do Mic na mesa?

    Lucas Gomes Feitosa
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Permita,corretor do aparelho celular...

    Lucas Gomes Feitosa
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    O cabo balanceado,tira ruído,ou ajuda com microfonia?

    Lucas Gomes Feitosa
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Ou ambos?

    Ningen
    Veterano
    # jul/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    Lucas Gomes Feitosa

    Não o som já agrada a minha dúvida é como aumentar o volume

    Aí é que está o problema.

    O microfone que você comprou, não está pegando só o violão, está pegando também o som das caixas. Você não vai conseguir eliminar essa microfonia de forma tão simples. Pois quanto mais você aumenta o ganho, mais alto o violão vai sair nas caixas, e mais alto o microfone vai pegar as caixas.. Vira uma bola de neve conhecida como "microfonia".

    Você pode minimizar, com as sugestões do acabaramosnicks e do Ismah. Mas se isso não resolver, vamos para a minha sugestão que é a de você dizer quanto está disposto a gastar.

    Aí podemos sugerir um captador melhor, um "melhorador de piezo", um captador duplo simples (exemplo), um captador duplo "avançado" (exemplo), um aquário para você tocar dentro, misturar o piezo para os graves e o mic para os agudos, um microfone lapela, se você não tiver grana podemos sugerir para você ir tocar lá dentro do banheiro rsrs e por aí vai.

    cabo balanceado

    Esquece. Nada a ver com a história.

    Ismah
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    sabem se esse Mic é balanceado?

    O A57 é. Em geral todos são, pois o trafo que eles usam, ficou tão barato, que não compensa não usar. Vale sim testar o cabo.

    não é a mesma coisa que esse fedback Destroyer?-} equalizador?(Não sou técnico de som,sou totalmente leigo)...

    Essa parte ficou clara. O feedback destroyer, é um periférico, que nada mais é que um equalizador dinâmico. Não se apegue a isso, não é relevante pra ti.
    Mas é relevante pra gente, saber o quanto tu te dispõe a investir. Se não falaremos do sexo dos anjos, sem chegar a lugar algum.
    Todavia, cheque estrutura de ganho.

    o som do Mic é mais agradável,do que piezo...

    Em geral é, pois é o som mais próximo ao som direto. Mas ao vivo, é muito difícil de trabalhar com esse sistema, mesmo em ambientes quase ideais.

    Ningen
    cabo balanceado

    Esquece. Nada a ver com a história.


    Talvez tenha relação. Um sinal balanceado é composto de um sinal simétrico entre hot e cold. Ou seja, se no hot, existe uma tensão de +10 mV, existe uma tensão de -10 mV no cold. Ambos em relação a malha / ground / terra, que fica com o 0 V, ligado ao tap central do trafo ou terra do circuito.
    Então, se ele está lidando com a tensão apenas entre hot ou cold, em relação a malha, está operando com metade do sinal. Pode ser que em consequência disso, precisa usar muito ganho, e aí a coisa desanda.

    Ningen
    Veterano
    # jul/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    Ismah

    Dei uma pesquisada e encontrei esse artigo explicando um ganho de 6dB em circuitos balanceados... o.O

    Pelo que eu entendi, pela natureza dos transformadores diferenciais, os circuitos acabam dobrando o sinal.

    Diz o manual que até rola você usar plugar um sinal desbalanceado nas entradas balanceadas se você juntar os pinos 1 e 3 (malha e negativo). (Proibido o uso de phantom power nesse caso)

    [Print]

    Então sim, ao que tudo indica, você está certo, o cabo desbalanceado pode contribuir com a microfonia dependendo do caminho que o sinal esteja fazendo...

    Ismah
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Em tese a soma direta de hot (2) e cold (3) é 0 (zero / sem sinal). Estes oscilam a tensão com polaridade oposta / fase a 180º, o que faz com que se anulem.

    A soma entre 1 e 3 ou 1 e 2 é análoga. O que muda é fase do sinal. Descobri que algumas mesas menores, tinham "inversão de fase", justamente chaveando entre 2 (fase 0º = como entrou) e 3 (fase 180º = polaridade invertida).
    A diferença de fase, não é perceptível de ouvido se isolada. Mas ao adicionar mais um sinal, seja uma voz, um instrumento ou qualquer coisa, a sobreposição deles, deve (ou ao menos deveria) ter um sinal maior em amplitude, e não menor que cada um deles individualmente.
    Em geral, é algo difícil de perceber, se não aplicar os testes de fase. Mas o som é perfeitamente "estranho".

    O grande lance do trafo, é que ele joga a impedância altíssima da saída da cápsula, para 600 Ohms (algo assim). O mesmo que um DI faz, essencialmente. Isso aumenta a tensão de forma anti-logarítmica, segundo a Lei de Ohm: V =√(P*R)

    Esse ganho pode parecer marginal, dada que a proporção costuma ser relativamente bem larga. Esse "ganho" em tensão melhora a relação s/n. E como diz o papper postado, não inibe de receber o ruído, mas cancela ele no destino. e como explica o papper anula o ruído a que foi exposto na saída. O que pode ser entendido como um sinal mais forte.

    Estou mais ambientado a circuitos vintage, onde se usa transformadores (são caríssimos para sinal e por sinal). É a avó dos AmpDif, que funciona de forma análoga, mas custa muitas e muitas vezes menos.
    Como disse, é análogo a um DI. E existe o circuito passivo baseado em trafo, e o ativo / eletrônico baseado em transistores (ainda que sob forma de CI já).

    Lucas Gomes Feitosa
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Vlw, @Ismah e @Ningen, não tinha visto a mensagem,vou testar com um cabo balanceado (bom é melhor testar,ai saberei se é linha ou microfonia vinda do PA). Tem algum cabo que vocês usam? que é balanceado que fica na faixa de uns 50 a 100 reais. Digo pois não conheço muito < https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1514893983-cabo-balanceado-dat alink-garage-microfone-xlr-xlr-7m-gb004-_JM?matt_tool=19811555&matt_wo rd=&gclid=CjwKCAjw19z6BRAYEiwAmo64LRuMyjVwOohJW8zBstbnxrBS32ekHrkcPoxW vLa5gLyPFsCMzCqb3RoCAswQAvD_BwE > será que da para o gasto ou pelo preço tem algo melhor?

    Lucas Gomes Feitosa
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Mas muito obrigado aprendi muito com voçês tmjIsmah,Ningen

    Lucas Gomes Feitosa
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    <center>Ismah</center>

    Você já teve experiencia com este tipo de microfonenull,ia abrir mais um tópico,mas tem aqui.
    Sabe me dizer se pode ser um bom produto?

    Ismah
    Veterano
    # set/20
    · votar


    Com esse tipo sim. São microfones usuais em metais e madeiras. Agora com essa MARCA, não.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Arcano renius 7 ou K-57 como aumentar o ganho sem microfonia!