Equalização através de fones de ouvido

    Autor Mensagem
    Keven Augusto
    Membro Novato
    # out/19


    Estava pensando em fazer um "dever de casa" com a equalização de alguns canais da mesa de som que opero na minha igreja. Gostaria de alterar um pouco o timbre de alguns canais como o do bumbo e da caixa da bateria, mas vou tomar muito tempo do ensaio dos músicos e não consigo ainda trabalhar com tempo reduzido para chegar em um resultado decente.

    Por causa disso, eu estou pensando em gravar através do Audacity conectado ao notebook algumas batidas no bumbo pela baterista e, em casa, equalizar esse áudio pelo Audacity ou algum outro software que possua um bom plugin de equalizador gráfico.

    Depois, só chegaria na hora e aplicaria a equalização que já estava "pronta" e faria alguns pequenos ajustes em relação as diferenças que daria por ter feito de fone e não escutando o PA em si...

    Porém queria saber se isso pode dar certo ou se é extremamente não aconselhado continuar com tal ideia hahaha.

    Obs: as frequências do PA foram alinhadas por mim na semana passada com o auxílio de um RTA.

    Ningen
    Veterano
    # out/19 · Editado por: Ningen
    · votar


    as frequências do PA foram alinhadas por mim na semana passada com o auxílio de um RTA.

    Se você já tem experiência com essa parte, vai fundo. Se ficar ruim, "dê um Ctrl+Z" nos knobs e vida que segue.

    O que acho que pode te ajudar:
    - Algum plugin de "alinhamento" de fones de ouvido. Como o Morphit ou o Sonarworks Reference. (Edit: Esse tiro pode sair pela culatra se você já é acostumado com o seu fone. Afinal, o plugin irá mudar o som dele. Mas eu definitivamente usaria no futuro. O meu AKG K240 que já era bom, soa ainda melhor em conjunto com o Morphit.)
    - Referências sonoras. Ouça tracks solo e em contexto. Você pode até pegar algum VSTi de bateria como o Addictive Drums, EZdrummer e etc para que você possa analisar o processamento em alguns presets que te agradem e talvez aproveitar alguma coisa.
    - Não passar muito tempo seguido fazendo ajustes. Nossos ouvidos tendem a "mentir" quando cansados.

    Ismah
    Veterano
    # out/19
    · votar


    O grande problema, é que está além da tecnologia que dispomos, recriar o ambiente sonorizado - até porque ele é variável - e é esperado, o timbre do conjunto periféricos, amps e caixas...

    Keven Augusto
    Membro Novato
    # out/19 · Editado por: Keven Augusto
    · votar


    Se você já tem experiência com essa parte, vai fundo. Se ficar ruim, "dê um Ctrl+Z" nos knobs e vida que segue.

    Fechado, acho que vou seguir com essa ideia então e fazer um teste... Caso fique muito ruim ou não compense o trabalho, vou desfazer e deixar como estava. Acho que compensará até criar uma nova "cena" na mesa para tal

    Algum plugin de "alinhamento" de fones de ouvido. Como o Morphit ou o Sonarworks Reference. (Edit: Esse tiro pode sair pela culatra se você já é acostumado com o seu fone. Afinal, o plugin irá mudar o som dele. Mas eu definitivamente usaria no futuro. O meu AKG K240 que já era bom, soa ainda melhor em conjunto com o Morphit.)

    Não sabia dessa, vou pesquisar melhor e testar no meu fone pra ver se consigo utilizar bem. Valeu pela dica!!

    Ouça tracks solo e em contexto. Você pode até pegar algum VSTi de bateria como o Addictive Drums, EZdrummer e etc para que você possa analisar o processamento em alguns presets que te agradem e talvez aproveitar alguma coisa.

    Eu estava pensando em usar como referência os sons de bateria que ouço em alguns clipes de cantores que gosto, mas vou procurar por esses VSTis e me basear neles também.

    Não passar muito tempo seguido fazendo ajustes. Nossos ouvidos tendem a "mentir" quando cansados.

    Então, o bom de fazer em casa e sem pressão é que posso ir fazendo aos poucos e ir implementando aos poucos também, assim não fico tão cansado em relação à isso.

    Valeu pelas dicas, Ningen. Todas foram de fato bem úteis e vou pesquisar sobre.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equalização através de fones de ouvido